Review: realme gt master edition é o 'premium' dos intermediários

REVIEW: realme GT Master Edition é o ‘premium’ dos intermediários

Avatar of carlos alberto jr
O realme GT Master Edition tem como diferenciais sua tela de 120 Hz, Snapdragon 778G, resfriamento por câmaras de vapor e carregador de 65w

O marcado de smartphones intermediários está caminhando cada vez mais por um caminho de contorno cinza, em que os aparelhos dessa categoria apresentam muitas características que eram outrora exclusivas de modelos premium, mas que, para ter um preço competitivo, sacrificam algumas coisas.

O realme GT Master Edition parece ser o exemplo perfeito dessa parcela do mercado. O Showmetech testou o novo aparelho da realme por algumas semanas e neste review você saberá se o novo produto da marca chinesa é o ideal para você. Confira todos os detalhes a seguir!

Design

Embora o visual não se destaque pela sua originalidade, trata-se de um belo smartphone, que ganha um tom a mais de elegância no modelo que recebemos, o Daybreak Blue, que basicamente é um prateado azulado que muda de cor conforme a presença da luz sobre o aparelho. Esse efeito acontece devido ao vidro fosco da traseira, uma característica bastante comum em aparelhos premium.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Tela possui poucas bordas, apesar da inferior ser mais acentuada que de aparelhos concorrentes diretos (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Na frente, a opção foi pelo notch em furo na tela, posicionado no canto esquerdo, de forma a deixar o centro mais discreto. Por outro lado, as bordas são mais visíveis que outros aparelhos concorrentes. O leitor de impressões digitais fica sob a tela, enquanto a gaveta de chips não acompanha um slot extra para expansão de memória.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Traseira é de vidro fosco. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

As câmeras principais ficam num bloco um pouco saltado cujo fundo claro é próximo da cor do restante do aparelho. Com dimensões de 159,2 mm x 73,5 mm x 8/8,7 mm e 183g, a fabricante chinesa conseguiu construir um aparelho com tela relativamente grande, leve e ergonomicamente confortável. Nas laterais do aparelho são encontrados os já tradicionais botões de power e volume, além de uma conexão USB Tipo-C para carregamento, entrada para fone de ouvido, saída de alto-falante e microfone.

  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)
  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)
  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)

Ainda na construção, outro diferencial do aparelho é a presença do sistema de resfriamento por câmaras de vapor. Essas placas ficam dentro do celular e reduzem a temperatura do portátil em até 15 °C, de acordo com a fabricante. No dia-a-dia notamos essa diminuição, principalmente na realização de tarefas de alto estresse do aparelho, como em jogos pesados ou realizando gravações em 4k.

Review: realme gt master edition é o 'premium' dos intermediários
realme GT Master Edition Series recebeu o prêmio iF Design Award 2021. (Imagem: realme/Divulgação)

Embora não seja o modelo que recebemos, vale ressaltar que o realme GT Master Edition Series ganhou o prêmio iF Design Award, um dos mais importantes de design do mundo. O modelo Series é uma variação — ainda não disponível no Brasil — trazendo elementos de design utilizados em malas de viagem e foi projetado pelo famoso designer industrial japonês Naoto Fukasawa.

Tela

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Relativamente grande, a tela do realme GT Master Edition é ótima para ver vídeos. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

O realme GT Master Edition possui uma tela Super AMOLED de 6,43 polegadas com resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels), tendo como um dos diferenciais uma taxa de atualização de 120 Hz, para navegações mais suaves, e jogatinas mais precisas, além da taxa de amostragem de toque de 360 Hz. O aproveitamento frontal alcança mais de 85%. Isso a torna ideal para assistir vídeos e jogar.

As cores são extremamente vivas, mesmo nos vídeos com filtros mais escuros ou em ambientes com bastante presença do sol. Já para os que jogam pelo smartphone, não há o que reclamar, mesmo em títulos competitivos, como battle royales. Tudo isso é possível pela dobradinha grande da tela e alta taxa de atualização.

Som

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
O som é o ponto mais fraco do aparelho mono. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Se o realme GT Master Edition se destaca pela boa tela, o mesmo não pode se dizer do som do aparelho, que conta com apenas um alto-falante. Isso não quer dizer que ele seja ruim, mas ele é básico e está bem atrás dos concorrentes diretos. Vale ressaltar que nas especificações do aparelho, a marca chinesa classifica tratar-se de um alto-falante Super Linear Speakers, mas que, na prática, não se destaca nos agudos, muito menos nos graves.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
O realme GT Master Edition conta com apenas um alto-falante. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

A dica que fica é: para uma maior imersão, seja em vídeos ou jogos, use um fone de ouvido. Vale lembrar que, embora a fabricante ofereça um conector físico para fones de ouvido, o acessório não vem na caixa do aparelho. Ou seja, reutilize um fone que você já tenha ou prepare-se para comprar um.

Câmeras

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Sensor principal de 64MP garante boas fotos. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

O realme GT Master Edition tem três câmeras traseiras, sendo uma principal de 64 MP, uma ultrawide de 8 MP e uma macro, de 2 MP. Já para selfies, o smartphone traz um sensor frontal de 32 MP. O conjunto é bem completo e até faz boas fotos, mas assim como no quesito sonoro, ele fica atrás das concorrentes diretas.

Isso nem de longe quer dizer que você fará fotos ruins, mas faltam opções que diferenciem esse aparelho de demais smartphones intermediários de sua mesma faixa de preço. O melhor sensor, sem dúvidas, é o de 64 MP, que capta mais luz, por consequência mais cores, deixando as imagens mais próximas do real. Em baixa luz o sensor também é funcional, mas sem nenhum “milagre” de software em ambientes muito escuros.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Câmera do realme GT Master Edition em baixa luz ‘dá pro gasto’. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Um dos diferenciais do lançamento da realme é o Modo Urbano, que funciona como filtro de Instagram, que mesmo sendo funcional — principalmente para postar nas redes sociais –, o tom azulado acaba contrastando a sujeira de grandes centros urbanos, como a tradicional Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade, na capital paulista.

  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)
  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)
  • (imagem: carlos alberto jr/showmetech)

Em vídeos, o usuário poderá gravar em resolução 4K com o sensor principal, porém limitado a 30 fps. Já com o frontal, as filmagens não passam de Full HD também a 30 quadros por segundo.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Lente de 32MP da câmera frontal garante boas selfies (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

A lente frontal do realme GT Master Edition produz imagens de 32MP e garante boas selfies. O curioso desse caso é que, mesmo desativando o modo de embelezamento, que basicamente deixa o tom de pele mais claro, ainda é nítido esse clareamento. Consegui manter meu tom de pele na selfie apenas usando máscara.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Embora cumpra seu papel, conjunto triplo de câmeras não apresenta nenhum diferencial. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Performance

Equipado com o Snapdragon 778G, mesmo chip que equipa o Galaxy A52s 5G, esse é o aparelho da realme mais potente vendido no Brasil. O chipset da Qualcomm trabalha em conjunto com 8 GB de memória RAM e 256 GB de espaço interno. Um dos diferenciais desse modelo é que a memória RAM pode ser expandida em até 13 GB, sendo 5 GB de memória virtual, que pode ser alocada do — grande — armazenamento do aparelho.

Snapdragon 778 5g é o chipset que equipa o snapdragon phone
Snapdragon 778 5G é o chipset que equipa o Snapdragon. (Imagem: realme/Divulgação)

Na prática, essa mudança não pareceu tão perceptível, seja nos testes com 8GB ou 13GB, mas isso certamente garante uma vida útil maior ao smartphone. Falando em testes, o Snapdragon 778G se mostrou bastante estável, até mesmo em títulos mais pesados, como nas jogatinas de Asphalt 9: Legends e Call of Duty: Mobile. Embora, em números, o chip seja inferior ao de concorrentes da mesma faixa de preço, na prática, eles são perceptíveis mais em testes de benchmark do que no dia-a-dia.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Snapdragon 778 5G tem poder de fogo para os jogos mais exigentes. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Bateria

O realme GT Master Edition conta com uma bateria de 4300 mAh, e um carregador rápido SuperDart de incríveis 65W. De acordo com a empresa, o aparelho carrega de 0% para 50% em 13 minutos. Em nossos testes, chegamos a marcas parecidas, entre 13 a 15 minutos. Já de 0% para 100% os testes variavam entre 32 a 35 minutos. Embora 4300 mAh não seja ideal para uma tela de 120 Hz, o chipset é bastante otimizado. Além de que, se o usurário preferir, dá para diminuir a taxa de atualização de tela, o que garante mais horas de bateria.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
O carregador SuperDart da realme é um dos mais rápidos do mercado. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Nos nossos testes, em mais de duas semanas de uso constante, o celular aguentava ficar mais de um dia fora da tomada, em uso moderado para alto. Em dias que não jogava nada, por exemplo, cheguei a até mesmo um dia e meio sem utilizar o carregador. Certamente essa combinação de otimização e carregador potente é um dos pontos mais fortes do aparelho.

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
Celular vai de 0% a 100% em pouco mais de 30 minutos. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

Sistema operacional e conexões

(imagem: carlos alberto jr/showmetech)
realme GT Master Edition vem com Android 11 de fábrica. (Imagem: Carlos Alberto Jr/Showmetech)

O realme GT Master Edition já sai de fábrica rodando o Android 11 acompanhado da realme UI 2.0. Pela primeira vez, a empresa foi mais direta ao tratar das atualizações: para o Master Edition; eles garantiram que o smartphone tem garantia de 2 anos de atualizações de Android. Com relação às conexões, o aparelho traz o que há de mais atual no mercado: temos suporte às redes 5G, compatibilidade com Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e NFC para pagamentos por aproximação.

Preço e disponibilidade

O realme GT Master Edition já está disponível em diversas outras distribuidoras ao redor do Brasil. Com 8GB de memória RAM e na versão de 256GB de armazenamento interno, o preço do celular no mercado nacional pode chegar a mais de R$ 3.600. No Submarino, você encontra o aparelho por R$ 3.699, já na Amazon, por R$3.099.

Conclusão

Realme gt master edition (imagem: divulgação/realme)
realme GT Master Edition já está disponível no mercado brasileiro (Imagem: realme/Divulgação)

O realme GT Master Edition é o smartphone mais potente da chinesa no mercado brasileiro. Ele compõe essa nova categoria de “intermediários premium”, mas seu preço, pelo menos nos primeiros meses de lançamento, podem ser seu maior gargalo.

O chipset Snapdragon 778G 5G, junto com tela Super AMOLED de 120 Hz e o potente carregador de 65W formam um conjunto de respeito. O aparelho, por outro lado, não traz nada de novo no conjunto de câmeras e decepciona mesmo no som, ficando abaixo em qualidade sonora de aparelhos que custam a metade do seu valor.

Assim como a também chinesa Xiaomi, a realme busca seu lugar no mercado brasileiro e talvez com uma queda no valor, que hoje gira em torno de R$ 3099 a R$ 3.699, para algo próximo dos R$ 2500, ele seja mais competitivo.

Especificações técnicas – realme GT Master Edition

Realme gt master edition
realme GT Master Edition (Imagem: realme/Divulgação)

Marcarealme
ModeloGT Master Edition
ChipsetQualcomm Snapdragon 778G 5G Processor
Sistema OperacionalAndroid 11
realme UI 2.0
GPUAdreno 642L
Memória RAM8 GB
Armazenamento256 GB
Tela6,43? Super AMOLED
2400 x 1080 pixels
120 Hz taxa de atualização
360 Hz Frequência de toque
1000 nits de brilho
5.000.000:1 contraste
Aproveitamento de 91,7% da tela
CâmerasCâmera principal: 64 MP com abertura de f/1,8;
Câmera periscópica: 8 MP com abertura de f/2,3
Câmera grande-angular e macro: 2 MP com abertura de f/2,4
Câmera frontal: 32 MP
Vídeo4K, 30 Fps (frontal), 60 FPS
1080P, 30 FPS, 60 FPS
720P, 30 FPS, 60 FPS
5GSim
SomAlto-falante Super Linear Speakers
Microfone duplo
Hi-Res Audio
Bateria4300 mAh
Carregamento de 65W de potência
SuperDat
USB tipo C
Peso174g (Daybreak Blue, Luna White e Cosmos Black)
178g (Voyager Grey)
Dimensões159,2 x 73,5 x 8 mm
Profundidade do Voyager Grey = 8,7 mm
Conectividade5G; NFC; WiFi 6; Bluetooth 5.2
Preço e disponibilidadeDe R$ 3099 a R$ 3.699, já disponível nas principais lojas de varejo do país

Veja também:

Confira a nossa análise do Galaxy Z Flip3 5G!

REVIEW: realme GT Master Edition é o 'premium' dos intermediários

REVIEW: realme GT Master Edition é o 'premium' dos intermediários
8 10 0 1
O realme GT Master Edition é o smartphone mais poderoso da fabricante chinesa vendido no marcado brasileiro. O aparelho conta com especificações que ficam entre os topo de linha e intermediários, mas seu maior gargalo no gosto do público brasileiro seja o preço de lançamento.
O realme GT Master Edition é o smartphone mais poderoso da fabricante chinesa vendido no marcado brasileiro. O aparelho conta com especificações que ficam entre os topo de linha e intermediários, mas seu maior gargalo no gosto do público brasileiro seja o preço de lançamento.
8/10
Total Score iO realme GT Master Edition tem como diferenciais sua tela de 120 Hz, Snapdragon 778G, resfriamento por câmaras de vapor e carregador de 65w
  • Design e construção
    9/10 Incrível
  • Câmeras
    8/10 Ótimo
  • Desempenho
    9/10 Incrível
  • Bateria e carregador
    10/10 Excelente
  • Som
    6/10 Normal

Prós

  • Contém na caixa um dos melhores carregadores do mercado
  • Tela grande e com alta taxa de atualização
  • Construção premium
  • Ótimo desempenho

Contras

  • Baixo custo-benefício
  • Som abaixo da média até para celulares mais baratos

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados