Review: Wacom Intuos Pro Small é a mesa digitalizadora portátil ideal para profissionais criativos

O design da mesa digitalizadora é sóbrio e a utilização em ambientes abertos não chama atenção
Mesa digitalizadora portátil Wacom Intuos Pro Small possui alta sensibilidade e muitas opções de personalização de comandos

A mesa digitalizadora Intuos Pro da Wacom é uma poderosa ferramenta de auxílio ao desenho digital. Seja para desenho de ilustração e para o tratamento de imagens em programas de edição como Adobe Photoshop – seu uso mais comum – como para desenho técnico em 2D e modelagem em 3D em programas como Autocad, Rhino e Sketchup.

Como arquiteto, profissionalizado no processo de produção, desenho e restauro artesanal de mobiliário em madeira maciça desde 2016, utilizei a Intuos Pro Small como ferramenta de trabalho e, se você procura trabalhar com mais eficiência no tratamento de imagens, ilustração, desenho técnico 2D e 3D, esta mesa digitalizadora portátil pode ser o que você precisa.

Mesa digitalizadora Intuos Pro acompanha uma caneta sensível ao toque com vários níveis de pressão
Mesa digitalizadora Intuos Pro acompanha uma caneta sensível ao toque com vários níveis de pressão

Design sóbrio e elegante

O design fino, simples e bem resolvido da mesa faz com que seu uso seja mais intuitivo do que possa parecer à primeira vista. Com a área de toque centralizada na peça e um conjunto de botões ao lado dela, a Intuos Pro pode ser usada nas posições vertical e horizontal, com os botões de um lado ou de outro, de acordo com a conveniência do usuário, que vai muito além de ser destro ou canhoto.

As bordas em torno da área de toque servem de apoio para a base da mão quando se usa a caneta, aumentando a ergonomia da peça, já que a mão e a área de toque ficam no mesmo plano. A caneta Pro Pen 2, por sua vez, possui um design simples, assim como o da mesa, com uma área emborrachada para sua pegada, um par de botões próximo aos dedos e um terceiro botão na base da caneta, para seu uso como borracha.

Caneta Pro Pen possui um suporte com pontas para diversas aplicações
Caneta Pro Pen possui um suporte com pontas para diversas aplicações

Seu peso se assemelha ao de uma caneta tinteiro cheia e sua ponta pode ser trocada por uma das 10 ponteiras que ficam guardadas dentro de sua base, cada uma com uma sensibilidade distinta para o desenho livre.

Experiência com a mesa digitalizadora

A Intuos Pro apresenta um botão lateral que controla o uso da mesa como trackpad ou apenas com o uso da caneta – Pro Pen 2, que vem junto da mesa; e uma entrada USB na lateral oposta para carregamento da bateria e conexão com computador, caso o usuário não queira utilizar a conexão bluetooth.

A área de toque apresenta uma textura que oferece leve atrito à caneta e ao toque dos dedos com uma sensação muito semelhante ao toque do papel de média gramatura. Esta área de toque pode mapear a tela como um todo e de forma proporcional, onde o canto superior direito da área de toque representa o mesmo canto na tela, ou pode mapeá-la como mouse o faz.

A caneta Pro Pen 2 é ergonômica e acabamento emborrachado facilita a pegada
A caneta Pro Pen 2 é ergonômica e acabamento emborrachado facilita a pegada

Tanto a área de toque quanto os botões da mesa e da caneta, as Express keys (teclas expressas), podem ser amplamente configuradas e personalizadas inclusive de acordo ao programa utilizados. Esta configuração pode ser feita pelo Wacom Desktop Center, o software que deve ser baixado do site do fabricante. Nele é possível configurar a sensibilidade da mesa ao toque da caneta, qual comando será atribuído a cada tecla da mesa ou da caneta. E isso pode ser configurado de forma geral e/ou por programa específico.

Deste modo, quando se usa a mesa como trackpad para navegar pelo computador e utilizar navegadores de internet, os comandos respondem de uma forma, mas quando o usuário está utilizando um programa específico, a mesa e suas funcionalidades respondem de outra forma.

Wacom Mesa Digitalizadora
O design da mesa digitalizadora é sóbrio e a utilização em ambientes abertos não chama atenção

Digamos que, na navegação geral, uma determinada tecla esteja configurada para abrir seu programa de leitura de e-mails e a sensibilidade da caneta seja baixa. Você pode configurar para um programa específico uma sensibilidade da caneta alta e que esta mesma tecla desempenhe o comando de salvar seu arquivo, por exemplo. E é possível fazer com diversos programas, basta selecioná-lo e atribuir os comandos. Estes comandos podem ser desde os mais simples, como salvar, copiar ou colar, até comandos mais complexos, como uma ação do Photoshop ou uma sequência de comandos do Autocad

Pode-se levar algum tempo configurando estes comandos, mas certamente é uma funcionalidade que define a experiência do usuário com a Intuos Pro Small e a torna mais poderosa que um mouse com dois botões e um scroll.

Gestos

A Intuos Pro responde também a comandos gestuais pré-definidos, ou configuráveis pelo usuário. Desde os gestuais comuns como o de afastar os dedos para dar zoom, até configurar que ao clicar com 4 dedos na mesa ela abre o navegador de internet. Esta é outra funcionalidade configurável pelo Wacom Desktop Center, disponível para Windows e Mac.

Programa Wacom Desktop Center

É por este software que se pode verificar o consumo de bateria, atualizações de software e se configurar os comandos da mesa e caneta. A interface é autoexplicativa desde os itens mais gerais – como atualização de software -, até os mais específicos – como entender o resultado da pressão da ponta da caneta na superfície de toque da mesa.

Por tudo o que vimos acima, a Intuos Pro se mostra uma ferramenta poderosa para profissionais criativos, podendo reduzir o tempo de produção de etapas de digitalização e execução, – como na produção de layouts em projetos gráficos, desenho técnico de edificações e modelagem 3D -, e agilizar etapas de criação como o desenho de croquis e esboço de ideias preliminares.

Especificações técnicas Wacom Intuos Pro Small

Dentro do software da Wacom, os botões podem ser configurações separadamente para atuarem de formas diferentes para cada aplicação
ProdutoWacom Intuos Pro Small
Área ativa160 x 100 mm
TipoPen Tablet
Tamanho269 x 170 x 8 mm
Peso450g
CorPreto
Botões6 Express keys personalizáveis
1 Touch Ring com quatro funções personalizáveis
CanetaPro Pen 2 sensitiva
8.192 na ponta da caneta e da borracha
+/- 60 níveis de inclinação
2 botões
Suporte para
caneta
Sim, com 10 pontas de reposição
Resolução5.080 lpi
CaboUSB de 2m
BluetoothSim
RequisitosUSB port, internet connection Windows 8
Windows®7 SP1
Windows® Vista SP2
Mac OS X 10.6.8 later (Intel® processor)

Leia também

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta