Testamos: Notebook Dell Inspiron 14R

Tivemos a oportunidade de testar o notebook Inspiron 14R da Dell. O modelo é muito interessante e tem diversos pontos que merecem destaque. Para saber mais, veja os resultados neste review.

IMG_20130920_112501

Tivemos a oportunidade de testar o notebook Inspiron 14R da Dell. O modelo é muito interessante e tem diversos pontos que merecem destaque. Para saber mais, veja os resultados do nosso período de testes:

Visual e Acabamento:

O aparelho é muito bonito. Disponível nas cores vermelho e cinza, possui bordas arredondadas, além da parte externa da tampa e a interna da base (onde fica o teclado e o trackpad), são revestidas com um alumínio escovado (que não deixa marcas de dedos), dando um toque de sofisticação e elegância ao produto.

A tampa não possui trava nem faz um “click”, para indicar o limite de abertura. Se para alguns pode ser um ponto negativo, para outros pode ser positivo, já que o aparelho não te obriga a utilizar a tela em ângulos predefinidos.

A única crítica aqui fica por conta de alguns detalhes que poderiam ter sido melhor observados, como alguns (quase imperceptíveis) vãos entre a carcaça. Nada muito aparente, mas que deixariam o produto com uma cara ainda melhor se fossem corrigidos.

Hardware

O Inspiron 14R possui algumas variações, alternando memória, processador e placa de vídeo. Nessa análise, abordamos o modelo com Core i5, 4GB de Memória e placa gráfica dedicada.

O processador é um Core i5 3337U (Ivy Bridge, com 22nm) que varia de 1.8GHz até 2.7GHz. O sufixo U significa que o processador é Ultra Low Energy (TDP máximo de 17W), ou seja, consome pouquíssima energia. O modelo vêm com 4GB de memória RAM DDR3 e placa gráfica dedicada GeForce 730M com 2GB de memória, além de um HD SATA de 1TB. O conjunto da obra é bem potente e garante que o aparelho não ficará defasado em pouco tempo.

CPUZ copy

Sistema Operacional

O notebook vêm com o Windows 8, a versão mais atual do sistema operacional da Microsoft, o que é um diferencial para quem usa Windows e preza por sempre utilizar softwares atuais. A atualização para o Windows 8.1 deve aterrizar em breve na Windows Store (confira aqui a análise da prévia) e provavelmente os próximos Inspiron 14R virão com essa versão pré-instalada.

Os aplicativos pré-instalados no notebook fizeram a Dell ganhar uma estrelinha no meu coração. Ao contrário de outras fabricantes que lotam o sistema de bloatware (softwares inúteis), os que acompanham o Inspiron 14R são utilitários de backup e diagnóstico de problemas da própria Dell, Skype e o McAfee Live Safe Internet Security (com assinatura premium de um ano), além de uma versão de testes do Microsoft Office 365.

Conectividade

O Inspiron 14R possui duas portas USB 3.0, uma USB 2.0, entrada de cabo de rede (RJ45), conexões wireless e bluetooth, além de uma saída HDMI. A entrada de fones de ouvido é semelhante à de smartphones, onde num só cabo é possível transmitir voz e áudio.

O único ponto negativo (e que deveria ser bem explícito no anuncio do notebook) é que o modelo 2013 NÃO possui saída VGA. Ou seja, sem chance de conseguir conectar o notebook num projetor antigo nativamente. Você vai precisar de um adaptador HDMI/VGA.

IMG_20130828_084323 copy

IMG_20130828_084341 copy

Games & Aplicações Gráficas

Talvez o ponto mais forte do aparelho. O Inspiron 14R consegue rodar a grande maioria dos jogos atuais na resolução nativa (1366×768) com filtros gráficos configurados entre médio e alto. Um dos recursos interessantes é a tecnologia Optimus, da nVidia, que alterna entre a placa gráfica integrada ao processador e a placa gráfica dedicada dependendo do jogo e aplicação. Por exemplo, o game Sonic & Sega All Stars Racing Transformed roda na HD Graphics 4000, já games que exigem maior poder de fogo, como Saints Row: The Third, rodam na GeForce 730M.

A intenção dessa tecnologia é poupar energia ao executar games com o notebook fora da tomada, fornecendo processamento gráfico sob demanda para o jogo ou aplicação, e funciona muito bem. Se preferir, é possível habilitar o uso da GeForce durante todo o tempo de uso – basta alterar uma configuração no painel de controle da nVidia. A placa gráfica integrada é uma Intel HD Graphics 4000 e a offboard, a já citada GeForce 730M. Confira as especificações de cada uma delas:

GeForce 730M

HD Graphics 4000

Performance de jogos no novo Inspiron 14R

Testamos vários jogos no notebook, medindo a quantidade de quadros por segundo (FPS). Os testes foram feitos com o aplicativo Fraps e funcionam da seguinte forma: durante 1 minuto (com ação intensa na tela, in game), capturamos e medimos o desempenho do game no notebook. O notebook conseguiu segurar games relativamente pesados nas configurações média/máxima na resolução nativa de 1366×768 com taxa de quadros por segundo estáveis entre 30 e 60FPS na maioria dos casos. Alguns dos jogos testados foram Resident Evil: Revelations, Tomb RaiderSaints Row The Third, Alan Wake e Alan Wake’s: American Nightmare, Mirror’s Edge, Portal 2, Sonic & All Stars Racing Transformed, Rayman Legends, Rayman Origins e The Walking Dead. Desempenho mais do que satisfatório, na minha opinião.

DICA IMPORTANTE: o notebook possuiu a tecnologia Optimus, da nVidia, que alterna entre a placa de vídeo onboard e a placa offboard automaticamente. Só que em alguns casos (Rayman Legends, por exemplo), o ideal seria o game rodar na placa de vídeo offboard, mas a Optimus “puxa” a onboard e o game pode apresentar lentidões. Para resolver esse problema é fácil:  clique no ícone verde da nVidia localizado na barra de tarefas, próximo ao relógio, com o botão da direita do mouse e selecione Abrir o painel de controle da nVidia. Agora, em configurações globais, na opção Processador gráfico preferido selecione processador nVidia de alto desempenho.

Teclado

O teclado vêm no padrão Brasileiro (ABNT) e possui tecla Ç e tecla dedicada para os caracteres ?, / e °. As teclas possuem um espaçamento excelente e a digitação no aparelho é extremamente confortável (até mesmo para usuários que estão acostumados com teclados de desktop e seus níveis de inclinação. Eu só acrescentaria um teclado numérico dedicado (a ausência é justificável pelo espaço disponível para o teclado, dado o tamanho compacto do notebook) e leds internos de iluminação, que ajudariam a digitar no escuro.

IMG_20130828_084149 copy

Tela

Um dos poucos pontos decepcionantes do Inspiron 14R. A tela infelizmente não é das melhores. Apesar do nível de brilho bom, a resolução é relativamente baixa e dependendo do seu ângulo de visão, as cores ficam lavadas. Esse último aspecto só foi percebido por mim e por um amigo que já é mais experiente com notebooks. Ou seja, se você não é um usuário hardcore provavelmente não vai perceber. Depois de um tempo, você acha o ângulo ideal e se acostuma.

Bateria

O notebook acompanha uma bateria de 6 células. A autonomia de bateria chega a aproximadamente 5 ou 6 horas de uso contínuo, no modo de economia de energia – o processador da série U (Ultra Low Power) e a tecnologia Optimus ajudam nessa economia. Desempenho mais do que suficiente para a grande maioria dos usuários.

Peso e tamanho

Pesando 2,1Kg, achei o aparelho leve, levando em consideração a robustez do hardware. Por ser bem compacto, é possível transportá-lo com frequência sem maiores problemas.

Veredito

O Dell Inspiron 14R, é um notebook incrível, apesar das suas falhas. Se você procura um computador portátil robusto, leve, com boa duração de bateria e que além de tudo permita que você execute games atuais sem lentidão em configurações médias ou altas, acrescente esse modelo na sua lista. O modelo dessa análise custa em média R$2.200,00, com uma versão similar sendo vendida à R$ 1.899,00 na Fnac.

130 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

    • Oi, bom dia, comprei um DELL 14 R 5420 usado, ele têm 500 gb hd 5400 rpm, será que foi modificado? por que pesquisei e vi que esse modelo já vêm com 1 tb.

  • Ótima review, estou pensando em comprar e me esclareceu muitas dúvidas… Mas qual a diferença dessa versão similar citada? É muito inferior? Pretendo usar o notebook para games.

    • Olá, Ana Flávia! A versão similar não possuiu a placa de vídeo dedicada, o que impacta negativamente no desempenho de jogos. No seu caso, é melhor adquirir o modelo mais completo! Acredito que os novos modelos devem vir com versões mais potentes da placa gráfica. 😉

  • legal.! Pretendo comprar um na versão processador i5, 6gb de RAM e HD 1T, não utilizo pra games e acredito que vá me atender !

    valeu pelas dicas!

  • Poxa, só fiquei triste por não ter leds internos de iluminação nos teclados. Me ajudaria muito. Mas de resto parece ser um excelente notebook. Alguém poderia me indicar um que tenha o mesmo poderoso desempenho mas que contenha iluminação leds no teclado?

    • Olá, Aníbal! Fifa 14 sem dúvidas você consegue rodar. Já o Red Dead Redemption não, pelo simples motivo que não há versão para PC do jogo. 🙁

  • Marcus, comprei agora este notebook da DELL com a seguinte configuração: intel I7, 8 GB de memória, 1 TB de HD e 2 Gb de placa de vídeo dedicada, porém não entendo porque que ele ainda trava um pouco jogando o Pes 2013, por exemplo. Tomei cuidado de alternar para a placa de vídeo em questão, mas nada… O incrível é que meu notebook anterior (um CCE com intel I5, 4GB de memória e com 128 MB de placa de vídeo on board rodava sem problemas…

    • Olá, Michel! Que estranho… no painel de configurações da nVidia, em configurações globais a opção “processador gráfico preferido” está em automático? Quando estava usando o Windows 8 comum (sem atualizar pro 8.1) eu tinha que selecionar o “processador nVidia de alto desempenho” por ali mesmo. Configurar individualmente não funcionava.

      • Pois é, eu tive que selecionar o processador de alto desempenho manuamente, pois ele não detectava automaticamente. Isso é o que mais me espanta, pois já está selecionado a placa de vídeo de 2 GB… Será que tenho que fazer outra coisa?

  • Olá, Marcus.
    Gostei muito do review. Decidi comprar esse aparelho somente depois que li esse post. Estava querendo comprar um Latitude ou um Vostro, pois a a carcaça do Inspiron era bem fraquinha mesmo. Entretanto, uma grande dúvida que ainda tenho é o seguinte: vou comprar o Inspiron 14R com placa dedicada de 2gb, processador i5 e 1TB de HD com pagamento á vista e a Dell ainda está cobrando frete. Não estou encontrando um note com essas configurações no Fnac e tampouco em outras lojas (na internet). Você poderia me indicar alguma? Acho um absurdo pagar mais de 2.000,00 numa máquina e ainda ter que pagar um frete alto. Enfim, muito obrigada pela ajuda. Abraço,

    • Olá, Tálita! Fico feliz que o post tenha sido relevante na sua decisão.

      Então, não paguei frete no meu… acho que na época era oferta de frete grátis. Será que você não consegue chorar um frete free no Twitter da Dell ou no próprio tele vendas? Já comentaram comigo que eles são muito amigáveis no tele vendas…

      Não se esqueça de voltar pra me contar se conseguiu o frete! 😀

      • Ei, Marcus! Então, não consegui retirar a cobrança do frete. Eles foram irredutíveis! Mas comprei mesmo assim. Confesso que aina estou com dúvida se fiz um bom negócio ou não. Se deveria ter comprado algum outro notebook de outra marca, mas enfim…só o tempo dirá! Tudo de bom e continue com o seu ótimo trabalho. Você realmente ajudou!

  • Muito boom o Review. Estou pensando em comprar o 14R já com a 4ª geração do I5 e com placa dedicada Geforce 740M. Sabe me informar se roda tranquilo The Sims 3, BF4 e Resident Evil 6?

    • Bom, Léo… The Sims 3 vai rodar tranquilamente. BF4 e RE6 devem rodar de forma satisfatória também, desde que com as configurações gráficas devidamente alteradas. Ambos são jogos MUITO pesados.

    • Aqui eu estou sofrendo com vazamento de memória da placa de vídeo em jogos fullscreen. Você também está passando por esse problema? Fora isso, tudo funciona de acordo.

  • Marcus, por favor, meu McAfee LiveSafe que veio com o DELL Inspiron 14R Corei5, venceu a assinatura de proteção, oq isso exatamente indica? por ser num DELL entrando no COMPRAR AQUI, ele direciona a comprar por R$59,90, o que entrando normalmente no site McAfee sairia por R$170,00. Então vejo certa vantagem nos R$59,90 para renovar a proteção de atualizações. Mas não atualizar, e pagar os R$59,90 indicaria muito prejuízo no meu DELL? navegação, proteção on-line nas navegações, sites, emails etc? Obrigada!!! Andressa Curitiba.

    • Olá, Andressa. Bom, o meu notebook também veio com o McAfee premium e não uso o antivirus. Essa assinatura fornece alguns módulos extras de segurança. Você pode continuar usando a versão gratuita normalmente se não quiser / puder pagar pela assinatura premium.

  • Vc recomenda comprar esse notebook sem a placa dedicada (Somente para fins de faculdade)? E com relação a tecnologia/custo que ele apresenta no momento, vc acha que ele vai se manter uma boa opção por quanto tempo?

    • Guilherme, sim. A HD4000 dá conta do recado se você não for jogar. O conjunto do hardware é bem potente, sem dúvidas ele se mantêm num padrão estável por alguns anos.

  • Marcus, sou estudante de arquitetura, não uso jogos, mas sim programas como AutoCAD, Revit, 3DMax, e estava de olho no Dell Inspiron 14R (5437). Está custando 2499 atualmente. Esse pc seria indicado? Ou se não, qual seria melhor para esse fim? Att, Isabella.

    • Isabella, esses programas sem dúvidas se beneficiam da placa gráfica dedicada. Só dê uma olhada nas especificações do processador recomendadas para cada um desses programas. Acredito que tudo vá funcionar com desempenho excelente.

  • Olá! Acabo de ter uma grande decepção com um notebook Sony Vaio, aquele modelo branquinho, com o qual passei 2 anos e, nesse tempo, 5 vezes indo e voltando da autorizada. Finalmente consegui me livrar dele, acionando o Procon, e agora tenho intenção de adquirir um novo (que não seja Sony!!) e percebi uma certa superioridade na qualidade dos da Dell, pelo menos lendo fóruns especializados pela internet… No intuito de investir 1200,00, no máximo, encontrei esse Inspiron 14R, gostei de certas características descritas no site, como bateria de alta durabilidade, resistência da tampa (2 coisas com as quais tive problema com um antigo Lenovo), configuração boa para alguém que dificilmente instalará jogos ou programas pesados (sou advogada, então basicamente utilizo Office, internet, baixo alguns filmes e fim!). Gostaria muito de uma dica sincera sobre um modelo adequado, que não fique defasado rapidamente, seja rápido nessas minhas demandas simples. Outra questão é que, utilizando notebooks de amigos, conheci o Windows 8 e achei um horror. Muito lúdico e pouco prático, pelo menos pra mim – será possível escapar dele? Todos os notes agora vêm com essa praguinha? Gosto tanto do 7! Obrigada, pessoal… Adoro as dicas que postam, são de grande valia!

  • Boa noite! Estou numa dúvida danada na compra do meu próximo notebook. A dúvida é entre a HP e a Dell. O que me aconselha: dell inspiron 14-3421-A30 ou hp pavilion14-n040br? Desde já agradeço.

  • Gostei muito do review, me esclareceu varias coisa! Só o peso q estou em duvida, no site da Dell informa 2,3g… é isso mesmo? Ainda estou avaliando qual note comprar, soh fico com receio do ser meio pesadinho…

  • outra duvida quanto a placa de video, me comentaram que também ajuda a baixar fotos e videos em sites com mais rapidez, eh verdade? Bom agora estou usando um Dell Vostro do meu marido e nao apareceu as imagens que você colocou acima, tem a ver por ser placa de video integrada?

    • Baixar fotos e vídeos com mais rapidez por ter placa de vídeo é mito. O que vai acontecer se você comprar um notebook com placa de vídeo dedicada é que os vídeos serão reproduzidos de forma adequada, mesmo que em resoluções altas. O desempenho geral do sistema tende a ser melhor também, já que a placa gráfica dedicada tem poder de sobra pra renderizar todos os recursos gráficos do Windows 8.

      Você pode conferir se o notebook do seu marido possui placa de vídeo baixando o aplicativo GPUz. Nele você consegue verificar as configurações da(s) placa(s) gráfica(s) do notebook. =D

  • muito bom as observações, mais tem dois jogos conhecidíssimo que vocês não testaram, e por serem os mais jogados no mundo, aí gera dúvida quanto aos outros resultados apresentados. World of Warcraft e League of legends, Eu possuo esse notebook e league roda perfeitamente, porém World of Warcraft desliga o computador de forma inesperada, assim como Dota2, ja entrei em contato com a Dell e eles trocaram todas as peças, drivers e tudo o que for possivel mecionar, estou na fase da troca de produto, não quero mais suporte e estou exigindo uma troca do pc por conta desses desligamentos.

    • Não entendi quanto a parte da “dúvida quanto aos outros resultados apresentados”. Sou obrigado a jogar League Of Legends ou World Of Warcraft só por eles serem “os mais jogados” para ter credibilidade nos testes com outros jogos? Definitivamente, não. rs

      Marcelo, você atualizou pro Windows 8.1? O 8.1 tem um bug com placas híbridas da nVidia. Alguns dos meus jogos apresentavam o erro “memória insuficiente, feche outros programas para continuar executando”. Se for esse o caso, a solução é fácil. ANTES de abrir o jogo, coloque a resolução do Windows (clique com botão da direita na área de trabalho / resolução da tela) com a MESMA resolução que o jogo vai ser executado. É só isso. Espero que resolvam esse problema com o Windows 8.1 Update 1.

      • CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARA, você não sabe como esse seu comentário me ajudou!!!! tava caçando essa resolução em cada cantinho do google kkkkkk

        • Fico feliz que a dica tenha sido útil, Lucas! Já tava ficando louco… toda vez que ia jogar, depois de um tempinho, o erro surgia e o game fechava. 🙁

  • Adquiri há pouco tempo um Dell inspirou 14R (5437). Estou relativamente satisfeito, pois, apesar de agradar quanto
    às configurações, tela touch, etc, deixa muito a desejar no item
    qualidade de áudio. Para reproduzir música, ainda se ouve
    alguma coisa, mas ao comunicar-me pelas redes sociais, o áudio é
    péssimo, pouco de ouve. Penso que num produto com essa configuração (processador core i7, 1 tb, 8gb, tela touch), deveriam caprichar de modo geral. Nesse ítem fiquei decepcionado, não recomendaria.

  • Marcus, vc sabe me dizer se com essa máquina eu consigo rodar programas de edição de vídeo tranquilamente!?
    Estou começando a trabalhar com edição de vídeo e precisava de um note onde eu consiga trabalhar e estudar sem problemas com o pc travando o tempo todo…

  • Marcus, com essa máquina eu consigo rodar programas de edição de vídeo!?

    Estou começando a trabalhar com edição e preciso de um note, tanto para estudar como para trabalhar.

    Gostaria de saber se com esse note eu consigo realizar trabalhos de edição sem maiores problemas… se não vai ficar travando ou desligando….

    Obrigada.

    • Oi, Natália.

      Bom, é o seguinte… não sei muito bem o que os editores de vídeo exigem. Se for quantidade de memória de vídeo, certamente o desempenho será excelente. Se for processamento multi-núcleo, o computador também pode dar conta do recado. Semana passada tive que gravar um DVD com alguns vídeos e o computador renderizava quatro vídeos simultaneamente (note que os vídeos não tinham resolução muito alta).

      Confira as especificações recomendadas do software de edição que você pretende utilizar. Se as configurações estiverem dentro das do 14R, o aparelho pode ser uma boa escolha. 😉

  • Marcus, sou estudante de engenharia e estou buscando um notebook que corresponda as minhas necessidades. Utilizo programas como MATLAB, MATHCAD entre outros, diariamente. Gostaria de saber se posso confiar na capacidade deste notebook no funcionamente destes programas. Att, Rômulo.

    • Olá, Rômulo! Esses são programas que exigem placa gráfica dedicada, correto? Se esse for o caso, o notebook provavelmente vai atender bem as suas necessidades.

    • Estou ansioso pela chegada do meu, uso os mesmos programas que você Rômulo…Espero que tenha um ótimo desempenho nestes programas, incluindo o Fortran 90/95, Surfer 10. Espero que ele atenda as nossas expectativas, quando chegar o meu eu posto aqui como foi a experiência na utilização destes programas.

  • Ola Marcus tenho um Dell Inspiron 14 2640. As configurações são basicamente as mesmo desse modelo que vc esta falando em questão, a diferença é que minha placa de vídeo dedicada é de 1 Gb e minha memoria RAM tem 6Gb. Bem , mas minha duvida é sobre a duração da bateria. Na materia esta escrito que ela dura de 5 a 6 horas no modo de economia. Mas bem c eu estiver jogando não vai durar tudo isso né? Pq minha bateria se eu ficar jogando direto dura mais ou menos 1 hora e meia no máximo. Isso é normal

    • É normal sim, Phelipe. No caso, dei a estimativa de uso no modo economia de energia e utilizando aplicativos que não exigem processamento gráfico dedicado. Jogando (mesmo no modo economia de energia), sua bateria não vai aguentar muito mais do que 1:30h.

  • Olá Marcus sou eu de novo enchendo o seu saco hehehe.E gostaria de saber se há algum problema em deixar o notebook ligado muito tempo na tomada. Danifica a bateria de alguma forma??Pq quando vou trabalhar sempre deixo ele ligado na minha mesa e plugadona tomada

    • Imagina!
      Bom, o ideal é utilizá-lo SEMPRE na tomada. Só utilize-o na bateria caso necessário. Utilizá-lo na tomada conserva a vida útil da bateria.

      • Marcus como assim? kkk. Passei a vida inteira acreditando que usar celulares ou notebooks na tomada acaba com a bateria… sempre carrego, e quando está completo, desligo da tomada, e uso-o até o fim da bateria para somente após carregá-la novamente. Poderia me informar o que é o correto? E se for para deixar ligado na energia devo retirar a bateria? Obrigada, Suelen.

  • Marcus, adquiri o modelo i7 deste mesmo inspiron 14R… Achei suas configurações fantásticas, porém esse processador ainda me incomoda demais com somente 1,8Ghz/3,0Ghz (Turbo Boost). Não estou entendo porque a maioria dos processadores que vem nas máquinas da Dell atualmente estão vindo com menos de 2,0Ghz de clock, poderias me explicar melhor o porquê disso e porquê o desempenho de processamento mesmo assim continua sendo alto quando comparado com processadores de 2.3/2.4Ghz?

    • nos jogos de 80 a 100°C. No normal, entre 55 e 65°C nos dias frios e 65°C a 70°C nos dias mais quentes. Quando é verão, se torna impossível jogar os jogos mais recentes nele (2015 para frente) ou mais pesados.

  • Boa Noite Marcus, adquiri um Dell Core i7 4ªgeração, 1T HD, Placa dedicada NVIDIA 2g, 8GB, uso para arquitetura, mas estou tendo algumas preocupações pois as vezes a placada de video dedicada para de responder e/ou o programa que estou usando, por exemplo Sketchup 2014, da o famoso “não respondendo”, já aconteceu isso com varios outros programas e só tenho o note a uma semana. acho que um notebook desse porte não deveria acontecer esse tipo de atividade sendo o arquivo usado de baixo peso. Como posso proceder ou verificar se meu notebook veio em perfeito estado.

    • Olá, Thais! Isso não é comum… Já tentou ir no painel de configurações da nVidia (um ícone verde que fica na barra de tarefas) e configurar manualmente os programas para serem utilizados com a placa dedicada? O Notebook tem a tecnologia optimus, que ocasiona alguns problemas com certos softwares. Outra dica é atualizar o Windows. Basta acessar o Windows Update e fazer o download das atualizações.

      Não se esqueça de voltar e comentar se conseguiu resolver o problema. 😉

  • olá comprei um dell 14r esta com uma semana, e notei o seguinte, sempre quando ligo ele na tomada, a parte da carcaça metalica fica como se tivesse energizada nao chega a dar choque mas ao encostar o braço fica como se tivesse acontecendo um formigamento por causa da erergia. isso é normal para esse tipo de carcaça metalica?

    • Júnior, sou praticamente um ímã. Levo choque até em cadeira de plástico (hahaha). Se não me engano, tomei um leve choque uma vez, bem como você disse – um formigamento, mas estava descalço e com as mãos levemente úmidas (tinha acabado de sair do banho e fui mover o notebook de lugar). Sem dúvidas a carcaça metálica deve ter ajudado no choque. Verifique se o local onde você deixa o notebook é propício para esse tipo de “energização”. Não entendo muito do assunto, mas acredito que o local tem influência nessas situações.

    • o meu dell é assim desde sempre. Comprei em 2013 e pelo 8 meses trocaram tudo, exceto a tela, driver optico, hd e memorias. Continuou com o problema. Me dei por vencido, pq não adianta. Mas a energização era elevadissima, chegava a ser um mini choque a cada encostada. Agora tá bem leve, qse não sinto. Deixei por isso mesmo… Mas é ruim.

  • Bm dia fera! Cara vc eh 10! Por favor me ajude. Comprei um um Dell inspiron 14r i5 1 tera d hd, 4gb ram. 2.6 hz, placa integrada intel hd graphics 4400.windows 8.1. Essa configuraçao consegue rodar jogos atuis? Me e dê apenas alguns exemplos!! Obrigado.

    • Vish, Rodrigo… com placa integrada acho difícil, hein.
      Acredito que você vai conseguir rodar sem problemas games como Sonic & All Stars Racing Transformed, FEZ, Castle Crashers, Portal 2, The Walking Dead (da Telltale Games), games de futebol, MMOs, e outros que não demandem alto processamento gráfico. Games como Tomb Raider, Batman Arkham Origins e Assassin’s Creed IV, por exemplo, não rodarão com desempenho satisfatório. 🙁

  • Então tou pensando em comprar um notebook q rode the sims 3 com as expansões e estou em duvida entre o hp 14-d030br q vem com intel hd 4000 (R$1899) ou o dell inspiron 14 q vem com a placa nvidia geforce 720m (R$ 2000) Qual seria melhor?!

    • Brenda, pro seu caso, sem dúvidas o Inspiron com a GT7200M. Por mais que The Sims 3 não seja extremamente exigente, a placa de vídeo dá um boost legal no desempenho do jogo.

  • Estou planejando comprar um Inspiron 14R ( i7, 8gb Mem, e placa dedicada Nvidia GT740M), então na minha busca encontrei seu review, e revolvi perguntar sobre a refrigeração do modelo. Ela é boa? superaquece muito ao rodar jogos ou programas que exigem muito da placa de vídeo? se puder me responder eu agradeço

    • Olá, Luiz!
      Então… em jogos pesados o notebook esquenta bastante, mas nada além do limite. Já peguei notebooks de outras marcas sem placa dedicada que esquentam muito mais. O 14R tem a carcaça metálica, o que ajuda a dissipar um pouco e calor e acaba gerando essa impressão de aquecimento. Se comprar o notebook, volte aqui e comente o que achou da questão da refrigeração.

      • Adquiri o Inspiron 14 5000 (i7 5ª geração) 2gb dedicado.
        O notebook faz muito barulho, até mesmo para navegação, não sei se isto é normal, terei de entrar em contato com a DELL.

        Noite passada estava jogando (com uma pasta plástica no meu colo e o notebook em cima) e ele se desligou duas vezes (com o AC conectado, achei muito estranho!) Não tenho nem 1 mês de uso

  • Marcus, adquiri o notebook faz uns 2 á 3 meses porém o notebook só roda os jogos quando é plugado a bateria, quando ele roda algum jogo sem bateria só na tomada ele está apresentando desligamentos constantes, as vezes nem precisa estar rodando algum jogo que ele desliga, e apresenta um log de desligamento no My Dell.

    • Que estranho, Gilmar… já entrou em contato com a Dell?

      Verifique no painel de controle do Windows as configurações avançadas do plano de energia. Lá existem algumas opções de comportamento do notebook na bateria – o notebook costuma reduzir a potência do processador / placa de vídeo para economizar energia, e isso pode ter alguma relação com os desligamentos repentinos.

      A minha dica é: não tire a bateria do notebook quando for utilizá-lo na tomada. Isso reduz muito a vida útil dela.

  • Oe Marcus gostei do seu trabalho sobre o inspiron 14r, estou a procura de um notebook para mim, gostei das configurações deste,mas estou em dúvida em relação a tela dele, na verdade é um dos aspectos que estão me prendendo para comprar. Gostaria de saber se a falta de contraste dele é muito perceptível, principalmente para ver filmes essas coisas, o brilho da tela atrapalha muito, é muito incomodativo? Outro ponto é o som que sai dele e muito baixo, é um som “limpo”? pelo preço que vou investir acho interessante saber desses detalhes. A mais um coisa quero um que não seja touch, para usar o Windows 8 é muito ruim?
    Obrigada!
    Maria Helena

    • Olá, Maria Helena!
      Então, o modelo da análise é o de 2013. Os 14R de 2014 podem ter sofrido alterações significativas nessas características.

      Pois bem, vamos lá: o brilho da tela é OK. Se você tem costume de utilizar na tomada, ou com o brilho no máximo, não ter problemas. Já o contraste / ângulo de visão infelizmente pode incomodar sim, principalmente se você for exigente. Tente encontrar alguém que possua esse modelo (o notebook é bem comum) e faça o teste.

      O som também achei OK, mas fica longe de ser dos melhores.

      E não se preocupe, o Windows 8.1 (os novos modelos já vêm atualizados) é excelente pra uso clássico: touchpad + teclado ou mouse + teclado.

      Se conseguir testar ou resolver comprar, não se esqueça de voltar aqui e comentar o que achou do computador. 😉

    • Oi Marcela! Bom, não tenho essa informação, mas é muito provável que venha com webcam sim. Webcam integrada é praticamente padrão em notebooks!

  • Marcus comprei um Dell 14R, e li todas as perguntas abaixo e respostas, estou ainda aguardando a chegada do Notebook. Sabe me dizer se já foram corrigidos esses problemas que citaram abaixo ou não?

  • so uma pergunta a tecla w ficou amcia isso e normal mas tem como a dell arrumar isso caso aconteser algo a asistiencia cobre isso q vem uma sistencia de 1 ano

  • a tecla w ficou macia isso e normal com o tempo ela fica assim a assistência vem de 1 ano da para arrumar isso caso acontecer algo??????????

  • Olá amigo. Comprei um inspiron 14R ano passado, tem 15 meses de uso agora, significa que acabou minha garantia de 12 meses. Justamente agora estão ocorrendo sérios problemas de hardware, problema na memória, ocasionando no desligamento do notebook inesperadamente, dando tela azul. Pesquisando na internet, vi que estes problemas estão acontecendo de uma forma geral em vários inspiron, acredito que seja até uma caso de Recall, mas que a Dell está ignorando até o momento. Sugiro que quem está interessado na compra de um inspiron avaliar muito bem. durante um ano de uso foi um excelente computador para mim. Trabalho com ferramentas gráficas 3D, ferramentas computacionais, e alguns jogos, nunca tive problemas. Consigo simular montagens em 3D de grandes complexidades geométricas. Mas o problema está ocorrendo depois que a garantia termina. Estou muito insatisfeito, pois é uma máquina de um custo relativamente alto, com uma qualidade esperada também alta, mas que agora não tenho mais condições para usar, pois a cada 30min ou menos, trava e entra em tela azul. 🙁

    • Ótimo comentário, Julio! Fica de alerta para os futuros compradores do aparelho.
      Tive alguns problemas com o meu, como o LCD que “queimou” do nada, mas felizmente estava na garantia e trocaram logo.

      Já tentou reunir outras pessoas com problemas semelhantes (mesmo que na internet) e mandou um report pra Dell? Se uma galera considerável reclamar, fazer burburinho na Internet, talvez eles reajam de alguma forma.

    • o meu apresentou problema no HD com uns 5 meses de us (O velho “tec, tec”) liguei para la e so me enrrolaram), com uns 7 meses de uso apresentou problema no Video, mais uma vez liguei para la e o maximo que consegui foi eles acessando meu note remotamente, tentando resolver o problema com driver. -.-” Acabou que não resolveram meu problema, deu 12 meses e o video e hd entraram em estado critico. Só consigo usar ele agora pq desativei o video Radeon e o HD tive que trocar ´por um outro ja q a garantia n me ajudou e ja acabou. Nesse Exato momento o novo HD tbm ja esta dando problemas e o video Radeon tbm n funcionna mais, se tentar mexer nele da tela azul ai ja era o sistema operacional.

      DELL 14R N4110 — Precisamos nos unir e entrar com processo contra a DELL, pois aconteceu com todos nós que compramos o DELL 14R. Façam um grupo no faceboook para nós nos unimos.

      • Alguém abra um grupo no facebook para entrarmos com uma ação conjunta contra empresa. Eles estão vendendo notebooks com defeito de série.

        • Olá Julio! Se vocês abrirem um processo contra a Dell eu quero entrar junto, tive o mesmo problema com a placa mãe, vocês estão certos! Eles deveriam fazer um recall do Inspiron 14 R.

  • Marcus, comprei o 14R com i7, 8GB ram e 740m 2GB gráfico dedicado.. sou um player de League of Legends, e utilizo tudo no maximo, e tudo no minimo a mesma coisa .. e ela está atualizada comprei faz quase 1 mês poderia me informar algo ?

  • Bom dia, Marcus. Há mt tempo venho pesquisando sobre qual notebook possui o melhor custo benefício. Olhando no site da Dell eu vi duas opções, o Vostro e o 14r, olhando os comentários do vostro percebi q a maioria das pessoas falavam bem do produto no primeiro mês. Mas passado algum certo tempo o notebook começava a dar problemas, além de inúmeros reclamações relacionadas ao WiFi: ou por apresentar um alcance mt ruim ou por problemas de conecção.

    Gostaria de saber se esse 14r apresentou problemas no decorrer do tempo em que esteve (ou está) com você, seja um, dois, quatro meses depois.
    Desejaria saber tbm se ele apresenta problemas com o WiFi.

    Obrigado, aguardo sua resposta ansiosamente. 🙂

    • Olá! 😀
      Bom, não posso falar pelo Vostro. Mas com o 14R tive um probleminha sim. Repentinamente, a tela perdeu o brilho. Não era possível enxergar nada. Como o produto ainda estava no período da garantia, contatei o suporte e no dia seguinte foram em casa e fizeram a substituição da tela, sem custos.

      Não tive outros problemas. O WiFi funciona perfeitamente! 😀

  • Marcus, comprei um dell 14 r , porém ja estou a um ano tendo problemas com ele, referente a conectividade. A Dell ofereceu a troca do equipamento, porém não será o mesmo modelo pois não se fabrica mais. Você acha que compensa?
    O meu é : DELL 14R, 8 GB RAM, 1 TB, 2 GB DE MEMÓRIA DEDICADA.

  • tenho um DELL 14R, 8 GB RAM, 1 TB, 2 GB DE MEMÓRIA DEDICADA.
    Recomendo não te deixa na mão,comprei em uma oferta da dell por 1999.
    Dica:Acompanhem no site da dell pois seguido tem ofertas.

  • Não comprem esse notebook. Comprei e ele já veio com defeito! Trocaram a placa-mãe duas vezes, e nas duas vezes usaram placas RETIFICADAS. Essa série de notebook vem com inúmeros defeitos: HD de 1TB com setores defeituosos, placa-mãe não reconhece placa de vídeo, com o tempo dá defeito no monitor. Enfim, um LIXO!!! Perdi meu TCC, quase perdi meu trabalho do estágio. Já perdi as contas de quantas vezes formatei, troquei de sistemas operacionais. Agora vou procurar a justiça!