Robo cozinheiro

Este robô cozinheiro pode ganhar o MasterChef

Avatar de marcelo hermsdorf
O robô cozinheiro, desenvolvido pela Moley Robotics, traz as máquinas para uma área da casa na qual poucos deles se atreveriam a pisar: a cozinha
Robô cozinheiro pode ganhar o masterchef
Robô cozinheiro imita movimentos dos donos e reproduz as receitas

Você já imaginou um robô que possa fazer uma macarronada, feijoada ou qualquer um dos seus pratos preferidos. Pois é, a empresa americana de robótica Moley pretende lançar em 2018 uma versão do robô cozinheiro pronto para os consumidores, utilizando as técnicas dos melhores chefs e grandes cozinheiro do MasterChef.

A empresa desenvolveu a primeira cozinha robótica do mundo, que conta, obviamente, com um robô avançado, totalmente funcional, integrado completamente a uma cozinha profissional bem projetada. O robô tem a capacidade para cozinhar com a habilidade e o talento dos mais renomados mestres de cozinha. O protótipo foi apresentado durante a feira de robótica industrial ocorrida em Hannover, na Alemanha.

De acordo com a Federação Internacional de Robótica, o número total de robôs de serviço profissional vendidos em 2015 aumentou consideravelmente em 25% para 41.060 unidades. Desde 1998, um total de cerca de 220.000 robôs de serviço para uso profissional estão no mercado.

Desenvolvido pela moley robotics, o robô cozinheiro promete trazer os robôs para uma área da casa na qual poucos deles se atrevem: cozinha

Segundo a empresa não há mágica, apenas tecnologia. O robô conta com “mãos” com múltiplas articulações com vários graus de liberdade. Conta, também, com sensores táteis e sofisticados sistemas de controle. Isto é o que permite que o MK1, como foi batizado, baixe uma receita e a reproduza exatamente como um participante do MasterChef teria cozinhado. A versão do consumidor terá suporte para uma biblioteca de receitas para ser baixada e acessada.

Como é possível ver no vídeo abaixo, para ativar o robô cozinheiro, basta acessar o painel digital do móvel, escolher a refeição e sentar para assistir ao espetáculo. Fazendo isso, dois braços robôs surgem de um compartimento do cômodo, enquanto um vidro protetor se estende de maneira a fechar o balcão; os membros automáticos, por sua vez, começam a executar todo o processo de preparação, com perfeição que se compara à de um mestre na cozinha.

Receitas dos melhores chefs

A lista de receitas disponível no MK1 é uma biblioteca no estilo iTunes, com uma crescente coleção de receitas de todo os lugares do mundo. Inicialmente, ele começa com uma lista de ingredientes que, eventualmente, poderá ser acessado em qualquer lugar de forma remota. O que faria com que o usuário possa programar a receita que gostará de receber ao chegar em casa. As receitas irão aparecer de forma 3D, o que irá levar o usuário ao mundo dos chefes mas famosos.

Antes de se animar e pensar que não iremos mais cozinhar no fim de um dia cansativo de trabalho, é preciso avisar que esse cozinheiro autômato será incrivelmente caro. Ao que foi dito pela empresa, o primeiro modelo dele vai chegar custando US$ 75 mil (o equivalente a R$ 279,5 mil).

Inscreva-se para receber nossas notícias:

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados