Review: Motorola RAZR D1 (XT918)

overlay 03 22
Anúncio
Review: Motorola RAZR D1 (XT918)

RAZR D1

No começo de março, a Motorola Mobility surpreendeu a todos com o anúncio de dois aparelhos surpreendentes: o RAZR D1 e o RAZR D3. Smartphones robustos, que já vem de fábrica com o Android 4.1, atualização garantida para a próxima versão do sistema operacional (5.0, talvez?), e preços mais que convidativos para o mercado brasileiro.

O ShowMeTech já testou o RAZR D3 e o review deu o que falar. E o RAZR D1, o smartphone de entrada da nova linha RAZR? Será que ele oferece bom despenho considerando seu preço? É o que você confere agora.

APRESENTAÇÃO

O RAZR D1 vem numa compacta caixa vermelha e acompanha fone de ouvido, cabo USB, adaptador de tomada para o cabo e antena (nas versões com TV). O aparelho tem o design da série RAZR e é bem bonito – a Motorola cedeu para testes a versão branca, que é fosca e possui brilho apenas na região da câmera. Pesa 110g e mede 59x110x11mm. O corpo do aparelho é construído em plástico e alguns parafusos são dispostos ao redor das laterais. Ele aparenta ser frágil, mas acredito que o plástico tenha sido escolhido por apresentar maior resistência em termos de desgaste em comparação a materiais cromados ou que descascam.

Na parte frontal, temos os botões capacitivos que seguem o padrão do Android 4 e superiores: voltar, home e alternar aplicativos. Isso significa que o botão menu (presente em tantos aparelhos), foi parar na tela, dentro dos próprios aplicativos. Ponto positivo para a Motorola! Na parte traseira, temos a câmera de 5MP, o auto-falante e a carcaça, que é a própria tampa da bateria.

Além do smartphone estar disponível em duas cores – preto e branco, existem três variações do aparelho: Dual Chip, Dual Chip com TV e Single Chip com TV. A Motorola nos forneceu a versão Dual Chip com TV para análise.

    IMG_20130409_174804

IMG_20130409_172020

IMG_20130409_174730

IMG_20130409_174705

IMG_20130409_172358

 

HARDWARE

O RAZR D1 conta com uma tela de 3.5” LCD, processador single-core de 1GHz, 1GB de memória RAM e 4GB de memória interna total (sendo 2,30GB disponíveis para o usuário) além de slot para microSD expansível até 32GB. A câmera é de 5MP sem flash, com autofoco e tecnologias de otimização de imagem BSI (que permite que o sensor capte mais luz, mesmo em ambientes com baixa iluminosidade) e HDR (que sobrepõe a mesma foto várias vezes com níveis de exposição diferentes para criar uma imagem mais nítida).

SISTEMA OPERACIONAL

O D1 vem de fábrica com o Android 4.1.2 (Jelly Bean), dando um verdadeiro tapa na cara da concorrência que insiste em equipar os aparelhos de entrada com o obsoleto Android 2.3. Isso significa que aplicativos mais recentes como o Google Chrome e o Google Keep são totalmente compatíveis com o aparelho.

Android 4.1

O sistema operacional sofreu pouquíssimas alterações por parte da Motorola, o que mostra os primeiros reflexos da aquisição da Motorola Mobility pelo Google. A experiência do usuário é bem parecida com um aparelho Nexus ou algum aparelho rodando a versão mais atual da ROM CyanogenMod.

A tela inicial padrão sofreu leves modificações e vêm com o Circle Widget, que exibe a temperatura do local e porcentagem de bateria restante. Para manter o visual do Android puro e possivelmente aproveitar melhor o espaço para as notificações expansíveis, os toggles (aqueles atalhos que vem por padrão na barra de notificações de vários aparelhos) sumiram da barra de notificações – mas não da launcher: na homescreen, basta arrastar a tela inicial para a direita e voilà! Estão todos ali.

O RAZR D1 vem equipado também com um interessante recurso chamado SmartActions, que automatiza funções do aparelho, mirando na economia de energia e acertando na comodidade. Você pode definir regras baseadas na sua localização ou horário, por exemplo: ao chegar na faculdade, o aparelho entra no modo silencioso ou desativa conexões de rede.

Como o Android 4.1 está presente na sua forma praticamente pura, todos os recursos exclusivos dessa versão funcionam perfeitamente, como o Google Now, as notificações expansíveis e as Smart Updates (que permitem que durante a atualização dos aplicativos, apenas a parte do código fonte alterada seja baixada – economizando tráfego de dados). Abordaremos o Project Butter mais a frente.

Homescreen

Barra De Notificações

Atalhos (Esquerda)

Tela Inicial - RAZR D1

MULTIMÍDIA

Música

O player de música padrão é o Google Play Music, que reconheceu perfeitamente as tags das músicas em .mp3 e conectou-se ao scrobbler do Last.FM automaticamente. O rádio FM tem busca automática de estações e a qualidade de reprodução é boa.

Google Play Music

O fone de ouvido que acompanha o aparelho é idêntico ao que acompanha seu irmão mais velho, o D3 – branco e com microfone para chamadas. A qualidade do áudio é aceitável, mas os mais exigentes com certeza optarão por utilizar outro fone.

Vìdeos

O player nativo não reproduziu vídeos em HD (720p e 1080p) no formato MP4. Convertendo os vídeos para 480p (que é a resolução nativa do aparelho), tudo funciona normalmente. Aplicativos de streaming de vídeo e sites que oferecem esses serviços, como o Netflix e o Youtube tem desempenho excepcional.

CÂMERA

Fotografias

A câmera é de 5MP, com auto foco e tecnologias BSI (que permite que a câmera capture mais luz no ambiente – e melhore a qualidade de fotos e vídeos em locais com pouca luminosidade) e HDR (sobrepondo várias fotografias com níveis de exposição diferente e criando imagens mais nítidas). O aplicativo de câmera e de galeria são os originais do Android, sem modificações.

As fotografias tiradas durante o período de testes, apresentaram nitidez e cores agradáveis. É obvio que não podemos compará-lo com aparelhos hi-end, mas o resultado pode surpreender. Apenas recomendo desativar o HDR ao fotografar cenas com movimento, já que as imagens podem borrar. Confira algumas fotografias feitas com o RAZR D1:

Sem HDR
Sem HDR
Com HDR
Com HDR

IMG_20130411_174748

IMG_20130411_175713

IMG_20130411_174925

Macro
Macro

 

Vídeo

O aparelho grava vídeos na resolução de 720×480 pixels a 29 quadros por segundo no formato .3GP e som estéreo. Apesar da baixa resolução, nos nossos testes a qualidade dos vídeos foi mais do que satisfatória. A função toque-para-focar funciona perfeitamente durante a gravação, e o foco também muda automaticamente. Ao aproximar o aparelho de um monitor durante a gravação, por exemplo, o foco é alterado para o modo macro. Outro aspecto interessante é que durante as filmagens o aparelho ativa uma espécie de filtro de ruídos, deixando vozes em primeiro plano.

CONECTIVIDADE

O aparelho suporta 3G, HSDPA, WiFi b/g/n, e conta também com a função de Hotspot WiFi (que permite criar uma rede Wireless para compartilhamento da sua internet 3G, ou popularmente falando: função de roteador 3G). Temos Bluetooth 4.0, uma porta MicroUSB 2.0 e entrada para fone de ouvido padrão P2 (3.5mm).

LOCALIZAÇÃO E GPS

O aparelho conta com GPS e aGPS. Nos nossos testes, o aparelho se conectou em menos de um minuto aos satélites em aplicativos como o Google Maps e Foursquare. Ainda está longe do ideal, mas é basicamente o padrão para smartphones Android, infelizmente.

DESEMPENHO

Geral

Um dos grandes destaques do D1. O desempenho do aparelho em todos os aspectos é excepcional – levando em consideração o valor do bichinho. A interface responde rapidamente aos comandos, as animações de troca de tela e alternância de aplicativos são rápidas e suaves. É possível abrir vários aplicativos ao mesmo tempo sem que o desempenho seja comprometido – tudo isso é reflexo do bom hardware do aparelho combinado ao Project Butter, do Google.

Durante o período de testes, o RAZR D1 não apresentou nenhum travamento ou force close (momento em que algum aplicativo para de funcionar e é sugerido o fechamento a força).

Games

É claro que não podemos deixar de falar dos games. O bom desempenho deles, que estão cada vez mais em ascensão nos dispositivos móveis é um fator decisivo de compra para a maioria dos consumidores. E o RAZR D1 não decepciona: o bom processador e a quantidade de memória garantem desempenho acima do normal para um aparelho da categoria.

Testamos Dead Trigger, Sonic IV Episode II, Temple Run II, Plants Vs. Zombies e Rayman Jungle Run. Todos eles, exceto o último que teve leve atraso no áudio (o game apresenta falhas em diversos outros dispositivos) rodaram perfeitamente, sem lags ou bugs. Esses são jogos na sua maioria pesados, que exigem bom processamento – e o D1 aguentou todos. Obviamente que jogos que exijam processamento dual core e ocupem muito espaço no aparelho (já que não é possível mover apps para a memória do cartão SD) podem não funcionar adequadamente.

TELA

Aqui serão inevitáveis comparações ao seu irmão mais velho, o RAZR D3. Apesar de brilhante, a tela não é tão sólida quanto a do D3. A impressão é de que ela é frágil. A resolução de 480×320 é pequena e compromete um pouco a qualidade de imagem. Vale lembrar também que os botões do aparelho são separados da tela, ao contrário do D3 – que possui botões virtuais.

BATERIA

O outro destaque do aparelho. Com uma bateria de 1750mAh, o aparelho aguentou entre 18 e 22 horas, alternando entre WiFi/3G ativados e dois chips ativos. A grande duração de bateria, acredito que se deve pela resolução da tela, pela grande capacidade da bateria (ela é enorme!) e pelo SmartActions, que deixei ativo durante os testes.

Nota: essa screenshot foi tirada casualmente, estava testando o aparelho com um chip.

 

DUAL CHIP

Esse recurso que os brasileiros adoram funciona aqui na sua melhor forma. O aparelho identifica os dois chips, exibe seus números e permite que você dê nome a eles e associe alguma cor, para facilitar o uso. Você pode definir o chip padrão para algumas funções, como envio de SMS, ligações e transferência de dados ou pode definir qual chip será ativado ao utilizar alguma dessas funções. Mais um ponto pra Motorola.

Dual Sim

TV

A TV analógica funciona bem em ambientes abertos (e altos), com a antena plugada. O áudio que sai dos autos faltantes é bem fiel. Obviamente, utilizar a TV analógica em locais fechados ou baixos será frustrante. Na minha belíssima cidade ainda não temos sinal de TV digital, portanto não pude testar.

VEREDITO

Se você não pode investir muito em um smartphone, mas faz questão de um aparelho com bom desempenho, o RAZR D1 é uma ótima opção. Pelo preço sugerido de R$549,00, você terá em mãos um aparelho com Android atualizado, excelente performance, dois chips e ótima duração da bateria.

Interessado em comprar o aparelho? Está disponível em branco e preto.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

311 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Review excelente! Eu já comprei o meu D1. Ele é bom demais! Para mim esse Smartphone vai entrar para a história e será o mais vendido. Ele está em falta nas lojas físicas e pela internet.

    Tá todo mundo comprando. Na minha cidade acho que sou um dos poucos que tem do Branco e com TV, mas acho que logo muita gente terá um aparelho igual pq ele é bom demais. Só preciso saber como fazer com que a bateria dure mais.

    • Torço muito para o sucesso da linha RAZR D. Com a falta de disponibilidade dos smartphones nas lojas, fica claro que a Motorola não esperava uma demanda tão alta dos aparelhos. Três amigas só estão esperando a volta dos produtos aos estoques de lojas virtuais para comprá-los. E que o D1 se torne o novo V3!

      • Do jeito que a procura está grande, com certeza será o novo V3 mesmo… Comprei o meu pelo site da Americanas… Só estou esperando ele chegar!!! Pense numa ansiedade!!!

  • Comprei o produto em loja virtual por R$ 499,00 em uma promoção e só estou aguardando, mas reparei tbm que no site da motorola ela vende o mesmo D1 sem tv ou single-chip, acredito que em valores mais baixos

  • Gostei muito… Alguem sabe dizer se da pra ouvie musica com fone bluetooth? Pelo que entendi do manual nao daria… Esse seria um ponto fraco capaz de me fazer desistir dele!

  • Marcus, ótimo review!
    Só precisa consertar um detalhe no final da a ánalise: Você começa citando TV Analogica e depois no final comenta que não há TV digital em sua cidade. Ou seja, provavelmente é só uma correção de texto.
    Parabéns está ótimo!
    Abs,

    • Testei a TV analógica com sucesso e não pude testar a TV digital – já que não temos o sinal por aqui ainda. O texto realmente ficou ambíguo, vou corrigir. Obrigado!

    • Confira quais aplicativos estão consumindo recursos desnecessários do aparelho e os elimine. Uma boa dica também é automatizar o desligamento de alguns recursos do aparelho com o SmartActions ou o Silence (disponível no Google Play).

  • Bom dia, estou curtindo muito o meu, mas ainda não consegui me auto fotografar. Ele vem com uma forma de espelho do lado do “olho” da câmera, com certeza para auto imagem, mas não tem obturador, a não ser o da tela, que claro, para isso fica ao contrário. Não encontrei opção de fazer com que o botão liga/desliga ou do volume façam isso. Existe essa opção? Se sim como fazer?

  • O botão de configurações na barra de status no meu D1 não responde ao toque ( não funciona). Já toquei no display no mesmo lugar e o display está funcionando, só quando baixo a barra de status é que não funciona.Pode me ajudar ?

    Além disso, as notificações não aparecem na barra, sempre aparecem nos circulos.

  • ola!!! estou pensando seriamente em comprar um d1 pra mim,mas ainda me encontro com duvidas…. gostaria q me informassem dos prós e contras desse aparelho…me apaixonei assim q vi mas a duvida de compra-lo ainda me consome…quero ter certeza q estarei fazendo uma otima compra… OBRIGADA 🙂

  • como eu desativo a rede movel do d1? tenho tim pré pago e toda vez q eu saio de casa ele ativa a internet pré paga direto… e nao encontrei nenhuma opçao pra desativa-la

  • Não consigo ouvir a TV do meu com o som só no fone. Quando conecto o fone o som sai no fone mas não para de sair no auto-falante do telefone também. só o meu que é assim ou alguem mais teve esse problema?

  • Olá, parabéns pelo review, ficou ótimo! Adquiri o Razr D1 XT918 há pouco tempo e estou com um problema relacionado ao Google Maps; o “meu local” está definido incorretamente e não estou conseguindo configurá-lo para o real local onde moro. Por favor, preciso muito saber como configurar pois o Google Maps influencia em outros aplicativos. Obrigado desde já.

    • Não entendi muito bem sua dúvida… O seu local atual está divergente, certo? Tente se conectar no Maps com uma rede 3G ou WiFi ativada.

  • Parabéns o texto ficou excelente mas saberia me informar como faço p zerar o cronômetro das ligações feitas dele? Já tentei de tudo. Valeu…

  • Percebi em seu artigo que você tem bastante conhecimento sobre o Razr D1, e queria ver se consegue me ajudar em uma solução para colocar música mp3 e deixar ela como toque de chamada!Outra dúvida seria passar fotos tiradas dele para o computador, não consigo nem com o cabo!Mas a principal dúvida se poder resolver somente uma é a primeira, pois julgo mais necessária!Abraço e parabens pelo artigo.

    • Você pode utilizar o Ringtone Maker (disponível no Google Play Store) para criar ringtones e transferir as imagens utilizando (o também disponível na loja do Google) Airdroid. Ambos apps são gratuitos e levíssimos! Seu aparelho não é reconhecido pelo computador? Estranho… Qual é seu sistema operacional?

  • ola boa noite
    tenho uma duvida, gostaria que agum me ajudasse por favor!
    comprei um Razr D1 e coloquei meu chip da vivo nele no sim 1 e usei normalmente, mandando msg, acessando a internet e tal, apos algumas horas nao pude mais receber mensagens so enviava, troquei o chip e coloquei no sim2 e recebi e enviei mensagens normalmente so nao entra na internet porque o sim 2 nao suporta
    gostaria de saber se é assim mesmo ?? ou o meu aparelho esta com problema.

    desde ja muito obrigado!

  • Comprei um mas estou com um sério problema, de vez em quando, quando ligam para mim posso tocar a tela de todas as formas que o telefone não atende a ligação…explicando: eu toco, toco na tela e nada…o telefone fica com a tela insensível ao toque…..o pior que só acontece de vez em quando….não tem nem como mostrar o defeito na assistência…alguém tem ideia do que fazer ????

  • Comprei o D1 fiquei com o 3G ligado … não aguentou chegar as 19h será que é defeito na bateria? Diminui até a tela.. coloquei menos luminosidade…será q é defeito???

    • Provavelmente não é defeito. A duração da bateria depende de muitas variáveis. Você pode estar, por exemplo, utilizando vários apps que transferem dados o tempo todo (sem intervalo de atualização). Isso pode drenar a bateria mais rápido.

  • Muito bom, tirando o fato de que com 5 dias de aquisição ele travou tudo, tive que resetar, e agora com 1 mês e meio a câmera está travada, com falha ao iniciar, infelizmente a motorola não da outra alternativa senão resetar e perder tudo do celular…se alguém puder me dar uma solução somente para destravar a câmera agradeço.

    • Olá, Célia! 😀
      É a primeira vez que ouço que algo do tipo aconteceu com o aparelho… Você modificou o sistema de alguma forma? Caso positivo, a solução é realmente resetar o aparelho.
      Caso negativo, você já experimentou outro app de camera? Tem vários disponíveis do Google Play…

      A Motorola também prometeu update pra linha RAZR D. Acredito que em breve os aparelhos serão atualizados com o Android 4.3, o que pode resolver esse problema caso seja algo no Software.

  • Parabens pelo review. Estou querendo comprar o xt918 (dual chip e tv). Algumas pessoas que compraram estão reclamando que ele é bloqueado para alguma operadoras, isso procede ??? No site Ricardo eletro informa que é desbloqueado somente para TIM. Até mais.

  • Tenho um razr d1, mas não gosto do controle de volume. O escalonamento entre os níveis é muito longo, ou seja, a transição de um nível de volume para outro não ocorre com suavidade. O volume mínimo muito alto. Gosto de utilizá-lo para ouvir música em um home, mas fica impraticável ouvir o volume baixo, pois incomoda quem não está na sala. Existe algum aplicativo ou outra forma de tornar o controle mais linear?

    • Ivonilson, desconheço um aplicativo que faça esse tipo de procedimento. Como faz tempo que fiz o review, não lembro se o aparelho vem com algum equalizador instalado… Caso positivo, tente alterar alguma configuração parecida com “compressão de volume”. Caso contrário, o negócio é esperar algum port de ROMs como a CyanogenMod, por exemplo, que possuem configurações complexas para áudio. Se eu encontrar algum app que resolva seu problema, comento aqui!

    • Jessé, a família RAZR D só suporta versões do Android a partir da 4.1. E nem faz muito sentido voltar pro 2.3, já que as versões mais recentes tem mais recursos e aproveitam melhor o hardware dos aparelhos.

  • Comprei meu D1 a 2 meses e não tenho do que reclamar. Aparelho excelente, transições suaves, aplicativos rodando perfeitamente e a bateria me surpreendeu (apesar de eu estar acostumado com baterias durando 5 dias).
    Quem quiser comprar eu recomendo sem duvidas o aparelho, se tiver uns 200 reais a mais, pode investir no D3 que é sucesso também. Agora algumas dicas e observações para quem tem ou pretende comprar o aparelho.

    *Não sei se é só comigo, mas percebi que o uso de rede 3G consome mais bateria que o uso da rede Wi-Fi, portanto se você tiver um ponto Wi-Fi disponível prefira ele do que o seu 3G.

    *Aplicativos como DuBatery Saver Pro e o AVG Antivírus Pro são boas opções para quem quer economizar bateria, eles dispõem de funções que podem ser programadas para colocar o telefone com uso de menos recursos.

    *Evite baixar Apps desnecessário. Essa é uma dica obvia, mas muita gente acaba esquecendo e baixa um app somente para teste ou baixa e só usa uma vez e nunca mais olha para ele. Como o RAZR D1 não oferece suporte para transferir os Apps para o cartão SD, lotar a memória dele com apps pode ser um problema. Eu não recomendo deixar menos de 700mb de memória interna restante, afinal o aparelho só dispõem de 4Gb internos e o usuário só tem acesso a 2.3 Gb. se a memória interna lotar o S.O. pode começar a travar devido ao fato de ter que ler tantos arquivos na memória interna.

    *Atualmente o máximo que consigo fazer a batéria do aparelho durar é de 2 dias, utilizando restritamente Wi-Fi e 3G e fechando imediatamente app em segundo plano, por exemplo se você está com 3G ou Wi-Fi desligados não existe necessidade de apps como Whats App, Facebook, FB Messenger, Outlook, Gmail, entre outros ficarem consumindo memória, encerre os processos e libere a memória RAM de seu aparelho.

    *Para que gosta de contatos com fotos e outras informações eu recomendo o seguinte, é trabalhoso, mas facilita bastante a vida de quem pretende usar Android por um longo tempo. Crie os seus contatos no Google Contacts, todos eles, lá você pode colocar fotos, data de nascimento, endereço, telefone celular, comercial, residêncial, etc., apelidos e outras opções. Sincronize os contatos com seu celular e pronto. Após a sincronização alguns contatos exibem a foto durante a chamada, já outros não, se você quer esse detalhe eu recomendo usar o app Sync.me. Ele vai acessar sua conta do Facebook e atualizar a foto dos contatos para a agenda e chamadas.

    No mais só digo, aproveitem bem o aparelho.

  • Olá comprei um razr d1 e após 8 dias de uso fui conectar o fone e na segunda vez q o conectei ele não funcionou mais pode ser algum problema de configuração?

  • apareceu um sinal de alerta sobre o uso de dados,assisto muito video no you tube,isso afeta a funcionalidade do aparelho,se afeta o que faço para zerar o uso de dados?

    • Geralmente não afeta, a não ser que você tenha definido que depois de utilizar uma certa quantidade de dados, seu aparelho corte a conexão 3G. Basta ir em configurações/uso de dados. Inclusive dá pra você desativar esse recurso de limite por lá.

  • Olá Marcus, tenho 2 problemas com meu XT918: Como faço para recuperar a agenda telefônica? me disseram que está vinculada ao gmail, mas não consigo recuperá-la, já entrei no meu gmail criado para essa finalidade quando adquiri o aparelho, mas nada… e o segundo é a vibração na tela quando toco… em qualquer situação, usando o teclado ou toque em qualquer aplicativo, a vibração tá lá. Não achei nenhuma opção para tirar a vibração do toque na tela, só quando o aparelho recebe chamadas o desperta com algum alarme, aí sim é possível tirar a vibração. Obrigada

    • Olá, Giselle!
      Sobre os contatos: você veio de outro smartphone Android ou quer resgatar os contatos pelo seu cartão SIM (chip)?
      Sobre a vibração: não tenho mais o aparelho em mãos, então não tenho certeza de como será a opção equivalente no seu aparelho, mas se não me engano você deve ir em Configurações / Som. Na aba “sistema”, existem opções para remover a vibração em diversos níveis – desde notificações até vibrar ao tocar na tela.

      Espero que ajude! 🙂

    • primeiro ligue o bluetooth e marque a opção de tornar visivel. depois escolha o arquivo que deseja enviar e marque em compartilhar ( via blutooth).

    • Ana, você deve utilizar um aplicativo do estilo “explorador de arquivos”, selecionar o arquivo e escolher a opção enviar por bluetooth (ou algo semelhante).

      Creio que o ES File Explorer File Manager tenha essa opção. =D

  • Olá ótimo review, sem comentários … adquiri o meu a menos de um mes e o aparelho é ótimo!
    So tem uma coisa que não consigo fazer nele que é armazenamento em massa e transferência de arquivos do pc pro smart, gostaria que me ajudasse.
    Agradeço desde já, abraços.
    Att: André

      • Olá Marcus, a dúvida do Lima é a mesma que a minha. Quando quero salvar um texto de um livro por exemplo, clico no texto e aparece uma tela Share via: assim aparece algumas opções, entre elas a “copiar para a área de transferência”,mas não sei onde fica essa área. Você sabe?

    • Lima, a área de transferência no Android funciona quando você copia um trecho de um texto por exemplo logo ela não tem um diretório especifico para acesso, quando você copia um link ou um trecho de um texto clique no lugar que deseja adicionar para que a respectiva área copiada seja inserida no campo que deseja (E-mail, WhatsApp, Facebook etc).

  • Por favor me ajudem, meu D1 na tela principal no widget circulos aparecia a porcentagem da bateria, minha filha mexeu e não aparece mais. Alguém pode me ajudar? como faço para colocar de novo?
    Obrigada,
    Juliana.

  • Hei! E se meus contatos não estão sincronizados? É possível inserir a foto direto do celular no contato desejado? Pode enviar no meu email a resposta: tlarre@hotmail.com
    Obrigado
    Tiago

Assine nossa Newsletter