REVIEW: Motorola One Action inova com câmera de ação no estilo GoPro

Foto destacada Motorola One Action
O Motorola One Action inova com a primeira câmera de ação em um smartphone. Contudo, a empresa sacrifica bons recursos de câmeras presentes no One Vision

O Motorola One Action é o terceiro aparelho da bem-sucedida linha One da Motorola. O smartphone possui todas as belas características do One Vision, como processamento e a tela em proporção de cinema. Contudo, ele possui um grande diferencial: o One Action é o primeiro smartphone do mercado a possuir uma câmera de ação em seu conjunto, permitindo ao usuário gravar vídeos na horizontal com o smartphone na vertical em um ângulo de filmagem muito próximo de uma GoPro.

Será que a nova função da câmera de ação justifica a compra do smartphone ou o upgrade do atual One Vision? Você confere agora na nossa análise completa.

Design e Tela

O Motorola One Action permanece com todas as características que fizeram o One Vision ser um sucesso. A tela IPS LCD de 6,3 polegadas com proporção 21:9 deixa o smartphone com uma aparência mais estreita que os demais modelos no mercado, o que pode causar uma certa estranheza em primeiro contato, mas prova ser uma escolha certeira da empresa.

Tela do Motorola One Action
Tela em proporção de cinema causa certa estranheza nas primeiras utilizações, mas escolha da empresa é certeira.

A exibição de conteúdo multimídia no One Action que já possuem a proporção nativa em 21:9 são perfeitos. A ausência de barras pretas passa a sensação de maior imersão no que está sendo assistido, tudo isso com cores muito bem definidas e um brilho intenso.

Assim como a linha Galaxy S10 e sua tela Infinity-O, o Motorola One Action traz a câmera frontal em um círculo preto na parte superior esquerda da tela. Esse conceito de design agrada e não incomoda na hora de consumir certos conteúdos e aplicativos. Claro, alguns apps não vieram preparados para esse design, então esse buraco pode ficar por cima de elementos importantes em algumas ocasiões.

O acabamento do smartphone é de vidro com uma cor muito bonita. O azul com tons em marrom deixam o One Action com aparência bem premium. O smartphone acompanha uma capa transparente para ajudar a preservar a traseira de possíveis arranhões dos mais desastrados, sem que a sua linda cor fique escondida.

Traseira do Motorola One Action
A traseira do smartphone se destaca com uma cor muito bonita, vale a pena a utilização de uma capa transparente

As câmeras ficam posicionadas de forma vertical na traseira. Há uma protuberância que ao usar o smartphone sem a capa protetora faz as câmeras encostarem na superfície, algo típico de smartphones mais recentes. 

O One Action, mesmo sendo grande em seu comprimento, é bem ergonômico e leve, pesando apenas 181g. Manuseá-lo com uma mão é uma experiência bem satisfatória, tanto para acessar conteúdos na tela como alcançar o leitor de digitais perfeitamente posicionado na parte traseira.

Câmeras do Motorola One Action
As câmeras do One Action se integram muito bem ao design do aparelho

O smartphone possui poucos botões em sua construção, sendo o botão de volume e liga/desliga na lateral direita e uma gaveta de chip e micro SD na lateral esquerda; na parte superior, a entrada de 3,5 mm para fones de ouvido e um microfone para redução de ruído; e por fim, na parte inferior, temos um microfone, entrada USB-C e o alto-falante mono.

Processamento

O Motorola One Action vem equipado com o processador Exynos 9609 da Samsung, aliado à uma GPU Mali-G72 MP3 de três núcleos, 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno expansível via micro SD de até 512 GB. 

Como no One Vision, o One Action possui um dos melhores desempenhos dentre os smartphones intermediários disponíveis no mercado. Para os amantes de games, a escolha desse modelo será certeira, pois entrega alta performance à um custo relativamente baixo.

Exynos 9609 do Motorola One Action
O processador Exynos 9609 da Samsung traz IA para as câmeras e ótimo desempenho para jogos / aplicações que demandam mais processamento

Jogos como PUBG e Free Fire rodam em suas configurações altas sem engasgos e travamentos. Outros títulos mais exigentes como Asphalt 9 e Mortal Kombat 10 puderam ser jogados em suas configurações mais altas com leves quedas de FPS, o que é impressionante para um smartphone intermediário. 

Para a utilização diária, o One Action se destaca de forma positiva na hora de realizar transições entre aplicativos de forma rápida e fluida. O smartphone em nenhum momento travou ou engasgou durante a utilização de aplicativos de e-mail, redes sociais, streaming e edição de fotos, mostrando a ótima otimização realizada no sistema Android One.

Câmeras

O Motorola One Action possui seu grande diferencial no conjunto de câmeras, sendo o primeiro smartphone do mercado à integrar uma câmera de ação para gravações no estilo GoPro

A grande sacada é a função de utilizar essa câmera para gravar vídeos na horizontal segurando o celular na vertical, facilitando a vida dos usuários. A função é super bem-vinda e poderia se tornar um recurso padrão para softwares de câmeras daqui para frente.

Câmera de ação do Motorola One Action
A câmera de ação do One Action surpreende na qualidade das filmagens

A câmera de ação possui 16 MP com abertura f/2.2 e lente ultra wide de 117°. As gravações são bem satisfatórias no que se propõe, a estabilização eletrônica faz um bom trabalho, mas cria umas certas ondas nos cantos da filmagem que incomodam um pouco.

Uma característica bem confusa sobre a utilização dessa câmera é a impossibilidade de tirar fotos à partir dela. Sendo que o usuário pode tirar fotos enquanto está gravando, mostrando que isso é somente um empecilho do software e seria muito interessante a Motorola liberar essa função em um futuro próximo. 

Contudo, a implementação da câmera de ação fez a câmera principal perder uma qualidade considerável em relação ao One Vision.

Os 48 MP da tecnologia Quad-Pixel presentes no modelo anterior deram espaço aos 12 MP com abertura f/1.8 com lente wide. A falta da tecnologia Quad-pixel é bem notável aqui, as fotos não saem com tanta definição e qualidade como no One Vision. Os cliques são satisfatórios em ambientes com bastante luz, mas em locais mais fechados, a incidência de ruído é muito notável por conta da falta do modo noturno. O software até tenta ajudar aplicando uns tratamentos ao clique, mas isso faz a foto ficar meio borrada e artificial.

Foto tirada em boas condições de luz
Foto tirada à noite

Já a terceira câmera é um sensor de profundidade e possui 5 MP. Os efeitos são bem satisfatórios e criam efeitos bokeh, a câmera identifica o ponto alvo com bastante qualidade e as bordas em volta do usuário são mínimas.

A câmera de selfie teve sua qualidade levemente reduzida e agora possui 12 MP com abertura f/2.0. Mesmo assim, os resultados são bem satisfatórios e próximos aos obtidos no One Vision.

Som e bateria

O Motorola One Action possui um som de qualidade, mesmo possuindo somente uma entrada mono na parte inferior do aparelho. O som possui peso e boa definição, perfeito para ver um vídeo no YouTube e até ouvir aquela música de forma mais despretensiosa.

Saída de som mono e USB-C do Motorola One Action
A saída de som do One Action traz boa definição para músicas e filmes.

O smartphone também vem equipado com o Dolby Atmos, tecnologia que dá uma polida no som para trazer mais definição e brilho.

Falando em áudio, os fones que acompanham o One Action são muito bons ,possuindo uma boa incidência de graves, médios e agudos bem definidos. Aliando essa qualidade ao Dolby Atmos, a experiência é muito satisfatória tanto para ouvir música quanto para assistir filmes e séries.

Fones de ouvido do Motorola One Action
Os fones de ouvido que vêm na caixa do Motorola One Action são muito bons e possuem frequências muito bem equilibradas

A bateria do One Action possui 3.500 mAh com suporte ao carregamento rápido de 17w. A autonomia da bateria é muito boa, o usuário pode utilizar o smartphone para internet, jogos e tela ligada durante todo o dia e chegará em casa com carga sobrando.

Sistema Android One

O Android One que está presente no One Action é uma versão mais pura do Android 9.0 Pie. O sistema é bem leve, rápido e fluido, mas peca bastante no quesito customização.

É impossível retirar alguns widgets da tela inicial como a barra de pesquisa do google na parte inferior da tela. Para o usuário que gosta de uma tela inicial mais limpa, isso pode ser um grande incômodo. Aliás, o sistema também não inclui o modo noturno (dark mode) e nenhum modo para esconder aplicativos ou personalizar a grade. A utilização de um launcher aqui é bem-vinda para aqueles que procuram um smartphone com a sua cara.

Tela inicial do Motorola One Action
O sistema Android One possui poucas opções de customização, além de não possuir um modo noturno

Entretanto, os usuários que escolherem o One Action podem ficar tranquilos em questão de atualização do sistema. A Motorola informou que o smartphone está pronto para receber atualizações do Android dentro de um período de 3 anos.

Conclusão

O Motorola One Action pega tudo o que deu certo no One Vision e adiciona uma incrível câmera de ação ao conjunto. Uma sacada ótima da empresa que pode se tornar uma tendência num futuro próximo.

Contudo, para os usuários que não irão utilizar o recurso, o resultado final pode ser um pouco decepcionante, já que as outras câmeras precisaram passar por uma redução em sua qualidade para comportar a nova tecnologia.

Traseira do Motorola One Action
O One Action é o smartphone intermediário mais completo do mercado e supera em diversos fatores os seus maiores concorrentes

Para o usuário que possui o One Vision e se vê tentado em adquirir o One Action, o recomendado é se manter no atual. Já que somente o conjunto de câmeras foram alterados, o hardware e software são exatamente iguais de seu irmão mais velho.

Com preços sugerido de R$ 1.699, o One Action é uma boa pedida para aqueles que estão atrás de um smartphone intermediário com grandes inovações e com qualidade superior aos demais concorrentes.

Especificações do Motorola One Action

TelaTouchscreen LTPS IPS LCD de 6,3 polegadas
16 milhões de cores 1080 x 2520 pixels 432ppi
Aspecto 21:9
ProcessadorExynos 9609 com oito núcleos (2.2 GHz )
GPU Mali-G72 MP3
RAM4GB
Armazenamento128 GB
(expansível via cartão microSD de até 1TB)
Câmera (traseira)12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1.25µm, PDAF
16 MP, f/2.2, 14mm (ultrawide), câmera dedicada para vídeos (1080p)
5 MP, sensor de profundidade
Câmera (frontal)12 MP, 26mm (wide), f/2.0, 1.25µm HDR [email protected]
ConectividadeUSB 2.0, Type-C, Dual SIM com 4
Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (dual-band), Bluetooth 5.0 (com A2DP, LE, EDR)
GPS, A-GPS, GLONASS, GALILEO,  BDS
NFC e Rádio FM
PortasConexão de 3,5 mm para fones de ouvido; USB-C
BateriaLi-Ion com 3.500mAh, carregamento rápido 17W
Dimensões160.1 x 71.2 x 8.7 mm
Peso176 gramas
CoresAzul Denim, Branco
OSAndroid 9.0 Pie
SensoresAcelerômetro, giroscópio, proximidade, leitor de impressão digital (traseiro)
PreçoR$ 1699,00

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: