Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.

REVIEW: Multilaser M8 4G, um bom tablet para crianças

Avatar of ailton bueno
O tablet Multilaser M8 4G traz o Kids Space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.

A pandemia causada pelo COVID-19 mudou para sempre a forma como encaramos a tecnologia. Como muitos de nós passamos a ficar mais tempo em casa, o acesso à internet se tornou praticamente mandatório, ainda mais por conta das aulas escolares mudarem do seu formato presencial para o online. Além disso, muitos pais usam tablets como forma de entreter os filhos. E pensando nesse mercado, foi lançado o Multilaser M8 4G, com um espaço ideal para crianças, e com uma boa ferramenta de controle dos pais.

Tela

O Multilaser M8 4G traz uma tela de LCD com a tecnologia TN (Twisted Nematic, “nemático torcido”, em tradução literal), isto é, ela deixa com que a luz passe pelo pixel de forma torcida, e dependendo da intensidade, gerando as cores. Porém, ela não funciona se não for observada de forma direta para a tela. Isso é plenamente perceptível ao ver um filme ou um desenho, por exemplo. Caso duas pessoas forem assistir ao mesmo conteúdo na tela, pode ser que ambas não vejam todas as cores na sua totalidade.

Imagem do tablet multilaser m8 4g
O Kids Space tem várias atividades, inclusive uma seção de vídeos, e claro que eu fui assistir à querida Turma da Mônica.

A tela possui uma boa resolução, de 1280×800 pixels, o que permite assistir tudo em alta definição. O vidro utilizado, por outro lado, não é muito bom, e marcas de dedos são extremamente perceptíveis, ou seja, dependendo do uso, pode atrapalhar na hora de assistir algum conteúdo. Mas caso seja utilizado sozinho, é extremamente prazeroso assistir qualquer conteúdo da sua plataforma de streaming favorita. Particularmente, eu testei vendo episódios de Pokémon Jornadas na Netflix

No quesito sensibilidade, eu posso dizer que meus sentimentos são mistos. Para puxar a barra de tarefas do Android, às vezes ela não descia ao primeiro comando, e em alguns momentos, usando o Netflix, por exemplo, sentia entrar comandos que eu não fiz, ou apertei bem de leve. Isso pode ser bom para crianças mais empolgadas, por assim dizer, mas para mim foi meio irritante.

Design e espaço interno

Uma das coisas que eu mais gostei no Multilaser M8 4G foi a sua carcaça. Ela é levemente mais grossa que um celular comum e é feita de um plástico duro, com uma superfície levemente áspera, não deixando que deslize facilmente em lugares mais planos. Além disso, como ele possui oito polegadas de tela e alguns centímetros de folga, ele é perfeito para ser usado por quem tem mãos grandes.

Os botões de volume, ligar e desligar se encontram do lado direito superior do tablet, em uma boa posição, mas o que me incomodou foi a localização das entradas de energia e de fones de ouvido. Elas ficam na parte superior do tablet separadas pelo compartimento de entrada de cartão SD e GSM.

  • Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.
  • Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.

O Multilaser M8 4G pode receber chips de celulares e realizar ligações como qualquer celular. Para navegar na internet, ele está pronto para conectar nas redes de 4G da sua operadora favorita e funciona sem maiores problemas. Além disso, ele aceita cartões SD de até 64GB, o que é uma boa adição aos 32GB já disponíveis. A princípio, esse espaço interno comporta bastante conteúdo, já que geralmente os jogos infantis não são tão exigentes assim, mas caso faça o download de filmes e séries do Netflix, pode vir a se tornar um problema. Mas como é expansível, não há muito do que reclamar.

Câmera

Esse foi um dos quesitos que mais me chocaram no Multilaser M8 4G. A câmera frontal ainda utiliza a tecnologia VGA e tem 2MP, enquanto a traseira tem 5MP. Resumindo, ambas são de qualidade bastante inferior, principalmente a frontal. Se a ideia for tirar fotos, eu definitivamente não recomendo o aparelho, mas para fazer um ou outro registro sem se importar com a qualidade, então vá em frente.

Som

Se você espera um som de alta qualidade no Multilaser M8 4G, esqueça. Ele é ideal para entreter crianças em suas atividades e vídeos mais simples, mas se espera fidelidade para assistir filmes ou ouvir músicas, use um fone de ouvido, que não vem incluso no pacote. A sensação que eu tive com a saída de som é se eu estivesse ouvindo uma saída de fone de ouvido daqueles mais comuns no máximo. Ou seja, dá para entender o que está acontecendo ou se passando, mas sem muita qualidade. Caso queira algo de mais qualidade, eu sugiro utilizar um bom fone de ouvido, seja com fio, ou sem fio, via Bluetooth.

Memória e desempenho

O Multilaser M8 4G possui apenas 2GB de memória RAM, e isso se transforma em um gargalo muito grande para seu uso. Ao abrir um aplicativo, é perceptível que ele precisa de um segundo ou dois a mais para realizar a ação. Outra coisa que incomoda é a transição entre os apps abertos, que não é tão suave como em outros aparelhos.

Isso afeta também o desempenho nos jogos. Eu tentei realizar uma partida usando o game Copa Toon 2021, do Cartoon Netwoork, e é praticamente impossível de se jogar. Há muitas travas e os comandos demoram uma eternidade para serem feitos. Até em jogos mais simples, como Candy Crush, nas partes onde a historinha é contada, há um pouco de lag e movimentos não tão fluidos. Contudo, durante a destruição de bloquinhos, tudo funcionou perfeitamente, sem maiores problemas.

Imagem de free fire no multilaser m8 4g.
Apesar de dar algumas engasgadas em alguns lugares mais informações na tela, Free Fire funcionou perfeitamente

Outro teste que fiz foi com o Free Fire. Apesar de dar algumas engasgadas, principalmente em momentos com muitos elementos na tela, ele funcionou perfeitamente. Durante a partida de teste, eu consegui até vencer, óbvio que deviam ser todos personagens da máquina, já que os eliminei com facilidade, mas isso não vem ao caso. Por fim, para aplicativos de vídeo e áudio, como Netflix, YouTube e Spotify, o Multilaser M8 4G funciona sem maiores problemas. Basta escolher o conteúdo desejado e curtir.

Conectividade

O Wi-Fi do Multilaser M8 4G funciona tanto na frequência 2.4Ghz quanto em 5Ghz, sem maiores problemas. Além disso, há como transferir arquivos e conectar aparelhos via Bluetooth. Eu consegui parear um controle de PlayStation 5 e controlar o tablet com ele. Caso seja necessário, também é possível se conectar à internet utilizando 4G, que depende da área de cobertura da sua operadora preferida.

Modo Infantil

A joia da coroa do Multilaser M8 4G é o seu Kids Space, perfeito para pais e mães que desejam ter controle do que é acessado pelos filhos. Esse espaço cria uma espécie de interface que disponibiliza apenas aquilo que os pais queiram que seus infantes tenham acesso, como livros para leitura, vídeos educativos e aplicativos de jogos.

Para tirar desse modo, é necessário digitar a senha várias vezes, e aplicativos baixados no perfil do dono do tablet não aparecem para as crianças, e vice-versa. Além disso, a Play Store fica travada de acordo com a idade da criança. Para testar isso, eu criei um perfil de uma criança de 5 anos de idade, e todas as recomendações seguiram esse critério.

  • Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.
  • Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.
  • Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.

O Kids Space já conta com uma série de atividades pré-instaladas, e outras que podem ser instaladas com poucos cliques. Na sessão de leitura, os livros possuem narração, o que pode auxiliar as crianças no aprendizado. O legal é que o ator responsável pela leitura o faz pausadamente, sílaba por sílaba, sendo extremamente claro e didático.

Na parte de vídeos, a criança pode navegar por uma série de opções disponíveis no YouTube, e o aplicativo ainda deixa os pais no controle. Eles podem escolher entre utilizar o espaço Kids do app ou então uma versão Beta da versão normal, mas que restringe de acordo com a faixa etária que o responsável desejar. Isso é bacana para dar um pouco mais de independência para as crianças.

Como dito acima, a memória pode vir a ser um problema para os jogos e atividades mais pesadas. O Copa Toon que eu testei estava na tela principal de sugestões, e não funcionou nada bem. Isso pode se tornar um problema com o tempo, então é bom sempre ter isso em mente.

Bateria

A bateria do Multilaser M8 4G possui a capacidade de carga de 4000mAh e há duas coisas a se levar em consideração: utilizar o tablet e deixá-lo no modo de espera. No segundo modo ele brilha bastante, já que ela aguenta até 140 horas. Agora, ao usá-lo, ela vai embora rapidamente.

Review: multilaser m8 4g, um bom tablet para crianças. O tablet multilaser m8 4g traz o kids space, ideal para entreter e ensinar crianças, além de ser um bom aparelho para o uso diário.
REVIEW: Multilaser M8 4G, um bom tablet para crianças

Em um dos testes, eu deixei a bateria carregada no máximo e joguei um pouco mais de 1h20 de Candy Crush, o que consumiu um pouco mais de 25%. Ao assistir um episódio de Pokémon Journey, cerca de 22 minutos, gastou cerca de 9% da bateria. De acordo com a Multilaser, o tablet tem carga para aguentar até 4 horas de uso contínuo ao assistir um vídeo. Resumindo, é sempre bom manter o carregador por perto.

Preço e disponibilidade

O Multilaser M8 4G está disponível no Magazine Luiza por R$ 898,90.

Conclusão

Se a sua ideia for usar no dia-a-dia ou utilizar como instrumento de aprendizado de uma criança, então o Multilaser M8 4G é extremamente recomendado para você. Seus 32GB de espaço interno não é o ideal nos dias atuais, mas para o uso casual ou para os aplicativos infantis, ele pode aguentar uma boa quantidade de dados. Assistir a um vídeo ou ler um livro pode ser uma boa ideia também, mas se seu interesse são jogos, então seu uso não é recomendado. A bateria, apesar de não ser a melhor do mercado, segura bem o tranco. A câmera não é muito boa, mas pode ajudar bastante caso seja preciso fazer uma reunião ou algo do tipo.

Especificações Técnicas

Imagem do tablet multilaser m8 4g
Review Multilaser M8 4G
ProcessadorQuad Core de 1,3 Ghz
Memória RamLPDDR3 2GB
Armazenamento32GB (interno)
TelaTamanho: 8”
Resolução 1280×800 (WXGA)
PPI 188
Contraste 500:1
NITS 400
ConectividadeWI-FI IEEE 802.111 a/b/g/n/ac 2.4GHz/5GHz
Bluetooth 4
2G 8500/900/1800/1900mhz
3G/4G LTE 700/850/900/1900/2570mhz
CâmerasTraseira: 5 MP (Megapixel) com Flash, Zoom Digital – 4x e Autofoco
Frontal: 2MP (Megapixel)
Bateria4000mAh
Sistema operacionalDisponível nas versões Android 9, 10 e 11 Português com suporte a atualização, recursos nativos de acessibilidade
Decodificação dos arquivosH263, H264, High Profile (todos os níveis), AAC-LC sem limites, MPEG4, mp1, mp2, mp3, 3gp (AMR, AAC,
H263, H264 e MPEG4), mp4, divx, mpgg, m4v, mkv, rmvb, vob, dat, mid, mov (AAC, AIFF e H264, soom
estéreo), flac, ogg, oga, ape (Vorbis áudio), wma, wmv, wav (PCM), avi (PCM)
Arquivos compatíveisppt, pptx, dooc, docx, xls, xlsx, vcf, txt, rtf, tiff, gif, odt, ods, odp, pdf, jpeg, bmp, png, etc, html
Ebook compatíveisEpub e pdf
Dimensões208 x 125 x 9,0
Portas e conexõesEntrada P2 e conector micro USB acompanhado de cabo e carregador Bivolt – Slot para SIM
CARD
PreçoR$ 898,90

Veja também:

Para saber maiores informações sobre os lançamentos de produtos da Multilaser e tudo do universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados