Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo

Captura de Tela 48 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Com o mercado gamer apresentando tantas opções de teclados mecânicos, será que o Razer Ornata Chroma se sobressai?

A Razer é uma das empresas que mais trazem acessórios gamer para o Brasil. Dito isto, hoje daremos nosso veredito sobre um teclado bastante diferente da marca queridinha dos jogadores: o Razer Ornata Chroma.

E por que ele é diferente? Bom, para começar, ele usa uma tecnologia propriedade da Razer. Estamos falando da Razer Mecha-Membrane que, como indica o nome, tenta unir o melhor dos dois tipos de teclado. Ou seja, se trata de um teclado semi-mecânico ou híbrido.

Design e construção

Por ser um teclado cujo público-alvo são os PC gamers, o Razer Ornata Chroma já impressiona logo de cara através de sua iluminação RGB. Pelo visto, não se pode fazer um acessório como este sem incluir um extra deste tipo.

Mas, além de acender, o periférico impressiona em algum outro aspecto? A verdade é que, sendo – em teoria – de baixo custo, o teclado acaba não impressionando em qualidade.

razer ornata chroma gallery 11 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Descanso de pulso é bem decente.

Ainda assim, ele inclui alguns aspectos essenciais no pacote. O primeiro deles, por exemplo, é um cabo trançado de extrema resistência. Cabo este que pode ser facilmente direcionado na parte inferior de seu corpo. Ou seja, você pode fazer um ótimo cable management e eliminar parcialmente os cabos de sua mesa.

Outro aspecto interessante a se destacar em seu design é o descanso de pulso incluso na caixa. Ele é ideal para longas jogatinas e, além disso, pode ser removido caso você prefira.

Performance

Porém, o maior diferencial entre esse teclado e os demais da Razer são as teclas em si. Aqui, você encontra teclas low profile. Em outras palavras, elas são baixinhas para, segundo a empresa, facilitar o movimento entre uma tecla e outra.

razer ornata chroma gallery 13 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Nota-se como as teclas (ou keycaps) possuem tamanho diferenciado.

Esse ponto é bem divisivo, já que, enquanto um teclado mecânico comum possui teclas (keycaps) altas e que agradam boa parte dos gamers, há aqueles que reclamam justamente deste ponto.

Ainda nas teclas, também é possível notar o diferencial da tecnologia Mecha-Membrane da Razer, que tenta reproduzir o mesmo feedback tátil de um teclado mecânico, mas sem comprometer o conforto.

razer ornata chroma gallery 14 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Switch Mecha-Membrane da Razer.

Novamente, um aspecto que só irá agradar algumas pessoas, já que boa parte dos jogadores que optam por um teclado mecânico querem o máximo de precisão e durabilidade que seu precioso dinheiro pode pagar. E isso não é atingido com um teclado que não se compromete completamente.

Um pouco estranho inicialmente – especialmente para quem já testou vários switches de teclados mecânicos – o Razer Ornata Chroma requer um pouco de adaptação. Entretanto, passado este período, é possível notar uma experiência de jogatina e digitação confortável.

Razer Synapse e sua experiência de uso agradável

Caso não conheça, o software Razer Synapse é o responsável por fazer a interface entre você e seu periférico da marca. Neste caso, o programa é essencial para configurar a parte “Chroma” do teclado. Ou seja, a sua iluminação RGB.

Captura de Tela 47 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Modo “onda” explora bem a iluminação do teclado.

E neste aspecto, não há do que reclamar, já que o Synapse é simples e fácil de se usar. Em parte, isso ocorre porque ele é totalmente traduzido para o português brasileiro – algo que não podemos dizer sobre o software da Logitech, por exemplo.

Além disso, há uma vasta gama de possibilidades de uso para a iluminação do Razer Ornata Chroma. Por exemplo: em jogos compatíveis, você pode sincronizar o que acontece na tela com a iluminação do teclado. É um extra bobo, mas que acaba criando uma maior imersão. Além disso, são nada menos que oito tipos de iluminação distintos.

Especificações técnicas do Razer Ornata Chroma

Caso esteja curioso, confira abaixo as especificações técnicas do Razer Ornata Chroma:

  • Tecnologia Mecha-Membrane da Razer;
  • Revestimento de tecla com “meia” altura;
  • Retroiluminação Razer Chroma;
  • Descanso ergonômico para pulso;
  • Compatibilidade com Razer Synapse;
  • Teclas totalmente programáveis, com gravação de macro em tempo real;
  • Sobreposição de até 10 teclas;
  • Modo de jogo dedicado;
  • Recurso anti-ghosting para pressionamento simultâneo de até 10 teclas.

Conclusão

razer ornata chroma gallery 12 - Review: Razer Ornata Chroma é um teclado semi-mecânico que deveria ser de baixo custo
Será que o Razer Ornata Chroma vale a pena?

Custando cerca de R$ 570,00 em lojas online como as Lojas Americanas e a Shoptime, o Razer Ornata Chroma é difícil de recomendar para qualquer um em busca de um teclado mecânico. Pois, nesta faixa de preço, temos concorrentes como o HyperX Alloy FPS ou o Logitech G610 que, apesar de não oferecerem iluminação RGB, são totalmente mecânicos.

Portanto, se trata de um produto para um público-alvo bem específico: gamers que não querem usar um teclado de membrana de baixa durabilidade, mas que também não gostam da sensação de switches totalmente mecânicos. Assim, sendo um instrumento tecnicamente de nicho, o Razer Ornata Chroma pode agradar bastante, mesmo que de forma muito singular.

Leia também

Review: Teclado mecânico HyperX Alloy FPS

 

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via