REVIEW: LG OLED C9, a smart TV 4K mais inteligente do mercado

Imagem destacada da LG OLED C9 2
A nova LG OLED C9 traz todos os benefícios do OLED nas TVs, além de todo processamento baseado em IA para otimizar resultados em audiovisual e conectividade

Com foco em sustentabilidade e conectividade, a LG encontrou na última CasaCor 2019, em São Paulo, a oportunidade perfeita para trazer ao Brasil a nova smart TV 4K OLED C9. Esta TV faz parte da linha premium entre os lançamentos da LG em 2019, e acompanha alguns recursos que a torna uma das TVs mais inteligentes disponíveis no país, como processador dedicado a9 de 2ª Geração, som aprimorado com inteligência artificial e a plataforma inteligente ThinQ AI para controlar outros dispositivos usando apenas a voz.

Disponível nas opções de 55, 65 e 77 polegadas, a LG disponibilizou um modelo da OLED C9 4K para testes e nas próximas linhas você confere o tudo que nós achamos dela.

OLED C9 repete construção em metal e vidro e bordas extremamente finas da C8
OLED C9 repete construção em metal e vidro e bordas extremamente finas da C8

Construção e design

A OLED C9 não trouxe um design diferente em relação à C8 – mas isso não é um ponto negativo. Assim como o modelo de 2018, a C9 aposta em uma aparência minimalista, com acabamento de alta qualidade em metal e vidro e o suporte inclinado na parte inferior, que faz o som dos alto-falantes se propagar melhor no ambiente. As bordas mantém-se extremamente finas, fazendo a moldura se “camuflar” no painel OLED e passar uma sensação de estar diante de um produto só tela.

Bordas finas impressionam, já que chegam a ser menos visíveis que nos smartphones
Bordas finas impressionam, já que chegam a ser menos visíveis que nos smartphones

A OLED C9 traz consigo uma abrangência em relação à conectividade. Sem fio, a TV acompanha Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11ac e AirPlay 2, sistema da Apple para transmitir conteúdo de um dispositivo emissor para um receptor wireless. No corpo do aparelho, há três entradas USB, sendo uma na lateral e duas na traseira, entrada LAN para Internet e quatro portas HDMI 2.1.

A LG é a primeira fabricante a incluir a nova versão do HDMI em seus lançamentos de 2019, que permite não apenas lidar com impressionantes 48Gbps, mas também suportar taxas de quadros mais altas até 120Hz, metadados dinâmicos para HDR, eARC (canal de retorno de áudio aprimorado), taxas de atualização variáveis ??(VRR) e um modo automático de baixa latência (ALLM).

Finalizando as conexões, há também uma saída digital óptica e uma entrada 3.5mm para fones de ouvido.

A LG é a primeira fabricante do mundo à equipar suas TVs de 2019 com o novo padrão HDMI 2.1
A LG é a primeira fabricante do mundo à equipar suas TVs de 2019 com o novo padrão HDMI 2.1

A organização dos cabos é feita de forma bastante organizada. Basta abrir a caixa na parte central inferior da TV e passar os cabos por ela. O melhor de tudo é a discrição e a facilidade.

Organização dos cabos é muito organizada e de fácil acesso
Organização dos cabos é muito organizada e de fácil acesso

Qualidade de imagem

A OLED C9 traz resolução 4K e é equipada com a segunda geração do processador dedicado de som e imagem a9. Este processador funciona através de uma tecnologia de inteligência artificial que faz o reconhecimento do conteúdo original e otimiza diversos aspectos da imagem, como clareza, nitidez, detalhes e brilho, para proporcionar uma experiência mais imersiva e de alta fidelidade de imagem.

Processador atua tanto na imagem quanto no som para trazer uma experiência imersiva
Processador atua tanto na imagem quanto no som para trazer uma experiência imersiva

Segundo a LG, este processador é responsável por analisar uma base de dados com milhões de conteúdos, para depois escolher a configuração correta para o conteúdo que você está assistindo. Isso fica claro em jogos de futebol, filmes e séries e ação, terror e outros gêneros distintos.

Processador Alpha 9 (a9) analise milhões de exemplos de conteúdos para otimizar imagem final
Processador Alpha 9 (a9) analise milhões de exemplos de conteúdos para otimizar imagem final

Não só na teoria tudo parece maravilhoso, mas na prática a qualidade é excepcional. Essa otimização de cenários realmente funciona e a transição de conteúdos originais para o 4K, o que chamamos de processo de upscaling, é um dos melhores que já vi, trazendo uma redução de ruídos grande e aprimoramento nas imagens.

E como inteligência artificial é o ponto-chave da OLED C9, não poderíamos deixar de mencionar os recursos de imagem AI Picture, que otimiza detalhes, brilho e nitidez das imagens a partir do conteúdo original, e o AI Brightness, novo recurso que faz o sensor da TV detectar as diferentes mudanças de luminosidade do ambiente e ajustar o nível de brilho.

Recursos de inteligência artificial nas imagens destacam brilho e nitidez
Recursos de inteligência artificial nas imagens destacam brilho e nitidez

OLED e seu preto “puro” 

Diferente das telas de LED e LCD, que precisam de uma painel traseiro retroiluminado para ligar os pixels e gerar as imagens, o OLED possui emissão de luz própria, fazendo com que cada pixel ligue e desligue individualmente. Na prática, são muitos os benefícios: permite desenvolver TVs mais finas, por não possuir uma camada adicional, e produz um alto contraste e fidelidade de cores, já que os pixels não serão afetados por outros componentes.

Diferença das telas de LCD/LED para OLED
Diferença das telas de LCD/LED para OLED

Pela capacidade de desligar os pixels quando não estão sendo usados, telas OLED são ideais para conteúdos escuros, com sombras ou com pretos profundos. Para saber mais detalhes sobre esse tipo de painel, confira nossa matéria especial abaixo:

A smart TV da LG traz todos esses benefícios do OLED. Conforme explicado, a produção dos diferentes níveis de preto é feita com excelência graças a capacidade de desligar os pixels na ausência de cor. Além disso, tons cinzas trazem pouquíssimas imperfeições em tom único no painel. Não há aquela aparência de “tela manchada” na tela, quando as cores são exibidas de forma diferente da original.

Experiência em jogos é excelente com a tecnologia OLED
Experiência em jogos é excelente com a tecnologia OLED

A C9 também conta com tempo de transição de 2,4ms e taxa de atualização de 120Hz nativos, ou seja, não é possível notar nenhuma incidência do “efeito fantasma”, que é quando o usuário percebe as transições dos quadros na imagem, e é um tipo de painel muito bem-vindo para os gamers. 

Para completar, o painel OLED da LG traz suporte aos formatos HDR10, HLG e Dolby Vision, que tira todo proveito da tecnologia e produz cores ainda mais vivas. Vale lembrar que o display da C9 é certificado por TÜV Rheinland, produzindo apenas 29% de luz azul, valor bem abaixo do mínimo (50%) para ter conforto visual. Durante a utilização, não é possível notar o benefício, mas seus olhos ficam menos expostos à emissão que prejudica a visão.

À longo prazo, seus olhos agradecem!
À longo prazo, seus olhos agradecem!

Qualidade de som

O processador a9 de 2ª Geração também atua no sistema sonoro da OLED C9, otimizando o som por genérico de áudio, identificando voz, efeito e frequência. Ela traz dois alto-falantes de 40W que dispensa um aparelho complementar para o áudio. A qualidade é surpreendente e músicas no Spotify possuem volume, graves, médios e agudos muito equilibrados. 

Além disso, há os recursos AI Sound, que transforma áudio estéreo (2.0 canais) em 5.1 canais para uma experiência mais imersiva, e o AI Acoustic Tuning, que calibra o som que sai da TV a partir das ondas sonoras do ambiente.

Sistema operacional

Sistema operacional é a WebOS 4.0
Sistema operacional é a WebOS 4.0

De todos os sistemas operacionais proprietários das fabricantes, o WebOS da LG é talvez o mais completo e intuitivo. A navegação é simples, com uma interface bonita e funções de fácil acesso.

A C9 é equipada com a versão 4.0, que traz muitas melhorias em conectividade com outros dispositivos, como home theaters, consoles, soundbars e aparelhos blu-ray – inclusive, através do controle Magic Remote.

E por falar no controle, a nova versão do controle Magic Remote está presente e continua com sua aparência ergonômica e confortável de usar, assim como no modelo de 2018.

O controle é compatível com as TVs mais recentes da LG e funciona como uma espécie de mouse ou pointer, incluindo um scroll para rolar páginas ou navegar em Apps com mais facilidade. O Magic Remote acompanha um microfone integrado para comandos de voz, além de botões dedicados para diversas aplicações, como a Netflix, por exemplo.

Controle remoto da LG tem um microfone embutido para realizar comandos de voz
Controle remoto da LG tem um microfone embutido para realizar comandos de voz

Recursos de inteligência artificial

Assim como a qualidade de imagem, a C9 se destaca pelos seus recursos de inteligência artificial. A TV traz como centro a plataforma ThinQ AI, desenvolvida pela própria LG, para dar suporte à diversas funcionalidades e formatos de assistentes virtuais disponíveis no mercado. O ThinQ AI também estará integrado a outros produtos da marca, de diferentes categorias para, no futuro, criar uma verdadeira casa conectada. Atualmente, uma das principais funções disponíveis no mercado brasileiro são os comandos de voz, através da parceria da empresa com o Google Assistente.

Com o assistente virtual do Google, totalmente em português, você consegue realizar pesquisas, criar lembretes, gerenciar tarefas, adicionar eventos na agenda ou itens à lista de compras, ver o trânsito e, até mesmo, controlar dispositivos domésticos inteligentes compatíveis, por meio do controle Magic Remote. Alguns comandos que fizemos que obtivemos resultados precisos foram:

  • “Qual a previsão do tempo para amanhã?”;
  • “Como está meu dia hoje?”, a assistente lê todos os compromissos do dia; 
  • “Trânsito para o trabalho”, a assistente executa o app Mapas e te diz qual é o melhor horário e caminho para seguir para o trabalho;
  • “Toque Billie Eilish no YouTube”, a assistente abre o app YouTube e toca uma música aleatória da cantora.

Além disso, você consegue interagir diretamente com os recursos da sua TV, como mudar modos de imagem, ligar ou desligar Bluetooth, pesquisar conteúdos em apps como Netflix, YouTube, entre outros.

A C9 pode ser considerada uma central de comando para tornar sua casa ainda mais inteligente. Como explicado mais acima, é possível controlar centenas dispositivos compatíveis através da sua TV e ainda criar perfis personalizados para facilitar ainda mais sua vida. Por exemplo, você pode criar um modo específico onde, ao ser habilitado, a TV entrará na Netflix, as luzes serão apagadas, o condicionador de ar ajustará a temperatura e a soundbar será calibrada para o modo desejado. A execução acontece em segundos.

Conclusão

Imagem destacada da LG OLED C9

Não foi à toa que elegemos a OLED C9 da LG como a melhor smart TV 4K do ano no nosso especial de 2019. Ela pega todos os pontos positivos da C8, modelo do ano passado, e adiciona um processador dedicado de imagem e som competente, o já excelente painel OLED com Dolby Vision e HDR10 que produz imagens excepcionais, qualidade de som com Dolby Atmos e recursos de inteligência artificial que realmente fazem a diferença na navegação e na reprodução de conteúdos.

Sem contar com o design elegante e ultrafino, especialidade da LG graças ao painel OLED, a OLED C9 é uma das melhores e mais bonitas TVs disponíveis no Brasil, assim como a C8 foi no ano passado.

Gostou da OLED C9? A smart TV está disponível em três tamanhos: 55, 65 e 77 polegadas. Os preços partem de R$ 5.999,00 (55”), R$ 9.469,00 (65”) e R$ 34.070,00 (77”). O menor tamanho tem preço equivalente às suas concorrentes e oferece um conjunto de audiovisual e recursos mais interessantes. Em relação aos modelos de 65” e 77”, o alto valor é justificado se você busca o melhor que uma TV 4K pode oferecer no Brasil atualmente.

Ficha técnica (LG OLED C9 4K)

EspecificaçõesLG OLED C9 4K
Tamanhos (em polegadas)55”, 65” e 77”
Tecnologia do painelOLED
Resolução do painel4K
Conexões e entradas4 x Entradas HDMI 2.1;
3 x Entradas USB;
1 x Entrada RF para TV aberta;
1 x Entrada RF para TV a cabo;
1 x Entrada AV/Vídeo componente;
1 x Saída digital óptica;
1 x Saída para fones de ouvido (P2);
1 x Entrada LAN (RJ45);
Wi-Fi 802.11ac
Bluetooth 5.0
Processadora9 de 2ª Geração
Recursos de imagemAI Picture
AI Brightness
4K Cinema HDR
HDR10
Dolby Vision
Certificado por TÜV Rheinland
Upscaling 4K
Taxa de atualização120Hz (nativos)
Tempo de transição2,4ms
Tempo de resposta1ms
Recursos de áudioAI Sound
AI Acoustic Tuning
Dolby Atmos
40W de potência (dois alto-falantes)
ControleMagic Remote com mic integrado
Funções de Netflix e Amazon
Sistema operacionalWebOS 4.0
Comandos de vozSim
Assistente virtualGoogle Assistente
PlataformaThinQ AI
Modo GaleriaSim
ConstruçãoMetal e vidro
Preços55”: R$ 5.999,00
65”: R$ 9.469,00
77”: R$ 34.070,00
LG OLED C9, a smart TV 4K mais inteligente do mercado
  • Construção - 10/10
    10/10
  • Design - 10/10
    10/10
  • Qualidade de imagem - 10/10
    10/10
  • Qualidade de som - 9/10
    9/10
  • Sistema operacional - 10/10
    10/10
  • Recursos de IA - 10/10
    10/10
  • Assistente de voz - 10/10
    10/10
  • Controle - 10/10
    10/10
9.9/10

Considerações finais e pós e contras

A nova LG OLED C9 traz todos os benefícios do OLED nas TVs, além de todo processamento baseado em IA para otimizar resultados em audiovisual e conectividade

Pros

  • Bem construída;
  • Design elegante e minimalista;
  • Painel OLED excelente; 
  • Upscaling 4K com IA de qualidade; 
  • Qualidade sonora competente; 
  • Plataforma ThinQ AI completa e inteligente;
  • Google Assistente; 
  • Capaz de controlar outros dispositivos;
  • Controle Magic Remote bem-vindo.

Cons

  • Não suporta HDR10+;
  • Brilho em HDR limitado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter