REVIEW: Smart TV Britânia 4K, uma excelente opção brasileira

Tv britânia com aplicativos
A Smart TV Britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro

Quando se pensa em eletrodomésticos para casa, a Britânia é uma das primeiras marcas que vêm à cabeça de muitos brasileiros. E para expandir a sua participação no mercado, a empresa lançou uma série de televisores. Hoje vamos falar da Smart TV Britânia de 55 polegadas com resolução 4K e acesso aos principais aplicativos de streaming, fazendo dela uma quase perfeita estação de entretenimento.

Tv britânia em sala de televisão
As bordas finas impressionam qualquer pessoa

Instalação e controle

A instalação da Smart TV Britânia é fácil e extremamente intuitiva. Logo ao abrir a caixa, é possível ver os componentes utilizados para sua montagem, como os dois pés, o cabo de força e o controle. A TV vem bem protegida por um par de isopores e envolto em uma sacola plástica que auxilia na retirada do aparelho. Cada pé vem com uma indicação específica, A ou B, que também é facilmente localizado na parte de trás, onde os pés devem ser instalados. Nada muito difícil, já que basta usar uma chave Philips comum e fazer a instalação dos parafusos que vêm juntos. Feito isso, é hora de usar o controle e ligar a TV.

  • Pés da tv britânia 4k 55 polegadas
  • Review: smart tv britânia 4k, uma excelente opção brasileira. A smart tv britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro
  • Review: smart tv britânia 4k, uma excelente opção brasileira. A smart tv britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro
  • Review: smart tv britânia 4k, uma excelente opção brasileira. A smart tv britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro

O controle possui botões para todas as funções possíveis. Na parte de baixo ele traz atalhos para 4 serviços de streaming: Netflix, YouTube, GloboPlay e PrimeVideo. Como eu já estava acostumado com controles menores e com menos funções, levei um tempo para me adaptar.

Controle remoto tv britânia 4k 55 polegadas
REVIEW: Smart TV Britânia 4K, uma excelente opção brasileira

Uma das primeiras coisas que a Smart TV Britânia fez foi solicitar a senha da internet e fazer uma atualização. Depois disso, foi a hora de instalar os canais de televisão abertos. Feito isso, está pronto! Só começar a usar.

Construção

Uma das coisas que mais me chamaram a atenção na Smart TV Britânia foi a sua construção. Seus pés, apesar de serem feitos de plástico, são bastante resistentes, e a parte de trás é montada com uma placa de ferro. Outra coisa é que apesar de ter a borda bastante fina, deixando a perspectiva de borda infinita.

Imagem mostra parte de trás da smart tv britânia
Como a TV é grande, com 55 polegadas de tamanho, a localização da entrada de cabos fica muito pro meio, o que pode causar desconforto ou dificuldade na manutenção e/ou instalação.

A única coisa do seu corpo que eu não gostei foi da localização da entrada dos cabos. Eles ficam localizados praticamente no centro da televisão. A TV usada para teste foi a de 55 polegadas, e caso você não tenha o espaço necessário para alcançar as entradas, a instalação de um cabo HDMI, por exemplo, pode ficar um pouco complicada.

Tela

Vou dividir minha experiência com a tela da Smart TV Britânia em duas partes: uma com aplicativos de streaming e TV aberta, e a outra com os jogos, respectivamente. Para os programas do dia-a-dia, como telejornais, séries de TV e jogos de futebol, tudo funciona de forma espetacular. Basta fazer a seleção de cores desejada e pronto. Ela traz uma imagem de ultra definição com uma qualidade soberba. O mesmo vale para os aplicativos como o Netflix, e aqui um aviso: não é possível acessar o menu de seleção estando dentro do aplicativo.

Review: smart tv britânia 4k, uma excelente opção brasileira. A smart tv britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro
As cores são espetaculares

Para meu teste com a TV, selecionei o seriado Inacreditável para maratonar na Netflix, mas nos primeiro minutos eu senti que as cores usadas na TV aberta não estavam legais, então tentei mudar o modo da imagem. Contudo, não temos acesso ao menu que faz essa seleção, então tive que sair da Netflix, mudar e voltar para a série. Repeti isso algumas vezes até sentir que estava agradável. Sinceramente não sei quais os motivos que fizeram com que essa opção não estivesse disponível durante o uso dos aplicativos.

Agora vou comentar a minha experiência com o vídeo game. Testei tanto um PlayStation 5 quanto um Xbox Series X na Smart TV Britânia e em ambos os Agora vou comentar a minha experiência com o vídeo game. Testei tanto um PlayStation 5 quanto um Xbox Series X na Smart TV Britânia e em ambos os casos eu precisei ajustar o contraste, brilho e principalmente a luz de fundo. Em alguns jogos tudo estava extremamente colorido, como Legend of Mana, e tudo estava escuro demais, como em Assassin’s Creed Valhalla. Em Pro Evolution Soccer eu não tive problema nenhum.

Resumindo, em alguns momentos eu precisei ficar ajustando para ter a melhor sensação de cores na TV. Particularmente eu não ligo, mas é sempre bom ficar atento a essas coisas. Caso não queira usar as configurações de fábrica, é possível escolher entre futebol, padrão, vídeo e a do usuário. A tela da TV Britânia traz consigo a tecnologia D-LED, que permite com que os LEDs da tela possam ser escurecidos ou desligados, o que gera uma economia na conta de energia elétrica.

Som

Uma das coisas que eu mais gostei na Smart TV Britânia foi o sistema de Som Surround, da Dolby. É possível escolher entre deixá-lo ligado ou não, e também selecionar um sistema chamado de DTS TruSurround. Eu testei esse sistema ouvindo a mesma música, Holy Wars do Megadeth, três vezes, e senti uma sensível melhora quando o TruSurround estava ativado. No geral, qualquer uma das três opções cumprem bem a sua função, ainda mais caso você esteja usando em uma sala fechada.

Se você gosta de ouvir música num volume muito alto, é recomendado utilizar algum outro aparelho específico, como um sound bar ou um home theater. Além disso, é possível escolher também 5 padrões diferentes de som: o de fábrica, futebol, música, vídeo e usuário. Cada uma delas altera o foco de som, e é recomendado para cada uma das situações por ela descritas.

Aplicativos

Como já dito acima, a Smart TV Britânia traz no seu controle um atalho para quatro serviços de streaming. Dentre eles, o único que tive um pequeno problema foi o GloboPlay. A versão disponível na televisão não possui acesso aos canais online, consequentemente não tem como acessar o Premiere, serviço da Globo para assistir futebol ao vivo, por exemplo.

Tentei de tudo para atualizar o aplicativo, até liguei para o suporte da Britânia, e me foi informado que por enquanto não haverá acesso ao recurso do GloboPlay. Fica aqui a recomendação, já que sou fã de futebol e assinante do serviço.

Tv britânia com aplicativos
Além dos principais aplicativos de streaming, há muitas outras opções disponíveis.

Além disso, há uma série de outros aplicativos disponíveis, como o Radionline, para ouvir rádios do mundo todo, o Estadão, para ter acesso a notícias, o Deezer para ouvir músicas, as redes sociais Facebook e Twitter, dentre muitos outros. Infelizmente não temos o Spotify na lista de aplicativos e também esperamos que chegue em breve.

Sistema operacional

Navegar entre os menus da Smart TV Britânia é bem fácil. O sistema utilizado por ela é uma versão do Linux, desenvolvido pela Britânia em parceria com a Netflix. Ao apertar o botão da casinha no controle, um painel subirá e mostrará todos os aplicativos disponíveis, então é só navegar entre as opções e selecionar o desejado. Além disso, um menu rápido da Netflix também está disponível, tanto para escolher entre os usuários ou selecionar entre um filme ou série que esteja em alta.

Imagem do menu da smart tv britânia.
O menu apresenta os principais aplicativos, com um destaque especial para o Netflix.

No topo há três menus: o de configuração, o seletor de entrada de vídeo e o Q.Menu. Esse último possui opções para ligar e desligar o Closed Caption (as legendas para deficientes auditivos), o seletor de áudio (original e dublado, quando disponível), o modo de tela (se é com a proporção 4:3, ou 16:9, entre outras), o modo Sleep (que programa o desligamento automático da TV) e o modo de Som e Imagem. Por fim, na parte de baixo do menu, há a opção de utilizar um sistema de armazenamento, seja um HD externo ou um pendrive. A TV pode rodar mídias em diversos formatos de vídeo, músicas em MP3 e imagens.

Conectividade e funções

A Smart TV Britânia possui 4 conectores de HDMI e o sinal de todos eles pode ser expandido pela televisão. Seu uso pode ser alternado de acordo com a vontade do usuário. Além disso, há duas entradas USBs, que podem ser utilizadas para a instalação de um pendrive ou de um HD externo.

Review: smart tv britânia 4k, uma excelente opção brasileira. A smart tv britânia vem com uma tela de boa qualidade e um sistema operacional fácil de ser manuseado, fazendo dela uma boa opção no mercado brasileiro
Entradas HDMI, óptica e USB da televisão

Durante o meu teste, eu coloquei um pendrive com 8 GB de espaço, o que me deu um pouco mais de 3 horas de gravação. Ao usar em um canal de TV aberto, a imagem ficou absolutamente perfeita, quase como se eu tivesse vendo o canal ao vivo. A ativação do recurso é bem fácil, bastou apertar um único botão no controle, sem que nenhuma configuração tivesse que ser efetuada.

Outra coisa que a Smart TV Britânia possui é a capacidade de se conectar com o celular. Ao testar com o meu Galaxy S9 Plus, ela funcionou perfeitamente bem, sem nenhum tipo de atraso, outro ponto positivo da TV. Essa foi também a sugestão que eu recebi do suporte da Britânia, caso quisesse assistir aos jogos do Premiere na televisão.

Conclusão

A Smart TV Britânia, apesar de ser novata no mercado de televisores, entrou forte na disputa com outras marcas. Com um sistema operacional bastante simples de ser usado, além de ser relativamente intuitivo, ele não trará dores de cabeça com quem não está habituado aos televisores inteligentes. O controle, apesar de não ser de alta qualidade, e não vir com pilhas de fábrica, possui todas as funções bem sinalizadas e são fáceis de serem notadas.

Graças ao acesso à serviços de streaming como o Netflix, Prime Video e outros, ela será uma excelente fonte de entretenimento. Deixo apenas a ressalva com relação ao GloboPlay e à falta dos canais ao vivo. Para os games ela precisa ser ajustada, variando de jogo para jogo, mas nada que cause muitas dores de cabeça. No geral, recomendo bastante a Smart TV Britânia para quem está pensando em adquirir um novo televisor, e saiba que ela irá satisfazer todas as suas demandas.

A Smart TV Britânia está disponível no Magazine Luiza em até 10x de R$ 349,90.

Especificações Técnicas

Imagem demonstrativa da smart tv britânia.
Smart TV Britânia

Smart TV Britânia

ModeloBTV55Q20N5SBL
Polegadas55”
ResoluçãoUHD
Tipo de painelVA
TecnologiaD-LED
Recursos Smart
Frequência 60Hz
Sistema operacional Linux
Conectividade Wi-fi
Conexões Entrada de vídeo e áudio estéreo (RCA) através do adaptador
3 entradas HDMI e 1 entrada HDMI (ARC)², total de 4 entradas HDMI
Entrada RF para TV aberta (Digital e Analógica) e TV à cabo
1 entrada USB 2.0 e 1 entrada USB 3.0: reproduz filmes, músicas e fotos
1 entrada S/PDIF out Optical
1 entrada Ethernet
Processador Quad Core
Controle remotoControle Remoto com botão Netflix, Globoplay, Youtube e Prime Video
Modo game8.0 ms
Resolução(Pixels) 3840 x 2160
Formato da tela 16:9
Ângulo de visão178°(H) x 178°(V)
Contraste1.200.000:1
Brilho 280 cd/m²
Recursos de imagem– Recepção em ATV, DTV e CATV
– Conversor digital integrado
– Equalizadores de som e imagem predefinidos
– Ajustes de temperatura de cor
– Nivelador automático de volume
– SDR para HDR: corrige imagem para melhor performance
Zoom Sim
Sistema de corPAL-M, PAL-N, NTSC
Potência dos Alto-falantes10Wrms x 2
Sistema de somDolby Audio
Mute Sim
Aplicativos pré-instaladosGlobo Play; Youtube; Midia Cast
Closed caption Sim
Sleep timerSim
Bloqueio de canaisSim
PésSim
EnergiaVoltagem Bivolt
Cor da basePreto
Cor da borda Preto
Padrão de furação Vesa
Peso aproximadoDo produto 14,2kg
Do produto com a embalagem 17,8kg
Dimensões do produtoLargura 122,6cm
Altura – Com base: 75,3cm
Sem base: 70,6cm
Profundidade – Com base: 24cm
Sem base:9cm
Dimensões do produto com embalagemLargura 136,3cm
Altura 87cm
Profundidade 17,9cm
PreçoDisponível na Magazine Luiza por R$ 3.500,00 em até 10x sem juros.

Veja também:

Para conhecer quais as melhores smart TVs disponíveis no mercado e ficar por dentro de tudo do universo da tecnologia, fique de olho aqui no Showmetech.

Smart TV Britânia
  • Design - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 9/10
    9/10
  • Imagem - 8/10
    8/10
  • Som - 10/10
    10/10
9/10

Smart TV Britânia

Com uma boa tela e um sistema operacional de fácil uso, a Smart TV Britânia se torna uma boa opção no mercado de televisores.

Pros

  • Tela de boa qualidade
  • Feita com material resistente
  • Controle de bom tamanho e com as principais funções

Cons

  • Falta de pilha
  • Necessidade de ajustar as cores de acordo com o uso
  • Localização da entrada de cabos
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:
Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário