Conecte-se conosco
Roteador Wi Fi D Link 890L

D-Link

Roteador: como o número de antenas afeta seu funcionamento

A quantidade de antenas que um roteador possui pode influenciar e muito nas capacidades de transmissão do equipamento. Entenda como!

un nuevo malware ataca a millones de routers en hogares 720x405 - Roteador: como o número de antenas afeta seu funcionamento

Você sabe como as antenas do seu roteador contribuem para a qualidade da sua conexão? Apesar da grande maioria das pessoas se contentarem com o equipamento cedido por suas provedoras de internet/TV à cabo, muita gente acaba precisando comprar modelos com maior alcance e velocidade, e é aí que surge a dúvida: mais antenas significam melhor qualidade de rede?

Tecnicamente, sim. Mas este não é o único fator ao qual você deve ficar atento na hora de aquirir um produto deste gênero; atualmente, a grande variedade de modelos disponíveis no mercado compreende versões com antenas internas, externas, de diferentes bandas e fluxos múltiplos.

1x12x23x3 - Roteador: como o número de antenas afeta seu funcionamento

Um roteador de fluxo múltiplo, por exemplo, é aquele que conta com mais de duas antenas para transmitir e receber os sinais Wi-Fi. Nesse quesito, aparelhos mais recentes e modernos costumam ter a configuração MIMO 2 x 2, que indica a existência de, ao todo, 4 antenas para esse processo. Já os ultrapassados, no entanto, utilizam a tecnologia SISO 1 x 1, com apenas uma antena para transmitir e outra para captar os dados.

Seja em modelos MIMO ou SISO, as antenas do roteador podem ser internas ou externas, não significando que, necessariamente, os modelos de receptor ou transmissor externo serão superiores àqueles com antenas embutidas.

Mas o que isso muda na conexão?

Muda bastante coisa. Os novos padrões de fluxo múltiplo costumam operar em duas frequências diferentes – 2.4 e 5GHz – a primeira, mais antiga, é limitada aos 200Mbps e tem a vantagem de ser amplamente compatível. A segunda banda é mais recente e mais rápida, mas pode não funcionar em alguns smartphones ou laptops do passado; ou seja, o melhor mesmo é ter as duas opções.

modem router wifi velocita massima - Roteador: como o número de antenas afeta seu funcionamento

O roteador DIR-890L, da D-Link, funciona no padrão AC 3200 (Vel. Máxima de 3,2Gbps)

Cada antena é responsável por transmitir uma parte da velocidade máxima suportada pelo roteador. Um modelo SISO 1 x 1 com uma taxa de transferência limitada em 150Mbps, por exemplo, teria esse valor triplicado caso fossem dadas a ele as capacidades MIMO 3 x 3. Mas este é apenas um exemplo, não é possível realizar este tipo de incremento a um roteador doméstico.

Antes que fique tarde demais para falarmos, é válido ficar atento também ao padrão de transmissão utilizado pelo seu equipamento. Classificados como A/B/G/N e AC, eles revelam muitas informações sobre as capacidades do dispositivo que você tem em casa: hoje, o padrão mais rápido comumente encontrado é o AC, que suporta transmissões de até 430Mbps em 5GHz.

Maior velocidade e confiabilidade

Além de prover maior velocidade para sua rede, um roteador com múltiplas antenas pode garantir maior confiabilidade na hora de trocar os dados. Funciona assim: cada uma das antenas recebe uma versão diferente no sinal emitido pelos dispositivos da sua casa – smartphones, tablets, computadores e afins – portanto, é preciso que o roteador agrupe os vários sinais coletados em uma só informação, mais potente, confiável e estável.

Isso evita que pacotes de dados sejam perdidos no meio da comunicação, dando maior agilidade ao processo como um todo.

À prova de futuro

Tri Band 895 - Roteador: como o número de antenas afeta seu funcionamento

Normalmente, o roteador automaticamente distribui as bandas de conexão por demanda de uso

Uma das vantagens de se comprar um roteador mais moderno é não ter de se preocupar com sua troca por um bom tempo: conforme a tecnologia evolui em seu sentido amplo, roteadores Wi-Fi também podem ficar obsoletos e não funcionar bem com aparelhos mais recentes ou velocidades de conexão mais altas.

Isto acontece porque o fluxo de dados sempre estará limitado ao dispositivo de menor capacidade. Um bom exemplo disso são os smartphones, que normalmente possuem antenas 1 x 1 – mesmo que você tenha um roteador MIMO 2 x 2 ou 3 x 3, seu gadget não poderá usufruir do poderio máximo deste equipamento.

Por fim, fica claro que existem vários aspectos técnicos a serem analisados na hora de comprar um roteador. Fatores como alcance, velocidade e confiabilidade da transmissão, além da compatibilidade com outros aparelhos mais modernos devem ser preponderantes na hora de escolher um produto destes para sua casa. Então fique atento!

 

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários
Subir