Nokia g60 em fundo alaranjado

REVIEW: Nokia G60 5G, intermediário sustentável e bem otimizado

Avatar de tiago rodrigues
Novo intermediário da fabricante finlandesa, Nokia G60 traz consigo o Android One, garantindo 3 anos de atualizações, além da construção sustentável. Confira agora o review completo

O Nokia G60 é o novo smartphone intermediário da fabricante finlandesa e trouxe alguns recursos muito interessantes ao modelo. O que mais chama a atenção a princípio é a sua construção sustentável feita com plástico reciclado e apesar disso, ainda entrega algo muito bonito.

Outro ponto fortíssimo é a garantia de atualizações de segurança mensais e três anos de atualizações para o Android, fazendo do aparelho uma escolha interessante perante outros modelos da categoria que podem não garantir tanta segurança e atualizações.

Quer saber todos os detalhes? Confira agora o review completo do Nokia G60 5G!

Design

Traseira do nokia g60 5g nas mãos de uma pessoa
A traseira do aparelho é linda (Imagem: Tiago Rodrigues)

O Nokia G60 é um smartphone com um design bem convencional, mas isso não significa que isso seja ruim. Ele tem a traseira toda feita em plástico reciclado e conta com uma cor preta fosca e alguns detalhes brilhantes, causando um efeito bem bonito.

No lado direito, temos o botão de energia — também o sensor de impressões digitais — e os botões de volume. Embaixo temos o alto-falante, conexão UBS-C para carregamento, 1 microfone e a entrada para fones de ouvido. No lado esquerdo temos apenas a gavetinha e na parte superior outro microfone.

Na frente temos a sua tela de 6,6 polegadas e aqui tem algo que não gosto. Apesar do tamanho de tela ser bom, como a câmera está inserida me incomoda e tem um design já defasado. AO invés de ser apenas uma gotinha no topo, a câmera se une a parte superior do aparelho, formando uma sobrancelha na tela, algo que eu não gosto e deixa ele feio. Na caixa temos o aparelho, seus cabos, fones de ouvido, carregador, manual e claro, a chave ejetora.

Tela

Imagem da tela do nokia g60 com brilho máximo no app youtube music
Repare na coloração mais quente da tela (Imagem: Tiago Rodrigues)

A tela do Nokia G60 faz um bom mix entre uma tela de entrada e algo um pouco mais sofisticado. O painel é um IPS LCD de 6,6″ com resolução Full HD+ (1080 x 2408 pixels) com uma taxa de atualização de 120Hz. Ela ainda conta com proteção Corning Gorilla Glass 5 a proporção da mesma é de cerca de 82,8% do total da parte frontal do aparelho.

O brilho da tela não é o ponto forte do mesmo, principalmente ao usar sob a luz do sol, mas não chega a ser algo problemático ou inutilizável. É uma ótima tela para usar dentro de casa ou em lugares fechados. Contudo, se você está acostumado com telas com tecnologia OLED, as cores vão ficar devendo por aqui.

Bateria

O Nokia G60 conta com uma bateria de 4500mAh, o valor médio para a maioria dos aparelhos atualmente. Considerando toda a sua configuração, essa bateria é o suficiente para dar conta do recado na maioria das atividades.

Em apps de streaming como Netflix e Disney+, o desempenho foi de cerca de 15%/hora, enquanto no TikTok foi cerca de 10%/hora. Na prática, você consegue chegar tranquilamente até o fim do dia e ainda sobrar um pouco de bateria.

Configuração de bateria do nokia g60
REVIEW: Nokia G60 5G (Imagem: Tiago Rodrigues)

Nas configurações de bateria, você ainda tem uma opção chamada programa onde você pode definir um horário para o smartphone entrar no modo de economia de energia ou até mesmo no super economia de energia.

No carregamento, ele chega aos 100% em cerca de 1 hora, um tempo excelente, considerando que a potência de carregamento é de 20W. Além disso, esse carregador está incluso na caixa.

Desempenho

O chipset escolhido para integrar o sistema do Nokia G60 foi o Qualcomm Snapdragon 695 de 6nm. Com ele, o aparelho abre e fecha apps do cotidiano tranquilamente e ainda roda os principais games da Play Store sem problemas, mas sem muitas exigências nos gráficos.

Para ajudar na fluidez do aparelho, temos ainda 6GB de memória RAM e 128GB de armazenamento. Essa configuração também faz efeito na hora de processar as fotos e no multitarefa. Ele ainda conta com suporte ao eSIM, o chip virtual e por sua vez mais seguro que o convencional, permitindo você usar um chip físico e um virtual e ainda usar um cartão de memória.

Algo que passou a ser um padrão nos smartphones é o chamado Ram Plus, que usa um pouco do seu armazenamento para aumentar a memória RAM do aparelho e por algum motivo não encontrei nesse modelo. Isso pode ser um impedimento do software, mas também pode ser uma limitação do padrão de armazenamento.

Resultados do 3dmark, um dos principais apps de benchmark
Resultados do 3DMark, um dos principais apps de benchmark (Imagem: Tiago Rodrigues)

Interface e sistema

O Nokia G60 vem equipado com o Android 13 de fábrica, o que é ótimo, além de ter a garantia de 3 anos de atualizações, não só de segurança, como do Android em si. Isso acontece graças ao Android One, a versão do sistema do Google colocada nele.

Esse sistema é basicamente o Android “puro”, da forma como o Google pensou, mas em smartphones de outras marcas. Outros smartphones já tiveram isso no passado, como alguns da Motorola. Eu sinceramente achei que isso não existia mais, então foi uma boa surpresa experimentar um aparelho atual com essa proposta.

O software do nokia g60 é o android 13 da forma mais pura possível
Repare no reprodutor de mídia e no efeito de ondas no mesmo (Imagem: Tiago Rodrigues)

O Android 13 direto do Google é muito parecido com o que temos no 12, com algumas mudanças visuais no reprodutor de mídia, mas com destaque em privacidade, principalmente. Por exemplo, agora, ao puxar a barra de status, o sistema mostra os apps abertos em segundo plano, indicando que eles podem gastar mais bateria, embora isso melhore o funcionamento dos mesmos.

Se você já testou algum smartphone da Samsung com Android 13, a experiência aqui é completamente diferente — e longe de ser ruim — mas ainda faltam muitas opções nativas no sistema do Google, principalmente no quesito personalização.

Contudo, quando falamos em funcionamento, ele está ótimo e não tive nenhum problema de travamento ou bugs no desempenho. As animações são bem bonitas e como ponto negativo, me pareceu que a tela estava sempre com tons muito quentes, mesmo sem estar no modo específico para isso.

Câmera frontal

Nas selfies, o Nokia G60 conta com uma única lente de 8MP, com abertura de f/2.0. Essas especificações vão garantir fotos legais se a iluminação estiver a seu favor. Bom para fotos mais simples para redes sociais, mas não vai fazer milagres em outras ocasiões.

Ela também conta com a função de vídeo, mas sem nenhum tipo de opção para a qualidade da imagem ou dos frames. Mas pelos testes e outras especificações que encontrei, afirmo que ele grava a 1080p/30FPS na frontal.

Confira algumas fotos a seguir:

Câmera traseira

Já na traseira do aparelho, temos um conjunto triplo, sendo eles o seguinte:

  • Câmera Wide de 50 MP; abertura de f/1.8; PDAF;
  • Câmera ultrawide de 5 MP; abertura de f/2.2;
  • Lente de profundidade de 2MP; abertura de f/2.4

Essa combinação traseira não é a melhor da categoria, mas também não foge do que já vimos em outros muitos aparelhos de preço parecido. Temos uma câmera principal que faz fotos bem legais durante o dia, mas peca quando em baixa luminosidade.

A lente ultrawide segue a mesma lógica, mas sofre pela falta de detalhes. Por último, temos a lente de profundidade, que serve para auxiliar no modo bokeh e sinceramente, uma opção ultrapassada e não muito funcional.

Nos vídeos traseiros, conseguimos escolher entre o 1080p com 30 ou 60FPS, mas pode esquecer o 4K por aqui. Se considerar o Galaxy M54 como um concorrente direto, o mesmo consegue o 4K30FPS tanto na frontal quanto na traseira, um ponto importante na escolha. Confira algumas fotos com a câmera traseira:

Áudio

O som do Nokia G60 definitivamente não é um ponto de destaque do aparelho. Primeiro porque ele tem apenas uma saída de som, na parte inferior e segundo porque não há nenhuma certificação, como Dolby Atmos, por exemplo.

Se você não é muito exigente quanto a isso, talvez não se incomode tanto com o som, mas isso se torna um problema real em experiências ao jogar ou quando você quer ouvir músicas no volume máximo.

Por outro lado, se o seu intuito é usar apenas fones de ouvido, saiba que o aparelho conta com a entrada P2 para fones com fio, e vai aceitar qualquer fone de ouvido que você tiver, facilitando o uso e com mais possibilidades para você.

Preço e disponibilidade

O Nokia G60 foi lançado no mundo ainda em 2022, mas chegou em solos brasileiros de forma oficial no início de maio de 2023. Aqui no Brasil, a Nokia fechou uma parceria com a Multilaser para importação e produção dos aparelhos da marca.

O smartphone está disponível atualmente nos principais varejos do país e pode ser encontrado na Magazine Luiza por R$ 1.589,90, valor bastante competitivo para o modelo.

Conclusão

Parte frontal do nokia g60
Parte frontal do Nokia G60 (Imagem: Nokia)

O mercado de smartphones intermediários em 2023 está bem agitado e com ótimas opções, em alguns casos com aparelhos brigando dentro da mesma fabricante (Galaxy A54 e Galaxy M54, por exemplo). O Nokia G60 é mais um que integra essa lista e se demonstrou bem competente.

Se o seu objetivo é só ter um smartphone relativamente barato para dar conta dos apps do dia a dia, ele pode ser a escolha perfeita. Agora se você gosta de algo com uma tela mais bonita e principalmente fotos melhores, vale a pena dar uma olhada em modelos dos concorrentes.

Comparo ele com os Galaxy A54 e Galaxy M54, pois ambos já contam com promoções abaixo dos 2 mil reais, onde nesses casos, eles se saem muito superiores ao smartphone da Nokia.

Ficha técnica

Nokia g60 com destaque tanto para sua parte frontal quanto para sua traseira
Review: Nokia G60 5G (Imagem: Nokia)
Tamanho da tela6,6 polegadas (16,76 cm)
Resolução da telaFull HD+ (1080 x 2408 pixels)
Painel da telaIPS LCD, com 120Hz
Câmera principaltripla de 50 MP (principal) + 5 MP (grande angular) + 2 MP (profundidade)
Câmera de selfie8 MP
SistemaAndroid 12 (com update até Android 15) (Google One)
ProcessadorQualcomm Snapdragon 695 5G
Memória RAM
6 GB
Armazenamento128 GB
Cartão de memóriaSim
5GSim
NFC e pagamento sem fioSim, com Google Pay
Capacidade da bateria4.500 mAh (carregamento de 20W com carregador na caixa)
Peso190 gramas
Dimensões166 x 75,9 x 8,6 mm
Corespreto
Lançamento globalsetembro de 2022
Preço de lançamentoR$1.798

Confira também:

REVIEW: Nokia G60

REVIEW: Nokia G60
7 10 0 1
7/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Tela
    6/10 Normal
  • Áudio
    6/10 Normal
  • Bateria
    7/10 Bom
  • Desempenho
    7/10 Bom
  • Câmeras
    6/10 Normal
  • Software e sistema
    10/10 Excelente

Prós

  • 3 Anos de atualização garantidas
  • Design traseiro muito bonito
  • Preço competitivo
  • Bateria com boa duração

Contras

  • Tela com brilho esquisito
  • Áudio ruim, mesmo para os padrões mono
  • Seu valor coloca ele para brigar com opções bem mais interessantes

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados