Conheça o Rotofarm, que permite plantar hortaliças em casa igual aos astronautas da NASA

rotofarm
Baseado em estudos da NASA, o Rotofarm permite a manutenção de hortas em ambientes internos de maneira totalmente automatizada
Anúncio
Conheça o Rotofarm, que permite plantar hortaliças em casa igual aos astronautas da NASA

Com a pandemia de COVID-19 obrigando as pessoas a ficarem dentro de casa, muitas estão usando este tempo para desenvolver novas habilidades e adquirir novos hobbies, e um dos que tem ganhado mais adeptos é o da horticultura.

Como estão passando mais tempo em casa, muitas pessoas estão aproveitando para começar a plantar suas próprias verduras e legumes, visando não só algo para passar o tempo mas que também trará uma melhora nas suas vidas, se alimentando de plantas que se desenvolveram sem a necessidade do uso de agrotóxicos. 

Mas, ainda que isto seja fácil para quem mora em uma casa e possui um quintal para esse tipo de plantação, ela se torna um pouco mais complicada para aqueles que moram em apartamentos, que muitas vezes não possuem espaço suficiente para este tipo de atividade e, em diversos casos, nem mesmo a presença de luz do sol suficiente para o cultivo de plantas. E é justamente para essas pessoas que o Rotofarm foi desenvolvido.

Rotofarm: uma horta completa na sua mesa de escritório

rotofarm horta nasa
Inspirado em tecnologia da NASA, o Rotofarm permite a cultura de vegetais até mesmo em espaço com pouca luz solar (Imagem: Bace)

Criado pela Bace, o Rotofarm é um estação completa de agricultura hidropônica para ambientes internos, e permite que você cultive verduras e hortaliças de alta qualidade mesmo que more em um apartamento bem apertado.

Inspirado nas pesquisas feitas pela NASA de cultivo de plantas em ambientes de gravidade zero, o Rotofarm utiliza um sistema hidropônico (ou seja, que não necessita de terra para o cultivo de plantas) totalmente automatizado para o controle de água e de luz, permitindo que o responsável pela horta não precise ficar definindo alarmes para se lembrar de colocar água na planta ou tirar ela do sol.

O sistema funciona como um grande disco rotativo com vinte espaços para sementes, que devem ser plantadas utilizando um pod especial desenvolvido pela Bace a partir de fibras de coco, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dessas plantas. O sistema possui também uma lâmpada LED bem no centro dele que replica a função da luz solar, permitindo a cultura de hortaliças até mesmo em locais onde não há o acesso direto à luz natural.

rotofarm horta nasa
Com uma lâmpada central e rotação constante, o Rotofarm permite o cultivo mais rápido de diversos tipos de vegetais (Imagem: Bace)

O sistema todo então gira mais ou menos como se fosse um ventilador de baixíssima velocidade, efetuando um giro completo sobre o próprio eixo a cada hora. Isso permite não apenas que todas as plantas ali recebam a mesma quantidade de luz (proporcionada pela lâmpada no centro), mas também diminui os efeitos da gravidade no sistema, o que ajuda a diminuir o tempo de cultivo.

Isto é embasado por estudos da NASA que descobriram que as plantas se desenvolvem melhor em ambientes de baixa gravidade, pois não há nenhuma força atuando contra os esforços dela em pegar nutrientes do solo e enviá-los para as células mais distantes da raiz. E, por causa desse gasto menor de energia para que os nutrientes cheguem a todas as partes da planta, elas acabam se desenvolvendo mais rápido do que aquelas que são cultivadas no chão e sujeitas a toda à força gravitacional da Terra.

Por enquanto, a Bace ainda não iniciou a produção em massa do Rotofarm devido aos problemas causados pela pandemia de COVID-19, que tem impedido o funcionamento das fábricas nos EUA e na Austrália que farão a montagem do produto. Por isso, apesar de o aparelho já ter obtido todo o financiamento necessário, a empresa ainda mantém aberta a sua página no Indiegogo, que está funcionando como uma espécie de “pré-venda” para quem quiser já garantir o aparelho antes dele chegar nas lojas. Se ficou interessado, você pode conhecer um pouco mais sobre o equipamento no vídeo abaixo (com legendas em inglês):

Você gostaria de ter uma horta tecnológica como essa? Conte pra gente nos comentários!

Fonte: página da campanha Rotofarm no Indiegogo

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter