REVIEW: Pikmin 3 Deluxe, um jogo estrategicamente divertido

Imagem promocional de Pikmin 3 Deluxe.
Pikmin 3 Deluxe, versão melhorada do jogo de Wii U, chega no Switch com bom conteúdo e uma campanha impecável

Pikmin 3 Deluxe finalmente chegou ao Nintendo Switch. A série, que nunca vendeu tanto quanto outras grandes franquias da Nintendo, teve seu terceiro título lançado originalmente para o Wii U em 2013. O console não foi um sucesso comercial, mas dado o padrão de vendas de seus títulos, Pikmin 3 se saiu relativamente bem, tendo passado da casa de um milhão de unidades vendidas. Ainda assim, aquém da expectativa da desenvolvedora.

Agora disponível para o Nintendo Switch, uma plataforma extremamente popular, a expectativa é que o jogo seja bem-sucedido. Para ajudar a impulsionar as vendas, a Nintendo preparou um jogo de alta qualidade, definitivamente o melhor da série até o momento.

O que é Pikmin

Pikmin não é exatamente uma série muito popular, mesmo pertencendo a uma das maiores empresas da indústria de videogames. Se você nunca jogou ou nunca ouviu falar, explicamos do que a franquia se trata.

Pikmin é, essencialmente, um jogo de estratégia em tempo real (RTS, na sigla em inglês), mesmo gênero de marcas como Age of Empires, Rise of Nations ou Warcraft. Em Pikmin, que em todos os jogos focaliza em seu modo história, o jogador sempre controla um pequeno personagem humanoide que, ao chegar em um planeta muito parecido com a Terra (em Pikmin 3 Deluxe chamado PNF-404), encontra (também pequenas) criaturas chamadas Pikmin, que funcionam como as unidades de trabalho tal qual nos demais jogos do gênero.

Alph e alguns Pikmin encaram um obstáculo.
Para os pequenos Pikmin, qualquer coisa pode ser um obstáculo.

Essas criaturas, de cores e habilidades diferentes, são comandadas pelo personagem controlado pelo jogador, e o ajudam a desempenhar as diferentes tarefas exigidas nos jogos. Ao chegar no planeta PNF-404, o protagonista precisa enfrentar a fauna e a flora para sobreviver. A parte estratégica dos jogos, portanto, fica em escolher e usar os diferentes tipos de Pikmin para cumprir os objetivos dentro de um intervalo de tempo pré-estabelecido.

Para comandar os Pikmin, o jogador tem um cursor a sua disposição, o qual usa para definir com quais criaturinhas deseja interagir e onde quer jogá-las, e cada local ensejará em uma ação diferente: derrotar inimigos, destruir obstáculos, carregar materiais, etc.

Em Pikmin 3 Deluxe, os habitantes do planeta Koppai consumiram todos os recursos alimentícios da região, e exploradores viajam pelo espaço à procura de algum local com alguma matéria comestível. É assim que Brittany, Alph e Charlie — os protagonistas do jogo — chegam ao planeta PNF-404.

Pikmin carregam um melão após derrotarem um chefe.
Todo o jogo se resume a buscar alimento para os habitantes de Koppai.

Após um pouso nada sutil, os viajantes encontram bastante matéria comestível, as frutas. Com a ajuda dos Pikmin, os três aventureiros devem enfrentar a natureza do novo planeta e buscar o maior número possível delas para extrair porções de suco e voltar para casa com uma boa quantidade de alimento. Isso deve ser feito da forma mais efetiva possível, já que a cada dia (no tempo do jogo) o trio consome um copo de suco para a própria sobrevivência.

Design de excelência

Como um bom jogo de estratégia, Pikmin 3 Deluxe possui o level design (a forma como os cenários são desenhados para a exploração) como seu ponto forte. Em todos os quatro cenários do jogo (sem incluir o cenário do chefe final), o jogador precisa pensar bem em suas abordagens e por qual caminho seguirá em busca de alimento.

Como nem sempre é possível concluir uma atividade dentro de um dia de jogo, por vezes é mais interessante preparar as condições para que no dia seguinte o jogador possa coletar uma grande quantidade de frutas.

Várias frutas coletadas em um dia de jogo.
Coletar várias frutas no mesmo dia requer ações eficientes.

Cada um dos três personagens principais pode ser controlado individualmente, o que deixa Pikmin 3 Deluxe um jogo bastante dinâmico. Durante as cerca de 15 horas de jogatina, o jogador várias vezes se verá obrigado a colocar um personagem em alguma tarefa, enquanto, em outro local, resolve quebra-cabeças com outro personagem. Isso já era possível em Pikmin 2 (lançado para GameCube e Nintendo Wii), mas em Pikmin 3 Deluxe a adição de um terceiro “comandante” aumenta consideravelmente a complexidade dos desafios propostos.

Um pouco do gerenciamento de vários personagens simultaneamente.

Os visuais merecem destaque em Pikmin 3 Deluxe. Quando lançado no Wii U em 2013, Pikmin 3 já era um jogo muito elogiado por seus gráficos. Para a nova versão, a Nintendo optou por manter a mesma resolução de tela e taxa de quadros por segundo, qual sejam 720p na televisão e 576p quando em modo portátil, e em qualquer caso o jogo roda a 30 quadros por segundo.

Pode parecer pouco, afinal um jogo com mais de sete anos não está rodando em Full HD. Contudo, ainda assim Pikmin 3 Deluxe é um jogo bonito, e seu estilo artístico faz com que os visuais não pareçam datados, mesmo em 2020. Apesar da resolução, melhorias foram feitas, com mudanças em várias texturas, que ganharam maior qualidade em comparação com a versão de Wii U. Além disso, Pikmin 3 Deluxe tem cores mais vivas, com o verde da vegetação tão brilhante que parecia estar rodando com HDR ativado — o Nintendo Switch não suporta esta tecnologia, frise-se.

Toda a série Pikmin se passa com os personagens em contato com a natureza (ainda que em um meio ambiente fantasioso, apesar de parecido com o real), e os visuais fantasiosos dos Pikmin e dos viajantes espaciais se fundem ao realismo de ambientes com folhagens, areia, poças de água, etc. O resultado é um jogo muito bonito, ainda que na plataforma com menos poderio gráfico da geração.

Um dos cenários do jogo; nave em contraste com a natureza de PNF-404.
Um belo jogo na tela do Nintendo Switch.

Quanto à taxa de quadros, vale dizer que Pikmin 3 Deluxe se mantém constante em 30 quadros por segundo, sem as quedas eventuais da versão original, para o Wii U. A performance se mantém mesmo quando o jogo está em multiplayer, o que pode explicar a decisão da Nintendo em não elevar a resolução do jogo.

Por falar em multiplayer, a opção está presente por toda a campanha, com um segundo jogador podendo entrar ou sair a qualquer momento para uma jogatina cooperativa. A novidade é esperada desde o segundo título da série e agora, finalmente disponível, só aumenta a diversão.

Tela do modo multiplayer de Pikmin 3 Deluxe.
No modo multiplayer, cada jogador pode controlar um personagem livremente pelo cenário.

Edição de luxo

Felizmente, Pikmin 3 Deluxe traz melhorias que vão além de melhorias visuais, de performance e da adição de um modo multiplayer. Jogadores veteranos provavelmente vão perceber que a inteligência artificial dos Pikmin foi consideravelmente melhorada na nova versão.

Nos três títulos principais da série, era comum que o jogador perdesse alguns Pikmin pelo caminho, ou as criaturinhas não faziam a atividade intencionada. Agora, em Pikmin 3 Deluxe os pequenos coloridos se mantêm mais próximos ao jogador, o que dificulta perdê-los. Ainda, os Pikmin respondem mais rapidamente quando são chamados — outro fator que incomodava nos jogos anteriores.

A Piklopedia, espécie de enciclopédia presente em Pikmin 2, catalogava cada planta e criatura do jogo. Pikmin 3, para o Wii U, apesar de conter uma personagem especialista em botânica, não contava com a função. Pikmin 3 Deluxe, felizmente, trouxe de volta o catálogo.

A função é útil ao jogador mais casual, já que possibilita a descrição de elementos importantes para o jogo, bem como pontos fracos de inimigos e quantos Pikmin são necessários para carregá-lo. Com uma rápida consulta à Piklopedia, o jogador pode economizar um bom tempo quando for investir contra alguma criatura do jogo.

Alguns Pikmin são derrotados por um inimigo caranguejo.
Um minuto de silêncio para os Pikmin derrotados.

Assim como em Luigi’s Mansion 3, Pikmin 3 Deluxe possui um sistema próprio de conquistas, chamado de medalhas. Tal sistema não é comum em jogos da Nintendo, e não afetam em nada no jogo, mas jogadores que gostam de executar tarefas específicas ficarão felizes com as diversas opções presentes no game.

Para desbloquear todas as conquistas, o jogador terá que concluir a história do jogo pelo menos duas vezes, já que o modo de dificuldade mais difícil só é desbloqueado após concluí-lo uma vez.

Diferentes modos de dificuldade também é uma adição para Pikmin 3 Deluxe. O modo “difícil” é o modo presente no jogo original. As novidades são o modo “fácil”, para jogadores que desejam focar na exploração, sem limite de tempo, e o modo “ultra-spicy”, no qual a localização de inimigos é modificada e há um limite de apenas 60 Pikmin no mapa. Ideal para quem quer um bom desafio.

Controles adaptados

Quando Pikmin 3 Deluxe foi anunciado para o Nintendo Switch, uma preocupação de fãs era como os controles seriam adaptados. Afinal, considerando que se trata de um jogo de apontar e interagir, o Wii Remote, controle utilizado no Nintendo Wii e Wii U, parecia ser a opção perfeita, e outros controles no Wii U e no GameCube exigiam uma curva longa de aprendizagem.

Felizmente, a adaptação para o Nintendo Switch não deve ser motivo de preocupação para nenhum fã de longa data da série. Os Joy-Cons funcionam quase como um Wii Remote, e mesmo o Pro Controller possui suporte a sensores de movimento, o que permite direcionar o ponteiro com facilidade.

O primeiro chefe do jogo encara os Pikmin.

Além disso, agora há a possibilidade de travar o cursor em um alvo, assim o jogador poderá lançar os Pikmin com rapidez e sem se preocupar com movimentos imprecisos dos controles. Esta mecânica, inclusive, torna a versão do Switch a mais agradável de se jogar até o momento.

Para completar o pacote

Felizmente, Pikmin 3 Deluxe não se restringe à sua campanha, e há espaço para alguns modos adicionais que devem render boas horas aos jogadores. São modos com partidas rápidas, mas que concedem missões que colocam à prova as capacidades de gerenciamento do jogador.

Nos modos de desafios, ao jogador é dado um tempo limite para, em um mapa limitado, caçar tesouros, derrotar criaturas ou enfrentar chefes já vencidos no modo história. Ao final de cada partida, a pontuação do jogador vai para um ranking online para poder ser comparada às de outras pessoas.

Estas missões de desafios já estavam presentes no Wii U, mas a maior parte delas deveria ser comprada à parte. Em Pikmin 3 Deluxe, todo o conteúdo já lançado para o jogo vem incluso no pacote.

Imagem de vitória no Bingo Battle.
O Bingo Battle, sozinho, já rende muitas horas de entretenimento.

O jogo também conta com um modo exclusivamente multiplayer (para até duas pessoas) competitivo, o Bingo Battle. Nele, cada jogador recebe uma cartela de itens para capturar. Vence quem conseguir formar uma sequência de quatro itens (na horizontal, na vertical ou na diagonal) de sua própria cartela. Este modo é diversão garantida!

Nova história paralela

Durante a história de Pikmin 3 Deluxe, dois personagens — Olimar e Louie — aparecem e exercem papel fundamental para a conclusão dos acontecimentos. No entanto, pouco é dito sobre o que aconteceu com os protagonistas dos dois primeiros jogos.

Felizmente, Pikmin 3 Deluxe contém uma história paralela adicional ao jogo original. Infelizmente, não é bem como esperado — uma aventura como a campanha principal.

Desafio das missões de Olimar e Louie.
O modo extra acontece em forma de desafios.

Neste novo modo, o jogador (ou jogadores, já que também pode ser jogado em multiplayer cooperativo para até duas pessoas) controla Olimar e Louie por fases ao estilo dos desafios (capturar tesouros, derrotar inimigos ou resgatar peças da nave a tempo). A história se desenrola por diálogos antes e depois de cada missão.

Apesar de ser interessante e divertido, a melhor forma de contar uma história seria através de um modo tal qual a campanha principal, ainda que mais curto — principalmente porque a intenção é preencher espaços inexplicados da história de Pikmin 3 Deluxe.

Diálogo que dá seguimento à história de Olimar de Louie.
A história extra se desenrola através de diálogos.

Não é ruim, mas também não é tão bom a ponto de justificar mais missões de desafio, já que no jogo já há uma boa quantidade delas.

Diversão do início ao fim

Pikmin é uma série sem igual em toda a indústria de videogames. Compartilha o gênero com clássicos dos jogos eletrônicos, mas tem características únicas e carrega a assinatura da Nintendo.

Pikmin 3 Deluxe é um poço de diversão, com uma jogabilidade refinada e bastante conteúdo para entreter por mais de uma dezena de horas, ou duas dezenas mesmo para jogadores experientes. Trata-se de uma “pérola escondida” do Wii U e que agora está disponível para uma ampla gama de jogadores no Nintendo Switch.

Se você puder, dê uma chance a esta experiência singular, pois a parte ruim de Pikmin 3 Deluxe é que o jogo acaba. Jogo muito mais que recomendado!

Pikmin 3 Deluxe pode ser encontrado por R$299 na Americanas, em formato gift card digital, e pode ser parcelado em até 12x sem juros no cartão.

Nave parte do planeta PNF-404.
Até a próxima!

Análise produzida com cópia digital cedida pela Nintendo.

Pikmin 3 Deluxe, um jogo estrategicamente divertido
  • Visuais - 9/10
    9/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Jogabilidade - 10/10
    10/10
  • História - 9/10
    9/10
9.5/10

Summary

Pikmin 3 Deluxe é um poço de diversão, com uma jogabilidade refinada e bastante conteúdo para entreter por mais de uma dezena de horas, ou duas dezenas mesmo para jogadores experientes. Trata-se de uma “pérola escondida” do Wii U e que agora está disponível para uma ampla gama de jogadores no Nintendo Switch.

Pros

  • Visuais bonitos na TV e na tela do Switch;
  • Multiplayer cooperativo no modo história;
  • Controles bem reformulados;
  • Todos os desafios extras inclusos no pacote.

Cons

  • História extra em formato de desafios.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter