REVIEW: Lenovo Ideapad S145, um notebook básico que surpreende

Mesmo não sendo um aparelho topo de linha, o Ideapad S145 cumpre seu papel e impressiona por seu alto desempenho. Confira o nosso review completo

A Lenovo vem se destacando com sua variada linha de notebooks, com configurações que valorizam a alta performance para atender o maior número de necessidades possíveis. O Ideapad S145 é um desses casos, que apresenta um hardware poderoso o suficiente para produtividade e entretenimento.2

O Showmetech teve a oportunidade de testar esse aparelho que oferece uma experiência satisfatória, graças ao equilíbrio em suas configurações. A análise completa você confere a seguir.

Design

Minimalista, o design do Ideapad S145 é discreto e elegante
Minimalista, o design do Ideapad S145 é discreto e elegante

O notebook Ideapad S145 possui um design modesto e bonito ao mesmo tempo. Na cor prata, ele pesa aproximadamente 1,85 kg e traz detalhes foscos na parte superior. Ao abri-lo, a tela de 15,6 polegadas se mostrou um ponto positivo para visualizar conteúdos graças ao tamanho e antirreflexo embutido. Apesar de ser um pouco grande, o computador é relativamente leve e de fácil manuseio.

Além do teclado tradicional, o tamanho do notebook permitiu o aparelho venha também com o teclado numérico, mesmo espremido no cantinho. O touchpad padrão fica logo abaixo da barra de espaço caso o usuário não queira, ou não tenha, um mouse alternativo.

Durante as semanas de uso, tive um bom desempenho com ele, as teclas são confortáveis e a digitação é suave. Infelizmente, o teclado não vem com retroiluminação, mas não chega a ser um ponto negativo se levarmos em consideração que ele é um modelo básico.

Na lateral esquerda fica a entrada do carregador, uma HDMI e três entradas USB – duas no padrão 3.1 e uma 2.0. Senti falta de uma entrada para cabo de rede, caso o usuário queira utiliza-lo para maior desempenho da internet. Talvez ela tenha sido descartada pelo notebook já vir equipado com o Wi-Fi AC. Esse padrão é capaz de chegar a receber até 1,3 Tera Bytes de dados, quase três vezes a velocidade do padrão n – mais usado atualmente.

A lateral direita possui a entrada para cartão de memória, fone de ouvido e microfone
A lateral direita possui a entrada para cartão de memória, fone de ouvido e microfone

Já o lado direito possui uma entrada para cartão de memória SSD ou HDD. Esse espaço extra pode ser usado caso os 512GB SSD não sejam suficientes. Há também uma entrada para fones de ouvido. Abaixo ficam as entradas de ar e dois altos-falantes na inclinação da parte frontal, para que o som não fique abafado na mesa.

Imagem

A tela do Ideapad S145 suporta resolução Full HD (1920×1080), com cores nítidas e intensas, ideais para assistir filmes e séries. O tamanho também agrada, já que as 15,6 polegadas são ótimas para aquela sessão de cinema ou jogar seus games favoritos. As bordas da tela são mais finas, o que ajuda também no aproveitamento do monitor como um todo.

Outra vantagem é que a tela vem equipada com camada antirreflexo, o que ajuda na visualização em locais com muita luz. O aparelho pode ser aberto em até 180º, permitindo o ajuste de ângulo ideal para manter a postura reta durante longas horas de uso. Tanto em jogos quanto nos vídeos, a resolução se mostrou suficiente para apreciar detalhes escondidos em programas com imagem Full HD disponível.

Hardware

O Ideapad S145 possui variações em suas configurações, testamos o modelo com o processador Intel Core i7 de 8ª geração
O Ideapad S145 possui variações em suas configurações, testamos o modelo com o processador Intel Core i7 de 8ª geração

É importante lembrar que o Ideapad S145 varia bastante de hardware. Você poderá encontrar modelos com menos memória, processador diferente, menos espaço no SSD e apenas com resolução HD. O modelo que testamos é o mais completo, com processador Intel Core i7 de 8ª geração e 1.80GHz de potência. Pode não parecer muito, mas combinado com os 8GB de memória RAM e os 512GB de armazenamento SSD, temos um notebook de velocidade impressionante.

O sistema operacional é o Windows 10 e a placa de vídeo é uma NVIDIA GeForce MX110 com 2GB, que possui potência suficiente para jogar games com gráficos não muito pesados, mas há exceções. Em alguns casos, os gráficos em qualidade mínima não ficam tão feios e dá para se divertir sem preocupações.

Com Bluetooth 4.2, câmera de 0.3 MP e microfone integrado, o que deixou a desejar nesse modelo foi a bateria, com duração de pouco mais de duas horas. Então, nada de maratonar séries com o notebook fora da tomada.

Desempenho

O maior destaque do Ideapad S145 da Lenovo é a velocidade. Ao liga-lo pela primeira vez, após fazer as configurações iniciais, em menos de 15 segundos eu já estava abrindo arquivos e navegando na internet. Tudo é bem dinâmico e funciona com fluidez, pois o SSD não permite travamentos ou demora no carregamento.

Dependendo do jogo, mesmo nas configurações mínimas, é possível aproveitar a jogatina sem problemas. Como no caso de Killer Instinct
Dependendo do jogo, mesmo nas configurações mínimas, é possível aproveitar a jogatina sem problemas. Como no caso de Killer Instinct

Aproveitei a oportunidade para testar alguns games e o resultado também foi satisfatório. Os famosos e-Sports da atualidade como League of Legends, Fortnite e CS-Go rodaram tranquilamente, sem quedas de quadros ou carregamentos demorados. O único porém é que as configurações de imagem devem ficar na qualidade média.

Me arrisquei mais um pouco e testei alguns jogos AAA, com gráficos de última geração. Primeiro com Killer Instinct, lançado em 2013 para Xbox One e PC, que teve seu melhor desempenho com a qualidade gráfica baixa. Nesse caso especificamente, o jogo não ficou ruim visualmente, mas é nítido que uma placa de vídeo mais potente poderia melhorar o desempenho.

Fortnite rodou tranquilamente em configurações médias
Fortnite rodou tranquilamente em configurações médias

Já com Gears 5 o resultado não foi dos melhores. Mesmo com o jogo rodando fluido, a perda gráfica é considerável e isso pode atrapalhar a experiência com o game. O ideal é que você analise as configurações mínimas de um título antes de comprar, para que não se frustre mais tarde. Ainda que o aparelho tenha essa capacidade para games limitada, existem diversos títulos – em especial para jogar online – que podem ser aproveitados no Ideapad.

CS Go - possui gráficos simples e não exige muito da placa de vídeo
CS Go – possui gráficos simples e não exige muito da placa de vídeo

Assistir filmes e séries é outra atividade prazerosa nesse notebook da Lenovo. A resolução Full HD, combinado com o alto desempenho e a tela de 15,6 polegadas, são um verdadeiro convite para maratonar suas séries favoritas. O empecilho aqui é a bateria, que possui apenas duas horas de autonomia.

Som

Os dois alto-falantes na parte inferior não impressionam e apresentam desempenho mediano
Os dois alto falantes na parte inferior não impressionam e apresentam desempenho mediano

Na questão sonora o Ideapad S145 não surpreende. Com apenas 1,5W de potência, os alto falantes são ofuscados facilmente por ruídos exteriores. Dá para melhorar caso você tenha fones de ouvido mais potente, mas os altos-falantes sozinhos precisam de bastante silêncio caso goste de escutar música alta ou assistir filmes.

Em casa eu uso o Lenovo modelo Ideapad 320 com a mesma potência nos altos-falantes, mas a diferença em alcance sonoro é nítida.

Bateria

A duração de bateria, conforme citei anteriormente, não é muito expressiva. Com duas células de 35Wh, até consegui utilizá-lo por um bom tempo fora da tomada se o uso não for contínuo. É possível otimizar esse tempo configurando o brilho e as configurações de bateria, mas se usado de forma constante ela dura pouco mais de duas horas.

Esse tempo está na média de duração, não é muito nem pouco, e o tempo de recarga também é demorado. Outra característica que reparei é que o carregador aquece bastante na tomada, mas nada que prejudique o uso.

Conclusão

O Ideapad S145 é uma excelente alternativa para quem procura alto desempenho e velocidade
Uma excelente alternativa para quem procura alto desempenho e tela grande

O Ideapad S145 da Lenovo é um aparelho bastante completo, pode ser usado tanto para trabalho quanto para entretenimento. Apesar das limitações na placa de vídeo e áudio, não muda o fato de que o notebook pode suprir as necessidades básicas dos usuários com alto desempenho. Lembrando que se essas configurações não te agradam, a empresa oferece diversas variações do mesmo modelo para você escolher.

Se você procura um computador prático e rápido para trabalho, essa pode ser uma ótima alternativa, graças a combinação processador Intel Core i7 de 8ª geração, 8GB de memória RAM, SSD e placa de vídeo dedicada.

Esse modelo da Lenovo pode não ser a melhor escolha para quem busca algo mais robusto, voltado para games com gráficos de última geração ou edição de vídeos em 4K, já que a própria tela não permite essa resolução. Sua variedade de configuração e preço pode se encaixar perfeitamente nas necessidades dos usuários, só não esqueça de conferir o site oficial da Lenovo para escolher o Ideapad S145 ideal para você.

Especificações técnicas do Lenovo Ideapad S145 (Modelo 81S9000EBR)

Tela15.6″ Full HD (1920×1080) Antirreflexo
CorPrata
Peso1,85Kg
Câmera0.3 MP
Memória /
Armazenamento
512GB SSD
ProcessadorIntel® Core™ i7-8565U (1.8GHz; 8MB Cache)
Bateria2 células – 35Wh
ConectividadeWireless 1×1 AC / Bluetooth 4.2
Memória8GB (4GB soldado + 4GB slot DDR4 2400MHz)
Entradas2x USB 3.1, 1x USB 2.0, 1x HDMI,
Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC, MMC),
Combo audio/microfone
Dispositivo ApontadorTouchpad
VídeoNVIDIA GeForce MX110 com 2GB GDDR5
Áudio Alto-falantes (2x 1.5W) com certificação Dolby Audio
Sistema OperacionalWindows 10

Notebook Lenovo Ideapad S145 oferece alta performance e velocidade
  • Construção - 10/10
    10/10
  • Tela e Áudio - 7/10
    7/10
  • Desempenho - 10/10
    10/10
  • Design - 9/10
    9/10
  • Bateria - 7/10
    7/10
  • Recursos Extras - 9/10
    9/10
8.7/10

Considerações finais e prós e contras

O notebook da Lenovo é uma basicão de respeito. Apesar das limitações da placa de vídeos em jogos mais pesados, seu desempenho é mais do que satisfatório na maioria das situações, e a tela de 15,6 polegadas é um charme para maratonar séries na Netflix.

Pros

  • Design minimalista em prata;
  • Tela Full HD com antirreflexo;
  • Hardware potente (na versão mais cara);
  • Teclado super confortável.

Cons

  • Bateria poderia ser melhor;
  • Som é mediano;
  • Sem entrada Ethernet;

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter