Robôs na CES 2021 resolvem problemas surgidos na pandemia

Artificial intelligence humanoid robot holding corona virus (covid-19) in it's hand concept of robotics usage in science
As novidades trazidas pelos robôs na CES 2021 ajudam na higienização, educação e entretenimento, além de auxiliar também na agroindústria e outras áreas

A pandemia do novo coronavírus continua assombrando a todos nós, ainda que algumas vacinas já tenham sido produzidas e distribuídas em outros países que não o Brasil. Por causa disso, a CES 2021 — maior evento de tecnologia mundial — será transmitida online. Infelizmente para o público consumidor, isso significa também que não haverá interações ao vivo com robôs, que é um dos pontos altos dentre as demonstrações de tecnologias na feira. Vale lembrar que essa prerrogativa significa mais segurança para todos os envolvidos, sejam jornalistas ou porta-vozes de diversas empresas.

Apesar de ainda estarmos longe de um Eu, Robô — livro de contos de Isaac Asimov sobre o domínio das máquinas nos mais diversos aspectos — os robôs na CES 2021 representarão avanços importantes em categorias fundamentais, como o combate ao vírus e o auxílio ao desenvolvimento social/escolar de crianças que não conseguiram se adaptar bem ao período de isolamento. Além deles, há também os anúncios sobre máquinas destinadas a facilitar o trabalho manual dos seres humanos, que vão desde coletores de mel até limpadores de piscina.

Enfim, caso queira saber sobre o futuro robótico, não deixe de continuar lendo o post. E lembre-se: trate bem os robôs. Não queremos um cenário análogo ao Exterminador do Futuro, muito menos replicantes revoltados.

Quais são os principais robôs na CES 2021?

De pequenas criaturinhas fofas a gigantescas máquinas de trabalho, os robôs na CES 2021 são os mais variados. Destinados a diferentes funções, podemos aguardar lançamentos direcionados a empresas e também lançamentos domésticos, a depender das características da máquina. A seguir, eis uma lista com os candidatos mais surpreendentes e inovadores que serão apresentados no evento.

Robôs que lidam com higienização

Ao considerarmos a pandemia, não deveria ser surpresa para ninguém que várias empresas apostaram na criação de robôs responsáveis por manter os lugares higienizados. Quanto mais limpo, menor a chance do coronavírus se alastrar e, portanto, menor o risco de contágio — desde que todos colaborem, claro, usando máscaras e lavando as mãos sempre que possível.

O primeiro da lista de robôs na CES 2021 é uma máquina chamada Coro-bot, anunciada pela empresa sul coreana Hills Engineering. No meio de 2020, um jovem engenheiro indiano havia criado um robô com o mesmo nome, mas não há mais informações acerca dessa similaridade, ou seja, se a empresa comprou o robô ou se são duas máquinas diferentes. De qualquer forma, o modelo sul coreano é autônomo, usa os “braços” para identificar áreas sujas por meio de um scanner e as higieniza por meio de raios ultravioleta. Aparentemente, ele é um modelo destinado a hospitais e centros de saúde, então não vá contando vitória em ter um desses em casa.

Robôs na ces 2021: robô de limpeza da lg
Esta simpática criaturinha da LG promete limpar todas as impurezas existentes por aí. (Foto: LG)

A LG afirmou que lançará um robô similar, destinado a áreas de bastante movimento e passagem recorrente de pessoas, como transporte público, restaurantes, hotéis, cinemas e outros locais do gênero. Tais quais o anterior, os modelos da LG, chamados de CLOi, serão autônomos e conseguirão identificar áreas mais sujas para, assim, higienizá-las com raios ultravioletas. De acordo com as informações dadas pela empresa, esse que provavelmente vai ser um dos carros chefe dos robôs na CES 2021 consegue limpar superfícies no tempo de 15 a 30 minutos, tudo isso com uma carga de bateria só. Ah, ele pode ser monitorado com smartphones e tablets também, e possui um mecanismo que detecta a presença de humanos para diminuir a emissão dos raios.

A Ubtech Robotics, empresa chinesa de desenvolvimento de robôs, deixou claro que não vai ficar devendo nessa área e anunciou duas máquinas de limpeza por meio de raios ultravioleta. São chamadas de Adibot-A e Adibot-S, sendo que a diferença entre ambas está no tamanho e, lógico, no preço. Sim, já anunciaram o preço também: 40.000 dólares (R$214.000,00, aproximadamente) para o modelo grande e 20.000 dólares (R$107.000,00, aproximadamente) para o modelo pequeno (e mobile).

É possível que outros modelos, destinados ao combate de vírus, de robôs na CES 2021 apareçam, então vale a pena ficar de olho.

Robôs com foco na educação e entretenimento

O isolamento social afetou a todos, disso não há dúvidas. Entretanto, duas das faixas etárias mais impactadas por esse problema são extremos opostos: as crianças e os idosos. As crianças estão numa fase de desenvolvimento, seja da linguagem, das habilidades sociais, da empatia ou da compreensão do mundo, enquanto que os idosos são mais vulneráveis a doenças e, muitas vezes, acabam ficando sozinhos por períodos longos de tempo.

Moxie, robô de aprendizado que será anunciado na ces 2021
É bonitinho até, vai. Só potencialmente assustador de madrugada. (Foto: Electronics360)

Moxie é um robô simpático que auxilia crianças a desenvolver habilidades cognitivas próprias de suas idades e também a melhorar o foco nos estudos. Não obstante, ele (ou ela) foi programado com a ajuda de especialistas em educação infantil. Dá para colocar seu filho pra conversar com o robô, e ele ensina lições de vida contando histórias sobre respeito, empatia e afins. Não é o mesmo que ter outra pessoa ali, mas já é uma grande ajuda.

Diretamente do Japão, a Yukai Engineering — que, imagino eu, faça jus ao nome, dado que Yukai pode significar agradável ou contente — trouxe os robôs de entretenimento mais fofos da indústria. Alguns anos atrás, a companhia lançou o Qoobo, que é basicamente uma almofada com cauda que responde aos toques, ao som da voz e a outros barulhos ambientes. Em 2021, será lançado o Petit Qoobo, uma versão menor e tão fofa quanto da almofada robótica. Há boatos de uma versão atualizada do Bocco Emo também (não, não é um robô que toca My Chemical Romance), um simpático robozinho que faz companhia.

Também do Japão, possivelmente o anúncio mais amável (e apertável) de robôs na CES 2021 veio da Vanguard Industries. Chamado de Moflin e impulsionado por uma campanha no Kickstarter, esta coisinha adorável funciona como um pet de verdade. Ele é uma bolota de pelos muito fofa que responde ao som ambiente e, por meio de inteligência artificial, desenvolve uma personalidade própria, compreende as diferentes personalidades das pessoas, evolui conforme o tempo passa e tem várias emoções diferentes. Não sei se vocês perceberam, mas eu pelo menos estou muito animado com esse.

Focado em idosos isolados na pandemia, a empresa CareClever anunciou o Cutii, um robô autônomo que permite aos guerreiros de maior idade se comunicar com membros da família sem usar o telefone. O robô é praticamente uma tela de televisão ambulante, oferecendo ainda opções de exercícios cognitivos e entretenimento. Boatos de que ele consegue se conectar a outros robôs também, meio que ajudando na parte social da coisa, mas sobre isso teremos de esperar para ver.

Robôs que facilitam o trabalho e resolvem problemas

Que tipo de problemas eles resolvem? Você deve estar se perguntando. Bem, todos os robôs na CES 2021 e mostrados aqui resolvem problemas, sejam de higiene no meio da pandemia ou de sociabilidade para os isolados. Estes, no caso, resolvem problemas de trabalho pesado, deixando algumas tarefas mais dinâmicas, simples e/ou rápidas, afinal, não é todo mundo que tem tempo de sobra.

Penso que o mais interessante, ao considerarmos o meio ambiente e os problemas que temos enfrentado, é o Hive Controller, da sul coreana Daesung (ou Smart Hive, dependendo de onde você procura). Esse é um dos robôs na CES 2021 mais curiosos, dado que ele retira, com precisão cirúrgica e velocidade impressionante, o mel de abelha produzido dentro das colmeias. Esse processo leva alguns dias quando são pessoas (especializadas, diga-se de passagem) e pode dar errado. O robô, por outro lado, faz tudo rápido e eficientemente.

Ariel, um verdadeiro aspirador de pó aquático, está dentre os robôs na ces 2021
Parece uma prancha de surfe, mas é um robô. (Foto: Electronics360)

Não sei se a intenção foi dar o nome neutro da pequena sereia ao robô, mas o Ariel é uma espécie de aspirador de pó aquático. Ele é autônomo e pode circular feliz pela piscina, coletando cabelo, embalagens, pedaços de qualquer coisa, folhas e poeira da água. A parte interessante é que ele é energizado por meio de um painel solar na parte superior, o que o faz bastante versátil e útil na hora de limpar a piscina.

Robôs na ces 2021 resolvem problemas surgidos na pandemia. As novidades trazidas pelos robôs na ces 2021 ajudam na higienização, educação e entretenimento, além de auxiliar também na agroindústria e outras áreas
Robôs na CES 2021 resolvem problemas surgidos na pandemia

Se você é um dos 65 mil brasileiros que curte a página Máquinas Agrícolas no Facebook, fique esperto com a John Deere — ou Deere & Company — que recebeu o prêmio de inovação com a X Series (não é o Xbox, pessoal, é uma colheitadeira). Essa máquina agrícola absurda usa inteligência artificial e algoritmos complexos para separar e melhorar o posicionamento tanto dos grãos dentro dos compartimentos de armazenamento quanto da rota da máquina.

Se você gostou desses anúncios sobre os robôs na CES 2021, não deixe de conferir a cobertura da CES 2021 conosco.

Fontes: CNET | MobyGeek | Electronics360

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário