Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil

MV5 stilllife alt - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Analisamos o Shure MV5, um microfone que apresenta uma ótima relação custo-benefício para consumidores brasileiros.

No Showmetech, produzimos análises dos mais diversos equipamentos de hardware encontrados no mundo da tecnologia. Desta vez, falaremos tudo sobre o Shure MV5, um microfone condensador digital compatível com diversos tipos de dispositivos:

Design e construção

shure motiv mv5 grey - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Shure MV5 em seu suporte incluso na caixa.

Com o formato de uma “bola”, o Shure MV5 tem boa parte de seu corpo constituído de plástico. Apesar de dar um toque bacana para o produto, a sensação que se tem é que o microfone não parece tão durável assim.

Em contrapartida, o suporte de toda essa estrutura é feito de duralumínio e, na prática, isto significa dizer que ele cumpre o seu papel de segurar com firmeza todo o hardware. Ah, e, também é possível ajustar o posicionamento da “bola”, inclinando-a para cima ou para baixo.

81GneaNEgOL. SL1500  e1533064471811 - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Conexões do microfone.

Na traseira do Shure MV5 estão as conexões, que são: uma porta micro USB e uma porta P2 de 3,5 mm para fone de ouvido. Esta última permite que o usuário monitore o áudio captado pelo microfone em tempo real. E para ajudar neste aspecto, o microfone condensador dispõe de dois botões e uma roda de volume.

Enquanto a roda de volume é voltada para o feedback em tempo real enviado para o fone de ouvido, os outros dois botões – um para deixar o microfone mudo e outro para alternar entre os perfis DSP – têm foco na gravação de voz em si. Para finalizar, o microfone também dispõe de LEDs indicadores para facilitar a vida do usuário.

Performance

Só para deixar claro: o Shure MV5 não é um microfone condensador topo de linha. Entretanto, para a faixa de preço em que ele se encontra, o periférico entrega uma qualidade de som impressionante.

max desktop MV5 podcaster alt - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
O Shure MV5 é um dos melhores em sua faixa de preço.

Toda essa qualidade provém do hardware poderoso encontrado nesta pequena “bola”. Seja para captar voz ou até mesmo instrumentos, o processamento de sinal que se dá no próprio Shure MV5 faz do microfone bastante uma ferramenta bastante versátil.

E para auxiliar nessa versatilidade, ele já vem com três presets de DSP (Processador de Sinal Digital, em português). O primeiro deles é o Voice que, como o nome sugere, é voltado para a captação de voz.

Além deste modo, o microfone oferece o Instrument e o Flat. Este último não é tão útil assim, já que se trata de um preset mais cru e sem processamento. Porém, o Instrument é uma mão na roda na hora de captar o som de instrumentos como o violão.

Apesar dos ótimos presets, ainda vale ressaltar que não se deve esperar uma qualidade extremamente profissional aqui. No entanto, o foco do microfone não é exatamente este, já que ficou clara a ideia da fabricante: garantir boa qualidade de som sem exigir muito tempo de configuração. Mas, fique tranquilo, não haverá chiado em suas gravações.

Compatibilidade

shure mv5 ltg mv5 digital condenser microphone in gray with usb lightning cable 02c - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Apesar do tamanho, o Shure MV5 não deve em nada no quesito compatibilidade.

Como mencionado, o Shure MV5 é um microfone capaz de funcionar em diversas plataformas. Queira você gravar no Windows, no Mac, no iOS ou no Android, ele irá funcionar sem precisar de gambiarras.

Em parte, isso só é possível graças ao aplicativo ShurePlus MOTIV disponível tanto na Google Play quanto na App Store. Através dele, o usuário consegue iniciar gravações e, em tempo real, alterar o ganho do microfone, equalizar o áudio e realizar todo tipo de configuração.

Se trata de um aplicativo muito útil e prático. Portanto, daremos mais um ponto positivo para o produto como um todo por causa dele.

Especificações técnicas do Shure MV5

  • Presets DSP: Voice/Instrument/Flat;
  • Condensador de eletreto (16 mm);
  • Unidirecional (cardioide);
  • Profundidade de bits: 16-bit/24-bit;
  • Taxa de amostragem: 44,1 kHz a 48 kHz;
  • Frequência de resposta: 20 Hz a 20.000 Hz;
  • Limite de ganho ajustável: 0 a +36 dB;
  • Sensibilidade: -40 dBFS/Pa a 1 kHz;
  • SPL máximo: 130 dB SPL;
  • Carcaça: PC/ABS;
  • Dimensões com o suporte: 89 mm (altura) x 142 mm (largura) x 97 mm (profundidade).

Conclusão

max desktop MV5 podcaster2 alt - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil
Vale a pena?

Disponível na loja da Shure por R$ 639,00, o Shure MV5 é uma excelente escolha para quem está à procura de um microfone condensador digital de baixo custo, mas sem sacrificar qualidade. Sua versatilidade e seu formato compacto são ideais para muitos usuários. No entanto, ouvidos mais treinados podem encontrar falta de pureza no som, embora ele não apresente chiado.

Leia também

Review: Logitech MX Sound é a caixa de som Bluetooth feita para todos

MV5 stilllife alt - Review: Shure MV5 é o microfone condensador digital amplamente versátil

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via