Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

notebook samsung essentials e34 intel core i3 6006u D NQ NP 801961 MLB25759232206 072017 F - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande
Samsung Essentials E4 é um notebook intermediário para uso doméstico que oferece tela Full HD. Confira o review completo.

Apesar de contar com opções de notebooks de ponta de linha e completos, a Samsung também oferece alguns produtos de entrada, e o Essentials E34 é um exemplo bastante interessante nesse segmento.

Para quem não tem interesse em rodar programas muito pesados ou que tenha a necessidade de carregar o aparelho para vários lugares, o Samsung Essentials E34 é uma escolha certa. Sua tela grande promete uma experiência com filmes, vídeos e até mesmo navegação na internet com conforto e qualidade. Mas será que ele vale a pena? Vamos analisá-lo.

Acabamento e Conectividade

A parte externa do notebook é feita de plástico e o modelo que testei foi o preto, embora ele também seja vendido na cor branca. Apesar do acabamento de plástico parecer frágil, ao manusear o aparelho é possível notar que é apenas uma impressão. A tampa se abre com facilidade e a tela permanece estável mesmo em movimento.

SE E4 1 720x405 - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

Por ser um modelo de tela grande, com 16,5 polegadas, o Samsung Essentials E34 não é o mais indicado para transporte, pesando 1,98 kg. Além de pesado, suas dimensões de 34,7 x 25,2 x 2,48 cm geralmente não cabem em todas as mochilas, precisando de uma com capacidade de carga maior.

Mas para quem não pensa em mudar o aparelho constantemente de lugar, essas dimensões podem se tornar uma vantagem.

Já em termos de conectividade, o Essentials E34 peca no posicionamento das suas portas. Todas as entradas ficam localizadas no lado esquerdo do aparelho. Uma entrada ethernet para cabos de rede, o HDMI, uma porta USB 3.0, duas portas USB 2.0 e a conexão para fone de ouvido com microfone embutido. O notebook não conta com slot para cartão SD.

SE E4 2 720x405 - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

Com isso, a trava Kensington é o único componente visto na lateral direita. Acredito que ao menos uma das portas USB deveria ser colocada na lateral direita visando a utilização para o mouse, já que a maioria das pessoas são destras e com isso o mouse sempre fica posicionado ao lado direito do aparelho.

SE E4 3 720x405 - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

O Wi-Fi do Essentials E34 utiliza o padrão 802.11bgn e pega as redes de 2.4GHz, que acabam sendo as mais comuns. Para um modelo nessa faixa de preço e com a intenção de ser de entrada, é o esperado. Ainda assim não é um problema para quem utiliza conexões domésticas para uso comum, porque ele se mantém conectado e com uma velocidade boa a todo momento. Infelizmente quando se afasta muito o aparelho do roteador, essa velocidade cai, então ele fica devendo um pouco nesse quesito.

A webcam localizada na parte superior é simples, com uma resolução de 640x480p, então não dá para esperar muito dela, embora quebre um galho em videoconferências.

Teclado e Touchpad

As teclas do teclado são bem espaçadas e macias para uso e digitação, mas é possível perceber que com o tempo de uso é muito provável que apareça aquele brilho de desgaste, mas nada que afete o funcionamento ou sensação tátil. O teclado numérico chega como uma vantagem, já que traz mais agilidade e aumento de produtividade para quem trabalha muito com números e cálculos.

SE E4 4 720x405 - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

O touchpad responde bem aos comandos, sua superfície lisa de plástico proporciona um uso confortável sem que o dedo fique “travando” durante os movimentos e os gestos do Windows como o de deslizar dois dedos ao mesmo tempo para rolar a tela funcionam perfeitamente.

Já os botões físicos já não são tão firmes, e me deu a impressão de que não precisará de muito uso para começar a afundar e acabar ficando com a superfície disforme. Isso faz com que a experiência se torne mais contida, mas para quem está acostumado a utilizar mouse com o notebook, não chega a ser um problema muito grave.

Tela

A tela é, para mim, um dos grandes destaques do aparelho. Com tamanho de 15,6 polegadas, ela conta com resolução Full HD, o que acaba sendo uma surpresa para um notebook de entrada já que esse tipo de resolução não é tão comum nesses modelos. O painel é LCD e não cansa as vistas. A experiência de assistir vídeos e filmes é bastante satisfatória, desde que o aparelho não esteja muito longe, e é importante ajustar o ângulo certo da tampa para que a tela forneça um contraste ideal.

SE E4 5 720x405 - Review: Samsung Essentials E34, um notebook de entrada com tela grande

Desempenho

Como um modelo básico, o notebook testado conta com um processador dual-core Intel Core i3-5005U, embora existam modelos do mesmo Essentials E34 com o i3-606U. No final a diferença entre as duas gerações é menos de 10% em questão de desempenho, então não é tão significativa assim, mas como já estamos na 8ª geração do Intel Core, poderia ser um pouco melhor.

A GPU é Intel HD Graphics 5500 de 848 MHz e 4GB de memória RAM DDR3L de 1.600MHz, com armazenamento de 1TB e 5.400 RPM. O aparelho é mesmo voltado para quem faz uso cotidiano e básico de notebooks. Com isso ele dá conta do recado. Utilizando por exemplo o navegador Chrome com várias abas abertas, aplicativos como Skype, Word, editores de imagens e filmes e documentos em PDF ao mesmo tempo, o aparelho dá conta do recado com poucos ou quase nenhum travamento.

O photoshop também roda de forma satisfatória. Jogos mais pesados ou com gráficos mais sofisticados como League of Legends, por exemplo, acabam rodando consideravelmente bem em resoluções baixas. Já em resoluções médias e altas o jogo não flui tão bem e experimenta alguns travamentos.

Bateria

A bateria também é uma surpresa boa, de 43Wh, que acaba sendo um pouco maior do que de alguns modelos concorrentes do tipo de entrada. Em uso normal, com Wi-fi, streaming de vídeos, e tela no brilho máximo, ela dura entre 5:30 e 6:00. Não é um tempo que acaba impressionando, mas também não deixa o usuário na mão, sendo um pouco maior do que a média. É importante ressaltar que a tela ainda é grande, de 15,6 polegadas, um detalhe que acaba influenciando nessa eficiência.

Conclusão

O Samsung Essentials E34 é um modelo feito para quem não exige muito desempenho do seu notebook. Seu preço é em conta, e ele traz vantagens em relação a concorrente dessa faixa coo bateria e tela. Para quem está cogitando um aparelho simples para tarefas básicas, ele dá conta do recado sim. Utilizando internet com navegadores, mensageiros como Skype, acessando streaming de vídeos como Youtube e Netflix, alguns editores de vídeos e imagens, e até jogos mais leves, percebi que o Essentials E34 não deixa a desejar.

Os pontos negativos que encontrei no notebook foram: a localização da porta USB, me obrigando a ter que passar o fio do mouse por trás do aparelho, os botões físicos do touchpad, que pela sensação de fragilidade me fazia me preocupar em apertar com mais cuidado e no centro de cada botão, e também as caixas de som que ficam localizadas na parte inferior do notebook, fazendo com que o som fosse abafado em certa parte pela mesa ou até no colo. Com os fones de ouvido a experiência de áudio melhorou consideravelmente.

O Samsung Essentials E34 é um modelo indicado para quem não precisa carregar o notebook para muitos lugares. Sua bateria tem uma duração boa, mas por ele não ser um aparelho próprio para mobilidade, é presumível que esteja sempre perto de alguma tomada de qualquer forma. Sua tela também não deixa a desejar, se tornando um ótimo aparelho para quem gosta de consumir mídia.

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

  • PROCESSADOR: Intel Core i3 5005U de 2.0 GHz;
  • MEMÓRIA RAM: 4 GB DDR3L 1600 MHz;
  • PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 5500;
  • DISCO RÍGIDO: 1 TB;
  • TELA: 15.6? Full HD 1920 x 1080 pixels;
  • CONEXÕES: 1 HDMI, 2x USB 2.0, 1x USB 3.0, 1 RJ 45 ,1 COMBO audio jack, Bluetooth e WiFi;
  • SISTEMA OPERACIONAL: Windows 10 Home 64 bits;
  • BATERIA: 3 células 43Wh;
  • DIMENSÕES: 2,5 cm x 37,5 cm x 24,8 cm (A x L x P).

 

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via