Review Notebook Compaq Presario CQ-17

presario cq17 - Review Notebook Compaq Presario CQ-17
Testamos o Notebook Presario CQ-17 da Compaq, uma boa opção para usuários domésticos e corporativos. Confira o review.

Recebemos o notebook Presario CQ-17 da Compaq, voltado para o público doméstico e corporativo e, após alguns meses de uso, estamos prontos para publicar as nossas impressões sobre este notebook.

Acabamento e Conectividade

O CQ-17 chama atenção por ser um notebook muito bonito, fiquei sinceramente impressionado com o acabamento que, apesar de ser um plástico imitando aço fosco, remete a um design premium.

Ele é bastante leve e ultrafino, pesando 1,5 kg e com espessura de apenas 17 mm, o que o torna um equipamento bastante portátil.

Do  lado esquerdo, temos o conector do carregador, 1 HDMI, 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, 1 USB TYPE-C e 1 entrada para microfone externo + fones de ouvido. Do lado direito temos 1 entrada para trava Kensington e leitor de cartões (SD, MS e MS-Pro). Ele não possui entrada RJ-45 nem  leitor óptico.

20180509 141632 720x350 - Review Notebook Compaq Presario CQ-17

A porta USB TYPE-C é compatível com a função Sleep & Charge, o que permite carregar seu celular mesmo com o notebook desligado ou hibernando.

O CQ-17 vem equipado com microfone e câmeras embutidos, o que é excelente para reuniões via videoconferência.

O Wi-Fi é compatível com as tecnologias 802.11 b/g/n e possui Bluetooth integrado. Durante os testes, o comportamento da rede sem fio foi bastante estável, sem perdas de sinal ou baixa velocidade. Porém, não consegui testar o bluetooth devido a problemas com o Windows 10 que não pareava com nenhum dispositivo corretamente. Acredito que nas próximas atualizações do sistema a Microsoft deva corrigir o problema.

Destacamos aqui uma grande adição ao equipamento: o leitor de impressões digitais. Utilizando a tecnologia Windows Hello é possível iniciar a sessão do Windows, logar em redes corporativas, serviços online e até em aplicativos. Isso facilita e agiliza bastante os acessos diários sem a necessidade de deixar várias senhas salvas, garantindo uma maior segurança no meio corporativo.

Teclado e Touchpad

O teclado segue o padrão ABNT2, as teclas possuem os cantos arredondados e achei bastante confortável e a sensação bem agradável ao toque. Ele não possui teclado numérico ou iluminação.

O touchpad tem um bom tamanho, não é grande e nem pequeno demais. É possível utilizar gestos para interagir com o Windows 10, como por exemplo utilizar 3 dedos para deslizar a tela para cima. Eu particularmente não sou fã de touchpad, por isso utilizei muito pouco, apenas para cliques básicos.

20180509 141342 720x350 - Review Notebook Compaq Presario CQ-17

Tela e Controlador de vídeo

O CQ-17 possui tela LED de 14 polegadas com resolução HD (1366 x 768), com placa de vídeo Intel HD Graphics 500 (suporta conteúdos em 4k UHD caso seja ligada a monitores externos compatíveis).

A qualidade HD é suficiente para ver vídeos no Youtube e Netflix com ótima qualidade. Durante os testes assisti diversos vídeos nas plataformas citadas e também canais em HD por IPTV, não tive do que reclamar.

20180509 141649 720x350 - Review Notebook Compaq Presario CQ-17

Desempenho

A linha CQ da Compaq é voltada para usuários domésticos e corporativos, então espere o desempenho de um notebook para utilizar editores de texto, navegar na internet, ver alguns vídeos e enviar emails, com moderação é claro, não imagine que ele vai dar conta de abrir 15 abas no navegador e rodar liso.

Com processador Intel® Celeron® N3350, 4 GB DDR3L de memória ram, 500 GB de HD e a Intel® HD Graphics 500, o CQ-17 faz um bom trabalho para tarefas básicas e de escritório.

Como falei anteriormente, não espere aqui o desempenho de um notebook para jogos ou edição de vídeos. Se está procurando algo desse tipo, pode buscar outro equipamento. Durante os testes pude ver vídeos, editar planilhas, documentos e navegar no Chrome com uma certa moderação, com 5 abas abertas o desempenho do notebook já começava a ficar comprometido,. Também tive que desinstalar o Bitdefender, antivírus que utilizo e manter apenas o Windows Defender, pois o desempenho da máquina caiu drasticamente.

Bateria

O CQ-17 vem equipado com uma bateria de 2 Celulas LI-ION (2S1P), com 2200 mAh, o que nos testes me deu uma autonomia com brilho médio de tela, navegação e edição de documentos de 3 horas e meia.

Configurações

 Sistema Operacional Windows 10 Home
 ProcessadorIntel® Celeron® Processor N3350 (2M Cache, até 2.4 GHz com tecnologia Intel® Burst)
 Memória4GB DDR3L
Controlador de vídeoIntel® HD Graphics 500 – 4K UHD (quando conectado à monitores externos com suporte à 4K UHD)
Display14” – Painel HD com resolução de 1366×768 (16:9) LED Backlight
Disco Rígido500GB – HDD Slim de 2,5” (H) 7,0 mm; Suporte SATA;
MicrofoneEmbutido
Portas I/O2 x Portas USB 3.0

1 x Porta USB 2.0

1 x Porta USB 3.0 Type-C, com função Sleep & Charge

1 x Porta HDMI

1 x Entrada DC-In

1 x Entrada para microfone externo + fones de ouvido

1 x Leitor de cartões, suporte aos modelos SD, MS e MS-Pro

1 x Entrada para trava Kensington

Cod EAN
NCM
WLan802.11 b/g/n com Bluetooth embutido
 CâmeraEmbutida, compatível com Windows Cortana
 Teclado ABNT2
 AlimentaçãoAdaptador de energia CA/ CC: Bi-Volt Universal (Entrada: 100~240V – Saída: 19Vcc – 40W)
Bateria2 Celulas (2S1P) 2200mAh LI-ION
Dimensões (A x L x C)344 x 242x 17.6mm
PesoAproximadamente 1,5kg (incluindo disco rígido e bateria)

Conclusão

O Compaq Presario CQ-17 é uma excelente opção se você procura um notebook com custo baixo para atividades básicas. Ele é muito bonito, realmente me chamou bastante atenção, além de ser bem leve e fino, o que faz dele uma ótima pedida quando falamos em portabilidade. Temos aqui o notebook ideal para utilizar no escritório, principalmente pela facilidade de autenticação com o leitor de impressão digital e a tecnologia Windows Hello, enviar emails, navegar na internet, ver alguns vídeos e editar documentos.

Agora se você procura um equipamento para desenvolvimento, edição de imagens e vídeos, jogos ou navegação na web com diversas abas abertas ao mesmo tempo, o CQ-17 definitivamente não é uma opção pra você.

O desempenho dele pode ser melhorado com a inclusão de um SSD M2, o qual permite manter o HD atual para armazenamento de arquivos. Você também pode aumentar a quantidade de memória RAM para até 8GB.

Qualquer dúvida postem nos comentários que vamos ficar felizes em ajudá-los.

Compaq Presario CQ-17 1.199,00
  • 95%
    Design - 95%
  • 65%
    Desempenho - 65%
  • 80%
    Tela - 80%
  • 80%
    Bateria - 80%
  • 95%
    Preço - 95%
presario cq17 - Review Notebook Compaq Presario CQ-17

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via