Índice
Depois de lançar o Moto X Play em agosto, A Motorola traz nesta semana o Moto X Style. Ele eleva o jogo ao trazer tela QuadHD de 5.7 polegadas, câmera de 21MP, flash frontal e traseiro, gravação de vídeos em 4K e opções de capas coloridas, em couro ou bambu.
Mas será que isso faz dele o melhor smartphone que a Motorola tem no mercado? E quanto aos concorrentes, será que ele tem fôlego para vencer a briga? Veja a análise completa, logo abaixo:
Layout e Acabamento
O Moto X Style tem quase o tamanho do iPhone 6 Plus. Ainda assim, ele consegue ter uma tela maior do que a do concorrente, ou seja, 5.7 polegadas. Isso se dá graças à proporção de tela, que ocupa 76% da área frontal do aparelho, contra 68% do modelo da Apple.
Nas diminutas bordas superior e inferior estão localizados os alto-falantes superior e inferior, a câmera (com 5MP) e o flash frontal, uma exclusividade presente apenas neste aparelho da Motorola. As bordas laterais são quase inexistentes, demonstrando um melhor aproveitamento do espaço pela tela. A área frontal é fabricada em preto ou branco.
O contorno do Style está menos arredondado e tem acabamento de metal, com cores que podem ser personalizadas através do site motomaker.com (ainda não disponível no Brasil, até a publicação desta análise).
A traseira não é removível e possui textura emborrachada, com relevo nos modelos com capas coloridas de silicone. Também existem opções mais sofisticadas, feitas de bambu e couro legítimo (não são imitações). O layout segue o visto no Moto X Play, com pequenas melhorias e mudanças.
Não há botões no lado esquerdo, no lado direito aparecem os botões de volume e power, diferenciados por uma textura, para facilitar a identificação. Na parte superior há a entrada para o fone de ouvido e para todos os chips do aparelho (ele suporta 2 chips nanoSIM e 1 cartão MicroSD). Abaixo, encontramos a entrada para cabos e conectores micro-USB.
Tela
A Motorola decidiu mudar a tecnologia utilizada no display. Nas outras gerações do Moto X foi utilizado o AMOLED, que possui alta eficiência energética e se mostrava essencial para o uso do recurso Moto Tela. Agora, essa tecnologia foi substituída pelo painel LCD TFT com tecnologia IPS, o mesma utilizado no Moto G, por exemplo. A mudança trouxe pontos positivos e negativos.
Um dos problemas da tela das outras gerações foi resolvida: as cores estão muito mais balanceadas. O branco é branco, e os coloridos não estão excessivamente vibrantes. Uma desvantagem em relação à tecnologia utilizada anteriormente é a perda da fidelidade do preto, que agora está levemente acinzentado. A empresa ainda adicionou um recurso chamado “Modo Cor” que permite escolher entre o “Normal” e “Intensidade” para que o usuário configure conforme o seu gosto. De todo modo, os comentários feitos aqui são apenas direcionados aos mais exigentes, já que muita gente não perceberá diferenças tão mínimas de cores e contrastes.
A tela de 5.7 polegadas, aliás, tem resolução QuadHD (2.560 x 1.440 pixels) e densidade de 520 ppi. Nossas impressões sobre ela são bem diretas: ela é linda e fica impossível diferenciar os pixels individuais. Não há perda aqui em relação aos concorrentes atuais.
Velocidade e desempenho
O Moto X Style tem um processador Qualcomm Snapdragon 808. A CPU utilizada suporta 64-bit e possui seis núcleos (hexa-core): dois a 1.8 GHz e outros quatro a 1.44 GHz. Eles alternam entre si de acordo com a tarefa que o usuário exige, utilizando os menos potentes para economizar bateria e ativando os outros quando há a necessidade de mais poder. Acompanham ainda o pacote 3GB de memória RAM e a GPU Adreno 418.
Todas as especificações citadas acima são ligeiramente superiores às utilizadas no irmão Moto X Play, conforme você pode conferir no infográfico comparativo “Style vs. Play”.
No dia-a-dia, o Moto X Style se mostrou mais do que competente para lidar com a multitarefa, sem a necessidade de recarregar os apps, mesmo aqueles mais pesados como o Facebook e Chrome. As animações correram fluidas e ele costuma se garantir na maioria das situações. Ao sair de um jogo pesado, por exemplo, ele se recupera rápido na velocidade e são mínimos os travamentos.
Aliás, venho de um Galaxy S6 Edge, que não se mostra tão eficiente e rápido quanto o Moto X Style, já que o modelo da Samsung costuma travar bastante ao realizar múltiplas ou poucas tarefas. Fica a dica.
Sistema
Parte do sucesso no desempenho se deve ao Android quase puro que a Motorola mantém em seus aparelhos. Não há aplicativos pré-instalados, com exceção do Migração Motorola e do Moto, que reúne as principais características de software do smartphone. O modelo roda de fábrica o Android 5.1.1 do Google, também conhecido como Lollipop.
O aplicativo “Moto” reúne quatro funções: o Assist, que automatiza funções no aparelho de acordo com os cenários que ele é inserido; Ações, que mostram recursos que você pode fazer com movimentos específicos; Voz, que ensina a ditar comandos para o aparelho; e Tela, que mostra como você pode interagir com as notificações recebidas.
Você pode, por exemplo, determinar os seus horários de sono para que o celular fique silencioso, identificar o seu local de trabalho, ativar câmera e lanterna com movimentos, além de configurar uma frase especial que ativa o assistente pessoal do aparelho, mesmo quando a tela estiver desligada. Também é possível configurar o aparelho para exibir as horas e notificações quando você o tira do bolso ou passa a mão sobre ele.
Focando nos recursos de reconhecimento de voz, o Moto X Style mostra que ficou ainda mais inteligente. Você ainda pode configurar uma frase personalizada para acordá-lo e pedir para realizar tarefas mais complexas, como “Enviar WhatsApp”, “Publicar no Facebook”, entre outros. O recurso costuma ser competente, mas encontrei dificuldades em alguns momentos; ao tentar enviar uma mensagem, o smartphone não retornava a frase por inteiro, ou parava de me ouvir antes do tempo, por exemplo. Também é um pouco confuso notar que o assistente pessoal da Motorola é uma camada adicional de app, que fica acima do Google Now.
Essa versão do Moto X Style é dual SIM e 4G, com suporte para as redes de alta velocidade em ambos os chips. O gerenciamento das operadoras, aliás, é muito fácil. O próprio celular identifica a operadora do número para o qual você está prestes a ligar e mandar mensagens, indicando qual é a melhor escolha de uso. Além disso, alternar entre a conexão móvel entre uma e outra operadora e redefinir as opções de operadora favorita é muito fácil.
Câmera
A Motorola tentou aprimorar a câmera do Moto X, que nunca conseguiu impressionar. Assim como ocorre no irmão Moto X Play, ela mostrou boas evoluções. As novidades incluem um sensor traseiro de 21MP, com flash duplo de 2 tonalidades (garantindo mais equilíbrio nas cores das imagens capturas) e que grava vídeos em 4K; e um sensor frontal de 5MP… com flash! Sim, parece que a Motorola foi a primeira empresa a realmente entender a necessidade atual dos usuários, hoje ávidos por selfies.
O software da câmera, no entanto, é bem simples e não dá muitos controles manuais. Há uma opção para alterar o foco e a exposição manualmente, permitindo maior controle sobre a iluminação da foto. Como é de costume, as imagens tiradas em condições naturais de iluminação são muito bonitas e quando estamos em ambientes internos, as imagens perdem um pouco em qualidade.
Apesar disso, é possível capturar imagens excelentes, com bom equilíbrio das cores e sem muitos ruídos. Realmente temos que parabenizar a Motorola, por finalmente apresentar uma câmera de qualidade em seus smartphones. Nos testes abaixo notamos que ela ainda não tem uma definição tão boa quanto a do Galaxy S6 Edge da Samsung, mas melhorou muito em relação à geração Moto X anterior:
Duração da Bateria
Quando a Motorola anunciou que o Moto X Style teria bateria de 3.000 mAh, nós ficamos animados. Comparado com o Galaxy S6 da Samsung, que tem 2.600 mAh, a diferença é mesmo gritante. O Style fica facilmente longe da tomada por até um dia, mesmo com o uso intenso.
No entanto, ele perde para o Moto X Play, que foi fabricado com uma super bateria de 3.630 mAh. Não fica muito claro porque a Motorola reduziu a capacidade no Style.
Com um uso menos intenso, o modelo pode aguentar até 2 dias de uso. E, se você precisar carrega-lo, terá uma feliz surpresa: com o carregador especial que vem junto com o produto e a tecnologia Turbo Charge (Qualcomm Quick Charge 2.0), é possível conseguir 34% de bateria em apenas 15 minutos. O carregamento completo se dá com um pouco mais de uma hora.
Preço e disponibilidade
O Moto X Style chega ao mercado brasileiro pelo preço aproximado de R$ 2.499.00. Conforme divulgamos neste post, ele ainda está listado como indisponível no site da Motorola, mas já pode ser encontrado em lojas como o Extra e Walmart.
O modelo que chega ao Brasil tem 32GB de memória interna, com capacidade para suportar cartões microSD de até 128GB e dois chips de operadora (Dual SIM). O pacote inclui o carregador especial, que tem um fio não-removível, capaz de suportar cargas maiores de energia.
A Motorola promete que o aparelho poderá ser personalizado através do site MotoMaker.com em breve, mas ainda não temos confirmações sobre detalhes e acessórios estarão disponíveis no Brasil. Sabe-se apenas que o modelo será vendido em opções de frente na cor preta ou branca, e os detalhes dos alto-falantes, lateral e área da câmera serão personalizáveis, assim como as capas.
Conclusão
O Moto X Style é um ótimo aparelho e tem fôlego para competir com modelos Galaxy S6 Edge da Samsung, LG G4 e Xperia Z3+ da Sony. Ele também é um belo concorrente do iPhone 6 Plus da Apple, com vantagens que merecem nota.
Embora não se note uma diferença considerável, é uma pena que a empresa tenha desistido de usar uma tela AMOLED. Isso tornaria as cores ainda mais vivas e poderia resultar em ganho considerável de bateria.
A Motorola também pecou por ficar de fora do time de empresas que incluiu um sensor de impressões digitais em seu aparelho. Fica ainda mais feio se a gente lembrar que ela foi a primeira a apresentar esse tipo de recurso no passado (lembram do Motorola Atrix, modelo de 2011?).
Mas a praticidade das funções de movimento e voz, aliadas ao multitarefa eficiente e livre de travamentos o colocam no pódio junto com os melhores smartphones de 2015.
Para quem tem um Moto X 2ª geração, o upgrade é bem vindo. Isso, claro, se você topar o aumento de preço entre as gerações, que foi considerável.
Comparado com o Galaxy S6 Edge da Samsung, ele perde um pouco em design. Mas ganha em proporção de tela, eficiência de multitarefa e pureza do sistema Android. Além disso, o S6 não oferece suporte para cartões MicroSD.
Comparado com o Xperia Z3+, também é melhor em multitarefa e vai evitar dores de cabeça com superaquecimentos mal explicados.
E, comparado com o LG G4, ele tem um toque um pouco mais moderno e aspecto um pouco mais premium. Mas estes aparelhos são muito similares em várias de suas características, como capacidade da bateria, suporte para MicroSDs, 3GB de RAM e processador Snapdragon 808.
Para ver estes e outros aparelhos comparados, recomendamos uma visita ao post comparativo Galaxy Note5, S6 Edge+, iPhone 6 Plus, Moto X Style, LG G4, OnePlus 2. E, claro, imaginamos que a decisão final leve outros pontos em consideração, incluindo o seu gosto por cada marca.
Galeria de Imagens
Especificações Técnicas
Aparelho: |
Moto X Style (XT1572) |
Lançamento: | Julho, 2015 |
Redes: | 4G/LTE cat. 6 (até 300 Mbps), WCDMA, GSM/EDGE |
Cartão SIM: | Dual-Chip inteligente
Nano SIM |
Sistema Operacional: | Android 5.1.1, Lollipop |
Tela: | LCD TFT de 5.7” Quad HD IPS TFT display (1440×2560) de 1440p de 520 ppi |
Proteção: | Vidro Corning Gorilla Glass 3, Nanorrevestimento repelente à água (P2i ) |
Processador: | sistema de computação móvel Motorola que inclui processador Hexa-core Qualcomm Snapdragon 808 (MSM8992 – Dual-core 1.8 GHz + Quad-core 1.4 GHz), GPU Adreno 418, Processador de linguagem natural, Processador de computação contextual |
Memória RAM: | 3GB DDR |
Armazenamento: | 32 GB de memória interna |
Cartões: | suporte a cartão micro SD (até 128 GB) |
Câmera Traseira: | 21 MP, Abertura de f/2,0, Câmera instantânea,
Toque em qualquer lugar para tirar a foto, Flash duplo com temperatura de correção de cor (CCT), Vídeo HD 1080p (60 fps), Vídeo em 4k (30 fps), Vídeo em Câmera Lenta, Vídeo em HDR (1080p e 4k), Estabilização de vídeo Zoom digital de 4X, Disparo contínuo, Modo noturno, HDR automático, Panorama, Arraste para definir foco e exposição, Foco automático de detecção de fase (PDAF), Modo contínuo. |
Câmera Frontal: | 5 MP, Abertura de f/ 2,0 , Lente com ângulo amplo de 87°, Modo noturno, Flash |
Conectividade: | Micro USB, conector do fone de ouvido de 3,5 mm |
Bluetooth: | Bluetooth versão 4.1 LE |
Wi-Fi: | 802.11a/g/b/n/ac + MIMO |
NFC: | Sim |
GPS: | Sim |
Som: | Viva – Voz, Alto-falantes estéreo frontais com Smartboost |
Bateria: | 3000 mAh, com carregamento Turbo (Turbo Charge) |
Dimensões: | Altura: 153,9 mm, Largura: 76,2 mm, Curva: 6,1 a 11,06 mm |
Peso: | 179g |
Cores: | Frente preta ou branca. |
Preço: |