Review: notebook dell inspiron 15 é bom para uso cotidiano

REVIEW: Notebook Dell Inspiron 15 arrasa no dia a dia

Avatar of ailton bueno
O Notebook Dell Inspiron 15 traz boas especificações com uma tela de alta qualidade e peso na medida certa

Hoje trazemos a análise do notebook Dell Inspiron 15, que consegue ter bons resultados e ser bastante satisfatório para o uso cotidiano, e até roda bem alguns jogos. Confira a análise.

Design e construção

O notebook Dell Inspiron 15 tem a carcaça produzida num alumínio muito bonito. Durante os testes, não consegui notar marcas de dedo, mesmo carregando o aparelho de um lado para o outro.

Imagem de média distância do notebook dell inspiron 15
Imagem do Notebook Dell Inspiron 15 (Imagem: Ailton Bueno)

Uma coisa bacana de se apontar é que, ao abrir o notebook, ele possui dois plásticos na dobra que permitem com que o teclado ganhe uma pequena inclinação, facilitando o uso.

Imagem da parte de cima do notebook.
O chassi do notebook é totalmente feito de alumínio, o que faz com que o aparelho seja leve e de fácil transporte. (Imagem: Ailton Bueno)

O teclado do Notebook Dell Inspiron 15 (2022) é bem gostoso de usar, e por conta do seu tamanho, possui também um teclado numérico, facilitando a vida de quem precisa utilizá-lo. Normalmente, eu uso um Dell G7, que não tem a tecla “Ç”, o que me causou certa estranheza no início, mas, com alguma prática, o uso foi ficando cada vez mais natural, bem fácil e dinâmico. Além disso, o teclado é retroiluminado na cor branca, facilitando a visualização durante a noite, ou quando as luzes estão desligadas. Contudo, sua luz não é tão forte.

Imagem do teclado do notebook
O teclado do notebook é bom, com destaque especial para o touchpad, que é excelente (Imagem: Ailton Bueno)

Conectividade e portas

Uma das coisas que menos gostei no Notebook Dell Inspiron 15 foi a localização das portas de entrada. Como o aparelho é bem fino, todas elas ficam localizadas na parte superior da placa, mais próxima da tela. Por exemplo, a entrada de fones de ouvido fica colada à dobra do notebook, e, do lado oposto, a entrada de força da bateria. Pro meu gosto pessoal, essas entradas poderiam ficar localizadas mais para o centro do corpo do notebook, e não do jeito que foi feito.

Imagem do lado direito do notebook
Lado direito do notebook (Imagem: Ailton Bueno)

Quanto às demais entradas, há duas portas USBs, uma de cada lado, uma entrada HDMI, uma entrada USB-C e uma entrada para SDs. Além disso, há também como conectar dispositivos via Bluetooth.

Imagem do lado esquerdo do notebook
Imagem do lado esquerdo do notebook (Imagem: Ailton Bueno)

Uma coisa que eu preciso exaltar aqui é o touchpad do Notebook Dell Inspiron 15, que é muito bom. Ele possui tamanho razoável, o dedo desliza de forma agradável e o melhor de tudo: sem deixar marcas de dedos. Para quem prefere usar essa opção, isso é excelente.

Câmera

O Notebook Dell Inspiron 15 (2022) possui uma câmera embutida que pode ser fechada, caso o usuário queira. Há uma pequena pecinha de plástico que cumpre muito bem essa função. Quanto à qualidade, ela está longe de ser a melhor do mercado.

Foto do autor tirada com a câmera do notebook
Foto deste que vos escreve tirada com a câmera (Imagem: Ailton Bueno)

Ela possui resolução de 0,9 mega pixels, de até 1280×720 com uma proporção de 16:9. Isso significa que a qualidade não é excelente, mas, em caso de necessidade, para uma vídeo-chamada, uma reunião, ou algo do tipo, ela cumpre bem a função. Além disso, dá para também para gravar vídeos, porém, limitados à 30 FPS, com resolução de 720p.

Contudo, caso queira criar conteúdo para a internet, há outras opções disponíveis, como essa Webcam Ultrasharp da Dell.

Tela e som

A tela do Notebook Dell Inspiron 15 tem 15,6 polegadas com resolução de 1920×1080 com a tecnologia WVA (Wide Viewing Angle, ângulo amplo de visão em tradução literal). O WVA nada mais é que tela de LCD que possui uma grande capacidade de visão, isto é, podemos observar o que se passa na tela mesmo olhando para o seu limite, sem grandes perdas.

Foto do notebook com um pôster em 4k de dr. Estranho.
Um pôster do Dr. Estranho para mostrar a qualidade da tela. (imagem: Ailton Bueno)

Confesso que gostei bastante da tela e assistir filmes, seriados e animes nos mostra a grande fidelidade de cores proporcionada. Mesmo usando o aparelho para outras coisas, como escrever essa resenha, não se torna um fardo, e os olhos não cansam com facilidade. Com relação ao som, de acordo com um teste feito usando a música Holy Wars do Megadeth no aplicativo Decibelimetro, a saída de som consegue alcançar uma média de 80 decibéis, satisfazendo plenamente.

Bateria

Para testar a duração da bateria, eu fiz basicamente dois testes: um deles navegando pela internet normalmente e o outro jogando Rocket League por 10 minutos. Durante a navegação, em aproximadamente 1 hora e 30 minutos, foi gasto um pouco mais da metade da bateria disponível. Como não fiz nada que consumisse muita força, a bateria aguentou bem o tranco. Contudo, ao ligar o jogo por 10 minutos, foi consumida 10% da capacidade total.

Foto da tela de energia do windows
A bateria tem uma boa duração, principalmente para atividades não tão pesadas (Imagem: Ailton Bueno)

Isso significa que, para assistir um filme, trabalhar em alguma planilha, ou digitar um texto, a bateria te dará um bom período fora da tomada, mas para trabalhos mais pesados como jogos e renderização de vídeos, é melhor manter o carregador por perto.

Ruído e aquecimento

Durante o uso normal do Notebook Dell Inspiron 15, não há como sentir o aquecimento do aparelho. Chamo uso normal a navegação na internet, assistir algo numa plataforma de streaming, conversar no Whatsapp Web e por aí vai. Contudo, ao ligar em algum jogo ou trabalho que seja um pouco mais pesado, é normal sentir a parte de cima, próxima da tela, esquentar um pouco.

Nada que queime nem nada do tipo, já que, curiosamente, a saída de ar do aparelho se encontra na junção da tela com o corpo do notebook. E mesmo usando durante os jogos, não consegui notar nenhum ruído proveniente do aparelho.

Sistema

O Notebook Dell Inspiron 15 está disponível em algumas versões diferentes. O usuário poderá escolher entre a placa de vídeo Intel Iris Xe ou a NVIDIA GeForce MX450; para esse teste, utilizamos a da Nvidia. Além disso, há a opção entre 8 GB e 16 GB de memória DDR4 e um SSD de 256 GB ou 512 GB; a versão usada neste teste tem 8 GB e 512 GB, respectivamente. Lembrando que cada uma das mudanças impacta diretamente o preço final do produto.

No geral, as especificações do Notebook Dell Inspiron 15 (2022) são boas para trabalhos do cotidiano, e principalmente para estudo. Como ele é leve, pesando 1,633 kg, pode ser facilmente levado para todo canto em uma bolsa ou mochila.

Apesar de apresentar bom desempenho com jogos, se esse for o seu interesse, talvez seja melhor ver alguma outra opção da Dell com uma placa de vídeo mais potente. Contudo, se seu gosto está longe de jogos mais pesados e não vai além de Fortnite e alguns emuladores de jogos antigos, esse aparelho é uma boa pedida.

Desempenho

Para verificar o que o Notebook Dell Inspiron 15 consegue fazer, fizemos dois tipos de testes com o aparelho: um com programas que medem a capacidade em pontos e outro com testes em jogos gratuitos. No geral, o notebook teve bons resultados, recomendado para diversas atividades do cotiano.

Testes sintéticos

PC Mark 10

Imagem do teste feito no mark 10
Pontuação atribuída pelo PC Mark 10 (Imagem: Ailton Bueno)

Uma das grandes vantagens do PCMARK é que, ao realizar o teste, ele analisa o computador por meio da maioria das atividades do cotidiano, como teleconferências, vídeos, planilhas e outras.

Cinebench 23

Foto do teste no cinebench r23
Resultado do teste feito com núcleo único do CInebench R23 (Imagem: Ailton Bueno)

O Cinebench 23 coloca o notebook para trabalhar de duas maneiras diferentes: com todos os seus núcleos ativos, e também com apenas um deles em uso. E com isso é atribuída uma pontuação que pode ser comparada com outros processadores e qual a sua localização.

Imagem do teste feito no cinebench23
Resultado do teste feito com multi-núcleos ativos no CInebench R23 (Imagem: Ailton Bueno)

Como podemos ver em todos os resultados apresentados acima, o Notebook Dell Inspiron 15 conseguiu bons resultados, se mantendo na segunda colocação no teste com um núcleo simples, e em décimo no sistema multinúcleos. Enquanto o PCMark 10 testa o uso comum do PC, somado com a minha própria experiência, o resultado é extremamente satisfatório. Não há como errar ao escolher esse notebook.

Testes em games

O Notebook Dell Inspiron 15 traz consigo uma placa de vídeo externa da NVIDIA GeForce MX450 que conta com 2GB de memória DDR5. Para realizar os testes, baixamos dois jogos gratuitos disponíveis na Epic Games: Fortnite e Rocket League.

Imagem do personagem de fortnite no notebook dell inspiron 15 vendo um lago com muito elementos a vista
Fortnite roda muito bem, e muitos elementos são visíveis, mesmo de longe. (Imagem: Ailton Bueno)

Em Fortnite, os resultados foram bastante satisfatórios. O jogo ficou fluído, mesmo em cenas com muitos objetos. Durante a jogatina, não houve nenhum tipo de lag ou perda de quadros, porém, os gráficos estavam colocados no médio, com 60 quadros. O que é suficiente para se divertir por várias horas.

Carrinho de rocket league depois de dar um chute.
Rocket League é bastante dinâmico e funciona muito bem também (Imagem: Ailton Bueno)

Enquanto isso, em Rocket League, eu senti que o jogo funcionou ainda melhor que em Fortnite. Como os carros se movimentam muito rápido, não senti nenhum tipo de dificuldade durante as partidas, nenhum tipo de lag ou de queda de quadros.

Conclusão

Em resumo, o Notebook Dell Inspiron 15 é bom aparelho para ser usado no dia-a-dia. Ele funciona bem para as principais funções comuns de um computador, como navegar na internet, trabalhar com planilhas, assistir aos streamings e coisas do tipo.

Para jogos mais simples, é possível se divertir com bastante qualidade, mas para jogos mais robustos, pode ser que outro produto da Dell seja mais recomendado. A tela é de extrema qualidade e gostosa de usar, mesmo após o uso seguido por várias horas. O volume das caixas de som também é bacana e a duração da bateria também é satisfatória.

Ficha Técnica

Review: notebook dell inspiron 15 arrasa no dia a dia. O notebook dell inspiron 15 traz boas especificações com uma tela de alta qualidade e peso na medida certa
Notebook Dell Inspiron 15 (Imagem: Dell)
ModeloNotebook Dell Inspiron 15
Processador11ª geração de Intel® Core™ i5-11320H (4-core, cache de 8MB, até 4.5GHz)
Placa de vídeoPlaca de vídeo Intel® Iris® Xe com memória gráfica compartilhada ou Placa de vídeo NVIDIA® GeForce® MX450, 2GB GDDR5
Sistema operacionalWindows 11 Home Single Language, Português ou Windows 11 Pro, Português
RAMMemória de 8GB (2x4GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB ou Memória de 16GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB
ArmazenamentoSSD de 256GB PCIe NVMe M.2 ou SSD de 512GB PCIe NVMe M.2
TelaFull HD de 15.6″ (1920 x 1080), 250nits, WVA
Teclado
Teclado numérico retroiluminado em Português, com leitor de impressão digital
WebcamCâmera HD de 1.280 x 720 de 30 fps
Microfones de array dupla
Entradas2 portas USB 3.2 Type-A de 1ª geração
1 porta USB 3.2 Type-C™ Gen 2×2 com DisplayPort™ e Power Delivery (disponível em processadores i5)/Thunderbolt 4.0 com DisplayPort™ e Power Delivery (disponível em processadores i7)
1 conector de áudio para fones de ouvido e microfone*
1 porta HDMI 1.4
1 porta tomada de energia
RedeIntel® Wi-Fi 6 (Gig+) 2×2 e Bluetooth
DimensõesBateria de 4 células e 54Wh (integrada)
Peso e Dimensões Altura: 1,46cm a 1,8cm
Largura: 35,61cm
Profundidade: 22,89cm
Peso inicial: 1,633kg
CorPlatinum Silver – Prata
Áudio e alto-falantesAlto-falantes estéreos, 2 W x 2 W = 4 W no total
ValorR$ 6.899,00

Veja também

Para ver esse e outras análises de produtos, como esse do Galaxy S22, e também ficar por dentro do mundo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Dell Inspiron 15

Dell Inspiron 15
90 100 0 1
Com especificações não tão robustas, mas com muitas peças de boa qualidade, o Notebook Dell Inspiron 15 é uma boa pedida para quem não precisa utilizar o computador para trabalhos mais pesados, como edição de vídeo. Agora, para o uso diário, esse notebook é uma excelente pedida.
Com especificações não tão robustas, mas com muitas peças de boa qualidade, o Notebook Dell Inspiron 15 é uma boa pedida para quem não precisa utilizar o computador para trabalhos mais pesados, como edição de vídeo. Agora, para o uso diário, esse notebook é uma excelente pedida.
90/100
Total Score
  • Tela
    100/100 Excelente
  • Design
    95/100 Excelente
  • Desempenho
    90/100 Incrível
  • Bateria
    80/100 Ótimo
  • Construção
    85/100 Incrível

Prós

  • Tela de alta qualidade
  • Touchpad de bom uso
  • Boa saída de som
  • Bem leve e não mancha
  • Design muito bonito

Contras

  • A iluminação do teclado não é tão forte

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
6
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados