Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500)

Notebook Gamer 2AM Challenger
Em parceria com a Positivo Tecnologia, a 2A.M. chegou com a proposta de trazer para o mercado nacional, equipamentos, tais como Desktops e Notebook Gamer, com configurações avançadas com preços acessíveis.
Desempenho Equilibrado
Notebook Gamer 2A.M. Challenger

Com 3 linhas distintas, a 2A.M. traz os modelos “Performance” de entrada, os “Challenger” intermediários e os “Extreme” no segmento de alta performance.

Notebook Gamer

Para os gamers, a marca traz desktops e notebooks com especificações que usam de Intel Core i3 ao Intel Core i7 , todos de oitava geração, além de placas de vídeo que partem da NVidia MX150, até aNVidia GeForce GTX1060, atendendo todos os públicos.

“Simplificar sem perder a complexidade. Descomplicar sem perder a genialidade. Essa é a essência da 2A.M. Assumimos a responsabilidade de entregar uma solução completa ao jogador, facilitando sua busca por uma configuração que atenda suas expectativas. Para a melhor experiência, nossa base é o gráfico do jogo.”, explica o gerente de produto Felipe Oliveira.

Veja agora a análise de um dos modelos de Notebook Gamer da 2A.M., o 2A.M. Challenger! Recebemos a versão E500-150F0810PN2C.

Design e Construção

O design do 2A.M. Challenger é discreto, todo seu corpo é preto, trazendo na tampa o logotipo da marca, além do da NVidia, indicando que tem coisa boa em seu interior.

Existem algumas linhas desenhando contornos na tampa e também em seu interior destacando o botão usado para ligar o notebook.

Sua construção é sólida, em nenhum momento percebi deformação importante, mesmo segurando o notebook apenas com uma das mãos. 

A parte de trás é um pouco mais alta que o restante do notebook, auxiliando assim o trabalho dos dois ventiladores responsáveis por manter o 2A.M. Challenger sempre com uma temperatura aceitável, mesmo durante a execução dos jogos mais pesados.

Tela

A tela IPS FullHD (1920X1080) de 15.6”, é antirreflexiva, possui ótimo ângulo de visão, as bordas não são super finas, mas isso não incomodou.

Tela FullHD 1920x1080 antireflexiva

Tela IPS FullHD (1920X1080) de 15.6” antirreflexiva

Seu brilho em ambiente interno é muito bom, mas em ambiente externo ou em locais muito iluminados, deixa um pouco a desejar.

Teclado e Touchpad

Finalmente, depois de muito testar outros notebooks gamers, temos aqui um teclado ABNT2.

O teclado retro-iluminado tem cor vermelha e possui tecla de função para regulagem de luminosidade.

Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500) 3
Teclado retro-iluminado em vermelho

Demorei um pouco para me acostumar com a digitação nele por conta das teclas serem pequenas. Mas é uma questão de adaptação.

O touchpad é pequeno, tem resposta rápida e seus botões são separados da área responsiva e sua posição é bastante confortável.

Conectividade

Posso dizer que, o grande diferencial do 2A.M. Challenger e, também, de outras versões disponíveis é a parte de conectividade.

Temos Rede Wireless-AC, uma porta de rede gigaLAN, além de conexão Bluetooth 4.2.

Seguimos com duas portas USB 3.1 (tipo A), uma porta USB 2.0 e uma porta USB 3.1 (tipo C).

Conectividade nota 10
DESTAQUE: Existe a possibilidade de conectar até 3 monitores externos

Uma porta HDMI e duas portas Mini Display Port, que permitem a ligação de até 3 monitores adicionais!

As saídas de microfone e fone de ouvido são separadas.

Para finalizar temos ainda um leitor de cartões SD, muito útil para quem utiliza câmeras que gravam imagens e vídeos neste tipo de cartão.

Áudio

Apesar de trazer a chancela da SoundBlaster Cinema 5, as funções agregadas pela tecnologia funciona muito bem utilizando fones de ouvido. 

Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500) 4
SoundBlaster Cinema 5

O mesmo não acontece usando os alto-falantes do notebook pois o som é muito baixo.

Performance e Hardware

Se a linha é gamer então vamos jogar!

A versão recebida para análise chegou com Intel Core i5 de oitava geração (8300H), 8GB de RAM DDR4 (possibilidade de upgrade até 32GB), 1TB de disco rígido e GeForce GTX 1050 com 4GB de VRAM DDR5 dedicada.

Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500) 5
O Notebook Gamer 2A.M. Challenger roda PUBG em qualidade média

O 2A.M. Challenger demonstrou ótima performance nos jogos. Overwatch, PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUNDS, For Honor, GRID, Insurgency, CS:GO, rodam sem problema, as configurações devem ser alteradas de acordo com o jogo.

Saindo do entretenimento e falando um pouco sobre trabalho. A placa de vídeo GeForce GTX 1050, nos permite jogar e também muito bem com edição de vídeos.

Usando Adobe Premiere no 2A.M. Challenger, após editar um vídeo de 12 minutos, incluindo cortes, efeitos de transição e ajustes de cor, o render levou 8 minutos em resolução FullHD, gerando um arquivo de 1.735GB.

Após isso ainda usamos o HandBrake para reduzir o tamanho do arquivo, o software precisou de 5 minutos para transformar o arquivo de 1.735GB em um arquivo novo com apenas 582MB.

Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500) 6

Não tive problema algum ao usar o Photoshop para edição de fotos, inclusive em arquivos TIFF de grande escala.

Mas nem tudo são flores, inexplicavelmente, em tarefas simples, como navegar utilizando o Google Chrome com poucas abas abertas, por várias vezes o mouse simplesmente parava de responder.

Eu movimentava o mouse e o ponteiro ficava ali, inerte, sem resposta. E pasmem, dentro das aplicações e jogos essa falta de resposta não ocorria.

A presença do Intel Optane de 16GB pareceu não cumprir o que promete. Afinal a ideia é trazer a performance semelhante a computadores que usam SSDs.

Provavelmente o gargalo está nisso, o disco rígido de apenas 5400rpm acaba deixando a desejar. Então a dica para performance em todos os momentos é, inclua um SSD.

E aqui fica um ponto positivo, pode-se instalar um SSD padrão e um SSD m2 também.

Autonomia de Bateria

Em uso moderado, navegando, lendo notícias, editando textos e assistindo vídeos no youtube, o 2A.M. Challenger, ficou longe da tomada por 5 horas, quando entrou em modo de economia de energia e logo depois exibiu aviso de “bateria baixa”.

Agora durante o uso com jogos, o 2A.M. Challenger tem baixa autonomia, mas isso não é problema, visto que todo notebook gamer com placa de vídeo dedicada necessita estar ligado a fonte de energia para ter sua máxima performance.

Review: Notebook Gamer 2AM CHALLENGER (E500) 7
Notebook Gamer 2AM Challenger

Uma vez fora da tomada, o clock da placa é automaticamente reduzido. Então, para performance em jogos, notebook na tomada!

O carregamento completo de sua bateria levou 1h50m.

Conclusão

Embora tenha havido problema com a performance em tarefas simples, o Notebook Gamer 2A.M. Challenger atendeu a demanda dos jogos e também a parte de edição de vídeo.

Ainda questiono se existe algum problema na unidade que recebi, ocasionando as paradas repentinas de resposta do mouse e touchpad.

Só de existir a possibilidade de conectar até 3 monitores externos, fiquei tentado a comprar um, a versão com SSD, claro!  

Notebook Gamer 2AM Challenger
Desempenho Equilibrado

Entramos em contato com a 2A.M. que prontamente nos respondeu sobre o problema de travamento em tarefas simples.

“Esse caso não havia ocorrido anteriormente. Pode ser por algum conflito de drivers ou algum arquivo que foi corrompido. Para um retorno preciso será necessário testar essa máquina em específico, pois todas as outras estão 100% funcionais, nenhum lag ou travamento. Inclusive o E500 é uma das máquinas mais vendidas e não foi detectado nenhum caso de lag/travamento do touchpad/mouse.”

Levando em consideração o conjunto, optar pelo 2A.M. Challenger pode ser uma boa escolha dependendo do preço que você encontrar no momento da compra.

Existem 3 opções, com configurações diferentes. Então no ato da compra, fique ligado e escolha o notebook gamer que mais de encaixa no seu perfil e, claro, no seu bolso.

Você encontrará a seguir, não só as opções da linha Challenger mas também todos as outras linhas e acessórios.

Especificações do Notebook Gamer

TelaLCD 15.6’’ IPS FullHD (1920×1080), com tecnologia LED, antiglare (Matte)
Placa de VídeoNVIDIA® GeForce® GTX 1050 GPU (4 GB GDDR5)
ProcessadorIntel® CoreTM i5-8300H (2.30 GHz, 8 MB Cache, Quad Core), com Intel® Turbo Boost até 4.00 GHz
ChipsetIntel® HM370 Express
Sistema OperacionalWindows 10 Home
Memória RAM8 GB – Slots de Memória 2x SO-DIMM DDR4 (com suporte até 32 GB)
Armazenamento1 TB, SATA, 7mm, 5400RPM (com suporte a + 1x SSD M.2 2280) / Memória Intel® Optane de 16GB
Leitor de CartõesSD / mini SD / SDHC / SDXC / MMC / RSMMC
WebcamFrontal HD (1280x720P)
ÁudioMicrofone e alto-falantes estéreo embutidos com Sound Blaster™ Cinema 5
ConectividadeRede sem fio Intel® Wireless-AC / 1x LAN 10/100/1000 e Bluetooth 4.2
Portas de Conexão2x USB 3.1 (tipo A), 1x USB 3.1 (tipo C), 1x USB 2.0, 1x HDMI, 1x VGA, 1x Áudio para microfone, 1x RJ-45, 1x Áudio para fone de
ouvido, 1x DC-in (carregador)
TecladoPortuguês-Brasil (ABNT2), 103 teclas, retroiluminado na cor vermelho, teclas gaming W/A/S/D e teclado numérico integrado

MouseTipo Touchpad, 2 botões
Carregador19.5 V / 6.15 A, 120W
BateriaLi-ion / 3 células / 62 Wh (removível)
CorPreto com detalhes em vermelho
Dimensões378 x 26,9 x 267 mm (L x A x P)
Peso / Peso Bruto2,3 kg / 2,8 kg
Modelo EspecíficoE500-150F0810PN2C
  • 8/10
    Design e Construção - 8/10
  • 8/10
    Tela - 8/10
  • 7/10
    Teclado e Touchpad - 7/10
  • 10/10
    Conectividade - 10/10
  • 7/10
    Áudio - 7/10
  • 8/10
    Performance e Hardware - 8/10
  • 8/10
    Autonomia de Bateria - 8/10
8/10

Summary


Pros

  1. Tela fullhd anti-reflexiva
  2. Bateria
  3. Conectividade (possibilidade de conectar até 3 monitores)
  4. Baixo nível de ruído

Cons

  1. Áudio muito baixo
  2. Disco rígido com apenas 5400rpm (Intel Optane não auxiliou)
  3. Teclado possui as teclas bem pequenas, necessita um tempo para adaptação
  4. Webcam regular

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via