Logo sprace

Jogo brasileiro ensina física com missões para colonizar Marte

Avatar de maicon strey
Criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) criaram o jogo Sprace Game 2.0 que ensina conceitos básicos de física de partículas em missões para colonização de marte.

Logo-sprace

Criado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no projeto São Paulo Research and Analysis Center (Sprace) criaram o jogo Sprace Game 2.0 que ensina conceitos básicos de física de partículas em missões para colonização de marte.

“O visual, os desafios propostos e especialmente o conteúdo por trás das missões fazem com que o jogador se divirta enquanto entra em contato com conceitos importantes da física das partículas subatômicas, grande objetivo da iniciativa,” explica o professor Sérgio Ferraz Novaes.

Nas missões o jogador pilota uma nave miniaturizada e precisa capturar partículas de substâncias específicas e levá-las até o laboratório. A cada fase, o laboratório aprende com os elementos capturados e se torna mais complexo, exigindo coletas de substâncias mais complexas para análise.

As missões de captura são etapas necessárias para a preparação de marte para uma futura colonização humana. Enquanto joga o usuário é apresentado aos poucos aos elementos da tabela periódica e sem perceber acabar aprendendo a trabalhar com a tabela, consultando quantos nêutrons e prótons são necessários para gerar cada elemento. Em alguns momentos é necessário coletar quarks para formar os nêutrons e prótons antes de formar os elementos finais. Os pesquisadores garantem que o jogo obedece exatidões cientificas sem prejudicar a diversão. ()

Estão disponíveis duas versões, uma para Windows e outra em Java que deve rodar em quase todos os sistemas operacionais. Para baixar acesse: clique aqui

O jogo é diversão obrigatória para os nerds que querem saber um pouco sobre o que os pesquisadores do CERN fazem no acelerador de partículas e como estas pesquisas podem nos ajudar no futuro. Aproveite e apresente o jogo para uma criança conhecida e ajude a formar nossos futuros cientistas.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados