Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 6
O Galaxy Tab A é a escolha perfeita para usuários menos exigentes que procuram um tablet não muito caro mas com boa performance

Para aqueles que desejam algo maior que um smartphone, mas não estão dispostos a carregar um notebook para todos os lugares, um tablet continua sendo a sua melhor opção de compra.

Pensando nisso, a Samsung investiu em um novo modelo de sua linha intermediária de tablets com o novo Tab A, um dispositivo perfeito para uso nas tarefas mais simples às mais complexas.

A Samsung cedeu um Galaxy Tab A ao Showmetech para testes e, após algumas semanas de uso, trazemos a vocês uma análise completa do dispositivo, destacando suas principais qualidades e alguns atributos que poderiam ser melhorados para garantir uma melhor experiência do usuário.

Design e tela

Quem olhar rapidamente não irá notar muitas mudanças no design do tablet em comparação com os modelos anteriores.O Tab A é um pouco maior que seu predecessor, com um aumento de 10.1 polegadas para 10.5 polegadas, e em seus últimos modelos, a Samsung optou pelo visual mais simples e limpo possível (nada mais da logo no topo do aparelho).

Galaxy Tab A
A qualidade da tela é boa, mesmo em alta ou baixa luminosidade.

O botão físico de home também foi removido, sendo substituído pelo botão nativo do Android. Os únicos botões do aparelho são o botão de power e os de volume, que se encontram na lateral superior direita do aparelho. Porém, a decisão de colocar esses dois botões no mesmo lado e tão próximos pode incomodar um pouco.

Não foram poucas as vezes que, durante os testes, acabei pressionando o botão de power ao invés de um dos botões de volume, ou vice-versa. Essa decisão de design é confusa, pois os botões poderiam ficar em cada lado do aparelho, como a Samsung costuma fazer com seus smartphones.

O Tab A também é mais fino, tendo apenas 8 mm de espessura. Toda a parte frontal do aparelho é protegida por um vidro especial Gorilla Glass 4, enquanto sua traseira é feita de plástico que, mesmo não parecendo, confere uma alta qualidade e flexibilidade para não deixar o tablet escorregar das mãos do usuário. É possível segurar o dispositivo firme em qualquer posição, sem muito esforço.

Galaxy Tab A
O design da traseira do Tab A permite que você segure o dispositivo firmemente com apenas uma mão.

A tela do Tab A é um de seus grandes destaques. Ela possui 1920×1200 pixels de resolução do tipo WUXGA, o que se iguala uma densidade de pixels de 216 PPI. O brilho gerado pela tela garante uma boa iluminação tanto em ambientes de baixa ou alta luminosidade, portanto você não precisa se preocupar com reflexos ao utilizar o tablet ao ar livre durante o dia.

Áudio

Certamente um dos quesitos que surpreendem no Galaxy Tab A é seu sistema de som. O dispositivo possui quatro alto-falantes com suporte da tecnologia Dolby Atmos.

O programa de melhoramento do som do tablet pode ser ativado via as configurações de som do Android e inclui um equalizador assim como perfis de som para vídeos, voz e vários outros estilos de música. Além disso, quando se muda a posição do tablet de modo retrato para modo paisagem, o dispositivo ajusta automaticamente o som surround virtual.

Mas mesmo com a boa qualidade de som que o Dolby Atmos oferece, ele não é capaz de transformar o Galaxy Tab A em um concerto musical que cabe na sua mão. Nos testes, observei que enquanto o sistema de som possui agudos bons e lineares, os graves são bem fracos.

Hardware e games

O tablet é equipado com processador de médio porte Qualcomn Snapdragon 450, com um processador interno ARM Cortex A53 que pode atingir um frequência de processamento de até 1.8 GHz. Além disso, o interior do dispositivo possui uma memória de 3 GB de RAM e uma GPU integrada Qualcomn Adreno 506.

Juntos, todos esses componentes oferecem uma boa, mas não brilhante, performance de sistema que pode lidar com as tarefas do cotidiano sem muita dificuldade. Mesmo executando diversas tarefas simultâneas como download de apps, uso de redes sociais, e-mail, ou mesmo jogando, a performance do tablet não apresentou problemas.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 7

Mesmo com esse hardware robusto, não se pode dizer que o Galaxy Tab A é um dispositivo ideal para games. Nos testes com o aplicativo GameBench, nem todos os games disponíveis para dispositivos móveis irão executar normalmente no tablet.

Ao testar Shadow Fight 3 – um jogo não muito exigente em termos de gráficos – ele rodou de forma estável em 50 FPS com detalhes ao máximo.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 8

Já para PUBG Mobile, um jogo que necessita de mais poder de processamento, o desempenho do Tab A atingiu seu limite. Mesmo com as configurações gráficas selecionadas para o modo “balanceado”, o jogo teve uma média de 26 FPS, uma marca muito baixa para um jogo desse gênero.

Ao testar o game Hearthstone, ocorreram algumas “engasgadas”, mas não sei se seriam devido a problemas de conexão ou desempenho do aparelho de fato.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 9

O Galaxy Tab A está disponível em versões com 32 ou 64 GB de armazenamento. A versão enviada para os nossos testes era a de 32 GB, que fica com cerca de 22 GB livres depois de realizadas as configurações iniciais. Porém, é possível aumentar o armazenamento do tablet com um Micro-SD, capaz de impulsionar sua capacidade em até 400 GB!

A porta de conexão para carregamento e transferência de dados do Galaxy Tab A é uma porta USB Tipo-C com suporte à uma conexão de velocidade USB 2.0. Além disso, o dispositivo ainda conta entrada de fones de ouvido padrão de 3.5 mm e conectores magnéticos para uma teclado avulso ou uma case.

Software

O Galaxy Tab A executa a versão 8.1 (Oreo) do Android, porém, com mudanças de e ajustes de softwares característicos dos aparelhos da Samsung. A interface executa o Samsung Experience 9.5. Apesar de esse programa de interface oferecer diversas configurações adicionais ao aparelho, a navegação é muito similar a que usuários Android já estão acostumados.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 10

Além disso, o aparelho vem com os apps obrigatórios do Google, assim como uma seleção de apps da Microsoft como Word, Excel e Skype. Por último, ainda existe o pacote de apps da Samsung como gerenciador de arquivos e a app store Galaxy Apps.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 11

Por ser um tablet mais voltado ao uso familiar, o Galaxy Tab A introduz o Kids Mode, um modo especial de configurações do tablet para uso infantil. Ao acessar o modo, o programa transforma a interface do dispositivo para uma forma mais simples com apps e games especiais.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 12

Se você deslizar para a direita a partir da home screen você irá acessar o Bixby Home, um outro app já instalado no tablet que oferece uma compilação de notícias, avisos, informações de clima e outras atividades que você pode customizar. Você ainda pode conectar suas redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram para receber atualizações diretamente pela interface do Bixby Home.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 13

Importante ressaltar que durante os testes com o aparelho não foram encontrados bugs ou falhas na execução de apps nativos ou instalados, nem na interface do software. Mover ícones ou mudar de telas é rápido e simples, sem nenhum tipo de “engasgos”, mesmo quando vários programas estão suspensos em segundo plano.

Câmeras

Os recursos fotográficos não são o destaque do Galaxy Tab A, mas mesmo assim, a Samsung equipou o dispositivo com duas câmeras que atendem as necessidades de fotos ocasionais. A câmera traseira principal de 8 MP possui flash e foco automático, podendo tirar fotografias em até 3264×2448 pixels de resolução.

Galaxy Tab A
A câmera traseira não tem muito destaque, mas produz fotos de boa qualidade.

Porém, é importante lembrar que se você quiser fotos no formato 16:9, a resolução irá reduzir para 6 MP. Vídeos podem ser filmados em Full HD com 30 FPS tanto com a câmera traseira quanto com a câmera frontal de 5 MP.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 14

Ambas as câmeras oferecem vários modos de tirar fotos. A câmera traseira permite que o usuário tire fotos em modo panorama, HDR e Burst mode. Já a câmera frontal é recomendada para selfies e fotos mais descontraídas pois inclui adesivos e outras opções divertidas para customizar a imagem.

Ambas as câmeras suportam o recurso Bixby Vision, um app de realidade aumentada que permite a tradução instantânea de texto, identificação de locais e leitura de códigos QR.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 15

Como podemos observar nas fotografias tiradas com as câmeras do tablet, o Galaxy Tab A tira fotos decentes, apesar de sua qualidade não poder ser comparada com os smartphones topo de linha da Samsung. As imagens sempre parecem um pouco escuras, mesmo sob uma iluminação ideal. Além disso, alguns detalhes das imagens não capturados de forma adequada.

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 16

É evidente que as câmeras do Tab A não lidam muito bem com uma iluminação de ambiente ruim. Mesmo assim, podemos afirmar que para um uso mais simples e no dia-a-dia as qualidades das imagens de ambas as câmeras são suficientes para atender a usuários menos exigentes.

Bateria

Consumo de energia e duração de bateria são dois aspectos que o usuário do Tab A não terá que se preocupar. Tanto em modo de repouso ou em uso, o tablet consegue se sustentar com uma pequena quantidade de energia sendo gasta. Em um comparativo, somente existe outro dispositivo similar no mercado que consome menos energia que o Tab A: o Acer Iconia Tab 10.

Durante os testes, o Tab A mostrou como sua bateria é resistente. Ele foi capaz de permanecer ligado e em uso da conexão Wi-Fi por cerca de 15 horas com apenas uma carga de bateria. Essa quantidade de tempo é quase duas horas a mais que seu antecessor durava (o que já era algo impressionante).

Review: Samsung Galaxy Tab A, o tablet perfeito para uso no dia-a-dia 17

Ao reproduzir vídeos em alta resolução e em tela cheia, o tablet é capaz de permanecer ligado por até 16 horas. Não foram realizados testes de duração de bateria com o uso da conexão de dados móveis via 4G, mas espera-se que o consumo de energia seja quase o dobro quando esse tipo de conexão é utilizada.

Para o uso diário, o Tab A é perfeito pois é possível utilizar o dispositivo sem preocupações com gasto de energia ao longo do dia e apenas deixá-lo carregando durante a noite. Além disso, o fast-charger da Samsung que acompanha o aparelho permite o carregamento da bateria do tablet muito rápido, levando cerca de 2 horas e 30 minutos para atingir sua carga completa em nossos testes.

Considerações finais

O Galaxy Tab A é um tablet de desempenho médio de boa qualidade da Samsung. Custando cerca de 1.600 reais, ele é um investimento interessante para os usuários que não querem um notebook, mas também não desejam um aparelho de alta capacidade e poder de processamento. Se você quer um tablet para poder utilizar no dia-a-dia, em viagens, para tarefas simples (e para se divertir, claro), o Tab A é uma ótima escolha.

Galaxy Tab A
Procurando um tablet de bom desempenho por um preço acessível? O Tab A é sua escolha perfeita!

De todos os pontos fracos do tablet, certamente um que os futuros compradores e usuários precisam ficar atentos é sobre a qualidade de suas câmeras, apesar de eles serem mais que suficientes para uso em selfies ou chats de video. E mesmo que ele não possua um leitor biométrico como os smartphones mais recentes da Samsung, ele possui identificação via reconhecimento fácil, tornando a tarefa de desbloqueá-lo simples e prática.

Especificação técnica do Galaxy Tab A

SIM Apenas um cartão NanoSIM
Tipo de Tela 10,5″ Gorilla Glass (1200 x 1920)
CPU e GPU Qualcomm SDM450 Snapdragon 450 (Octa-core 1.8 GHz Cortex-A53) e Adreno 506
SO Android 8.1 Oreo
RAM 3 GB
Armazenamento 32 GB (expansível até 400 GB)
Resolução da Tela 1200 x 1920 pixels
Câmera  8 MP; flash LED único; HDR
Câmera Frontal 5 MP
Wi-Fi 802.11 A/B/G/N
GPS GPS, A-GPS, GLONASS
Áudio 4 alto falantes
Saídas USB Tipo-C 2.0, Type-C; P2 (3.5mm) para fones de ouvido
Bateria 7300 mAh (Fast charging)
Rádio Rádio FM
Peso do Produto 529g (Wi-Fi), 534g (LTE)
Dimensões 260 x 161,1 x 8 mm
Cores  Preto, Azul e Branco
4G LTE Cat4 de até 150 Mbps
Samsung Galaxy Tab A
  • Design - 8/10
    8/10
  • Desempenho - 9/10
    9/10
  • Câmeras - 8/10
    8/10
  • Som - 8/10
    8/10
  • Bateria - 9/10
    9/10
8.4/10

Veredito

Com uma configuração robusta e exibindo uma boa performance para tarefas simples e complexas, o Galaxy Tab A é opção perfeita para aqueles que procuram um tablet que junte praticidade com um bom preço.

Pros

  • Design da traseira evita possíveis quedas;
  • Tela de alta definição e qualidade;
  • Bateria de alta capacidade;
  • Bom desempenho com múltiplos aplicativos em execução.

Cons

  • Não recomendado para games;
  • Câmeras com qualidade razoável.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta