Esta semana testamos o novo smartphone da Sony Ericsson que acaba de ser lançado no Brasil, o Xperia Arc.
Design e acabamento:
O Design do Arc certamente é um de seus pontos fortes. O telefone é muito fino, medindo apenas 9mm na parte mais grossa e 8.7mm em sua parte curvada. Ele é mesmo lindo. Porém, o material utilizado para revesti-lo é o plástico, o que tira um pouco a sensação de estar lidando com um aparelho caro.
Tela:
Equipado com uma tela de 4.2 polegadas widescreen, e uma resolução de 480×854 pixels, a tela não apresenta o brilho exuberante das telas AMOLED (como o Samsung Galay S ou Nexus S). Porém, teoricamente, tem cores mais precisas. Sua tela de TFT LCD ainda é incrível, e muito confortável de se olhar. Comparando-se visualmente lado a lado com o Nexus S, vemos que o Arc apresenta as falhas de uma tela LCD (como o vazamento da luz de fundo, cor preta lavada), porém a definição da tela é melhor e mais precisa.
O Arc usa a tecnologia Bravia Engine de processamento de imagem, que segundo a Sony Ericsson proporciona cores, contraste e precisão ótimas mesmo em uma tela pequena como a do Arc. Realmente, assistindo vídeos do Youtube conseguimos notar a diferença.
Velocidade:
O Arc possui um processador Snapdragon de 1Ghz, que não é dual-core como o Motorola Atrix ou o LG Optimus 2X, mas que garante uma ótima responsividade e rapidez. As animações são fluidas notamos apenas um pouco de lentidão na transição entre telas e aplicativos. A sensação é a mesma para quem já está acostumado com o Galaxy S.
Câmera:
Além da alta resolução de 8.1 megapixels e flash de LED, a câmera possui o novo sensor Exmor R CMOS, que produz imagens de melhor qualidade em situações de pouca luz. A aplicação da câmera tem várias opções interessantes, como reconhecimento de sorriso. Outro ponto forte é a filmagem em alta definição (720p), que ainda não é padrão para os smartphones atuais. A câmera é realmente um dos pontos mais altos deste aparelho.
Software:
O Arc vem com a interface customizada da Sony Ericsson, que em geral é bem agradável, e vem com aplicações como o TimeScape (agregador de redes sociais, mensagens e ligações), LiveWare (gerência de acesórios), TrackId (reconhecimento de músicas) e OfficeSuite.
Mesmo assim, recomendamos a instalação do app “SPB Shell 3D“, que funciona com perfeição no aparelho, e deixa sua tela inicial muito interessante.
Além disso, o Arc já vem com a última versão do Android (GingerBread 2.3) de fábrica, o que mostra um grande avanço da Sony Ericsson neste quesito (O Xperia X10 saiu com Android 1.6 quando os telefones já estavam suportando o 2.1, por exemplo). A empresa também está trabalhando em avanços na interface customizada de forma que seja possível lançar atualizações mais rapidamente (uma das grandes críticas à empresa é a demora para se ter versões mais atuais em seus aparelhos).
Acessórios:
Nosso aparelho veio com cabo USB, Micro-HDMI, carregador e fones de ouvido como acessórios. Os fones de ouvido apresentaram boa qualidade, equiparada aos bons fones do mercado. Com o cabo Micro-HDMI foi possível testar os vídeos na tela grande. O resultado é excelente! Vale a pena fazer o download de filmes no aparelho, para vê-los em seu televisor. Os adeptos de jogos deverão gostar ainda mais desta função, que transforma o Arc num perfeito video-game.
Bateria:
Quando perguntamos sobre a bateria do Arc durante o evento de lançamento, os representantes da Sony Ericsson afirmaram sua duração era maior que a do seu antecessor. Porém, não souberam precisar quantas horas, em média, poderia ser representada essa melhora. Mesmo assim, quebrando um paradigma dos smartphones atuais, a bateria Xperia Arc durou 1 dia completo em nossas mãos, sem a necessidade de carregá-la no meio do tempo.
Fazendo uma comparação, no mesmo período, o nosso Nexus S precisou ser carregado uma vez, e nosso HTC Desire HD precisou ser carregado 3 vezes! (sim, somos heavy-users).
Preço e disponibilidade:
O Xperia Arc pode ser encontrado na Loja da Sony, debloqueado, pelo preço de R$ 1.699,00. Achamos que é um tanto caro para um smartphone single-core, ainda que seja o melhor modelo da empresa. Lembrando, o Motorola Atrix (dual-core), custa R$ 1678,80 na Vivo. Esperamos que, tão logo ele passe a ser vendido pelas operadoras, o preço se torne mais atraente.
Enfim, o Sony Ericsson Xperia Arc é uma excelente opção para quem quer substituir seu Sony Ericsson antigo ou outro smartphone single-core. Suas melhores qualidades são a bateria, a tela, o peso, e sua câmera (vídeos e fotos). Recomendamos!
Galeria de fotos:
Veja mais fotos de nossos testes neste post.
Videos:
Especificações:
- Tamanho 125.0 × 63.0 × 8.7 mm / 4.9 × 2.5 × 0.3 polegadas
- Peso 117.0 gr
- Tela 854×480 pixels / 4.2″ 16,777,216 colour TFT
- Cores disponíveis: Sensuous Black
- Memória microSD™ (supported to 32GB)
- Phone memory up to 320MB
Redes:
- GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900
- UMTS/HSPA 800/850/1900/2100
- UMTS/HSPA 900/2100
Tempo de conversa:
- até 7 horas.
Tempo de espera:
- Até 430 horas
Chamada de vídeo: sim.
Características da Câmera:
- Redução de olhos vermelhos
- Estabilizador de vídeo
- Sensor CMOS Sony Exmor R™ para celular
- Gravação de vídeo HD (720p)
- Auto-foco
- Tipo de flash / luz – LED
- Blog de fotos
- Gravação de vídeo
- Luz do vídeo
- Foco por toque
- Marcação geográfica
- Detecção de sorrisos
- Câmera – 8.1 Megapixel
- Estabilizador de imagem
Outras Características:
Bluetooth™ estéreo (A2DP) – A2DP & AVRCP Bluetooth™ profiles – MP3, AAC
- Pesquisa do Google Voice™
- Pesquisa do Google™
- Android™ Market
- Navegador da Web – WebKit
- Panorâmica e zoom – Veja as páginas da web como você gosta – uma visão geral ou zoom nos detalhes.
- Rádio – Rádio FM com RDS
- Conector de áudio de 3,5 milímetros
- Suporte a HDMI – Mostre suas fotos e vídeos pela TV usando o controle remoto do próprio aparelho.
- aGPS – Utilize os serviços baseados em localização com o auxílio do GPS.
- Google Maps™ – Encontre o caminho até seu destino.
- Certificado pela WiFi™
- Sincronização via Google Sync
- Suporte a USB
- Suporte a Micro USB
- Conecte seu PC e outros dispositivos
- Modem – Conecte seu computador à Web usando seu telefone onde você estiver.
- Tecnologia ANT+
- Google Latitude™
- Sincronização – Exchange ActiveSync®
- Armazenamento massivo via USB
- Sincronização via Sony Ericsson Sync
- Google Mail™
- Instant messaging
- Mensagem de texto (SMS)
- Mensagens multimídia (MMS)
- Entrada de texto preditiva
- Google Talk™
- Noise shield – escudo de ruído
- Alto-falante
- Sony Ericsson Timescape™
- Teclado QWERTY na tela
- Auto-rotação
- Animação do papel de parede
- Reality Display com sistema Mobile BRAVIA® Engine
- Despertador
- Plataforma Android™ – O Xperia™ arc é baseado em Android 2.3 (Gingerbread)
Para mais informações, visite o site oficial da Sony Ericsson.
Esse aparelho mostra q nao precisa ser um Tegra2 para ser fantastico!
Eu prefiro ele ao Atrix
Excelente matéria, o Arc apesar de não ser o último lançamento oficial da empresa ele é lindo!!
prefiro ele que o atrix…
Sony ericsson é Sony ericsson, o resto é conversa fiada…
Discorda da bateria. A bateria do meu dura muito pouco.
basta fazer uma atualizaçao
Desculpe Lago estou com o mesmo problema ea minha bateria dura pouco e o meu esta com o 2.3.2 e para arrumar esse problema vc precisa do 2.3.3 onde nem o atendente da SE sabia… vc sabe como fazer essa atualização?
minha bateria so dura 4hs o que faço para durar mais [email protected] meu email.para contato se alguem poder me ajudar