Review: motorola edge 20 tem qualidade premium com preço competitivo. Novo motorola edge 20 traz câmera de 108 mp, tela oled, design ultrafino e suporte ao ready for, que o transforma em um computador

REVIEW: Motorola Edge 20 tem qualidade premium com preço competitivo

Avatar of luís felipe herrera
Novo Motorola Edge 20 traz câmera de 108 MP, tela OLED, design ultrafino e suporte ao Ready For, que o transforma em um computador

A nova linha Edge da Motorola traz o melhor da marca, com smartphones premium com custo-benefício reais. O Motorola Edge 20 possui câmera de 108MP pronto para encarar os grandes que possuem esse nível de MP, como o Galaxy S21 Ultra e o Mi 11 Ultra. Será que ele é um modelo premium digno da sua atenção. Confira o review do Showmetech sobre o novo smartphone premium da Motorola.

Design

Ao tirá-lo da caixa, a primeira impressão que chama a atenção é em como este é um smartphone grande, mas leve. Muito leve, mesmo com capinha. Além disso, a Motorola chama este design de ultrafino, e eu preciso dizer que isso é verdade. São apenas 163 gramas em um smartphone de 6,7 polegadas, além de 6,99 mm de espessura. Facilmente digo que esse smartphone é o mais compacto que um aparelho de 6,7 polegadas consegue ser.

Frente do motorola edge 20
Apesar de não trazer tela curva, as bordas são diminutas, e a frente do Motorola Edge 20 é belíssima

Um detalhe que chama a atenção ao ligarmos a tela, é o fato de que não temos aqui uma tela curva como no modelo interior. Ao invés disso, finas bordas emolduram a tela. Por mais infame que seja a linha Edge — que significa borda, ou beira, em tradução livre — não trazer tela curva, é facilmente compreensívela escolha de design da Motorola, que privilegia a usabilidade do usuário.

Traseira do motorola edge 20
Traseira traz acabamento fosco e arranjo de câmaras saltado de forma que não incomoda

Na traseira, temos uma cor sólida com um efeito “espelhado fosco”, de muito bom gosto, e o conjunto de câmeras em cima. Ele é composto por três câmeras, microfone e flash. O design ficaria mais limpo se não tivesse escrito “108MP” com destaque abaixo das câmeras, mas certamente isso é detalhe. As câmeras, apesar de saltadas, não incomodam por isso, e a capinha que acompanha o Motorola Edge 20 compensa esse detalhe muito bem.

Laterais do motorola edge 20
Laterais trazem polidez e bom acabamento

Na lateral esquerda, temos apenas o botão que por predefinição ativa o Google Assistente. Na direita, temos os botões de abaixar/aumentar o volume e o sensor de digital, em uma posição confortável para o polegar da mão direita e o indicador da mão esquerda.

Extremidades do motorola edge 20
Parte debaixo concentra gaveta do chip de operadora, alto-falante, microfone e entrada do tipo USB-C

Já em cima, temos apenas um pequeno microfone, enquanto embaixo, há a gaveta para o chip de operadora, entrada do tipo USB-C, um microfone e um alto-falante mono. Toda a construção da lateral é belíssima e com ótimo acabamento, dando um aspecto premium e de ótima construção para o Motorola Edge 20 que temos em mãos.

Tela e Som

Um dos aspectos que se sobressaem aqui, é sem dúvida a tela de altíssima qualidade. A Motorola traz tela do tipo Max Vision OLED, HDR 10+ (resolução 2400 x 1080 pixels), e uma surpreendente taxa de atualização de 144 Hz. Na prática, esses números deixam claro que essa é uma das melhores telas em smartphones no mercado atual, principalmente na sua faixa de preço.

Inside de bo burnham no motorola edge 20
Qualquer conteúdo tem imersão garantida na incrível tela OLED do Motorola Edge 20

A tecnologia OLED é uma das melhores tecnologias de pixels, trazendo os pretos mais profundos possíveis — nesse tipo de tela, os pretos simplesmente são pixels desligados — de forma que em qualquer conteúdo que você consumir, a qualidade salta rapidamente aos olhos. Assistir filmes e séries aqui não poderia ser mais convidativo, ainda mais com o movimento de pinça, fazendo os conteúdos preencherem a tela inteira, dando uma ótima sensação de satisfação.

A taxa de atualização altíssima impacta mais o público gamer, mas na realidade, qualquer pessoa é beneficiada com isso. Essa taxa indica a velocidade de atualização da tela enquanto você a usa. Com 90 Hz para cima, a sensação de fluidez em cada movimento no smartphone aumenta, dando uma sensação de que o celular é super rápido e responsivo — não que ele não seja super rápido. Mas certamente, é nos jogos em que esse benefício será colocado à prova. Jogar no Motorola Edge 20 é muito divertido, pois a tela garante uma fluidez absoluta em cada movimento que você fizer, deixando não apenas tudo muito bonito, mas te dando uma real vantagem.

O alto-falante francamente não está no mesmo nível de qualidade que essa tela, já que oferece um som mono. Apesar disso, para um uso individual, ele desempenha sua função muito bem, sendo uma boa companhia para ouvir música enquanto cozinha ou assistir vídeos deitado. Felizmente, a Motorola envia fones de ouvido dentro da caixa, que vão facilitar ainda mais a experiência.

Performance

O Motorola Edge 20 vem equipado com o chipset Snapdragon 778G octa-core da Qualcomm. Ele conta também com 8 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno, Android 11 — versão mais recente do sistema operacional mobile — além de tecnologias de conectividade de ponta como o 5G. Se você quer não apenas um smartphone com configurações excelentes para jogos e múltiplas tarefas, mas que vai te acompanhar por um bom tempo com um nível de performance alto, o Edge 20 é uma excelente escolha.

Jogando asphalt 9
Asphalt 9 performa de maneira excelente no Motorola Edge 20

Jogos como Asphalt 9 e Fifa rodam com perfeição aqui. Não identifiquei engasgos e nem quedas de performance em nenhum momento enquanto jogava. Aliado a taxa de atualização de 144 Hz, qualquer jogo — principalmente competitivo — brilha muito mais e salta muito mais aos olhos. Testando PUBG, a qualidade máxima disponível é a HDR e taxa de molduras no “Ultra” — que deve ser reduzida caso o smartphone esteja quente ou com pouca bateria. Nesse cenário ideal, a performance é ótima. Apesar disso, me senti mais seguro ao jogar com a taxa de molduras “alta” para evitar algum travamento em momentos com muitas pessoas perto umas das outras.

Jogando pubg mobile
PUBG é um dos melhores termômetros para o Motorola Edge 20, e ele se sai muito bem

Além de jogos, testei múltiplas tarefas como aplicativos abertos ao mesmo tempo, ouvindo música e acessando planilhas de trabalho, conversando no WhatsApp, editando fotos, e nada fez o Motorola Edge 20 tremer. A presença do 5G ainda vai te dar pouco proveito, já que a tecnologia não está totalmente presente em nosso país, mas considerando que esse smartphone vai durar alguns anos na sua mão, certamente em breve o fato dele ter 5G vai ser muito relevante.

Outro recurso incrível é a plataforma Ready For, permitindo usar o smartphone como um computador. Você pode usar o recurso em smart TVs, monitores ou PCs com Windows. O melhor é que você pode fazer tudo sem fio, dispensando qualquer tipo de cabo — até mesmo conectar mouse e teclado bluetooth. Você pode até mesmo acessar o serviço XCloud, transformando o Motorola Edge 20 em um verdadeiro console portátil.

Câmeras

Conjunto de câmeras
Motorola Edge 20 tem conjunto triplo de câmeras traseiras

O sistema de câmeras do Motorola Edge 20 é composto por:

  • Câmera principal de 108MP e abertura de f/1.9;
  • Câmera “híbrida” ultra-wide e macro, de 16MP, e abertura de f/2.2;
  • Câmera telefoto de 8MP e abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal principal de 32MP e abertura de f/2.2;
  • Flash LED.

O conjunto que temos em aqui é super completo e definitivamente não vai te decepcionar. Destaque de imediato para a poderosa câmera principal, com 108 Megapixels. Ela entrega uma definição excelente e ainda possui uma tecnologia chamada de Ultra Pixel, cuja função é fazer fotos melhores sob baixa luminosidade. O resultado para as fotos no escuro foi melhor do que eu esperava. A foto abaixo aparenta estar muito mais claro do que realmente estava. Para essas fotos, é necessário manter o smartphone estável por um curto período, e se você se mexer, provavelmente a foto vai ficar bem ruim. Abaixo, uma foto com uma boa luz e uma foto bem escuro.

Fiquei curioso como seria o macro e o ultra-wide sendo feitos pelo mesmo sensor, mas francamente… não há nenhuma estranheza e ambos os modos são muito bons. Ao se aproximar muito de um objeto, o aplicativo te sugere alterar para a câmera macro, que consegue captar uma qualidade de detalhes maravilhosa.

Teste da macro
Câmera macro

O conjunto se sai muito bem fotografando paisagens também. A câmera ultra-wide oferece distância de 0.5x, “enxergando” muita informação e adicionando o efeito arredondado nas extremidades da imagem. O zoom de 3x funciona muito bem, mas por mais que exista uma câmera dedicada ao zoom, atingindo até 30x de distância, afirmo que após os 3x de zoom, a qualidade da imagem vai começar a cair — além de ficar mais difícil gradativamente de estabilizar a imagem segurando o smartphone.

Abaixo, um exemplo do zoom de 30x. De fato ele “enxerga” até muito longe e você vai conseguir usá-lo com mais qualidade caso use algum tripé para estabilizar a imagem. Apesar disso, a queda na qualidade da imagem é são significativa que não vejo motivo para tanto zoom.

Teste de câmera zoom 30x
Zoom 30x

A câmera frontal de 32 megapixels é excelente para selfies. Sob boas condições de luz claramente ela se destaca, mas mesmo com menos luz (segunda foto), obtive um resultado super positivo.

Para gravar vídeos, é possível gravar em 4K 30 FPS ou FHD 60 ou 30 FPS. Temos uma opção de estabilizador, que ajuda a manter a imagem estável durante as gravações. É possível rapidamente intercalar entre as lentes, aumentando a versatilidade e criatividade que você pode ter com esse conjunto de câmeras

O modo Captura Dupla também está presente, e o modelo também conta com o Áudio Zoom, que utiliza microfones para capturar principalmente o áudio de onde a câmera está apontada, diminuindo sons do ambiente, sendo muito útil para vídeos com maior qualidade.

Bateria

O Motorola Edge 20 possui 4.000 mAh de bateria, quantidade que não é altíssima, mas certamente é bem decente — e lembrando do peso ínfimo de 163 gramas do smartphone, faz ainda mais sentido a bateria não ser tão robusta, afinal de contas.

Um uso moderado do smartphone — checando frequentemente as notificações e as redes sociais, assistindo esporadicamente a vídeos e episódios de séries, ouvindo música e até mesmo jogando partidas rápidas de games — vai fazer com que a bateria dure 1 dia completo sem preocupações. Você vai poder dormir sem se preocupar em carregá-la, deixando para fazer isso na hora do almoço do dia seguinte — já que a Motorola traz na caixa um carregador Turbo.

Carregando o motorola edge 20
Carregador Turbo de 30W é muito eficiente em dar carga completa em menos de uma hora e meia ao Motorola Edge 20

Já em um uso intenso — assistindo filmes ou vários episódios de séries, jogando games por períodos longos com o brilho no máximo e a melhor opção gráfica disponível, além de realizar as tarefas comuns como notificações e redes sociais — a bateria deve chegar bem até o final do dia, fazendo sentido colocá-la para carregar no final da noite.

A bateria do Motorola Edge 20 não é um ponto de destaque do smartphone, mas é fácil afirmar que sem dúvidas ela não vai te deixar na mão.

Acessórios

Acessórios do motorola edge 20
Motorola traz um excelente conjunto inicial de acessórios, para você não ter que se preocupar em adquirir nada por fora

Poder criar uma seção dentro de um review de smartphone unicamente para contemplar os acessórios não é algo comum no dia-a-dia, então logo de cara, parabéns pelo trabalho, Motorola. O Motorola Edge 20 vem em sua caixa acompanhado de um carregador do tipo Turbo de 30W de potência, fones de ouvido intra-auricular com dois jogos de borracha com tamanhos diferentes, capinha de silicone para proteção e um pequenino cabo adaptador de P2 para USB-C, honestamente, a peça que mais surpreende positivamente aqui. Por mais que seja um acessório simples, tem se tornado comum remover a quantidade de conectores dos smartphones sem auxiliar o consumidor nessa transição.

O carregador Turbo oferece carga completa ao smartphone em menos de uma hora e meia — tratando da bateria praticamente descarregada. E ainda já vem atualizado com cabo USB-C para USB-C, relevante para as tecnologias atuais. O fone de ouvido possui um som simples, com poucos destaques, mas caso você não tenha nenhum fone, certamente esse não é de se dispensar. A capinha de silicone transparente te poupa ir atrás de uma que encaixe perfeitamente, e apenas por esse trabalho a menos que você vai ter, já garante muitos pontos.

Reconhecimento Digital e Facial

O Motorola Edge 20 dispõe dos dois modos de desbloqueio, digital e facial. O sensor digital, localizado na lateral direita superior, é muito rápido, basicamente instantâneo. Em meus testes, praticamente não tive falhas com o sensor, funcionando sempre com uma fluidez invejável. Dica padrão para qualquer smartphone com desbloqueio digital: cadastre o mesmo dedo mais de uma vez para aumento de performance.

Agora, um recurso que chamou muito a minha atenção positivamente, foi o reconhecimento facial. O comum para esse recurso nos smartphones, é dizer que ele só funciona bem sob boa iluminação, mas não no Motorola Edge 20. Ele não chega a funcionar no escuro absoluto — então quando você acordar no meio da noite, vai precisar usar o desbloqueio digital para ir ao banheiro — mas em muitos testes sob muito escuro, ele não apenas funcionou, mas funcionou com muita velocidade. Na maior parte do tempo, o reconhecimento facial é quase instantâneo.

Conclusão

Conclusão sobre o motorola edge 20
O Motorola Edge 20 se pociona como um smartphone premium com ótimos recursos e ótimo preço

O preço do Motorola Edge 20 sugerido é de R$ 3.999,00, e você pode encontrá-lo por R$ 3.599 à vista no Magazine Luiza. Mesmo ao preço sugerido esse é um smartphone competente, que não peca amargamente em nenhum aspecto, e que possui vários destaques fortíssimos. Se você quer um smartphone excelente para os próximos anos, certamente o novo Motorola Edge 20 é um modelo que você deveria prestar atenção

Especificações Técnicas

Mock up motorola edge 20
Motorola Edge 20
MarcaMotorola
ModeloMotorola Edge 20
ChipsetQualcomm Snapdragon 778G
Memória RAM8 GB
Memória interna128 GB
Tela6,7″
HDR10+
Max Vision OLED
Taxa de atualização da tela144 Hz
Conectividade5G
Bluetooth 5.0
Wi-Fi 2,4 GHz e 5 GHz
Wi-Fi 6
Sistema OperacionalAndroid 11
Câmera traseira
Principal 108MP
Sensor híbrido ultra-wide e macro 16MP
Teleobjetiva 8MP Super Zoom 30X
Câmera frontal32MP
Capacidade de bateria4000 mAh
SensoresImpressão digital
Acelerômetro
Proximidade
Giroscópio
Luz ambiente
Peso163 g
Espessura6,99mm
PreçoR$ 3.599,10

Veja também a nossa matéria completa sobre o lançamento da nova linha Edge no Brasil.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Ics atrix att

A novela do ICS para o Atrix 4G MB860

Em janeiro de 2011 a Motorola anunciava para o mundo que estava lançando no mercado o então mais potente e o melhor smartphone do mundo, o Atrix 4G MB860 que vinha equipado com o chipset Tegra 2 Dual Core 1 GHz Cortex A9 + GeForce ULP da Nvidia, memória de 1 GB LP-DDR2 RAM, memória interna de armazenamento de 16GB, tela de 4”, câmera de 5.0mp, webtop, etc...
Avatar of rodrigo maia-nogueira
Leia Mais