Review: realme buds q são práticos e com som de qualidade. Os fones de ouvido wireless realme buds q possuem um design elegante e uma qualidade de áudio ótima com preço acessível

REVIEW: Realme Buds Q são práticos e com som de qualidade

Avatar of luís antônio costa
Os fones de ouvido wireless Realme Buds Q possuem um design elegante e uma qualidade de áudio ótima com preço acessível

Atualmente a Realme é uma das maiores fabricantes chinesas de smartphones e tecnologia mobile, rivalizando diretamente com a gigante Xiaomi. Agora, a empresa está investindo no mercado de periféricos e acessórios para smartphones como fones wireless e smartwatches. 

Os fones wireless Realme Buds Q são o terceiro modelo dessa linha e trazem uma experiência completamente livre de fios para os usuários ao mesmo tempo em que entregam uma grande qualidade de som e longa duração de bateria. A seguir você confere uma análise completa de todos os detalhes desse ótimo produto.

Design e usabilidade

Os fones de ouvido Realme Buds Q foram projetados em colaboração com o renomado designer Jose Levy, vindo em três opções de cores: preto, branco e amarelo. Mesmo com a cor preta se tornando uma tendência para os eletrônicos atualmente, a cor branca do estojo e fones consegue dar um toque de elegância e discrição aos Realme Buds Q. O case tem uma tampa magnética e há uma porta Micro-USB para carregamento na parte traseira, além de ser bastante compacto e cabe facilmente no seu bolso.

A primeira surpresa que você tem ao experimentar o Realme Buds Q é seu peso: os fones wireless pesam apenas 3.6 gramas cada! Você mal consegue sentir os fones nos ouvidos quando eles se encaixam confortavelmente no interior de suas orelhas. Dessa forma, os fones criam um isolamento de ruído de boa qualidade e um ajuste sem incômodos para o usuário.

Case realme buds q
A case na cor branca do Realme Buds Q é elegante e discreta

Ao contrário de outros modelos de fones wireless como o Air Pods da Apple e o Galaxy Buds Live da Samsung, o Realme Buds Q possui controles sensíveis ao toque em cada um dos fones. Infelizmente eles não são tão práticos quanto se pode imaginar, uma vez que as zonas de toque são muito pequenas e não são fáceis de localizar enquanto eles estão posicionados nas orelhas. Como os botões não são muito responsivos, torna-se mais prático controlar a música e chamada diretamente pelo smartphone.

Você pode personalizar os controles do Realme Buds Q através do app Realme Link, disponível para Android e iOS. Com o aplicativo também possível utilizar o assistente de voz em seu smartphone para alternar os modos de áudio do Realme Buds Q. Uma pena que somente através do aplicativo é possível visualizar o nível de bateria dos fones, já que pela interface do Android o nível de carga dos dispositivos não é exibida na barra de notificações.

Qualidade de áudio

Enquanto os modelos anteriores de fones de ouvido verdadeiramente wireless da Realme deixavam desejar na qualidade som, o Realme Buds Q acerta em cheio nesse quesito. O áudio possui uma qualidade sonora de alto nível graças ao suporte do codec AAC e pelo design interno do canal dos fones.

A assinatura sônica (ou timbragem) e a afinação são excelentes, e o som é muito equilibrado e uniforme para os mais diversos tipos de gêneros musicais – desde música clássica até heavy metal. Ainda há um aumento perceptível de graves e uma queda definitiva na faixa intermediária, mas o som parece mais equilibrado do que agressivo. 

Fones realme buds q
Os fones de ouvido wireless Realme Buds são extremamente leves e confortáveis de serem usados

Apesar disso, o som dos Realme Buds Q não é tão direcionado e direto ao ponto como em outros modelos concorrentes, então os compradores que procuram qualidade de som devem considerar fones de ouvido com fio para obterem experiências sonoras de maior qualidade.

O Realme Buds Q tem seu melhor som em torno do nível de volume de 90%. Aumentar para o volume máximo torna o som um pouco estridente, enquanto reduzí-lo remove muitos dos sons, exceto os baixos. Esse problema em termos de seleção do volume certo pode ser incômodo para muitos usuários, especialmente se você está acostumado a ouvir em volumes mais baixos ou precisa de mais atenção para ouvir o que está ao seu redor. 

Dessa forma, mesmo com o nível de volume de 90%, o Realme Buds Q não é tão barulhento como seria o caso na maioria dos outros fones de ouvido wireless com o mesmo preço.

Chamadas e jogos

O Realme Buds Q funciona muito bem como um fone de ouvido viva-voz, exceto pelo problema já mencionado dos botões de toque que exigem ao usuário geralmente atender a chamada usando o smartphone. É possível ser ouvido e ouvir claramente em longas conversas utilizando o Realme Buds Q.

Lateral dos fones de ouvido realme buds q
Apesar do design simples, os fones de ouvido wireless Realme Buds Q utilizam botões de toque nas lateriais que não são fáceis de manusear

Além disso, o modo de baixa latência para jogos funciona de forma que ocorre uma pequena redução na qualidade do som, com uma melhoria equivalente na latência. No entanto, mesmo assim existia um atraso audível. Se você é um jogador de dispositivos móveis, o Realme Buds Q ainda não é o substituto perfeito para seus fones de ouvido com fio.

Bateria e conectividade

Embora normalmente vejamos alguma forma de status e indicadores de nível de bateria nos fones de ouvido ou mesmo no case de carregamento como a maioria dos modelos de fones de ouvido wireless, o Realme Buds Q não tem nenhum. A única maneira de saber se os fones de ouvido estão ligados é por meio de prompts de áudio, e você terá que contar com o smartphone para saber quanta energia ainda tem. 

O Realme Buds Q suporta os codecs Bluetooth SBC e AAC, o que é impressionante pelo seu preço e formato. O fone de ouvido possui drivers dinâmicos de 10 mm e usa Bluetooth 5.0 para conectividade. Além disso, são classificados como IPX4 para resistência à água.

Conexão da case de carregamento
A case de transporte e carregamento do Realme Buds Q ainda utiliza uma conexão Micro USB

Em termos de bateria é possível utilizar os fones de ouvido em volumes maiores e com uso misto por cerca de 3,5 horas. O case adicionou mais quatro cargas para cerca de 20 horas de uso total por ciclo de carga, portanto você não terá que recarregar os fones com uma frequência muito alta. Em uma época que é tão comum o uso de conexões USB Tipo-C fica estranho a escolha da Realme em continuar utilizando um conector antigo do tipo Micro USB para o carregamento do dispositivo.

Conclusão e preço

O fone de ouvido verdadeiramente wireless mais acessível da Realme também é aquele que oferece a melhor experiência de som para o usuário. O Realm Buds Q pode ser encontrado nas principais lojas de varejo de eletrônicos custando em torno de R$ 229,00. Junte a esse preço atrativo um design leve e prático com um desempenho decente para chamadas de voz e você tem um dos melhores fones sem fio da atualidade.

O Realm Buds Q tem alguns problemas com os botes de toque e qualidade de som pode deixar um pouco a desejar para ouvir músicas de gêneros específicos com níveis de volume diferentes, mas considerando seu preço baixo quando comparado a concorrentes, ele é uma opção que você precisa levar em conta se quer investir em fones de ouvido verdadeiramente wireless.

Especificações técnicas do Realme Buds Q

ConectividadeBluetooth 5.0 e carregamento por Micro-USB
ResistênciaResistente à água e lavável com classificação IPX4
BateriaDuração de 3 a 4 horas isolados e de até 20 horas dentro da case
Frequência sonora20Hz-20KHz
DimensõesFones: 19,8 x 17,55 x 22,5mm
Case: 59,8 x 45 x 29,9mm
PesoFones: 3,6g cada
Case: 28,2g
CoresPreto, branco e amarelo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados