Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil

Analisamos o Shure MV5, um microfone que apresenta uma ótima relação custo-benefício para consumidores brasileiros.

No Showmetech, produzimos análises dos mais diversos equipamentos de hardware encontrados no mundo da tecnologia. Desta vez, falaremos tudo sobre o Shure MV5, um microfone condensador digital compatível com diversos tipos de dispositivos:

Design e construção

Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Shure MV5 em seu suporte incluso na caixa.

Com o formato de uma “bola”, o Shure MV5 tem boa parte de seu corpo constituído de plástico. Apesar de dar um toque bacana para o produto, a sensação que se tem é que o microfone não parece tão durável assim.

Em contrapartida, o suporte de toda essa estrutura é feito de duralumínio e, na prática, isto significa dizer que ele cumpre o seu papel de segurar com firmeza todo o hardware. Ah, e, também é possível ajustar o posicionamento da “bola”, inclinando-a para cima ou para baixo.

Conexões do microfone.

Na traseira do Shure MV5 estão as conexões, que são: uma porta micro USB e uma porta P2 de 3,5 mm para fone de ouvido. Esta última permite que o usuário monitore o áudio captado pelo microfone em tempo real. E para ajudar neste aspecto, o microfone condensador dispõe de dois botões e uma roda de volume.

Enquanto a roda de volume é voltada para o feedback em tempo real enviado para o fone de ouvido, os outros dois botões – um para deixar o microfone mudo e outro para alternar entre os perfis DSP – têm foco na gravação de voz em si. Para finalizar, o microfone também dispõe de LEDs indicadores para facilitar a vida do usuário.

Performance

Só para deixar claro: o Shure MV5 não é um microfone condensador topo de linha. Entretanto, para a faixa de preço em que ele se encontra, o periférico entrega uma qualidade de som impressionante.

O Shure MV5 é um dos melhores em sua faixa de preço.

Toda essa qualidade provém do hardware poderoso encontrado nesta pequena “bola”. Seja para captar voz ou até mesmo instrumentos, o processamento de sinal que se dá no próprio Shure MV5 faz do microfone bastante uma ferramenta bastante versátil.

E para auxiliar nessa versatilidade, ele já vem com três presets de DSP (Processador de Sinal Digital, em português). O primeiro deles é o Voice que, como o nome sugere, é voltado para a captação de voz.

Além deste modo, o microfone oferece o Instrument e o Flat. Este último não é tão útil assim, já que se trata de um preset mais cru e sem processamento. Porém, o Instrument é uma mão na roda na hora de captar o som de instrumentos como o violão.

Apesar dos ótimos presets, ainda vale ressaltar que não se deve esperar uma qualidade extremamente profissional aqui. No entanto, o foco do microfone não é exatamente este, já que ficou clara a ideia da fabricante: garantir boa qualidade de som sem exigir muito tempo de configuração. Mas, fique tranquilo, não haverá chiado em suas gravações.

Compatibilidade

Apesar do tamanho, o Shure MV5 não deve em nada no quesito compatibilidade.

Como mencionado, o Shure MV5 é um microfone capaz de funcionar em diversas plataformas. Queira você gravar no Windows, no Mac, no iOS ou no Android, ele irá funcionar sem precisar de gambiarras.

Em parte, isso só é possível graças ao aplicativo ShurePlus MOTIV disponível tanto na Google Play quanto na App Store. Através dele, o usuário consegue iniciar gravações e, em tempo real, alterar o ganho do microfone, equalizar o áudio e realizar todo tipo de configuração.

Se trata de um aplicativo muito útil e prático. Portanto, daremos mais um ponto positivo para o produto como um todo por causa dele.

Especificações técnicas do Shure MV5

  • Presets DSP: Voice/Instrument/Flat;
  • Condensador de eletreto (16 mm);
  • Unidirecional (cardioide);
  • Profundidade de bits: 16-bit/24-bit;
  • Taxa de amostragem: 44,1 kHz a 48 kHz;
  • Frequência de resposta: 20 Hz a 20.000 Hz;
  • Limite de ganho ajustável: 0 a +36 dB;
  • Sensibilidade: -40 dBFS/Pa a 1 kHz;
  • SPL máximo: 130 dB SPL;
  • Carcaça: PC/ABS;
  • Dimensões com o suporte: 89 mm (altura) x 142 mm (largura) x 97 mm (profundidade).

Conclusão

Vale a pena?

Disponível na loja da Shure por R$ 639,00, o Shure MV5 é uma excelente escolha para quem está à procura de um microfone condensador digital de baixo custo, mas sem sacrificar qualidade. Sua versatilidade e seu formato compacto são ideais para muitos usuários. No entanto, ouvidos mais treinados podem encontrar falta de pureza no som, embora ele não apresente chiado.

Leia também

Review: Logitech MX Sound é a caixa de som Bluetooth feita para todos