Review: smartphone Xperia C Dual

Review: smartphone Xperia C Dual 2
O Xperia C é um intermediário dual chip, com tela grande e função inteligente que ajuda a capturar auto retratos.

DSC_0312

A Sony tem diversificado as opções de aparelhos com o objetivo de atender diferentes tipos de consumidores. O Xperia C é um smartphone intermediário dual chip, com tela grande e função inteligente que ajuda a capturar auto retratos. Perfeito para quem realiza muitas ligações e procura um aparelho com configurações modestas.

O preço do aparelho pode ser encontrado por R$ 999 em lojas como Fast Shop,Walmart e Americanas.

Resumo

PrósContras
Acabamento e design elegantesTela grande com baixa definição
Som e câmera de boa qualidadeArmazenamento limitado
Modo selfie (autorretrato)Atualização de sistema incerto
Concorrentes com preço inferior

 

Na Caixa

O Xperia C vem acompanhado de um carregador de viagem, fones de ouvido convencionais, alguns manuais de instrução e informações sobre garantia.

À primeira vista, o telefone lembra bastante o Xperia Z1, por possuir bordas salientes e o famoso design omnibalance, presente em todos os aparelhos da linha Z.

DSC_0309

Design e Acabamento

No lado direito, temos o botão de energia (também nos padrões da linha Z), um botão dedicado para câmera e controle de volumes. Na parte superior encontramos o conector para fone de ouvido e na parte inferior, a entrada micro USB. O Xperia C é um smartphone consideravelmente leve, pesando apenas 153 gramas.

DSC_0336
A tampa traseira é removível e possui uma textura semelhante à do Lumia 520. O material utilizado é plástico, com um aspecto emborrachado, que parece juntar facilmente muitas marcas de dedo. Felizmente, as marcas e manchas podem ser facilmente removidas com uma flanela ou pano adequado.

Sony Xperia C
A retirada da tampa traseira permite acesso ao slot SD Card e para as duas entradas do micro chip. Apesar disso, a bateria não pode ser removida.

Display

A tela do gadget possui 5 polegadas com resolução de 960×540, em um display de TFT simples. A tela não possui tecnologia Triluminos ou X-Reality, porém, por incrível que pareça, o tão criticado ângulo de visão presente em aparelhos como o Xperia ZQ, parece ter sido corrigido neste aparelho.

Sony Xperia C
Nota-se ligeira queda na reprodução de cores, com o aparelho sob a mesa ou observando-o em diversos ângulos.
Sony Xperia C
Nota-se ligeira queda na reprodução de cores, com o aparelho sob a mesa ou observando-o em diversos ângulos.

Hardware e Armazenamento

Por dentro, temos um processador quad core Cortex-A7 rodando à 1.2GHz, com 1GB de memoria RAM. O conjunto é suficiente para realizar todas as tarefas cotidianas. Ao rodar games que exigiam mais processamento, como Asphalt 8 e Dead Trigger 2, percebi uma certa queda de frames por alguns momentos.

O sistema multitarefa também apresentou alguns engasgos, quando usei mais do que 7 aplicativos ao mesmo tempo, isso fez com que as transições entre eles apresentassem um ligeiro atraso.

O Xperia C chama a atenção pela tela grande, um atrativo e tanto para os aficionados em games. Porém o armazenamento do gadget vai contra essa lógica e exige um pouco de atenção. Dos 4GB de memoria flash disponível, apenas 2,20GB estão acessíveis ao usuário.

Existe a possibilidade de expansão através do cartão SD em até 32GB, porém não é permitida a transferência de aplicativos. A memória extra pode ser usada somente para conteúdo multimídia, como fotos, vídeos e músicas.

Sistema Operacional

O Xperia C roda a antepenúltima versão do Android, a 4.2 Jelly Bean, com a já conhecida UI da Sony, a Experience Flow. A skin da Sony é excelente e não modifica muito o Android. Trata-se de uma ótima versão, porém um pouco distante do sistema mais recente.

DSC_0319

A Sony Mobile costuma inserir em seu site quais serão as próximas versões que um determinado dispositivo irá receber. No caso do Xperia C, a informação não está disponível.

Aplicativos Multimídia

Junto com o Android, a Sony embarca seus próprios aplicativos multimídia, sendo eles: Álbum (que substitui o Fotos), Walkman (que substitui o Play Music) e Movies (que substitui o Play Videos). No total, o Xperia C vem com 48 aplicativos pré-instalados.

O Walkman possui a opção de download de todas as capas de álbuns e informações sobre as faixas e artistas, assim como um equalizador com a tecnologia X-Loud, que amplifica e melhora o balanço de graves e agudos.

DSC_0310

O Álbum, por sua vez, sincroniza todas as fotos com o serviço Play Memories, da Sony, e conta com uma função de geotagamento e editor de imagens.

Modo dual-chip

Assim como acontece com o Motorola D3, a função dual-chip permite escolher qual cartão será para utilizado em uso de dados 3G, e qual o cartão será padrão para realizar chamadas e enviar sms. O gerenciamento dos chips se mostrou simples e prático, não muito diferente do que encontramos em outros smartphones, como o próprio Xperia M e Xperia E.

Câmera e modo selfie

A câmera possui resolução de 8 megapixels, com qualidade satisfatória. Se tratando de uma lente com sensor Exmor R, podemos esperar imagens consideravelmente nítidas e com boa fidelidade nas cores, principalmente com o auxilio da função HDR.

Screenshot_2014-02-13-23-13-07

O modo selfie funciona como um guia de voz, que auxilia na captura de auto-retratos, pronunciando comandos para que o usuário possa se posicionar em frente à câmera.

Screenshot_2014-02-13-23-19-16
A função encontra-se dentro dos ajustes e funciona melhor em ambientes com boa iluminação. Existe a possibilidade de escolher um comando para auxilio de auto-retrados em grupo, retrato sozinho e retrato com uma pessoa mais próxima.

Vale ressaltar que a função permite retratos em até 2 megapixels apenas. A qualidade obtida com essa função, é consideravelmente baixa quando comparada a função manual.

Preço e disponibilidade

O preço do aparelho pode ser encontrado, em média, por R$ 999 com possibilidades de desconto dependendo da forma de pagamento em lojas como Fast Shop,Walmart e Americanas.

Conclusão

Os smartphones da Sony, independente de suas categorias, se diferenciam pelo excelente design e acabamento, assim como a qualidade de áudio e câmera. A preocupação nos modelos mais básicos é o cronograma de atualização.

É comum que os aparelhos da Sony recebam no máximo 2 updates (e olhe lá, vide o Xperia U), fazendo com que o gadget se limite a recursos de versões anteriores.

O atual vilão da faixa de entrada e intermediários, o Moto G, faz com que a escolha entre o Xperia C e seus concorrentes seja acirrada.

Especificações

  • Rede: GSM GPRS/EDGE 900, 1800, 1900 MHz
  • Compatibilidade com USB 2.0
  • Conector de áudio de 3,5 mm
  • Câmera frontal para chamadas de vídeo
  • Gravação de vídeo HD (1080p) 
  • Bluetooth 4.0
  • Processador Quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
  • 1 GB de RAM
  • GPU PowerVR SGX544
  • Radio Stereo FM com RDS
  • GPS com A-GPS
  • Bateria de Li-Ion 2390 mAh 
  • Chipset Mediatek MT6589
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
  • Tela de 5 polegadas TFT multi-toque até 4 dedos
  • 4GB de armazenamento
  • Slot para cartão SD até 32GB

75 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Ótimo review Bruno, com certeza é um dos melhores Dual Chip.. É bem complicado mesmo “concorrer” com o Moto G, mas acredito que a Sony acaba levando em alguns pontos, o sistema da motorola é totalmente limpo, câmera “fraca” e poucos recursos exclusivos, vale ressaltar que o C além do Walkman tem um sistema de som muito eficiente sendo um dos poucos capazes de reproduzir arquivos Flac, além das tecnologias Clear Phase, e o Xloud.
    Sem mais, parabéns pelo ótimo artigo.

  • Amigo corrigindo uma afirmação do review. Possuo esse smartphone e assim que é conectado um cartao de memória o mesmo muda automaticamente a memória padrão do dispositivo para o cartao microsd (isso sem root). Resumindo o aparelho é maravilhoso. Ja baixei mais de 4 gigas de jogos sem problemas e o asphalt8 tem mais de 1 giga, tendo o aparelho 1 giga de memoria interna e 1 giga de memória do telefone seria impossível baixa-lo. Não ligo para resoluções master ate porque quanto mais resolução menos a bateria irá durar. Esse aparelho e mil vezes melhor que o moto g, é só entrar pelo site da sony coporativo que o aparelho sai a menos de 850,00.
    Esse aparelho aliado a um cartao de 32gb supera perfeitamente o moto g. Sem falar que jogar numa tela de 5″ é outra coisa.

    • Óla Bruno Andrade.
      Tudo bem?
      Quando você diz: “Possuo esse smartphone e assim que é conectado um cartao de memória o
      mesmo muda automaticamente a memória padrão do dispositivo para o cartao
      microsd (isso sem root)”, isso é verídico ?
      Estou afim de comprar um Xperia C, mas a memória do mesmo me deixa um pouco receoso. D:
      Abraços.

      • David, bom dia.
        No teste, não pude confirmar essa observação feita pelo nosso amigo, Bruno Andrade.
        Para rodar Asphalt 8, por exemplo, precisei eliminar todos os apps do smatphone incluindo o anti vírus para que o download fosse hospedado no espaço disponível, sem impactar na performance.
        Sabemos que a partir da versão 4.1, não é possível transferir apps para o cartão SD, por mais que exija exceções implantadas por algumas fabricantes, ainda sim, a transferência pode variar de acordo com o aplicativo, por exemplo, é possível você transferir o Facebook, porém não é possível transferir o WhatsApp. Para forçar essa transferência é necessário root.
        Sendo assim, peço que leve em consideração os 2.20GB disponíveis (desinstalando alguns apps nativos como Blog Sony Xperia, Anti Virus…) na memoria interna, disponibilizada pela Sony.

        Abraço

          • Errado amigo me add no face que vera as fotos que tirei de print da tela. Na foto do site aparece aquele sinal de exclamação em amarela e justamente esse sinal que avisa a mudança. Estou baixando todos os app para a memoria do cartao e tirei print para comprovar.

          • David, isso varia de acordo com a sua necessidade. Se a questão for armazenamento, o smartphone não acompanha cartão de memoria, e você terá que se acostumar com a memoria interna. Se sua preferencia for a Sony, talvez algum outro smart deles, com faixa de preço parecida possa te atender mais nesse sentido.
            No caso se sua necessidade, for voltada para a parte multimídia, câmera, tela grande, esse gadget sem dúvidas une ótimas características para entretenimento no geral.

        • Outra amigo o aparelho nao tem 2.20 gigas puros e 1,20 gb para a memoria interna e o restante e memoria do telefone, nao sei qual a magica que vcs fizeram para instalar o asphalt 8 que tem 1,50gb sen um cartao de memória.

          • Bruno, conforme explicado para o outro usuário, eu eliminei todos os apps que vieram embarcados no celular para que o Asphalt fosse hospedado, Blog Sony Xperia, Apps Brasil, McAfee entre outros, para atingir a marca de 2,20Gb inclusive os videos, imagens e musicas de demonstrações que acompanham o celular. E como mostra a imagem o armazenamento ficou bem imitado, após a instalação.
            Não estou referindo que suas informações não são procedentes, porém não foram as características que foram apresentadas com a unidade que foi testada por mim, então não posso indicar, afirmar ou induzir nossos leitores, que comprem o smartphone confiando na memoria SD, pois caso amanha ou depois saia alguma atualização que reverta esse procedimento, causará repercussões negativas com a marca Sony e a matéria. Outro fato, o Xperia C não acompanha cartão SD, seria necessário uma compra a parte para instalação de conteúdo, caso o usuário não tenha, essa questão é de escolha do usuário, em comprar um cartão ou outro smartphone com armazenamento maior. Foi testado o smartphone com os itens, acessórios e características que o usuário encontrará na caixa, ao realizar a compra do mesmo.

    • Também acabei de comprar o meu e o seu comentário é verdadeiro mesmo!
      eu tenho um cartão de 32gb, coloquei no aparelho e ele reconhece como memoria interna!
      perfeito instalei varios jogos isso é uma caracteristica do aparelho ele usa o sd como memória interna nenhum smart que conhecia fazia isso esse aparelho é perfeito!

      modelo: c2304 XPERIA C (branco)

    • Concordo plenamente!! coloquei um cartão de 16 e logo foi possível
      transferir os jogos para a memoria complementar… Achei muito bom.. compraria novamente mesmo sendo mais caro..

    • Estou com problema para armazenamento tudo que vou instalar diz que não há espaço, estou com 1,23 GB livre memória interna e 14 GB livre no sd, oque faço?

  • Bruno, conforme explicado para o outro usuário, eu eliminei todos os apps que vieram embarcados no celular para que o Asphalt fosse hospedado, Blog Sony Xperia, Apps Brasil, McAfee entre outros, para atingir a marca de 2,20Gb inclusive os videos, imagens e musicas de demonstrações que acompanham o celular. E como mostra a imagem o armazenamento ficou bem imitado, após a instalação.
    Não estou referindo que suas informações não são procedentes, porém não foram as características que foram apresentadas com a unidade que foi testada por mim, então não posso indicar, afirmar ou induzir nossos leitores, que comprem o smartphone confiando na memoria SD, pois caso amanha ou depois saia alguma atualização que reverta esse procedimento, causará repercussões negativas com a marca Sony e a matéria. Outro fato, o Xperia C não acompanha cartão SD, seria necessário uma compra a parte para instalação de conteúdo, caso o usuário não tenha, essa questão é de escolha do usuário, em comprar um cartão ou outro smartphone com armazenamento maior. Foi testado o smartphone com os itens, acessórios e características que o usuário encontrará na caixa, ao realizar a compra do mesmo.

  • Intendi o seu ponto de vista, mas se pesquisar pela net verá que isso e característica do aparelho esse aparelho esta no mercado desde julho, e se a sony o lançou no brasil sem tirar essa característica acredito que nao mude. Bem, esse e o meu ponto de vista e estou bem animado com o meu xperia C assim mas caso venha uma att que mude isso devolvo o aparelho. XD fica a dica que um cartão microsd no MercadoLivre ta baratinho paguei nem 50,00 no meu classe 10 de 16gb (oem).

    • Legal, Bruno, que conseguiu expandir, ele ainda não recebeu updates, e espero que quando receber a Sony realmente mantenha essa característica, que pelo que percebi te ajuda bastante, e também ajudaria outros usuários já que a memoria interna em sí é muito limitada. O WalMart também sempre faz promoções interessantes de cartões tanto classe 4 como os de classe 10. Comprei um para o meu ZQ e chegou em 2 dias, por um preço baixo.

      • Liguei para a sony Mobile e um atendente, cassio, me informou que é característica do aparelho, por ter uma memória limitada. Vocês ainda disponibizam de um xperia c? Poderiam fazer esse teste com um cartão microsd, assim ficaria provado que meu celular nao ta bugado, e é característica do mesmo. Ja testei com cartão ate de 2 gigas e a mesma mensagem apareceu. XD

        • Obrigada Bruno Andrade… Mais eu não to conseguindo usar a memória interna. Minha memória do dispositivo está cheia. E eu não baixei. Nem. Jogos fotos nada tenho sempre que apagar. Ou mover para o computador adoro ele mais não to satisfeita por esse motivo vc sabe me enforma por que meu celular Xperiac está assim obrigada

          • Eu tbm nao consigo baixar mais nada, tenho um cartao de 8 gb e so consegui baixar 3 coisas. e quando vou usar o play story fala q nao tem espaço no dispositivo. meajudem, obrigada.

  • ME ADD NO FACE PRA TROCARMOS INFORMAÇÕES EU TBM COMPREI UM SONY C E ESTOU ESPERANDO CHEGAR, NAO VEJO A HORA… E NAO SABIA DESSE PROBLEMA DE MEMORIA MAS COMO VC DISSE QUE COM O CARTAO MELHORA EU JA TENHO UM DE 16GB NO WT19A.
    ATT LA.
    WAGNER CAIRES

  • Eu tenho instalado no meu Xperia C o FIFA 14, Real Racing 3, Resident Evil 4,Minion rush NBA2K13, Subway Surf, Royal revolt, Dead Trigger, Pure Chess, Robocop, Frontline Comand 2, Dungeon hunter 4, só pra citar alguns e todos no cartão SD de 32 gb, todos os jogos rodam muito bem é um otimo smartphone!!!!!!!!!!!!!!! Ao instalar um app va em configurações>aplicativos e selecione os aplicativos e tera a opção MOVER PARA SD!

    • para colocar a música como toque vc entra no app do walkman / entra na opção minha música e escolhe o album/ depois é só escolher a música/ clica segurando o dedo que vai abrir as opções/ depois é só colocar como toque.

      • Mais o meu volta para a configuração original:

        Tipo:

        Meu
        aparelho XperiaC não aceita trocar de músicas para os dois chip’s.

        Exemplo:

        Escolho a
        música para o chip 1 e depois para o chip 2… OK!

        Quando
        desligo o celular e re-ligo as m

        músicas
        somem e voltam: Xperia para o chip 1 e 2…

        Como por
        exemplo, de fabrica….

        Ja fiz de
        tudo… ou não né! rsrs

        Agradeço se
        puderem me ajudar
        e-mail:
        [email protected]

  • Bruno, comprei meu xperia C a alguns dias e neste aparelho não conseguí selecionar e copiar para colar em outro lugar, sabe me informar qual é a forma?

  • ola bom dia, faz 2 dias que comprei o Xperia C, emeu noivo diz que nao esta me ouvindo direito, sera que e problema no aparelho ou tem que fazer alguma configuração por ele ser maior…..obrigado!

  • O que o Bruno Andrade falou sobre o aparelho é verdade, adquiri este Sony C e estou muito satisfeito com ele, ele é tão bom que até o whats app da pra transferir pro cartão SD sem precisar fazer root, sem contar que tem alguns app que vem nele que vc pode excluir pra abrir espaço e tem outra este aparelho filma em FULL HD e não em HD como muitos falam, ou seja qualidade de video melhor do que o MOTO G.
    Algumas alterações em app podem ser feitas para melhorar o desempenho como baixar o mozila ao invés de usar o cromo que é muito mais pesado e exige muito mais de qualquer S.O,
    sempre que vc coloca o SD automaticamente o SD começa a ser a memoria principal.
    Comprei estou satisfeito e recomendo.

  • Boa noite,eu comprei un xperia c semana pasada,e nao consigo falar direito,ningueim me ouve direito e faz um barulho,algueim sabe me informar como resolvo esse problema?Obrigado

  • Olár David e que eu comprei o cel Xperia C a pouco tempo , funcionamento tudo certinho só que quando eu vou falar no wpp o som sai baixo demas tenho que grita pra sair alto , já aumentei o volume dele todo da configuração do proprio aparelho só que não consigo entender o porque está assim ? será que possa tirar essa minha duvida ??

  • Uma coisa que vale ressaltar, não sei se tem como mudar ainda estou pesquisando, mas diferente do que acontece no Xperia M onde você aponta que chip quer usar no momento da ligação, no Xperia C vc define um chip padrão pra ligação ou dados, assim toda ligação que você fizer vai usar aquele chip. No meu caso isso foi pouco prático, já que eu prefiro escolher que chip será usado em cada ligação… enfim, como disse estou a pesquisar pra saber se tem como deixar como no Xperia M, mas por enquanto esse foi o único aspecto que desapontou.

  • Gostaria de ajuda de alguem, por favor!

    Meu
    aparelho XperiaC não aceita trocar de músicas para os dois chip’s.

    Exemplo:
    Escolho a música para o chip 1 e depois para o chip 2… OK!

    Quando desligo o celular e re-ligo as músicas somem do chip 1 e 2 e voltam as músicas Xperia para o chip 1 e 2… Como por exemplo, vindo de fabrica….

    Ja fiz de tudo… reset, instalei e desinstalei, haaa fiz um monte de coisa… ou não né! rsrsrsrsrs

    Agradeço se puderem me ajudar, abraços!
    e-mail: [email protected]

  • Galera me ajuda como faço para instalar asphalt 8 no Xperia c desinstalei o Thor jogo oficial para tentar instalar o asphalt não consigo mais nem instalar nem um nem outro poxa depois que disponibilizaram uma atualização para Xperia c não consigo instalar nada pow. tanto o Thor quanto asphalt têm 1,3 GB me ajudem email [email protected]

  • Olha…no meu caso eu tenho esse Xperia c,e quando eu tinha só 4GB d sd ainda conseguia instar varias coisas.então resolvi comprar um de 8 GB…e resultado.não instala mais nada.só dor de cabeca.não sei mais o que fazer. Help me!!!!

  • Acabei de comprar o xperia C estou apaixonada por ele pois gosto muito de aparelhos da marca da sony. Mais meu aparelho está com um problema quando mando audio para amigos no whats e sai com ruidos e ninguem entende nada e a camera frontal do meu está péssima e alguma configuração ?

  • boa tarde acabei de adquirir um xperia c e o celular é bom e um aspecto que me deixa bobo é ver esses blogs que dizem ser especializado no assunto e falam que a expansão por micro sd é só para mídias de vídeo, áudio e fotos, isso de fato é mentira pois assim que você instala o micro sd o sistema te informa que todos aplicativos futuros serão instalados no micro sd e você indo em configurações aplicativos clicando em cima do app tem a opção de mover o mesmo para sd ou interno, tenho o celular e sei do que estou falando é melhor estudar o produto um pouco a mais tenho instalado no aparelho dead space real football 2012 fifa 14 real Racing 3 minion rush sbway surf e outros mais leves e tudo no sd sem acesso router obvio .

  • coloquei um cartão de 32gb porém quando baixo algum app ou faço alguma atualização fala que a memória está cheia, já transferi para o micro sd e mesmo assim continua, algm pode ajudar?

  • Gente, por favor, alguém me ajude. Comprei meu xperia c e um cartão sd de 8 gigas porque queria ouvir minhas músicas e tal. O celular reconheceu o cartão, instalei o media go e transferi as músicas para o cartão sd e elas não abriram no walkman (apareceu “sem músicas”). Quando abri o file commander apareceu o cartão sd (onde as músicas estavam instaladas direitinho) e o sdcard1. Como as músicas não abriam eu resolvi fazer uma cópia delas para o sdcard1 e aí sim elas rodaram no walkman. Depois eu descobri q o sdcard1 corresponde a memória interna do celular e eu não consegui baixar mais nenhuma música porque estava cheia. Alguém sabe o que eu faço pra conseguir fazer as músicas rodarem no cartão?? O mesmo acontece com as fotos que transfiro, elas só abrem quando as copio para o sdcard1.

    Socorro..

  • Gostaria de saber como faço para tirar print..comprei o meu xperia C e não estou conseguindo tirar print..ficaria grata se alguém puder me responder 🙂

  • alguém pode me ajudar? O meu xperiac2304, quando vou fazer uma ligação não aparece a opção para escolher qual chip qero usar. e tbm no whatsapp não estou conseguindo enviar mensagem de voz, quando aperto o microfone aparece: não há espaço suficiente no disco. Mais meu celular tm espaço na memória externa e interna. oq devo fazer?

  • ME AJUDEM——-Oi boa noite tenho um sony Xperia c 2304 e quando fui desligar ele pq estava lento ele NAO LIGOU…. mais dá na tela: ”SEM COMANDO” com o ))android(( na tela piscando com um ponto de ” ! ”em cima dele. JA APERTEI O BOTAO DE VOLUME E DEPOIS O LIGA E DESLIGA E ELE PARECE QE VAI LIGAR MAIS NOVAMENTE RETORNA APARECER ))) SEM COMANDO ((( e tbem ja apertei reset na parte de traz do celular em um pequeno buraco pra poder ligar, e novamente ele apareceu o nome sony mais depois em seguida apareceu o desenho android e em baixo escrito SEM COMANDO, e agora? ele ainda estar na Garantia, sera qe so assim pra resolver? alguma dicaa do qe fazer?

  • eu não consigo apagar as fotos. Eu as deleto mas assim que reinicio o telefone elas voltam todas pra memoria do dispositivo. Já tentei passar tudo pro computador e zerar o cartão de memoria e colocar o restaurar os padrões de fabrica do aparelho e nada resolveu.

Receba Notícias por E-mail:

Share via