REVIEW: Atrio Londres é o smartwatch para quem quer praticidade e preço acessível

20200513 110934 scaled
Modelo tem construção à prova d'água, tela IPS e monitoramento de atividades físicas. Descubra se o Atrio Londres vale à pena
Anúncio
REVIEW: Atrio Londres é o smartwatch para quem quer praticidade e preço acessível

Com design premium, bateria de longa duração e as funções essenciais de um smartwatch, o Atrio Londres ES265 promete ser uma boa opção de relógio inteligente para quem não quer pagar uma fortuna, visto que o modelo pode ser encontrado por menos de R$ 400 no varejo online.

Na intenção de verificar se a premissa é verdadeira, testamos o aparelho durante as últimas semanas e respondemos se ele é páreo para as alternativas de mesmo preço já existentes no mercado. Confira o review completo a seguir.

Design e Construção

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-design-7
Tela de 1,3″ polegadas tem tecnologia IPS e resolução 240×240

Medindo 43mm, um tamanho aproximado ao do maior Apple Watch, o Atrio Londres já começa surpreendendo pela solidez que transmite: todo acabado em metal e vidro, o relógio pesa 50g e é construído numa peça só, o que o faz parecer ainda mais sólido no pulso e contribui para a resistência à água (IP68).

Na parte frontal do smartwatch, o vidro com extremidades curvadas e cantos arredondados envolve a tela de 1,3” (IPS de resolução 240×240 pixels) e o botão de interação, ambos sensíveis ao toque. Já atrás, os sensores do monitoramento cardíaco ficam abaixo de outra parte envidraçada, onde também constam algumas inscrições do fabricante. Nessa região também ficam os pinos para carregamento, que por sinal são bem similares aos vistos em outros smartwatches.

De um modo geral, o Atrio Londres agrada aos olhos e ao pulso. É claro que visual é uma questão de gosto, mas sendo objetivo, é difícil encontrar algo que desabone o relógio da Atrio: ele é construído com bons materiais, é confortável, graças à pulseira emborrachada e, ao menos para mim, não ficou pesado no pulso — seu peso, inclusive, é praticamente o mesmo do Apple Watch Series 5 de 44mm.

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-design-2
O relógio da Atrio é feito em aluminio, o que agrada aos olhos e ao pulso

Em comparação com modelos populares na mesma faixa de preço, como o Amazfit Bip, o Atrio Londres apresenta uma qualidade de construção superior, pecando apenas por não oferecer tantas opções de cor, já que só é possível comprá-lo com o acabamento preto ou rosé.

Apesar disso, é válido citar que as pulseiras do Atrio são praticamente iguais às do Amazfit Bip, inclusive com as mesmas dimensões e o mesmo mecanismo que fixa a pulseira ao relógio. Embora isso me faça suspeitar que seria possível utilizar as pulseiras de um no outro, o que tornaria o Atrio Londres muito mais personalizável, não é possível garantir que a troca seria bem sucedida.

Por fim, minha única ressalva no que diz respeito à construção do smartwatch da Atrio é o vidro frontal. A fabricante não informa se utiliza algum tipo de proteção contra riscos nele – o que, caso não faça, o deixa muito mais propenso a arranhões. Em pouco mais de duas semanas com o relógio no pulso, notei que já existem arranhões superficiais no vidro.

Ainda que eles sejam pouco perceptíveis e não atrapalhem o uso do relógio, é possível que, caso realmente não exista nenhuma proteção contra riscos no vidro, arranhões mais profundos e visíveis apareçam no futuro.

Usabilidade e funções

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-usabilidade-e-funcoes-1
Interface do smartwatch é responsiva e fácil de usar, mas pouco personalizável

O Atrio Londres utiliza um sistema próprio, mas isso não o impede de oferecer os principais recursos de um smartwatch. Através da tela touchscreen de 1,3” e com tecnologia IPS, o usuário navega entre os menus com gestos simples, podendo visualizar prévias das notificações que estão no smartphone, a previsão do tempo, o status de bateria e conectividade do relógio, além de poder acessar o menu com as demais funções.

Sobre essas funcionalidades, vale citar que o relógio registra até 5 atividades físicas: caminhada, corrida, ciclismo, corrida indoor (esteira) e escalada. Para que o relógio registre os exercícios, é necessário que o usuário acesse o menu de atividades físicas, selecione o exercício a ser realizado, estabeleça ou não uma meta (de tempo ou distância em quilômetros) e inicie o acompanhamento.

Na tela de acompanhamento, o relógio exibe as informações de distância, tempo, calorias, passos e batimentos cardíacos durante a realização do exercício, sendo possível pausar ou encerrar a atividade. Assim que a atividade física é encerrada ou que a meta pré-estabelecida é atingida, os dados são sincronizados com o aplicativo de smartphone, na aba “Atividade”.

Caso o usuário deseje, também é possível acessar um histórico dos exercícios físicos realizados no próprio relógio. Para isso, basta acessar o menu de atividades físicas e seguir até o último item. Neste quesito, vale ressaltar que, ao menos aparentemente, o relógio da Atrio não tem GPS integrado, o que o faz depender do smartphone para aferir as distâncias percorridas em caminhadas, corridas e pedaladas.

Apesar da falta do recurso poder incomodar bastante quem estiver de olho no relógio, vale lembrar que não é comum ter GPS integrado em smartwatches

Além do rastreamento direto das atividades mencionadas, o Atrio Londres também registra constantemente os passos dados pelo usuário, estabelecendo uma estimativa de calorias e distância percorrida com base nos dados do pedômetro. Esses números tem sua contagem reiniciada a cada 24 horas e são exibidos nas telas iniciais do relógio.

E falando em telas iniciais, é aqui que mora uma das principais desvantagens do relógio da Atrio. Isso porque o modelo só dispõe de quatro “watchfaces”, cada uma exibindo uma combinação diferente de informações, não sendo possível personaliza-las ou baixar novas faces na internet, como é possível com os relógios da Samsung, Apple, Amazfit e outros.

Exceto pela falta de personalização, é válido citar que o sistema é bem responsivo. O relógio reage imediatamente aos comandos na tela, sem travamentos ou engasgos, e dispõe de algumas funções adicionais, como:

  • Monitoramento de sono: das 22h às 9h, o relógio monitora os padrões de movimento do usuário e estima as horas de sono leve e sono profundo;
  • Lembretes: é possível criar lembretes com aplicativo para celular. Na hora definida, o smartwatch vibra no pulso e exibe o lembrete definido. Após criados, os lembretes podem ser reativados a partir do próprio smartwatch;
  • Monitoramento cardíaco: além do monitoramento automático durante as atividades físicas, é possível verificar a informação manualmente, acessando o monitor cardíaco. Após a medição, o usuário também pode tocar no centro da tela para verificar a medição dos últimos 7 dias;
  • Controles de mídia: é possível pausar, avançar e retroceder as músicas tocadas no smartphone. No entanto, vale citar que ao acessar os controles de mídia enquanto uma atividade está sendo acompanhada, a mesma será encerrada;
  • Cronometro;
  • Câmera: acessar essa função no smartwatch abre um aplicativo de câmera no smartphone e permite tirar fotos a partir do relógio, tocando a tela;
  • Encontrar smartphone: ao selecionar essa função, o smartphone começará a tocar;
  • Alerta sedentarismo: a partir do aplicativo para celular, é possível definir que o smartwatch te avise caso você ultrapasse uma quantidade de horas sem praticar exercícios físicos;
  • Notificações: sempre que o smartphone recebe uma nova notificação, o relógio vibra e exibe uma prévia da notificação recebida. Os aplicativos capazes de ativar esses alertas no relógio podem ser ajustados a partir do aplicativo SW ATRIO;
  • Previsão do tempo: o relógio sincroniza com o aplicativo instalado no smartphone para exibir informações as condições gerais do clima na região;

Apesar de ser difícil aferir a precisão das medições realizadas, elas me pareceram bastante consistentes ao longo período de testes. Tanto as informações de hora, batimentos cardíacos, passos e temperatura ambiente eram consistentes com a realidade. No entanto, isso não me impediu de ter alguns problemas com o Atrio Londres.

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-bug
Idioma do relógio devia acompanhar o do celular, mas não é o que acontece

Aparentemente sem motivo, o idioma do relógio muda constante e automaticamente para croata, comprometendo parcialmente a compreensão das informações expostas na tela. Mais de uma vez eu tentei restaurar o relógio e reinstalar o aplicativo do fabricante, mas bastou passar algum tempo sincronizado que o relógio novamente passou a exibir as informações em croata.

Tendo em vista que os idiomas listados pela Atrio como suportados pelo relógio são apenas inglês, português e espanhol, imagino que a situação seja ocasionada por algum bug, que pode ou não atingir unidades além da que recebemos para teste. Esperamos que a solução seja apresentada em breve em alguma atualização de software, já que embora o sistema do relógio funcione bem, esse é um erro que compromete bastante sua usabilidade.

Atualização: em nota, a Atrio informou ao Showmetech que o problema envolvendo a alteração automática de idioma já foi analisado e corrigido pela empresa. Na prática, o relógio não deve apresentar mais esse tipo de falha caso seu firmware e o aplicativo para smartphone estejam devidamente atualizados.

Aplicativo para Smartphone

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-aplicativo-para-smartphone
App para smartphone promete integração com o Google Fit, mas ela não funciona

Assim como na maioria dos smartwatches, boa parte da configuração do relógio e das informações produzidas pelos sensores é acessível principalmente a partir de um aplicativo no smartphone, no caso dos relógios da Atrio, o SW ATRIO.

Disponível para Android e iOS, o app facilita o pareamento do smartwatch com o telefone e expõe todas as informações coletadas pelo relógio (passos, calorias, distância, sono e batimentos cardíacos) e permitindo que o usuário configure outras funcionalidades, como as notificações e lembretes.

Apesar de possuir poucos menus e ter uma navegação simples, o app ainda requer algum refinamento visual. Os gráficos, por exemplo, são simples e fáceis de entender, mas sua disposição poderia ser melhor, assim como os termos usados no aplicativo, que nem sempre são os mais claros. Felizmente, isso também é fácil de corrigir através de uma atualização de software.

Bateria

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-bateria-1
Bateria do Atrio Londres chegou a durar mais de 10 dias com uso mediano

Com uma bateria de 180mAh, o Atrio Londres promete uma autonomia de 5 dias com uso mediano e de até 20 dias em standby. No entanto, não é nada difícil ultrapassar essa marca: durante o período em que estive com o gadget, utilizando-o apenas como relógio e pedômetro a maior parte do tempo, por duas vezes a bateria durou mais de 15 dias.

Não, você não leu errado. É que, como a tela do gadget fica a maior parte do tempo desligada e não tem um brilho muito alto — o que até dificulta sua leitura a sob a luz do sol — o smartwatch acaba sendo bem econômico, durando bem mais tempo longe da tomada que outros modelos com telas como essa, isto é, do tipo IPS LCD.

Na hora em que precisei recarregar o relógio, no entanto, também não tive dificuldades: o carregador do Atrio Londres é uma espécie de case que envolve o corpo do relógio e possui pinos que se conectam aos pontos dourados na parte de trás do smartwatch. Com um conector USB na outra ponta, é possível liga-lo em basicamente qualquer carregador de tomada.

Veredito: vale ou não a pena?

Smartwatch-Atrio-Londres-ES265-veredito-2
Smartwatch da Atrio é uma boa pedida para quem busca praticidade e durabilidade

O Atrio Londres é um smartwatch para quem quer praticidade, prova disso são seu sistema direto ao ponto, bateria duradoura e construção sólida. No entanto, é uma pena que o software não dê ao relógio o lugar ao sol que ele merece: a interface, por exemplo, poderia ter mais opções de personalização e o aplicativo para smartphone poderia ser melhor desenhado.

Feitas essas melhorias, que são plenamente possíveis através de atualizações, o relógio da Atrio certamente seria um competidor de peso para o Amazfit Bip Lite, principalmente porque ambos possuem a mesma faixa de preço e as mesmas funcionalidades, com a vantagem de que o smartwatch da Atrio tem acabamento e visual mais primorosos.

Por ora, no entanto, é importante saber que o Atrio Londres mantém os pontos positivos citados e continua sendo uma boa compra – caso o usuário não se importe com um sistema pouco personalizável e esteja procurando um relógio com boa autonomia de bateria, tela retroiluminada (IPS LCD), construção robusta e preço acessível, ainda que sem GPS.

Caso esta seja a sua pedida, vale lembrar que o Atrio Londres pode ser encontrado por preços que variam entre R$ 349 e R$ 400, em lojas como Magazine Luiza e Americanas, além da loja oficial da Atrio.

Smartwatch Atrio Londres é feito para quem quer praticidade e preço acessível
  • Design - 9/10
    9/10
  • Usabilidade e funções - 7/10
    7/10
  • Aplicativo para Smartphone - 5/10
    5/10
  • Bateria - 8/10
    8/10
7.3/10

Summary

O smartwatch Atrio Londres tem pontos positivos considerando seu preço, mas algumas desvantagens podem ser cruciais.

Pros

  • Construção transmite solidez no pulso;
  • Sistema responde aos comandos sem engasgos;
  • Preço;
  • Bateria dura mais que o esperado;
  • Resistência à água.

Cons

  • Integração com o Google Fit não funciona;
  • Interface do relógio não é personalizável;
  • Aplicativo para smartphone poderia ser melhor;
  • Tela é difícil de ler sob a luz do sol.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter