REVIEW: TVs Sony X855G e X955G, 4K de qualidade e Android TV

Televisores XBR 55X955G 0
As novas XBR-X855G e X955G da Sony oferecem um 4K de qualidade, design sóbrio e sistema Android TV organizada e fácil de usar. Confira nosso Review/Comparativo
Anúncio
REVIEW: TVs Sony X855G e X955G, 4K de qualidade e Android TV

As novas TVs 4K X855G e X955G da Sony chegaram no mercado brasileiro em agosto desse ano. A X955G é a versão premium, que conta com o exclusivo sistema de backlight chamado de X-tended Dynamic Range, além de um processador de imagem dedicado e tecnologia Triluminos. A X855G também compartilha de algumas característica de sua irmã, como processador dedicado e a tecnologia de imagem.

A principal diferença entre as duas é o backlight citado, o processador é mais avançado, com 14bits de palheta de cor e com o dobro do processamento, o modo de calibração Netflix e a função Hands-free, mas que pretende captar um público que não abre mão de qualidade de imagem e mesmo assim não gastar mais do que R$ 7.000,00.

Nos próximos parágrafos, você confere um review/comparativo das duas smart TVs 4K da Sony e qual deve ser a sua próxima aquisição.

Construção e design

Tanto a X855G quanto a X955G são bastante parecidas, com exceção do acabamento. O modelo intermediário tem uma construção na base em plástico e os pés em metal, enquanto a topo de linha é toda de metal. O design segue a mesma ideia minimalista e dá uma sensação metalizada que traz um ar mais premium à TV mais barata.

As TVs têm dois pés em vez de um suporte central, então requerem uma mesa maior para acomodá-las. Entretanto, o suporte tem pouca oscilação e traz mais firmeza às TVs.

A TV possui um bom suporte, mas os pés de apoio são pequenos
A TV possui um bom suporte, mas os pés de apoio são pequenos

A parte de trás dos pés pode ser usada para gerenciamento dos cabos. É uma solução muito bem-vinda, mesmo que não seja tão eficiente quanto a que a Samsung equipa suas smart TVs 4K. As bordas têm espessura relativamente finas, ajudando na imersão de filmes e séries.

Qualidade da imagem

Assim como a X955G, a X855G também é equipada com um processador dedicado de imagem, mas aqui é a versão 4K HDR Processor X1. No geral, a TV intermediária oferece uma qualidade de imagem bastante descente para a categoria, no único modelo disponível de 55 polegadas, mesmo com as limitações do IPS LCD.

Como a maioria dos televisores com esse tipo de painel, os ângulos de visão decentes, mas peca na reprodução uniforme de preto e na taxa de contraste. Na prática, é como se você notasse uma escala de cor mais acinzentada em áreas mais escuras em ambientes com pouca iluminação, o que não acontece em painéis OLED ou QLED, por exemplo.

Em ambientes iluminados ela se destaca, com um ótimo brilho de pico em SDR e excelente manuseio de reflexo, mas não há muitos modos de imagem que modificam o nível do brilho.

A TV tem uma ótima qualidade de imagem que favorece as cores e a iluminação
A TV tem uma ótima qualidade de imagem que favorece as cores e a iluminação

Para compensar a pouca taxa de contraste, a TV conta com um recurso próprio da Sony chamado Dynamic Contrast Enhancer, um aprimorador que otimiza o contraste automaticamente de acordo com o ambiente onde o usuário está. O resultado é interessante, produzindo cores mais definidas e aumento do brilho acima do nível máximo.

Há também o recurso Object-based HDR remaster, que faz a remasterização do HDR em objetos individuais na tela, fazendo o ajuste automático do contraste.

Já a X955G, na versão de 65 polegadas, chega mais perto de exibir o preto das TVs OLED. Isso porque ela é equipada com tecnologia de Local Dimming completo (FALD), escurecendo algumas partes da imagem sem prejudicar o quadro inteiro. Diferente da X855G, essa tecnologia aliada ao brilho forte do modelo mais premium produz um contraste excelente.

Outra função que só a X955G tem é o Netflix Calibration Mode. Ele só funciona com conteúdos da Netflix por ter sido uma criação desenvolvida em conjunto com a plataforma para mostrar os conteúdos do jeito que eles gostariam que os consumidores vissem. O modo desativa automaticamente quando a fonte de sinal não vem do app da Netflix. Para experiência de jogos nós recomendamos ativar o modo de imagem “Game” que foi desenvolvido pelos próprios engenheiros da PlayStation.

Além disso, a tecnologia Triluminos da Sony está presente nos dois modelos, produzindo cores muito mais vivas e definidas. A tecnologia se destaca na produção das cores RGB (vermelho, verde e azul). Assim como os processadores de imagem fazem o controle automático do contraste, nitidez e brilho, o Triluminos faz um mapeamento das cores de maneira individual em tempo real.

A TV Sony X855G possui um recurso que reduz a distorção da imagem quando ocorrem movimentos
A TV Sony X855G possui um recurso que reduz a distorção da imagem quando ocorrem movimentos

Em relação ao Upscaling de imagem, tanto a X855G quanto a X955G são um exemplo. A tecnologia otimiza reproduções com resolução abaixo do 4K para parecerem conteúdos nativos em 4K. Filmes e séries em Full HD (1080p), incluindo Blu-rays, parecem quase tão bons e ricos após passarem pelo processo de Upscaling.

Ambas as TVs possuem a mesma tecnologia para suavizar as transições. O diferencial da X955G com a tecnologia X-Motion Clarity é que, através do controle individual dos LEDs do backlight, conseguimos piscar cada um com uma frequência diferente, mantendo o máximo brilho mesmo em cenas de movimento intenso, o que não é comum no mercado de TVs. Hoje todos os fabricantes, inclusive a Sony nos outros modelos, tem que escolher entre melhorar o movimento ou manter o brilho por não ter este controle individual.

A luz de fundo é livre de tremulação, mas há um recurso opcional de inserção de moldura preta, que introduz a tremulação de 120Hz para melhorar a aparência do movimento. Nativamente, a taxa de atualização é de 120Hz, mas ela só pode exibir conteúdos compatíveis por meio de interpolação de movimento e não suporta nenhuma tecnologia de taxa de atualização variável, como o FreeSync.

Entradas e conexões

Conjunto de conexões e entrada é bem completa tanto na X855G quanto na X955G
Conjunto de conexões e entrada é bem completa tanto na X855G quanto na X955G

O conjunto de conectividade das duas TVs é bem completa. Elas vêm com 3 portas USB na lateral, 1 entrada ethernet para internet, entradas de conexão RF (terrestre/cabo), entradas de vídeo híbrida e traseira com entrada de vídeo composto, 4 entradas HDMI, e saídas para áudio digital e headphone. Além disso, há suporte para Wi-Fi, Bluetooth 4.2, Chromecast integrado, SideView para vídeo e TV (iPhone/Android) e HDCP2.3.

Qualidade de som

A X855G e a X955G são equipadas com duas saídas de som de 10W do tipo Acoustic Multi-Audio, ou seja, que sai da tela. Elas suportam os formatos Áudio Dolby (Dolby Digital, Dolby Digital Plus e Dolby AC-4), além de Surround Digital DTS. A resposta de frequência de ambas é decente, mas a qualidade geral do som poderia ser um pouco melhor. A extensão de baixa frequência (LFE) é alta, de modo que os graves não têm batidas ou ruídos e apenas um pouco de impacto.

A qualidade do som da TV poderia ser melhorv
A qualidade do som da TV poderia ser melhor

O diálogo é claro, mas falta um pouco de leveza devido à queda em torno de 10kHz. As TVs possuem um par de tweeters adicionais na parte superior da TV, que devem ajudar no posicionamento do som. Entretanto, para um som melhor, recomendamos um sistema de alto-falante ou barra de som dedicada.

Funcionalidades smart

Com o Chromecast integrado, você consegue abrir apps com o smartphone
Com o Chromecast integrado, você consegue abrir apps com o smartphone

A Sony X855G executa a versão mais recente do Android TV. A interface é bem organizada e fácil de usar, assim como a suavidade nas transições é muito perceptiva. Há uma grande variedade de aplicativos da Google Play Store integrados, e quase todos os aplicativos de streaming mais comuns estão pré-instalados no dispositivo.

Por falar em streaming, com o Chromecast integrado você consegue controlar apps de multimídia, como Netflix, YouTube, Spotify, entre outros, conectando o seu smartphone à TV. A conexão é feita via Wi-Fi, então basta os dois dispositivos estarem na mesma rede para concluir o pareamento.

A nova linha XBR 2019 vem com uma versão do controle remoto tradicional da Sony remodelada. O controle remoto agora suporta totalmente a conexão Bluetooth e não requer mais linha de visão direta da TV para realizar a maioria das funções.

O controle remoto é simples mas permite ao usuário acesso a todos os serviços smarts da TV
O controle remoto é simples mas permite ao usuário acesso a todos os serviços smarts da TV

O produto é muito semelhante ao incluído na geração anterior, mas com um acabamento preto em vez de prateado. Ele conta com um microfone embutido e, quando emparelhado com a TV, pode ser usado para controle de voz.

O Google Assistente, assistente virtual do Google, está presente, permitindo que você controle a TV e a automação da casa, além de dar acesso a vários serviços da empresa, como a Agenda e Mapas.

Não há motivos para questionar a assistente do Google aqui, ela é bastante completa e responde todos os seus pedidos e perguntas com muita rapidez. Listas de compras, tradutor, perguntas sobre conhecimentos gerais, tudo foi executado com muita precisão. A captação do áudio no controle da Sony é muito boa e não houve nenhum momento onde o comando foi feito errado.

Além do controle, a X955G tem um microfone integrado ao gabinete da TV que permite que você interaja sem a necessidade de controle remoto. Essa função é chamada de Hands-free. Nos nossos testes, também não houve má captação em comandos, mas é bom ficar atento ao interagir com a TV enquanto muitas pessoas falam ao mesmo tempo.

Vale lembrar que os controles físicos estão localizados na parte traseira, no lado direito da TV. Como a maioria das TVs, esses botões possuem somente funcionalidades básicas e permitem apenas o controle de algumas funções da TV, como ligar, desligar e acessar o Menu.

Conclusão e preço

Quem adquirir uma das duas TVs estará levando o melhor do 4K produzido pela Sony em suas categorias em 2019. A X855G é um ótimo modelo na faixa dos R$ 4.000, possuindo um desempenho muito bom para jogos, design minimalista e materiais resistentes, além de um Upscaling 4K excelente. Apesar da limitação no preto e na qualidade sonora, ela é uma boa opção para quem está saindo de uma TV Full HD e quer uma experiência 4K satisfatória.

Agora, a X955G é um caso mais complicado, especialmente pelo preço. Você estará levando para casa um produto topo de linha, com acabamento impecável em metal e corrigindo as limitações do LCD, mas sem trazer um diferencial que se destaque em relação aos seus concorrentes diretos, como a LG OLED C9 e a QLED Q80R, da Samsung, que custam igual ou até inferior ao modelo da Sony.

Gostou da Sony X855G 4K? Ela pode ser encontrada no site oficial da Sony pelo preço de R$ 3.999,41, apenas na versão de 55 polegadas. A marca está com uma promoção de Natal, que você leva uma Sony X855G 4K de 55” + Sony X805G 4K de 49” por R$ 6.549,58. É uma ótima opção para se presentear e presentear alguém neste Natal.

Gostou da Sony X955G 4K? Ela pode ser encontrada em dois tamanhos: 55” e 85”, com preços que se iniciam em R$ 5.975,49 e vai até R$ 32.399,99. Existe também em 65” e 75”.

Sony 4K XBR-X855G e X955G
  • Construção - 9/10
    9/10
  • Design - 9/10
    9/10
  • Qualidade de imagem - 8.5/10
    8.5/10
  • Qualidade de som - 7/10
    7/10
  • Entradas e conexões - 9.5/10
    9.5/10
  • Sistema operacional - 9.5/10
    9.5/10
8.8/10

Considerações finais e pontos fortes x fracos

As TVs X855G e X955G da Sony contam com um excelente Upscaling 4K para otimizar conteúdos inferiores, além de um acabamento minimalista e bastante bonito

Pros

  • Acabamento bem construído;
  • Design minimalista;
  • Qualidade de imagem boa;
  • Entradas e conexões completas;
  • Funções smart muito bem-vindas;
  • Sistema operacional completo;
  • Controle remoto com Bluetooth.

Cons

  • Qualidade de som poderia ser melhor;
  • Painel IPS LCD tem limitações exibir pretos profundos.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter