Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção

REVIEW: RoboVac G10 Hybrid faz um ótimo trabalho de limpeza

Avatar of fernando gomes
Aspirador robô da Eufy exerce um trabalho inteligente e facilita a sua limpeza diária. Confira o nosso review!

Alguns eletrodomésticos surgiram para trazer mais praticidade na vida das pessoas. Um deles é o famoso aspirador robô que, apesar de parecer algo de outro mundo, é uma tecnologia mais acessível do que se imagina. Disponível como uma das opções no mercado nacional, a empresa Eufy traz o RoboVac G10 Hybrid, seu mais novo amigo na limpeza em casa.

O Showmetech pôde testar o aparelho que não só faz um bom trabalho de aspiração, com também possui um sistema para passar pano com água nos locais. Você confere todos os detalhes sobre o produto a seguir no nosso review.

Design

Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
Caixa robusta guarda o aspirador robô da Eufy. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

A primeira experiência com o RoboVac G10 Hybrid é um unboxing um tanto empolgante, já que a caixa é grande e bem recheada de itens. Dentro do pacote, está o nosso protagonista robô, na cor preto, ao lado de uma base de carregamento, uma almofada impermeável, escovas laterais, um tanque de água, panos de limpeza e outras unidades.

Todos os itens estão bem organizados e são fáceis de manusear, graças à eficiência do manual de instruções. Geralmente, não se liga muito para o manual de um produto em si, mas este aqui merece uma menção, pois facilita bastante a vida do usuário, principalmente se é a primeira vez dele com um aspirador. A comunicação das instruções é muito clara e a execução bem intuitiva, então se torna mais fácil essa adaptação com o robô.

Surpreendentemente, o produto é grande, mas sua estrutura é bem otimizada para conter todos as suas peças e recursos. Com um design redondo, a parte visível traz um único botão de ativação manual, mas é necessário ligá-lo primeiro em outro botão na parte inferior. O encaixe do aparelho na base de carregamento também é simples e tudo ocupa o espaço que deveria. Quanto à isso, ele cumpre o seu papel.

Uso e conectividade

Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
RoboVac G10 Hybrid retorna à sua base após a conclusão da limpeza. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

Se o usuário nunca teve contato com um aspirador robô, não há com o que se preocupar aqui. Isso porque, por conta da ajuda esclarecedora do manual, o uso do RoboVac G10 Hybrid se torna bem simples. Primeiro, é necessário conectar as escovas de limpeza e colocar o aparelho na base de carregamento antes de iniciá-lo — este último deve ser encostado à parede.

É importante que o local ele onde seja instalado esteja livre de objetos muito próximos. Áreas úmidas, escadas, cabos de energia e bordas de tapetes com franja devem ser evitados para que o dispositivo consiga trabalhar sozinho e livre de empecilhos.

O único botão na superfície do robô indica algumas ações: se estiver laranja piscante, ele está carregando; se estiver vermelho, houve um erro durante o processo de limpeza; e se estiver azul ele está totalmente carregado e pronto para funcionamento. A bateria pode ser carregada completamente em cinco horas e permanecer dias até o próximo recarregamento.

O próximo passo é fazer o download e instalar o aplicado EufyHome, disponível para Android e iOS. É com ele que o usuário executa todas as tarefas e programações de limpeza, incluindo intensidade de trabalho, percursos e mais. Conectando a uma rede Wi-Fi, o aplicativo é um quebra-galho, mas poderia ser melhor desenvolvido. Às vezes, ele não é muito responsivo e houve bugs, mas foi capaz de executar o início do procedimento de limpeza.

Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
Interface do aplicativo EufyHome, o principal recurso para o uso do aspirador robô da empresa. (Imagem: Fernando Gomes/Showmetech)

No EufyHome, é possível programar horas específicas para que o robô limpe sozinho os cômodos, definir a intensidade de sucção para a limpeza de poeira e encontrá-lo a partir de um alarme sonoro. Dois modos de percurso podem ser definidos: a limpeza geral, em que o aspirador busca todos os cantos dos cômodos e, após o término, retorna à base, e a limpeza local, em que o aspirador faz um percurso circular para eliminar sujeiras situacionais.

Todas as atividades podem ser acionadas com os assistentes favoritos disponíveis, a Alexa e o Google Assistente. Dessa forma, é possível ativar o funcionamento do robô para a limpeza de sua sala com apenas um comando de voz, por exemplo. No entanto, é importante avisar que o produto emite um som relativamente alto durante todo o trajeto percorrido. Particularmente, isso não incomodou nossa experiência.

Limpeza

  • Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
  • Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
  • Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção

De uma maneira mais prática, o RoboVac G10 Hybrid consegue realizar seu trabalho de sucção de poeira e afins com exatidão. O sistema inteligente identifica paredes (como obstáculos) para não esbarrar nelas. A frente do aspirador possui uma espécie de ‘placa’ que, mesmo encostando levemente em algum móvel, reduz o impacto e o próprio robô já entende que é necessário rotacionar e ir para outra direção.

O processo de descarte dos resíduos é bem fácil, com apenas um clique na parte traseira do produto. A ferramenta de limpeza também auxilia neste ponto. Com esse belo aparelho em mãos, a faxina se torna muito mais prática.

Uma possibilidade que pode chamar a atenção de muitos consumidores é a limpeza com água a partir de um pano que já vem na caixa do aspirador. O processo é bem simples: basta encher o tanque, molhar o pano e deixá-lo úmido e conectar tudo no robô. A limpeza em questão é bem simples e, na verdade, brilha menos do que o processo de sucção. De qualquer forma, ele existe e está disponível para os consumidores usufruírem da funcionalidade.

  • Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
  • Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção

Provavelmente, o usuário gastará mais tempo limpando o próprio robô do que o ativando para a limpeza de cômodos. Mas, a parte boa, é que a maioria das peças leva um tempo para serem trocadas. Mesmo assim, ainda é um bom investimento.

Preço e disponibilidade

O RoboVac G10 Hybrid, da Eufy, está à venda em diversas lojas nacionais, já sendo possível adquiri-lo. Na Amazon, por exemplo, você pode encontrar o produto por R$ 1.999,00. Este preço foi consultado na data de publicação deste review e pode sofrer alterações da loja sem aviso prévio.

Conclusão

Com mecânicas intuitivas, belo design e uma ótima performance, o RoboVac G10 Hybrid cumpre seu papel de agente facilitador de faxinas. Nós recomendamos o uso, especialmente, em locais mais amplos, como corredores externos (sem declives), sacadas e varadas, onde o aspirador robô realmente mostra seu potencial por completo. Também nas demais situações, o produto da Eufy consegue trabalhar de maneira inteligente e otimizadora. Talvez este possa ser seu novo colega de limpeza diária.

Especificações técnicas

RoboVac G10 Hybrid

Review: robovac g10 hybrid faz um ótimo trabalho de sucção
(Imagem: Eufy/Divulgação)
MarcaEufy
CoresPreto e branco
Bateria40 W, 2600mAh Li-ion, DC14.4V
Capacidade do coletor de pó450 ml
Capacidade do tanque de água130 ml
Potência máxima de sucção2000Pa
Tempo de carregamento5 a 6 horas
ConectividadeWi-Fi
Alexa
Google Assistente
Aplicativo EufyHome
Ruídos55db
PreçoR$ 1.999,00, na Amazon

Veja também

Acesse também outros conteúdos relacionados no Showmetech, como o nosso review do purificador de água Pure 4X Eletrolux.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
5
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados