Pessoas fazendo uso de máscara no rio de janeiro

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Rio de Janeiro

Avatar of victor pacheco
Adultos que estiverem na cidade do Rio de Janeiro podem fazer uso de máscara de forma facultativa, contanto que estejam com três doses da vacina contra COVID-19

Um dos momentos mais aguardados do Brasil chegou primeiro na cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes assinou hoje (07) o decreto que não exige mais o uso de máscaras em locais fechados como restaurantes, shoppings, livrarias, baladas etc. A decisão foi tomada em parceria com o Comitê Especial de Enfrentamento à COVID-19 (CEEC), de acordo com os baixos números da pandemia nesta capital.

A única condição é que os adultos estejam com a vacinação completa. Pessoas com sintomas gripais, crianças e quem tem comorbidades graves ainda devem fazer uso do acessório. Apesar disso, a Rio Ônibus, que administra transporte coletivo na cidade maravilhosa, ainda indica que passageiros façam uso de máscaras. Entenda o caso agora mesmo.

Dados recentes da pandemia de COVID-19 foram essenciais

Apesar de muitos especialistas indicarem que a porcentagem de população com a vacinação completa deva estar acima de 70% para que as regras de distanciamento e demais hábitos sejam relaxados, o Rio de Janeiro saiu na frente com isso. A cidade, que atualmente conta com 54% da população adulta com a dose de reforço da vacina, liberou o uso de máscaras em locais fechados, mesmo que a capacidade máxima de ocupação seja atingida.

Pessoa deixando de fazer o uso de máscaras no rio de janeiro
Pessoas com terceira dose da vacina contra COVID-19 já podem deixar máscaras em casa (Foto: Reprodução/Internet)

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou que a situação atual na cidade do Rio de Janeiro é a melhor desde começo da pandemia de COVID-19 na localidade. A taxa de transmissão está atualmente em 0,3% (uma pessoa pode infectar outras 30 pessoas com a doença) e quando se falam sobre os testes, apenas 5% deles apresentam um resultado positivo. Soranz afirma que a cobertura vacinal na cidade foi essencial para que isso acontecesse.

Dessa forma, se você está lendo esta matéria e mora ou está de viagem marcada para a cidade do Rio de Janeiro, pode deixar de fazer o uso de máscaras em locais fechados. A decisão está valendo a partir de hoje, já que o decreto foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial. Confira:

Decreto do prefeito do rio de janeiro para liberar uso facultativo de máscaras
Decisão está valendo a partir de hoje (Foto: Eduardo Paes via Twitter)

Importante lembrar que pessoas que ainda apresentam sintomas de gripe como tosse, coriza, mal estar e demais sinais que podem indicar uma possível infecção de COVID-19 ainda devem fazer o uso. O mesmo vale para quem tem comorbidades de alto risco, imunodeprimidas e não vacinados.

Crianças de até 5 anos ainda devem fazer o uso por não estarem com as duas doses da vacina, assim como adultos que quiserem deixar o acessório em casa devem estar com as três doses (as duas iniciais e a de reforço).

Rio Ônibus recomenda uso de máscaras

Responsável por administrar quatro empresas de ônibus na capital do estado do Rio de Janeiro, a Rio Ônibus ainda indica que usuários do transporte coletivo da cidade ainda façam o uso de máscaras, mesmo que a vacinação esteja completa. Em nota enviada ao G1, a empresa afirma que entende a decisão das devidas autoridades, mas ainda indica que as pessoas usem o acessório de proteção e a higienização das mãos com álcool em gel.

O Rio Ônibus respeita a decisão das autoridades competentes, mas recomenda aos passageiros que continuem utilizando máscaras e que mantenham higienização das mãos durante e após uso do transporte público.

Rio Ônibus sobre decisão de governo do Rio de Janeiro tornar uso facultativo

A decisão levanta dúvidas, pois acabamos de entrar na segunda semana de março e o feriado de Carnaval foi há mens de uma semana, então resta esperar pelos próximos dias irão acontecer e os casos graves de COVID-19 irão aumentar ou não.

Em novembro do ano passado, o governo da cidade de São Paulo chegou a pensar em tomar a mesma decisão, mas isso acabou não indo para frente com a chegada de nova onda da pandemia. O que acha da decisão do Governo do Rio de Janeiro em tornar o uso do acessório facultativo mesmo em locais fechados? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Conheça todos os detalhes sobre o autoteste de COVID-19, incluindo preços e onde comprar o seu.

Fontes: Governo da cidade do Rio de Janeiro l G1

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados