Review: VivoBook 15 da ASUS concilia performance e mobilidade para estudantes

VivoBook 15 da ASUS concilia performance e mobilidade para estudantes
O VivoBook 15 entrega performance nas tarefas do dia a dia, com processador Intel Core i7 de 10ª geração, 16GB de memória RAM e armazenamento SSD

A ASUS anunciou a chegada do modelo X512JP da família VivoBook agora em Outubro e logo já deixa claro que este notebook tem um público em mente: os estudantes. O VivoBook 15 consegue entregar um design ergonômico, moderno e também compacto, perfeito para ser levado para todos os lugares. Somados a isso, carrega consigo configurações robustas, para aqueles que desejam um computador capaz de rodar jogos, mesmo que leves, sem precisar investir em um notebook gamer.

O VivoBook 15 X512JP já está disponível tanto na loja online da ASUS quanto em grandes varejos como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Submarino. A pergunta que resta é: vale à pena? Pensando nisso, fique de olho na análise completa do Showmetech a seguir, que tem como objetivo responder a essa pergunta e também algumas outras. Confira:

Design

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
O novo VivoBook chama atenção por seu design fino (Imagem/Reprodução: ASUS)

Verdade seja dita, um dos chamarizes deste novo VivoBook 15 X512JP fica por conta de sua praticidade e seu visual elegante. Como deveria ser, com dimensões compactas (35,7cm x 23cm x 1,9cm) e pesando apenas 1,75kg, este notebook tem a vantagem de poder ser facilmente transportado com muito conforto.

Destaque fica para a dobradiça ErgoLift, projetada especialmente para inclinar confortavelmente o teclado em 2º para uma posição de digitação mais confortável, permitindo assim um sistema de refrigeração otimizado e, de quebra, melhor desempenho do áudio. Embora não seja capaz de dobrar a 180º como alguns outros modelos na mesma faixa de preço, o VivoBook 15 compensa exatamente por ser extremamente leve.

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
Embora fino, o modelo entrega bastante conectividade (Imagem/Reprodução: ASUS)

Embora bastante fino, o modelo X512JP entrega bastante conectividade, comportando portas USB 3.1 e um leitor de cartão microSD, permitindo o carregamento de todos os periféricos, monitores e projetores sem nenhum problema.

É preciso lembrar que o modelo está disponível em duas cores elegantes para se adequar ao seu estilo. Enquanto o Transparent Silver proporciona uma aparência elegante e sofisticada, o Slate Grey é realmente a cara de quem busca uma abordagem mais discreta.

Tela e Áudio

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
Com bordas ultrafinas, o novo VivoBook 15 se utiliza de 88% proporção tela/corpo (Imagem/Reprodução: ASUS)

Quando o assunto é tela, o VivoBook 15 X512JP entrega tecnologia de ponta. Isso porque a tela de 15,6″ polegadas dispõe da tecnologia FHD NanoEdge com bordas ultrafinas de 5,7mm. Na prática, são 88% de proporção tela/corpo que amplia a área de tela e ainda permite visuais extremamente imersivos para trabalho e lazer.

Outra vantagem da nova tela NanoEdge é que a mesma reduz as dimensões ao mínimo, dando ao VivoBook uma pegada consideravelmente menor do que seu antecessor. Este notebook ocupa menos espaço na sua mesa, deixando livre, proporcionalmente, mais espaço para o usuário.

Quando colocado lado a lado a um livro, por exemplo, sua espessurase destaca, firmando de vez as suas qualidades. O bom do VivoBook 15 é isso. Entende, antes de tudo o seu público alvo e sabe, melhor do que todos, que são essas características que vão fazê-lo tomar a dianteira. Ponto positivo.

Outro aspecto digno de nota fica quando o assunto é a webcam. Indispensável dado ao contexto de pandemia e home office, a webcam de alta definição vem posicionada na moldura superior do display para videochamadas com amigos, colegas de trabalho e família do outro lado do mundo. A qualidade da imagem é significativa e, embora não seja capaz de emular a qualidade de uma câmera em HD, é superior quando colocada em comparação com webcams de outros modelos com o mesmo propósito.

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
A tecnologia SonicMaster garante áudios mais potentes e graves mais profundos (Imagem/Reprodução: ASUS)

Quando o assunto é áudio, a grande estrela talvez seja a tecnologia SonicMaster. Com o objetivo de transmitir a melhor experiência de áudio, a tecnologia é a combinação entre hardware e software, garantindo som mais potente e graves mais profundos. Quando colocado a teste, provou o seu valor, ou seja, uma vez dedicado ao entretenimento, o VivoBook 15 cumpre o seu papel, promovendo uma experiência imersiva.

Teclado

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
O teclado do novo VivoBook 15 é macio, embora barulhento (Imagem/Reprodução: ASUS)

Quando se pensa em notebook, um dos primeiros componentes a ser considerado pode ser, possivelmente, o teclado. E aqui, no teclado do VivoBook 15 X512JP que reside a chave para tamanha ergonomia, com teclas de 1,4mm que prometem trazer uma digitação mais confortável ao usuário. O laptop também possui o útil teclado numérico.

As teclas são macias ao toque e digitam confortavelmente. Se existe alguma queixa em relação ao teclado, talvez seja o barulho alto das teclas ao se digitar, mas nada sensivelmente extraordinário.

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
A dobradiça ErgoLift permite inclinação em 2º (Imagem/Reprodução: ASUS)

A exclusiva dobradiça ErgoLift, já comentada aqui e também já presente em outros modelos da empresa, permite elevar o teclado em dois graus, de modo que o notebook fique em uma inclinação perfeita. Além de tornar o teclado mais ergonômico, ainda ajuda o computador a ventilar melhor para manter o desempenho sempre constante.

Bateria

Um ponto interessante é seu carregamento rápido. A tecnologia Fast Charger permite que a bateria chegue em 60% da sua carga total em apenas 49 minutos de tomada. E para que isso aconteça com total segurança, a ASUS desenvolveu a exclusiva tecnologia que monitora a bateria, protegendo-a de sobrecargas e com isso aumentando a vida útil em até 3 vezes.

É um ótimo elemento para aqueles que precisam de opções ao utilizar o VivoBook 15 em diferentes lugares. Pensando nos estudantes, isso é uma vantagem considerável.

Performance

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
O VivoBook 15 é capaz de rodar games leves com boa performance e qualidade de imagem(Imagem/Reprodução: ASUS)

Segundo a ASUS, o novo VivoBook 15 chega ao mercado brasileiro pensando em um público-alvo bem definido ,sendo eles universitários e também profissionais em teletrabalho. Ou seja, são aqueles consumidores que buscam por produtividade e que nas horas vagas ainda gostam de rodar alguns jogos casuais.

Para atender esse tipo de perfil, a ASUS não poupou em configuração. Seja no processador Intel Core i7 1,3GHz de 10ª geração, ou na memória de 16GB de RAM DDR4 — que vale lembrar, não permite expansão — o VivoBook 15 é um computador multitarefa e multimídia.

Não podemos deixar de fora o seu armazenamento, que contempla 512GB SSD PCIe. E com Wi-Fi de banda dupla padrão Wi-Fi 5, ainda é possível desfrutar de uma experiência on-line super rápida com velocidade de até 867Mbps.

Além disso, a placa de vídeo dedicada NVIDIA Geforce MX330 com 2GB VRAM GDDR promete gráficos realistas para quem deseja rodar games. Dentre os pontos fortes deste modelo estão as tecnologias NVIDIA Pascal e NVIDIA Optimus, arquitetura que oferece desempenho e tecnologias que otimizam o seu VivoBook 15, fornecendo gráficos excelentes e estendendo a vida de sua bateria.

Conclusão

Novo Vivobook 15 frente a um fundo colorido
Perfeito para o que se propõe, o VivoBook entrega tecnologia e praticidade para estudantes (Imagem/Reprodução: ASUS)

O VivoBook 15 X512JP da ASUS é um notebook robusto em configurações e leve, para ser transportado para todos os lugares. E cumpre muito bem ao que se propõe a fazer. Seus pontos fortes são é que ele realmente realmente capaz uma experiência completa para seu público-alvo.

A praticidade e conveniência do modelo se estende de seu peso, dimensões e bateria, isso, aliado a um design acertado que é funcional e ao mesmo tempo, belo e elegante.

Em relação à performance do modelo, os pontos em que ele deixa a desejar, na realidade, são pontos em que ele nunca se propôs a ser bom. Quem precisa de computadores para edições mais detalhadas e pesadas, ou então computadores gamers, deverá olhar para outros produtos que irão colocar a potência gráfica na frente de vários elementos como o peso do notebook, o design fino e a bateria enorme.

Por esse motivo, o saldo do VivoBook 15 X512JP é positivo, voltado para quem precisa de performance para tarefas do dia a dia, eainda preza por uma navegação confortável, eficiente e de qualidade, aliada a praticidade de um modelo leve, daquele para se carregar para todos os lugares, com excelente bateria.

O que pode ser desanimador talvez resida exatamente no custo-benefício. Proporcional ao que entrega, pode desanimar o público-alvo, uma vez que esteja um pouco acima da faixa de preço daquilo que possivelmente estudantes possam estar procurando.

Preço e Disponibilidade

O VivoBook 15 X512JP já está disponível tanto na loja online da ASUS assim como em grandes varejos como Magazine Luiza por R$ 7.660.

Especificações Técnicas

ModeloASUS VivoBook 15 X512JP
ProcessadorIntel® Core i7 1065G7
GPUNVIDIA MX330 2GB GD DRS
Memória RAM16GB (8 GB Onboard + 8G Offboard)
Armazenamento512 GB SSD PCle NVME M2
Tela15,6″ FHD LED-backlit TFT LCD Anti-Glare
Resolução1920×1080
AudioSonicMaster, Audio Wizard
Wi-Fi802.11 A/C 1×1
Peso1,75 kg
Dimensões35,7 cm x 23 cm x 1,9 cm
OutrosExclusiva Tecnologia ErgoLift
PreçoR$ 7.660 no Magazine Luiza

O que você achou do novo Vivobook 15 X512JP? Compartilhe conosco nos comentários.

fonte: ASUS

Vivobook 15 da ASUS concilia performance e mobilidade para estudantes
  • Design - 100/10
    10/10
  • Tela e Áudio - 90/10
    10/10
  • Teclado - 80/10
    10/10
  • Bateria - 90/10
    10/10
  • Performance - 85/10
    10/10
89/10

Vivobook 15 da ASUS concilia performance e mobilidade para estudantes

Com foco em estudantes, o novo Vivobook 15 X512JP entrega um computador poderoso, finissimo, com bordas infinitas e qualidade de vídeo/áudio. 

Pros

  • Leve e fino, ideal para levar para todos os lugares;
  • Design funcional e elegante;
  • Bateria de sobra;
  • Performance excede expectativas;
  • Atende demanda do público-alvo

Cons

  • Custo alto para público-alvo;
  • Teclado barulhento.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter