Início » TECNOLOGIA » Notícias » RIP: BlackBerry desiste de produzir smartphones
MOBILE Notícias

RIP: BlackBerry desiste de produzir smartphones

RIP BlackBerry
A BlackBerry anunciou nesta quarta-feira, que vai desistir de produzir smartphones. A decisão é histórica e muda os rumos da empresa.

RIP BlackBerry 720x480 - RIP: BlackBerry desiste de produzir smartphones

Hoje, 28/9, a BlackBerry tomou uma decisão histórica. Em seu mais recente relatório financeiro a empresa anunciou que vai encerrar completamente o desenvolvimento de hardware interno. Ou seja, RIP smartphones BlackBerry.

Um fato é que se determinada empresa, mesmo consolidada no mercado, para de inovar, tão logo será devorada pela concorrência. Foi assim com a Kodak, Polaroid, Palm, Nokia, e agora com a BlackBerry (antiga RIM).

Não que isso seja novidade para você, já era sabido que mais cedo ou mais tarde ouviríamos essa noticia. Afinal, a empresa vinha em queda livre há tempos. Seus celulares já não fazem tanto sucesso no meio empresarial como antes, e assim como a Nokia, ela deixou seu sistema de lado para apostar em outro SO, no caso, Android, com seu BlackBerry Priv, sem sucesso.

Nos bons tempos, a empresa tinha 20% do mercado mundial de smartphones. Hoje, isso representa mais que o total de iPhones vendido pela Apple (11%) e é quase o que a Samsung possui de mercado no mundo todo (22.4%). Só nos Estados Unidos, 55% do mercado era dominado pela BlackBerry.

smt priv p3 720x480 - RIP: BlackBerry desiste de produzir smartphones
BlackBerry Priv, a tentativa da empresa no Android

Devido ao sucesso, a empresa relaxou, acho que o iPhone e Android não seriam uma ameaça, e colheu os frutos logo depois. Seu sistema BB 10 é muito bom, tem uma multitarefa incrível, gestos (me lembra muito o saudoso e injustiçado MeeGo), e roda aplicativos Android. Mesmo assim, o espaço preenchido por Android e iOS o sufocou, assim como fez com o Windows Phone.

No último relatório financeiro, o prejuízo do último trimestre ficou em US$ 372 milhões, enquanto o lucro bruto foi de US$ 334 milhões. Para cortar gastos e focar no que vem dando lucro, a empresa cortou o que estava dando prejuízo. Simples assim.

Felizmente, para os fãs da marca, ela não vai sumir de vez. Um dos últimos lançamentos da empresa canadense, o DTEK50, já nos mostrou como ela vai se portar daqui pra frente. Ele nada mais é que um Alcatel Idol 4 com a logo da BlackBerry.

O diferencial do aparelho está no software, desenvolvido pela empresa, e dito como o Android mais seguro do mundo. Para os próximos projetos, ela continuará seguindo esse formato, comprando projetos de hardware prontos e colocando seu software.

Aos fãs da marca, eu só desejos minhas sinceras condolências…

Fonte: BB

Sobre o Autor

Julian Leno

Apenas alguém que gosta de escrever sobre tecnologia. ;)

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

  • Apesar de não ser um projeto inteiro dela, o principal, de certa forma, sempre foi o software. Se isso não vai morrer, então ao menos não deixaremos de ver modelos com a sua marca. Seria ótimo ter modelos dela por aqui, se ela não extrapolasse, eu até que gostaria de ter um desses DTEK50.

%d blogueiros gostam disto: