Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos

Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
Em alta no momento, para as partidas online serem impressionantes é necessário que um bom aparelho te acompanhe. Saiba o que achamos do roteador AC2600 da D-Link em um review completo

Para o roteador AC2600 (DIR-882), a D-Link implementou 4 antenas para um amplo alcance e uma tecnologia Wi-Fi 802.11AC de alta velocidade com o padrão MU-MIMO. Tudo isso programado especialmente para não deixar a desejar na hora das jogatinas.

Na hora de escolher um jogo online, é essencial que o gamer tenha um bom roteador para que nenhum lag atrapalhe as jogatinas. Muitos são os roteadores á venda no mercado, e uma parte deles é feito apenas para jogos. Será que a D-Link conseguiu entregar um roteador que não decepcione? É o que vamos saber nesse review.

Design

Apesar de não ser um dos roteadores mais robustos do mercado, o acabamento do AC2600 é bastante intuitivo. Moldado em plástico na cor preta, ele consegue passar despercebido na decoração. Das quatro antenas, duas ficam localizadas nas extremidades esquerda e direita, e as outras duas estão na traseira.

Possuindo duas entradas USB (uma 2.0 localizada na traseira  e outra 3.0 na frente), você pode carregar seus dispositivos enquanto está jogando no PC ou videogame, assim como pode conectar pendrives para compartilhar arquivos com todos os usuários conectados.

IMG 20180810 131543773 LL 01 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
Todo o corpo do D-Link AC2600 é moldado em plástico.

Caso queira conectar-se a internet por fio, você pode conectar até quatro dispositivos nas quatro portas Gigabit LAN. Como em todo roteador, ele possui uma porta para você conectar seu cabo de internet,mas essa tem a cor amarela.

TRASEIRA - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
A porta de número 3 é o lugar onde você vai conectar o fio de seu modem.

Se quiser resetar toda sua rede Wi-Fi, o D-Link AC2600 possui um botão para isso localizado na traseira, onde também fica localizado o botão de liga e desliga. 6 LEDs indicam o funcionamento, para o dono saber se o roteador está ligado, conectado á internet, e também o funcionamento das bandas de 2.4 e 5GHz e das portas USB.

IMG 20180810 131200015 LL - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
As luzes indicam o funcionamento das redes.

Com um acabamento simples, porém eficaz, todas as informações sobre a rede podem ser encontradas através da iluminação. A luz ficará verde se estiver tudo funcionando, e vermelho para sinalizar um problema. A cor preta contribui para que o roteador não chame mais atenção que o trabalho que ele faz, não chamando tanta atenção. Sendo assim, o design é o primeiro ponto positivo do AC2600.

Interface e configuração

Com um design bem pensado, a configuração feita para o roteador funcionar também é bastante intuitiva. Ele já vem com uma rede pré-configurada, mas você pode alterá-la logo depois que conectar seu cabo de internet. Podendo ser feita por smartphone ou PC, para configurar sua rede WI-Fi você deve acessar o site padrão para configuração de roteadores: 192.168.0.1.

Se sua rede de internet for PPPoE, será necessário você digitar seu usuário e senha para a liberação da internet ser feita (a internet permanecerá bloqueada mesmo que você já tenha conectado o cabo). Se possuir uma rede DHCP basta aguardar que  você será redirecionado automaticamente para a próxima etapa.

Captura de Tela 1 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
Consegui configurar o AC2600 facilmente.

Depois basta escolher o nome e senha de sua rede Wi-Fi, e também uma senha para acessar o roteador da próxima vez. Essa função é bastante interessante, pois apenas a pessoa que possui a senha conseguirá alterar a as configurações do AC2600. É possível criar uma rede VPN e também configurar o uso para crianças, função também presente no AC5300.

Um ponto bastante interessante de destacar é a possibilidade de priorizar os dispositivos conectados para receber mais ou menos internet. Desse modo, você pode programar o roteador para priorizar sua smart TV ou videogame para que nada seja interrompido.

Captura de Tela 10 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
Priorize os dispositivos que devem receber mais internet.

O processador Dual Core presente no AC2600 gerencia muito bem todos os dispositivos conectados, permitindo por exemplo, que as partidas de Fortnite aconteçam sem nenhum lag ou interrupção. O padrão MU-MIMO trabalha aliado ao processador, e permite que até 2600 Mbps estejam disponíveis para assistir filmes ou jogar online.

Com uma configuração simples, um bom gerenciamento da rede de internet, o AC2600 se saiu bem em todos os testes. Provando ser simples, mas também eficaz na hora do uso.

Desempenho

Quando falamos de um roteador feito para jogos, esperamos que a experiência seja a melhor possível. Bom, posso dizer que o AC2600 cumpre bem seu papel não apenas na hora das partidas online. Citando exemplos práticos: conectei meu PS4 e coloquei para rodar uma partida de Fortnite, e ele conseguiu se sair bem e não provocou nenhum lag durante a jogatina. Mesmo com vários outros dispositivos conectados, o roteador conseguiu distribuir bem a conexão.

Captura de Tela 11 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
A distribuição de internet foi bem feita no AC2600.

As quatro antenas ajudaram para que a conexão não caísse em nenhum momento, mas nada de muito especial que mudasse drasticamente as partidas. Segundo a própria D-Link, ele possui um alcance de até 200m². Outro ponto que chamou atenção no  AC2600 foi o Smart Beamforming: essa função concentra a potência do sinal para onde estão os dispositivos, fazendo com que o alcance seja o melhor possível. Ele suporta até 4 streams (seja partidas online ou filmes e séries) simultâneos.

TRASEIRA 1 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
O Smart Beamforming é bastante intuitivo.

A escolha da D-Link em colocar quatro antenas no AC2600 tem um propósito. É possível ter duas redes Wi-Fi funcionando, e ele possui compatibilidade com a tecnologia MU-MIMO. Essa última citada permite que o roteador consiga transmitir diferentes tipos de dados o mesmo tempo.

Citando exemplos: você pode jogar online enquanto outra pessoa pode assistir filmes e séries,  sem  se preocupar com atrasos na entrega da conexão. Ele possui compatibilidade com o IPv6, mas é importante lembrar que, a qualidade de sua internet vai depender não apenas do roteador, mas também da velocidade contratada.

Recursos extras

Nem todos as bandas de Wi-Fi são iguais, mas você não precisa se preocupar com isso. Com o recurso nomeado de Smart Connect, o AC2600 compreende qual o dispositivo está conectado e seleciona qual a melhor banda para ele.

IMG 20180810 131151883 LL - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
O roteador possui compatibilidade com duas bandas de internet.

Compatível com as bandas 2.4 e 5GHz, ele irá selecionar a banda de 2.4 GHz para aparelhos mais antigos como notebooks “ultrapassados”. Já dispositivos que possuam suporte a 5GHz como videogames e smartphones lançados há pouco tempo, vão ser automaticamente direcionados para a maior banda.

Afinal, vale a pena investir no roteador D-Link AC2600?

Sendo vendido como um roteador específico para games, o AC2600 (também chamado de DIR-882) da D-Link consegue se sair bem para o que foi projetado. Ele possui um design simples e intuitivo, que consegue entregar todas as informações da rede de um modo fácil. A instalação também é tranquila de se fazer, e talvez ela não seja necessária, pois o próprio roteador já vem pré-configurado com uma rede que já possui senha.

TRASEIRA 2 - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos
Um ótimo roteador, não apenas para jogos.

Mas caso você queira alterar a rede, pode fazer isso em menos de 10 minutos. As quatro antenas dão um upgrade no sinal, portanto você pode tranquilamente jogar online enquanto outra pessoa assiste Netflix ou vídeos no Youtube, isso porque ele consegue fazer um bom gerenciamento da internet. Com um preço sugerido de R$ 999,00 pela própria D-Link, o roteador pode ser encontrado nas lojas Magazine Luiza, ShoptimeSubmarino e outras diversas, com preço máximo na faixa dos R$ 1.400,00.

O preço é um dos fatores que fazem o consumidor repensar a compra, porque existem roteadores que entregam experiências semelhantes por um preço menor. Mas ele não é um roteador apenas para funções básicas, pois você vai conseguir usá-lo para diversas funções sem ter de se preocupar. Com essas características, o D-Link AC2600 consegue se firmar não apenas como um ótimo roteador, mas uma ótima ferramenta para dar um upgrade em suas jogatinas.

Roteador D-Link AC2600 (DIR-882)
  • 10/10
    Design - 10/10
  • 9/10
    Interface e configuração - 9,5/10
  • 10/10
    Desempenho - 10/10
  • 10/10
    Recursos Extras - 10/10
  • 7/10
    Preço - 7/10
7.4/10
EXO - Review: roteador D-Link AC2600 (DIR-882) entrega eficiência para jogos

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via