Discord chega (finalmente) ao xbox; saiba como usar

Discord no Xbox já é uma realidade; saiba como usar

Avatar of otávio queiroz
Ferramenta vai ser, inicialmente, destinada à usuários do programa Xbox Insider; confira os passos para usar o Discord no Xbox

Finalmente! Após muito tempo de espera, a Microsoft anunciou, nesta quarta-feira (20), a chegada do Discord ao Xbox One e Xbox Series X/S. Neste primeiro momento, o mensageiro gamer estará disponível apenas para jogadores do programa Xbox Insider, que poderão testar o novo recurso e reportar possíveis bugs. Mas não fique triste. Em breve, todos poderão usufruir da novidade. Isso porque, segundo a própria Microsoft, o lançamento oficial está previsto para ocorrer ainda este ano.

O lado ruim da implementação é que o bate-papo por voz do Discord no Xbox vai funcionar, essencialmente, transferindo bate-papos do Discord de um celular para um console. Isso significa que você não pode ingressar diretamente em chamadas Discord de um Xbox e não há aplicativo Discord dedicado no console. Em vez disso, você sempre usa o aplicativo móvel para fazer chamadas e elas se integram a uma interface semelhante ao Xbox Party. Dessa maneira, o usuário que deseje utilizar a ferramenta terá que ficar refém do seu smartphone, além de perder algum tempo a mais configurando todos os passos necessários para a sincronização sempre que quiser se conectar a um amigo.

Como usar o Discord no Xbox

Por ora, os usuários que desejarem se conectar aos bate-papos de voz do Discord em seu Xbox terão que fazer um processo um tanto quanto chato para sincronizar as suas contas do Xbox e Discord. Primeiro, você precisa baixar o aplicativo móvel do Xbox, pois usará seu celular para transferir chamadas do Discord para um Xbox. Em seguida, você deve conectar sua conta Xbox à sua conta do Discord. Se você os conectou no passado, as instruções indicam que você precisará fazer isso novamente para aceitar as novas permissões de voz.

Discord chega (finalmente) ao xbox; saiba como usar
Discord no Xbox estará disponível, inicialmente, apenas para testadores do programa Xbox Insider (Divulgação/Microsoft)

Feito isso, sempre que você quiser conversar com seus amigos do Discord no Xbox, você pode iniciar uma chamada no Discord, clicar no botão “transferir para o Xbox”, escolher um console Xbox no aplicativo móvel do Xbox e pronto. Você também poderá iniciar uma transferência do Discord na área de trabalho ou na Web, e um código QR será exibido para abrir o aplicativo móvel do Xbox.

Os usuários do Xbox ainda verão um prompt “Experimente a voz do Discord no Xbox” dentro da seção “festas e bate-papos” do painel do Xbox. Isso incluirá um código QR para os aplicativos móveis Discord e Xbox para conectar e configurar o link bidirecional entre uma conta Discord e um Xbox.

Como usar o discord no xbox
Interface que ficará visível se assemelha ao da Xbox Party; nela será possível ajustar o som e alternar entre o Discord Voice e o bate-papo do jogo do Xbox (Divulgação/Microsoft)

“Enquanto estiver jogando em seu console, você poderá ver quem está na chamada e falando”, explica Eric Voreis, gerente de programa principal para experiências e plataformas de jogadores do Xbox. “Você também poderá ajustar o som e alternar entre o Discord Voice e o bate-papo do Xbox”, completa o executivo.

A atualização de hoje permite um recurso altamente solicitado – Discord Voice nos consoles Xbox permite que você converse com seus amigos e comunidade enquanto joga seus jogos favoritos. Agora, Enquanto estiver jogando em seu console, você poderá ver quem está na chamada e falando. Você também poderá ajustar o som e alternar entre o Discord Voice e o bate-papo do jogo do Xbox

Microsoft

Em comunicado, a Microsoft informou que o recurso começará a ser lançado ainda hoje e será expandido para mais testadores nas próximas semanas. Apesar de não ter anunciado uma data para o lançamento oficial, espera-se que, ainda este ano, todos os proprietários do Xbox possam interagir através do bate-paspo por voz do Discord em seus aparelhos.

E a Sony?

Em maio de 2021, a Sony anunciava uma parceria com a plataforma do Discord, prometendo integrá-la à marca PlayStation. Mais além, essa parceria também renderia uma posse minoritária da Sony sobre o Discord como parte de uma rodada de investimentos. O argumento utilizado na época era o de “aproximar as experiências Discord e PlayStation no console e no celular a partir do início do próximo ano”.

Discord no playstation
Apesar dos anúncios e investimentos feitos nos últimos meses, Sony ainda deve o Discord aos seus usuários do PlayStation (Reprodução/Internet)

No entanto, já iniciando o segundo semestre de 2022, apesar de algumas novidades do Discord terem chegado ao PlayStation, não é possível realizar atividades simples, como entrar no chat de voz, por exemplo. E o pior, não há nenhuma indicação por parte da companhia japonesa de quando isso irá acontecer, apesar do grande investimento e do anúncio realizado há mais de um ano.

Com o anúncio da Microsoft, é possível que tenhamos, em breve, alguma movimentação da Sony neste sentido. Afinal de contas, não seria muito saudável para a companhia observar a sua principal rival fornecendo um serviço o qual ela possui investimentos, sem entregar nenhuma solução para os seus consumidores.

Veja também:

Tá afim de jogar seus jogos de PC no Xbox, mas não tem fio em casa? Fica tranquilo que a gente te ensina a fazer o stream entre os aparelhos gratuitamente!

Fonte: The Verge, Forbes.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados