Novos robôs da Samsung na CES 2021 ajudam em casa

Robôs da samsung na ces 2021
Os robôs da Samsung na CES 2021 são destinados a tarefas domésticas como aspirar pó, ajudar a lembrar de compromissos e até mesmo colocar a mesa

Os robôs da Samsung anunciados na CES 2021 possuem um objetivo bem claro: ajudar nas tarefas domésticas e prestar assistência aos donos de casa. A empresa sul coreana mostra, todos os anos, novas tecnologias que envolvem robótica, separando as melhores para a CES (Consumer Electronics Show), o maior evento de tecnologia do mundo. Por isso, a conferência da empresa tende a ser uma das mais aguardadas. Apesar da feira ter sido realizada virtualmente neste ano por causa da pandemia, a Samsung não ficou devendo no quesito inovação.

Nosso mundo está diferente, e muitos precisaram encarar outra realidade – uma em que, dentre outras coisas, nossas casas ganharam ainda mais importância. Nossas inovações foram criadas para que você consiga expressar sua personalidade por meio de experiências mais intuitivas e pessoais. Para isso, estamos trabalhando duro para desenvolver novas tecnologias, usando a inteligência artificial como núcleo fundamental.

Sebastian Seung, presidente e chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Na conferência deste ano, a empresa decidiu mostrar um panorama sobre o processo de desenvolvimento de tecnologias com inteligência artificial, ao invés de simplesmente listar vários produtos de uma vez. Dessa forma, os espectadores puderam ver que os robôs da Samsung, ainda que bastante futuristas e, provavelmente, bem distantes do mercado, vão revolucionar toda a indústria robótica. Não à toa, a empresa ganhou dois prêmios no CES 2021 Innovation Awards.

Onde e como estão os robôs da Samsung?

Apesar dessa onda de inteligência artificial que parece estar dominando o mercado tecnológico, muitas das mais recentes criações, em especial aquelas que envolvem robôs, ainda estão distantes de um lançamento oficial — imagine, então, da popularização. Claro, é sempre ótimo ver mais sobre máquinas super inteligentes em conferências e anúncios, mas, por enquanto, não teremos nenhum humanoide elétrico junto de nós em casa. Por enquanto.

Ces 2020 ballie 02 4w2h. 960
Ballie foi o modelo apresentado pela Samsung na CES 2020

Ano passado, por exemplo, um dos robôs da Samsung foi o Ballie, um amável robozinho que mais parecia uma bola de tênis ambulante. O propósito dele era ajudar em tarefas domésticas, tal qual os modelos apresentados neste ano — no entanto, nenhuma notícia dele apareceu desde então. Considerando que ele ainda não está à venda e que está em processo de desenvolvimento, não há como saber se ele foi atualizado ou mesmo quando ele será mostrado ao público novamente. Tendo isso em mente, é provável que os robôs apresentados pela companhia em 2021 tenham o mesmo destino – com exceção de um deles, sobre o qual falarei logo adiante.

É importante ressaltar também que, em 2019, os modelos apresentados tinham mais ou menos a mesma premissa dos de agora (bem como de vários outros de várias empresas, mas enfim), que é a de ajudar nas tarefas domésticas. Por enquanto, são todos tecnologias utópicas, por assim dizer, mas quem sabe, um vislumbre deles em ação pode aparecer eventualmente? Só nos resta torcer — o que nos leva aos robôs da Samsung na CES 2021.

JetBot 90 AI+ é o novo aspirador robô da Samsung

Considerando toda a problemática de robôs avançados demais para serem disponibilizados ao público, decidi começar pelo único robô cujo lançamento já está confirmado. Trata-se do JetBot 90 AI+ (ou plus, como preferir), um aspirador de pó que funciona por meio de inteligência artificial e consegue limpar cantos da casa que humanos não alcançam com facilidade. Além disso, ele pode ser programado para cuidar da casa quando você está fora — o que pode ser atestado pelo vídeo acima, que mostra o simpático aspirador limpando a bagunça causada pela eterna batalha entre gatos e cães.

Por “cuidar da casa quando você está fora”, entenda que ele possui uma câmera acoplada que pode ser acessada remotamente pelo celular, usando o sistema SmartThings. Sim, interessante e útil, ainda mais no Brasil, mas até que ponto isso não constitui uma brecha de privacidade?

De qualquer maneira, ele pode ser conectado a outros dispositivos de uma casa inteligente e, assim, organizar tarefas, como fechar as cortinas, programar a máquina de lavar e colocar comida para os animais. Um dos pontos cruciais sobre os robôs da Samsung é que eles costumam estar equipados com tecnologias bem úteis para dinamizar a vida de quem os usa; no caso, o JetBot 90 AI+ possui sensores LiDAR e 3D, o que o permite analisar espaços e desviar de objetos ou cabos na hora da limpeza, impedindo acidentes e mais sujeira.

Esses sensores, aliados à inteligência artificial, também conseguem discernir objetos maiores, que não constituem sujeira, de outros menores. Por exemplo, um ursinho de pelúcia caído no chão não será sugado, enquanto que uma bolinha de papel, sim. Depois de arrumar a casa, o aspirador robô retorna para a base de carregamento e deposita os resíduos num compartimento de coleta, que, a depender do grau de sujeira, deve ser esvaziado mensalmente.

Ele será lançado nos Estados Unidos já no primeiro semestre de 2021 — ainda não há data ou preço específicos.

Samsung Bot Care

Outro dos robôs da Samsung foi o Bot Care, que já havia aparecido na CES 2019. Agora, no entanto, o modelo foi atualizado e, portanto, aprimorado, o que significa que novas funções foram adicionadas. A companhia vendeu a ideia de que o robô é uma espécie de assistente pessoal, quase um secretário: ele te lembra de reuniões que estão para começar e, por ter uma tela, já te coloca direto na chamada. Mal posso esperar para ver quantas pessoas de pijama isso vai revelar.

Segundo a Samsung, o Bot Care usa inteligência artificial para compreender o comportamento das pessoas e, assim, se preparar melhor para ajudá-las. Na prática, isso significa que o robô vai entender os detalhes do seu dia a dia e te ajudar a preparar as coisas com antecedência. Não se sabe ao certo que tipo de programação o usuário pode fazer na máquina, até porque o produto ainda está em desenvolvimento, mas até o momento parece que a função principal vai ser mesmo auxiliar o usuário em tarefas cotidianas.

Como deu para ver no vídeo, ele parece também sugerir ações que façam bem às pessoas, como, por exemplo, fazer uma pausa depois de horas a fio na frente do computador e se alongar um pouco. Interessante, mas não há como saber quando isso vai chegar ao público.

Samsung Bot Handy

Um dos robôs da samsung na ces 2021 foi o bot handy, que consegue colocar a mesa, lavar pratos e afins
Ele coloca até mesmo flores e ainda parece feliz com isso. Fico na torcida para que ele seja disponibilizado para compra algum dia junto a outros robôs da Samsung.

Como o nome sugere, diferente dos outros robôs da Samsung, o Bot Handy possui uma mão biônica que o auxilia em tarefas como guardar a louça, servir bebidas e afins. No vídeo da conferência da empresa, você pode vê-lo acenando para o público com dois olhos bem simpáticos e convidativos. De maneira similar ao aspirador de pó novo, o Bot Handy usa inteligência artificial aliada a sensores para determinar que tipo de objeto está próximo e, assim, proceder para a ação.

Ele ainda consegue identificar o material dos objetos e, por exemplo, tomar mais cuidado ao colocar um prato de cerâmica ou vidro no lava-louças. Outro exemplo de algo que ele consegue fazer é colocar a mesa, o que inclui, claro, encher os copos dos convidados. Dá para dizer que ele é praticamente um mordomo, só que cheio de circuitos e com dois olhos fofos.

Ah, se você não gosta de colocar a roupa para lavar, ele também faz isso, por meio do mesmo sensor que consegue identificar o material. Assim, ele pega as camisetas que você deixa no chão e joga na máquina – mas não vá usar isso de desculpa para ser desorganizado, pelo amor de Deus.

Tal qual o Bot Care, ainda não há nenhuma informação sobre o processo de desenvolvimento e pesquisa, muito menos sobre quando podemos esperar este simpático rapaz no mercado.

Você pode conferir o vídeo completo da coletiva da Samsung abaixo:

Gostou dos robôs da Samsung apresentados na conferência? Se sim, continue ligado no Showmetech para saber de todas as grandes novidades da CES 2021.

Fontes: CNET | Samsung | The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário