Conecte-se conosco
samsung odyssey i7 capa - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Intel

Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Quer saber se o notebook gamer da Samsung, o Odyssey, é uma boa escolha? Confira a nossa análise!

Com o passar dos anos, o espaço dos notebooks vem diminuindo cada vez mais por conta do avanço dos dispositivos móveis.

A situação piora um pouco mais, quando os notebooks são destinados aos jogos, devido a preferência pelos desktops. Mas tudo isso pode estar mudando com os lançamentos que vem chegando ao mercado nacional nos últimos meses.

Hoje temos alguns notebooks que possuem características de desktops. Recebemos para análise o primeiro notebook gamer da Samsung, o Samsung Odyssey, modelo 800G5M-XG2.

Pontos positivos

  • Tela IPS FullHD fosca
  • Slot M2 para expansão
  • Teclado Retroiluminado

Pontos negativos

  • Webcam Regular
  • HD com 5.400rpm
  • Autonomia de Bateria

tampa e logotipo odyssey samsung - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Acabamento e design

O acabamento e construção do notebook é primoroso, seu design é sóbrio e de cor fosca, os detalhes trazem um aspecto que o diferenciam e, à primeira vista, faz com que o consumidor pense “tem algo diferente aqui”. Seu teclado é retroiluminado, assim como as bordas do amplo touchpad, além disso a logo “Odyssey” também tem retroiluminação e permanece ligada enquanto o notebook está em uso.

teclado retro iluminado odyssey samsung - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Hardware

E de fato tem, seu conjunto é parrudo. O Samsung Odyssey traz processador Intel core i7 7700HQ (de sétima geração), 8GB de memória RAM (DDR4) e HD com 1TB de capacidade de armazenamento. Infelizmente, até o momento, as versões disponíveis do Odyssey não trazem SSD como padrão.

Sua tela IPS Full HD (1920X1080) de 15.6” antirreflexiva tem um ângulo de visão excelente. Com uma GeForce GTX 1050 com 4GB de RAM (DDR5) dedicada, o usuário ganha mais performance de desktop para o notebook.

tampa da base odyssey samsung - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Sua base traz uma tampa que dá amplo acesso aos seus componentes internos e, até em sua base, o Odyssey chama atenção com detalhes também em vermelho. O Odyssey traz sistema Hexaflow Vent, um sistema avançado de arrefecimento e ventilação que ajuda a manter o Notebook refrigerado.

O notebook conta com 3 portas USB, sendo duas 2.0 e uma USB 3.0, porta RJ45 GigaLAN, wi-fi, bluetooth 4.1 e alto-falantes estéreo (1.5Wx2), leitor 3 em 1 para cartões multimídia e webcam. O sistema operacional pré instalado é a versão Home do Windows 10.

Tudo isso num corpo compacto (37,8cm de largura, 26cm de altura e 2.8cm de espessura), pesando apenas 2.52kg.

especificacoes odyssey samsung - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Software

O Windows 10 em sua versão Home já vem pré-instalado no Samsung Odyssey, dispensando a necessidade de comprar sistema operacional separadamente.

Além disso é possível utilizar o pacote do Office que também está presente no Notebook e ativar o mesmo com uma chave de registro pré existente ou comprar a versão disponível pela internet direto do site da Microsoft.

Falar de Windows atualmente é redundante, mas falar sobre o desempenho do Odyssey durante o uso com o sistema não. Tudo carrega rapidamente, cabe pontuar aqui que a primeira coisa que fiz, por questões pessoais foi desativar o uso no navagador da Microsoft, o Edge e instalar o Google Chrome! 😉 Navegar com 2 abas do Chrome abertas ou 20 abas, não faz a menor diferença para o Odyssey, ele consegue administrar isso sem problema algum.

Existe ainda uma central da Samsung para controle do Odyssey.

ODyssey Control1 - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

O Odyssey Control é um monitor de sistema simples que exibe o uso da CPU, a atividade de GPU e as velocidades dos ventiladores para os collers de CPU e GPU. Ele também possui uma sobreposição de canto muito útil para temperatura GPU em tempo real, temperatura da CPU, FPS e uso de RAM que os jogadores gostam de ter ativos.

O software não oferece outros recursos e espero que uma revisão futura possa adicionar funcionalidades de gravação para salvar dados de hardware e jogabilidade.

Usabilidade/Jogabilidade

A oportunidade de utilizar o Odyssey, deu uma excelente ideia de como um notebook deve se comportar quando a história é ter performance no dia a dia. Apesar do HD ter apenas 5.400rpm não dá pra sentir lentidão durante o uso, fico imaginando quão veloz ele ficaria se instalássemos um SSD (é permitido via slot m2 PCIe).

A Samsung deveria ter trazido o SSD como armazenamento principal, porém sabemos que isso elevaria consideravelmente o preço do produto, que já tem um preço, digamos, diferenciado.

Tarefas simples são feitas instantaneamente, a ideia de utilizar o Odyssey para edição de vídeo com o Premiere e After Effects é de, exatamente, elevar o nível de processamento base e gráfico. E o notebook faz isso muito bem. A resposta aqui seria algo do tipo, Se ele edita vídeos sem problemas todo o resto irá funcionar bem.

grid - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop

Nos testes de jogos, a experiência foi satisfatória, todos os jogos testados tiveram bom desempenho, Grid AutoSport, American Arms, Trine 2, Injustice, League of Legends, entre outros, sempre foram executados com as configurações no máximo e mais de 75FPS em média.

Bateria e Autonomia

A começar pelo tempo de carga, uma vez ligado a tomada, é necessário aguardar duas horas e meia para que a bateria do Odyssey esteja completamente carregada.

Durante nossos testes em uso padrão, utilizamos editor de texto, planilha e programa de edição de imagem, navegação em redes sociais e também acesso ao Youtube para consumir conteúdo em vídeo, sua bateria aguentou aproximadamente 4 horas.

Já em uso moderado/pesado, editamos vídeos e também jogando, sua bateria durou pouco mais de 3 horas. Menos do que gostaríamos, mas vale lembrar que  para que o Odyssey entregue uma performance superior e desempenho em jogos, é necessário que o mesmo esteja ligado a fonte de alimentação, dessa maneira sua placa de vídeo é utilizada em sua plenitude, isto quer dizer que durante o tempo que o Odyssey fica fora da tomada, o próprio notebook faz a gestão de energia reduzindo essa performance.

Considerações finais e preço

Durante os testes, foi constatado que apesar da parte de baixo do Odyssey manter uma temperatura adequada, nos jogos, a parte superior do teclado, próximo a tela do notebook, do lado esquerdo, esquentou consideravelmente. Jogando Grid no máximo, tive que parar de jogar. A tecla “W” e superiores, estavam esquentando de mais. Os ventiladores responsáveis por manter a refrigeração dos componentes internos, quando requisitados, geram mais ruído que em operação normal, mas não incomodam.

No quesito upgrade é possível, através de slot m2 PCIe, utilizar um SSD e ainda utilizar até 32GB de memória RAM, em dois módulos de 16GB. O Odyssey chega com 8GB porém os mesmos estão divididos em dois módulos de 4GB cada.

No dia a dia o notebook não fez feio, possui ótima performance em games e Softwares de edição de imagem e vídeo. Na edição e renderização de vídeos o Odyssey fez todo o trabalho sem problema algum. Deixando meu ATIVBOOK2 comendo poeira.

O Odyssey, tem um conjunto excelente, embora tenhamos que pontuar que a sua webcam é regular. Mas o que realmente preocupou, foi o aquecimento excessivo durante a utilização do Notebook em nossos testes de jogos. Afinal de contas ele é um Notebook Gamer!

Sabemos que calor excessivo pode diminuir consideravelmente a vida útil dos componentes internos do notebook e principalmente sua bateria, impactando a longo prazo sua autonomia.

O preço sugerido do Samsung Odyssey que traz processador core i5 é de R$4.999,00 e o Odyssey que traz o processador core i7 é de R$5.499,00. Ambos podem ser encontrados nas grandes lojas do mercado e, hoje, já pode ser encontrado com ótimos descontos.

Samsung Odyssey, com:Core i5Core i7
Walmart Comprar aqui  Comprar aqui
Casas Bahia Comprar aqui  Comprar aqui
Shoptime Comprar aqui  Comprar aqui
Americanas.com Comprar aqui  Comprar aqui
Ponto Frio Comprar aqui  Comprar aqui

Especificações técnicas

  • Marca: Samsung
  • Modelo: Odyssey 800G5M-XG2
  • Processador: Intel Core i7 7700HQ (2.8 GHz até 3.8 GHz) 7ª Ger. Cache 6 MB
    Existe versão com Intel Core™ i5 7300HQ (2.5 GHz até 3.5GHz) 7ª Ger. Cache 6 MB
  • Memória RAM: 8GB tipo DDR4 Clock 2133 MHz. (expansível até 32GB)
  • HD: 1 TB HDD 5.400 rpm (é possivel instalar SSD através de porta M2)
  • Placa de vídeo: Dedicada NVIDIA GeForce GTX 1050 com 4GB gDDR5 (40W Full PERFORMANCE)
  • Tamanho de tela: 15,6″ polegadas Full HD (resolução 1.920 X 1.080p) Widescreen 16:9
  • Áudio: Alto-falantes SoundAlive – 3W Estéreo (1.5W x 2)
  • Conectividade: Portas 1x USB 3.0, 2x USB 2.0, HDMI, LAN RJ-45, 3 em 1, Combo fone/microfone
  • Sistema: Windows 10 Home Edition e Office pré instalados
  • Bateria: 3 Células 43Wh
  • Dimensões: Largura 37,8 cm- Altura 2,4 ~ 2,8 cm – Profundidade 26 cm
  • Peso: 2,5 kg

Samsung Odyssey

notebook e caixa odyssey samsung - Review: Samsung Odyssey, o notebook gamer com placa de vídeo de desktop
7.6

DESIGN

8/10

ESPECIFICAÇÕES

8/10

UPGRADE

9/10

AUTONOMIA

6/10

PREÇO

7/10

Pros

  • Design sóbrio
  • Teclado Retroiluminado
  • Touchpad amplo com multi toque
  • Tela IPS FullHD fosca
  • Slot M2

Cons

  • Webcam Regular
  • HD com 5.400rpm
  • Autonomia de Bateria
Continue lendo
Advertisement

Autodidata, Blogueiro, Youtuber, apaixonado por tecnologia.

Comentários
Subir