Porco de briquedo simbolizando valores a receber

Descubra se tem valores a receber de bancos e como sacar

Avatar of victor pacheco
Ferramenta do Banco Central mostra se você tem valores a receber de bancos brasileiros (e ensina como sacar)

Sempre ficou se perguntando o que foi feito com o dinheiro de uma conta que você não utiliza com tanta frequência como antes? O Banco Central lançou um sistema que agora permite saber se você possui valores a receber nas principais instituições financeiras do Brasil e claro, realizar o saque.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site e digitar seu CPF ou CNPJ de sua empresa e a data de nascimento/criação; O valor que estiver disponível estará em sua conta em até 12 dias úteis e não há cobrança para que este serviço seja realizado.

O Banco Central estima que cerca de R$ 8 bilhões podem estar parados nas contas dos brasileiros, então veja como realizar a consulta e resgate agora mesmo.

Como funciona a novidade?

Como uma forma de movimentar a economia por meio do uso de um dinheiro que já pertence aos brasileiros, o Banco Central está lançando o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), que permite que os cidadãos tenham acesso ao dinheiro que está salvo em contas inativas.

Pessoa contando valores a receber
Nova solução permite que você recupere e use valores que estavam em contas inativas (Foto: Reprodução/Internet)

Também é possível saber possíveis parcelas que você está devendo, assim como descobrir se realizou o pagamento de taxas indevidas. Possíveis recursos não procurados após o encerramento de grupos de consórcio e cotas de capital a devolver em cooperativas de crédito estarão sendo exibidas no SVR.

Consulta no Banco Central

Para conseguir realizar o saque dos valores a receber de contas que não utiliza mais, será necessário ter um cadastro no sistema do Banco Central. Mas antes disso, é importante acessar o site de consulta de valores a receber e conferir se você realmente tem algum dinheiro que pode ser sacado. Então, basta digitar seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento.

Caso haja valores a receber, será possível conferir o total, assim como o banco onde tudo está guardado e a origem do dinheiro.

Página de consulta do banco central com valores a receber
Você precisa primeiramente conferir se há valores a receber com bancos que atuam no Brasil (Foto: Captura de Tela/Showmetech)

Para conseguir sacar o valor, será necessário ter uma conta gov.br (caso ainda não tenha, você pode fazer a criação sem custo). O Banco Central exige que o nível de sua conta seja prata ou ouro. Uma forma de melhorar o nível de sua conta é realizar a conexão com os sistemas do Governo Federal, assim como utilizar o reconhecimento facial por meio do aplicativo do TSE ou até mesmo DETRAN.

Bonecos acessando registrato do banco central
Banco Central optou por deixar Registrato de lado em novo site (Foto: Reprodução/Internet)

Solicitando o saque de valores a receber

Com o novo endereço do site de consulta, a forma de realizar os saques também mudou. Caso você realmente tenha algum dinheiro em uma conta inativa, será exibida uma mensagem informando o dia que deve voltar ao portal do Banco Central para solicitar o saque.

No dia correto, basta seguir os passos da tela e solicitar o saque via Pix, DOC ou TED. É importante se atentar ao horário para não perder o saque, mas há um período de repescagem no sábado seguinte. Lembre-se de fazer login com sua conta gov.br.

Tabela com datas de saque de valores a receber
Período de saque varia de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou criação da empresa (Foto: Captura de tela/Showmetech)

Agora se a instituição financeira na qual você tinha conta não tiver fechado uma parceria com o Banco Central e você tiver valores a receber, será necessário entrar em contato direto para que todos os detalhes sejam acertados. Um símbolo de telefone ao lado da mensagem “Solicitar via instituição” estará sendo exibido neste caso.

Mas não há com o que se preocupar com este assunto, já que instituições financeiras como Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal etc. estão prontas para enviar os valores a receber para seus donos.

Descubra se tem valores a receber de bancos e como sacar. Ferramenta do banco central mostra se você tem valores a receber de bancos brasileiros (e ensina como sacar)
Descubra se tem valores a receber de bancos e como sacar

As contas criadas antes de 2001 podem não ser validadas pelo sistema, mas há uma página especial na qual você pode digitar o nome do banco, número da agência e da conta para saber se há algum dinheiro que está parado na conta que foi criada há mais de 20 anos.

Site de consulta e agendamento voltou a funcionar

Logo quando foi divulgado em todos os veículos de imprensa, o site de consulta e solicitação de saque ficou fora do ar durante o dia 25 de janeiro. Uma queda do site do Banco Central aconteceu no mesmo dia e a instituição financeira optou por desativar a consulta e solicitação de saques até o dia 14 de fevereiro. O site voltou a funcionar durante a noite da segunda semana de fevereiro.

Apesar de agora estar em um novo endereço, o sistema de consulta é o mesmo e caso você realmente tenha valores a receber, uma mensagem será exibida com o dia e período que precisará voltar ao site para conseguir ter o dinheiro em sua conta.

O que você achou da novidade de receber valores que nem sabia que estavam conectados com seu CPF ou CNPJ? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Recebeu algum SMS falso de banco indicando que um saque foi disponibilizado para sua conta? Aprenda a se proteger deste golpe agora mesmo.

Fontes: Jornal Extra l G1 l CNN Brasil

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados