Review: realme 9i traz design elegante e bom desempenho no dia a dia

REVIEW: realme 9i traz bom design e desempenho no dia a dia

Avatar of otávio queiroz
Modelo chinês traz tela com cores vivas, boa autonomia de bateria e som de qualidade. Confira, a seguir, a nossa análise completa

Lançado oficialmente no Brasil ontem (22), o realme 9i abre o calendário de lançamentos regionais da marca em 2022. As principais novidades do modelo estão no seu processador, o Qualcomm Snapdragon 680, e na tecnologia Dynamic RAM Expansion (DRE) que usa memória de armazenamento como memória RAM, aumentando de 6 GB para até 11 GB a RAM disponível para uso no smartphone.

Em primeira mão, o Showmetech testou o novo smartphone da fabricante chinesa e destacou os principais pontos que você precisa saber antes de comprar o produto. Para adiantar, podemos dizer que o seu design e desempenho impressionam, sendo uma boa escolha para quem necessite de um aparelho para multi-tarefas ou para quem deseja jogar eventualmente. No entanto, seu custo-benefício merece um momento de reflexão.

Design

Review: realme 9i traz design elegante e bom desempenho no dia a dia
realme 9i vem com carregador de 33W para carregamento rápido e capa protetora (Otávio Queiroz/Showmetech)

O realme 9i já começa surpreendendo pela sua caixa, que, assim como o próprio aparelho, chama e muito a atenção. Nas cores amarela e preta, ela traz em destaque o modelo do aparelho (9i), com a marca “realme” logo mais abaixo. No seu interior encontramos o celular e mais alguns acessórios, como cabo USB Tipo-C, carregador de 33W e, para a alegria dos mais desastrados, uma capa de proteção transparente que não ofusca o belo visual do smartphone.

Com um design e acabamento que impressionam, o realme 9i poderia muito bem ser confundido com um smartphone premium, num primeiro relance. Vale ressaltar que o modelo testado pelo Showmetech é o Prism Black, mas também há uma segunda variação de cor chamada Prism Blue disponível no mercado. Com laterais em metal, sua traseira construída em plástico com efeito prisma dá um toque especial no corpo do aparelho, ao mesmo tempo em que revela detalhes não muito legais.

Realme 9i
Aparelho é fino e leve; são apenas 8,4mm de espessura e 190 gramas (Otávio Queiroz/Showmetech)

Sua traseira chama atenção pelo efeito óptico do acabamento, entretanto consegue reter uma grande quantidade de partículas de poeira e manchas de impressões digitais que podem incomodar alguns usuários. Contudo, esse não é um problema que afetará muita gente, já que boa parte dos usuários costuma proteger seus celulares com uma capinha, principalmente quem tem uma maior facilidade de deixar o celular escapulir das mãos.

Com um design fino e leve — são apenas 8,4mm de espessura e 190 gramas —, o realme 9i encaixa muito bem nas mãos e utilizá-lo é extremamente fácil e confortável. As três câmeras traseiras são levemente saltadas, então caso queira evitar danos às lentes recomendo fortemente o uso da capa que já vem com o aparelho.

Traseira do realme 9i
Com laterais em metal, sua traseira construída em plástico com efeito prisma dá um toque especial na carcaça do aparelho (Otávio Queiroz/Showmetech)

Com 164,4mm de altura e 75,7mm de comprimento, ele vem com os botões de volume e bandeja para dois chips e cartão microSD localizados no lado esquerdo e o botão liga/desliga no lado direito. O botão power também funciona como sensor de impressão digital. Na parte inferior, estão localizados a entrada para o fone de ouvido de 3,5 mm, a porta USB Tipo-C, microfone e um dos alto-falantes (o segundo alto-falante está localizado na parte frontal do aparelho, formando um som estéreo que falaremos mais abaixo). Na parte de cima, apenas um segundo microfone que funciona para cancelamento de ruídos.

A câmera frontal está localizada no canto superior esquerdo e o seu tamanho é algo bem exagerado, chegando a ocupar meio centímetro do display. Na parte traseira, três lentes e o flash aglutinados no canto superior esquerdo. O único escrito na parte traseira é o nome da marca no canto inferior esquerdo, proporcionando um visual mais limpo.

Tela

Tela do realme 9i
Tela do realme 9i traz cores ricas e brilho adequado (Otávio Queiroz/Showmetech)

O realme 9i possui uma tela IPS LCD grande de 6,6 polegadas com resolução FHD+ (1080×2412), taxa de atualização de 90Hz e taxa de amostragem de toque de 180Hz. A tela é ótima e traz cores ricas e brilho adequado, sendo possível ainda alternar entre o modo vívido e suave. Mesmo sob luz solar intensa ao ar livre, é possível ver confortavelmente o que está na tela com o brilho definido no máximo. Ele suporta taxa de atualização de até 90Hz, oferecendo uma experiência de rolagem suave.

Sobre a sua taxa de atualização, é válido ressaltar que os números apresentados pelo realme 9i mostram um downgrade se comparado ao modelo realme 8i, que possuía uma taxa de atualização maior, de 120 Hz. Mas esse detalhe não consegue estragar a experiência de visualização no aparelho, que impressiona com o seu contraste de cores nítidos e precisos. O telefone apresenta ainda um brilho máximo de 480 nits e o recurso de brilho automático funciona bem.

Ainda em relação aos 90 Hz de taxa de atualização, você tem duas opções que podem ser acessadas nas configurações do aparelho: definir manualmente a taxa de atualização que melhor te agrada ou deixar para o sistema escolher automaticamente com base no aplicativo usado no momento. Um problema em relação a esse recurso é que, dificilmente, o sistema consegue utilizar os 90 Hz. Até mesmo em jogos como Asphalt 9 e Call of Duty: Mobile os frames se mantêm em 60. Até no PUBG, jogo que é parceiro da fabricante, a taxa não consegue chegar automaticamente aos 90 quadros por segundo, o que dá um leve frustração, já que o desempenho da tela não consegue ser explorada ao máximo.

Desempenho

Tela do realme 9i
Modelo da fabricante chinesa tem desempenho satisfatório e navegação ocorre de maneira fluida (Otávio Queiroz/Showmetech)

O aparelho vem com um chipset Qualcomm Snapdragon 680 Octa-Core de 6 nanômetros (nm), 6 GB de RAM — podendo o usuário expandir em até 5 GB de RAM, totalizando 11 GB, através do recurso Dynamic RAM Expansion (DRE), onde uma parte da memória interna é alocada e utilizada como RAM — e 128 GB de armazenamento, que pode ser aumentada em até 1 TB através de um cartão microSD.

Rodando o Android 11 sob a interface realme UI 2.0, o desempenho é satisfatório e a navegação ocorre de maneira fluida e sem gargalos, seja em uso leve/moderado, com apenas alguns apps abertos ou durante usos mais intensos, com muitos apps funcionando em segundo plano e jogos sendo rodados. Em nenhum momento o aparelho apresentou um aquecimento fora do normal, registrando temperaturas mais elevadas apenas quando o Call of Duty: Mobile era jogado.

Por falar em jogos, três títulos foram testados durante os dias que o aparelho permaneceu em nossas mãos: PUBG Mobile: Aftermath, Asphalt 9 e Call of Duty: Mobile. Em todos, a qualidade gráfica ficava levemente comprometida, não sendo possível rodar nos gráficos mais altos, mas se você não é um usuário exigente, não tem com o que se preocupar.

Câmera

Câmera do realme 9i
Sensor principal tem 50 MP, enquanto a câmera para modo retrato e macro possuem 2 MP cada uma (Otávio Queiroz/Showmetech)

O realme 9i possui um compartimento saliente e retangular na parte traseira onde ficam alojadas as três lentes e flash do aparelho. É muito semelhante ao que vemos no realme GT Neo 2. As câmeras traseiras incluem um sensor principal de 50MP com abertura f/1.8, além de uma câmera para modo retrato de 2MP e uma macro de 2MP. Iremos detalhar o desempenho de cada delas a seguir.

Principal

A câmera principal de 50MP do realme 9i consegue tirar boas fotos, mas nada extraordinário. É possível ter bons detalhes e reprodução de cores nas fotos, exceto em ambientes com baixa luminosidade, onde o seu desempenho cai perceptivelmente. Algo muito interessante no software da câmera é o modo IA, onde toda a configuração é definida por uma inteligência artificial — que trabalha muito bem — com base no ambiente em que se está fotografando.

  • Review: realme 9i traz bom design e desempenho no dia a dia. Modelo chinês traz tela com cores vivas, boa autonomia de bateria e som de qualidade. Confira, a seguir, a nossa análise completa
  • Review: realme 9i traz bom design e desempenho no dia a dia. Modelo chinês traz tela com cores vivas, boa autonomia de bateria e som de qualidade. Confira, a seguir, a nossa análise completa

Selfie

Aqui está, pra mim, o maior problema do conjunto de câmeras do realme 9i. As fotos tiradas com a câmera frontal não conseguem acompanhar a sua colega da parte traseira, entregando imagens sem graça e com uma qualidade bem aquém do que se espera de um celular desta categoria. As fotos são demasiadamente brancas e, mesmo tentando corrigir com recursos de software da câmera, ainda assim a explosão de tons pálidos insistem em não ir embora. É possível que uma simples atualização no software poderia corrigir tal deficiência e tornar a experiência menos frustrante.

Modo noturno

O modo noturno também agrada (veja abaixo), fazendo imagens satisfatórias em ambientes com iluminação reduzida.

Som

O realme 9i conta com um sistema de som estéreo, onde um alto-falante fica localizado na parte inferior, ao lado da entrada do cabo USB Tipo-C, e o segundo divide espaço com a saída de som de ligações. A qualidade do som de modo geral é ótima e o volume não é baixo. É possível assistir a vídeos e jogar games contando com um som limpo e de qualidade.

Mas, como nem tudo são flores, em caso de músicas em volume mais alto o som pode ficar distorcido. Apesar disso, o alto-falante estéreo do realme 9i agrada bastante e funciona bem na maioria das vezes.

Bateria

Traseira do realme 9i
Bateria de 5.000 mAh garante um bom tempo de autonomia ao 9i (Otávio Queiroz/Showmetech)

Para quem preza por um smartphone com boa autonomia de bateria, o modelo da realme é uma boa pedida. Com uma enorme bateria de 5.000mAh e carregamento rápido de 33W, é possível passar um dia longe da tomada ou até mais a depender do uso. Na hora de recarregar, o aparelho leva, aproximadamente, 1h20m para carregar de 5 a 100%.

Em uso intenso, com reprodução de vídeos no YouTube por cerca de 1h, filmes na Netflix por 4h contínuas, 1h de jogatina e acesso constante a redes sociais, o smartphone chegou às 23h com 23% de bateria — cerca de 16h de uso, considerando que o retirei da tomada às 7h. Para quem costuma pegar no celular com menos frequência, ele certamente levará dois dias ou mais para descarregar por completo.

Conclusão

O realme 9i é bonito, traz um bom desempenho, bateria duradoura, tela agradável e alto-falantes estéreo de qualidade. As fotos são satisfatórias mas não empolgam muito, principalmente as tiradas com a sua câmera frontal. Ele peca um pouco quando falamos sobre qualidade gráfica em jogos, mas não dá para exigir muito em relação a isso.

No entanto, o que mais chama a atenção negativamente é o seu alto preço. O smartphone é vendido oficialmente a partir de R$ 2.299, derrubando completamente o seu custo-benefício. Há no mercado outras opções, como o Galaxy A72 (com processador Snapdragon 720G, com performance superior), que já chegou a custar menos de R$ 1.800 em promoções passadas e é, atualmente, encontrado na faixa dos R$ 2 mil. Com o passar do tempo e com o preço de lançamento sendo deixado de lado, quem sabe o realme 9i se torne um bom custo-benefício.

Disponível nas cores Prism Black e Prism Blue, o smartphone pode ser encontrado por R$ 2.299 no marketplace da realme na Amazon.

Especificações técnicas — realme 9i

Especificações técnicas do realme 9i
realme 9i chega com Snapdragon 680, 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento (Divulgação/realme)
Processador:Qualcomm Snapdragon 680
RAM e armazenamento interno:RAM: 6GB LPDDR4X
ROM: 128GB UFS 2.1
Até 1TB via cartão microSD
Tela: IPS de 6.6 polegadas com até 90 Hz de taxa de atualização
Proporção entre tela e chassi de 90.8%
Resolução 2412×1080 FHD+
Brilho: 480nits (Typ)
401 pixels por polegada
Câmeras:Traseira:
Sensor principal de 50 megapixels com f/1.8 de abertura
Câmera macro de 2 megapixels com f/2.4 de abertura
B&W Retrato de 2 megapixels com f/2.4 de abertura

1080P/30fps
720P/30fps
720p/120fps em slow motion
1080P/30fps、720P/30fps em modo de zoom digital

Frontal:
16 megapixels com f/2.1 de abertura

1080P/30fps
720P/30fps
Bateria:5000mAh
Carregamento ultra-rápido de 33W
Conectividade: 2 Nano Card Slots + 1 Micro SD
GSM: 850/900/1800/1900MHz
WCDMA: Bandas 1/5/8
FDD-LTE: Bandas 1/3/5/7/8/20/28
TDD-LTE: Bandas 38/40/41(2496-2690MHz)

2.4/5GHz
Bluetooth 5.0
Sistema Operacional:realme UI 2.0 baseado no Android 11 (atualização para o Android 12 garantida pela fabricante)
Tamanho e peso: 164.4mm x 75.7mm x 8.4mm
190g
Navegação: GPS/GLONASS/ BEIDOU/GALILEO
PreçoR$ 2.299 no marketplace da realme na Amazon

Prós

  • Boa autonomia de bateria
  • Bom desempenho
  • Boa qualidade de som
  • Tela grande e com cores e brilho atraentes

Contras

  • Jogos com qualidade gráfica comprometida
  • Preço de lançamento alto
  • Câmera frontal deixa a desejar

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados