Benthic rover ii. Aquário da baía de monterey | reprodução

Robô Wall-E do mar | Showmetech TRIO

Avatar of lucas gomes
Além deste robô, veremos também um tanque de guerra usado como táxi e também informações sobre a missão que explorará uma Lua de Saturno. Confira!

No Showmetech TRIO desta semana (16/11/2021), as notícias da vez são sobre Benthic Rover II, um robô muito parecido com o simpático Wall-E, da Disney. Também vamos comentar sobre uma atração que deu o que falar recentemente na Inglaterra: a possibilidade de fazer viagens num tanque de guerra… que também é táxi! E, por fim, mas não menos importante, falaremos sobre a Missão Poseidon, que pretende levar drones à Titã, a maior lua de Saturno, para colher informações e pesquisas. Venha conferir o seu conjunto de notícias tecnológicas da semana!

Robô Wall-E do mar

Com um visual simpático que lembra o robô da Disney Wall-E, o Benthic Rover II carrega a missão de explorar o fundo do mar para buscar pistas sobre como as profundezas do oceano processam carbono. Além de não estar vasculhando lixo, a diferença entre ele o personagem está também no tamanho. Com porte de um carro, o robô está a 13.000 pés de profundidade no oceano Pacífico. Pra chegar lá, ele esteve em queda livre por duas horas e meia, pousando nas planícies abissais.

Robô wall-e do mar
Pode não ser igual, mas até que ele parece com o Wall-E… né? Reprodução: MBARI

Como os exploradores de Marte, este robô deve ser autônomo, função ainda mais difícil nessa profundidade do que em outro planeta, já que as ondas de rádio não se propagam adequadamente na água. Para contornar isso, são usados sinais acústicos para falar com outro robô, um planador flutuante que viaja até a localização aproximada do Benthic Rover II, coleta atualizações de status e dados de amostra para disparar toda essa informação para um satélite.

Tipo de registro feito robô aquático, benthic rover ii. Reprodução: mbari
Tipo de registro feito robô aquático, Benthic Rover II. Reprodução: MBARI

A exploração, segundo os pesquisadores responsáveis, pode ajudar a entender melhor as mudanças biogeoquímicas. Isso é essencial para melhorar os modelos climáticos, modelos de ecossistema, modelos de pesca e muito mais. Ele pode não ser o Wall-E, mas vai ajudar bastante o meio-ambiente de outras formas!

“Tanque-táxi” na Inglaterra

Que tal chegar no casamento ou até mesmo num funeral em um tanque militar? Alguns moradores de Norwich, no leste da Inglaterra, estão vivendo essa experiência, mas não por menos de R$5 mil. O britânico Merlin Batchelor está oferecendo o passeio em seu tanque, que na verdade é um transportador blindado, comprado por R$ 191 mil. 

Pelo menos o veículo não está sendo usado para violência, como em sua concepção. Por mais reinvenções assim! Reprodução: wkmg news 6/youtube
Pelo menos o veículo não está sendo usado para violência, como em sua concepção. Por mais reinvenções assim! Reprodução: WKMG News 6/YouTube

Possuir um tanque em casa é proibido, e Merlin só consegue manter seu veículo e dirigi-lo pela cidade justamente porque ele não possui armamentos e não é, tecnicamente, um tanque. Ele escolhe chamar o veículo de tanque porque soa mais legal — o que, diga-se de passagem, é verdade. O serviço de táxi surgiu após seus vizinhos perguntarem sobre a possibilidade de transporte até eventos. Por enquanto, ele só tem autorização para dirigir o veículo em casamentos e funerais, mas aguarda liberação pra outros tipos de eventos como festas de aniversário e bailes de formatura.

Vida fora da Terra? A Missão Poseidon

A Agência Espacial Europeia publicou um documento em que propõe a Missão Poseidon, destinada a explorar os lagos e rios de Titã, a maior Lua de Saturno. De acordo com os especialistas, existem grandes chances do local abrigar vida já que é um dos lugares mais parecidos com a Terra de todo o Sistema Solar. O projeto pretende enviar dois veículos, uma nave orbital e um módulo terrestre, composto por um drone anfíbio, cheio de mini-drones. A exploração se concentraria nos lagos e mares existentes em sua superfície.

Modelo de "drone anfíbio" é o conceito pelo qual um drone maior comporta drones menores. Reprodução: devrimb/istock
Modelo de “drone anfíbio” é o conceito pelo qual um drone maior comporta drones menores. Reprodução: Devrimb/iStock

Conforme a publicação, depois do lançamento do módulo de pouso, o orbitador da missão continuaria a viajar ao redor de Titã coletando dados. Os pesquisadores apontam que a baixa gravidade e a atmosfera densa de Titã o tornam ideal para as máquinas voadoras.

Projeto teórico sobre como o ingenuity, nome do drone anfíbio, pousará em poseidon e recolherá as devidas informações em sua missão. Reprodução: johns hopkins/apl
Projeto teórico sobre como o Ingenuity, nome do drone anfíbio, pousará em Poseidon e recolherá as devidas informações em sua missão. Reprodução: Johns Hopkins/APL

Essa Lua de Saturno é coberta de compostos orgânicos protegidos por uma atmosfera espessa de nitrogênio. Além disso, a superfície é composta por grandes mares de gás natural líquido, enquanto no subsolo há um mundo oceânico. Caso a Missão Poseidon seja aprovada, a previsão de chegada é em 2039. Se tudo ocorrer de acordo com o planejado, teremos aprendido muito sobre um dos locais mais interessantes de nosso Sistema Solar na próxima década e, esperançosamente, sobre a existência de vida alienígena.

Veja também:

E se você perdeu o Showmetech TRIO da semana passada, confira agora!

Fonte: ARS Technica e Interesting Engineering [1] e [2].

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
3
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados