Saiba o que esperar da IFA 2018

ifa messe 2017 990x557 - Saiba o que esperar da IFA 2018
Grande parte das informações dos produtos que serão apresentados já vazaram, resta saber quais delas serão confirmadas

Uma das feiras de tecnologia mais aguardadas do ano é a IFA 2018, que acontece entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, em Berlim. Todos nós queremos saber quais as novidades de cada empresa, e confirmar se os rumores vazados são verdadeiros. Ou será que alguma marca vai inovar e mostrar algo inesperado?

Reunimos nesse post todos os possíveis lançamentos que podem ser apresentados na feira. Confira abaixo os boatos.

Smartphones: Sony, Huawei, LG e TCL podem mostrar  novidades

Com o Galaxy Note 9 já anunciado, não existem indícios que a Samsung apresente algo novo durante a IFA 2018, por isso vai depender das concorrentes para que esse nicho de mercado não passe despercebido durante os seis dias de feira.

Ano passado, a Sony anunciou os modelos XZ1, XZ1 Compact  e XA1 Plus nessa mesma feira, e em 2018 pode ser que a empresa repita a dose. Não podemos esperar um XZ2 e um XZ2 Compact, ou um XZ2 Premium, isso porque nós já conhecemos todas suas configurações apresentadas este ano. Então seguindo a ordem, o Xperia XZ3 pode  ser produzido pela empresa japonesa, e deve ser apresentado nessa sexta- feira (31).

ifa2018 - Saiba o que esperar da IFA 2018
O novo modelo da Sony deve aparecer na feira alemã.

De acordo com rumores já vazados vindo de várias partes do mundo, conseguimos saber uma das maiores pistas do novo modelo: uma câmera traseira de 48 megapixels. Ainda há chances do smartphone possuir a mesma configuração de câmera dupla do XZ2 Premium, e não existe confirmação sobre uma versão “Compact“. Todas essas dúvidas serão esclarecidas nessa sexta-feira (30), em uma coletiva de imprensa fechada realizada antes da abertura da feira tecnológica.

Huawei: o Mate 20 também está a caminho

Huawei também tem uma apresentação exclusiva para a imprensa dia  30 de agosto, e pode anunciar um novo membro da linha Mate. Conhecida por ser a resposta da empresa chinesa para o Galaxy Note, podemos esperar uma tela de 6,3 no Mate 20, além de uma bateria imponente e outras configurações dignas de um aparelho considerado topo de linha. Há indícios de que duas versões sejam lançadas: uma com configurações “capadas”, e outra com a tela de 6,9″, além de três câmeras traseiras, seguindo o padrão do P20 Pro. 

ifa2018 1 - Saiba o que esperar da IFA 2018
O Mate 20 pode ter todas suas especificações reveladas na Alemanha.

Mas no caso da Huawei é bom ter cautela com os boatos, pois no ano passado todos ficamos a ver navios no assunto smartphones. Durante a IFA 2017, a empresa falou apenas sobre o seu mais recente processador nomeado de Kirin 970, e comentou sobre a linha Mate apenas depois da apresentação para os jornalistas. Isso pode acontecer novamente esse ano, e a Huawei pode falar apenas da nova versão de seu processador (Kirin 980) para os profissionais de comunicação, e continuar com o segredo sobre os novos celulares da empresa.

Huawei P20 Pro, primeiro lugar no DXOMARK, é homologado pela Anatel

LG: uma das apresentações menos previsíveis

A empresa da Coreia do Sul pode dizer algo sobre seu novo smartphone apenas em um evento fora da IFA 2018. No ano passado, a LG apresentou ao mundo o V30  na mesma feira, e algo indicia que o V40 (mais provável um  V40 ThinQ) esteja sendo preparado para aparecer pela primeira vez em Berlim, mas ainda não há informações concretas.

ifa2018 2 - Saiba o que esperar da IFA 2018
Na imagem está o LG V30, modelo que pode ganhar um sucessor em breve.

Conhecido por vazar várias informações, Evan Blass disse no início deste ano que o novo modelo pode sair entre o final do verão e o início do outono americano. Mas como nada pode ser confirmado, não sabemos se a LG pode usar a visibilidade da IFA 2018 para apresentar um novo smartphone, ou fazer isso em um evento separado da feira de tecnologia.

TCL: uma versão mais limpa do KEY2

Conhecida por gerenciar a Blackberry, a TCL com certeza tem algo para apresentar na IFA 2018. Lançado em junho deste ano, o smartphone  com sistema Android, teclado QWERTY físico e câmera dupla nomeado de KEY2 pode ganhar uma versão mais “light” e acessível. A própria empresa confirmou o lançamento de um novo aparelho durante o evento por meio de um teaser no Twitter, confira:

Com o nome de KEY LE, alguns donwgrades devem acontecer no processador e bateria em relação ao modelo original. Opções em plástico colorido devem ser lançadas, indo em oposição ao metal e vidro presentes no KEY2. A melhor característica deste aparelho será o valor , já que configurações menos robustas vão baratear o custo de produção, e em benefício (assim esperamos) o preço de venda.

Wearables na IFA 2018

Há muitos anos que a categoria de wearables não chama muita atenção, mas isso não significa que ela está descansando para sempre. O Google redesenhou todo o aplicativo Google Fit para o Wear OS, e rumores apontam que a empresa está trabalhando em uma AI nomeada de Google Coach, mas nada de novo deve ser anunciado na feira. Porém, ainda há chance do smartwatch Google Pixel  seja confirmado para setembro deste ano.

ifa2018 3 - Saiba o que esperar da IFA 2018
Os wearables não devem marcar tanta presença.

Há alguns dias, a Fitbit anunciou o Charge 3, e a Samsung já mostrou como será seu novo relógio inteligente, e ele já  até tem um nome: Galaxy Watch. Todos esses anúncios aconteceram antes do IFA 2018, por isso caso esses aparelhos sejam apresentados durante o evento serão divulgados apenas os preços ou informações referente aos lançamentos.

LG também pode estar trabalhando em um smartwatch e algumas patentes da Huawei são realmente interessantes, mas todas as informações são superficiais e não podem ser consideradas confiáveis.

TV e áudio: Samsung e LG devem se destacar

Não deixada de lado como o setor de vestíveis durante a IFA 2018, a demonstração de TVs e aúdio é sem dúvidas um dos setores que mais deve chamar atenção. A Samsung muito provavelmente levará seu painel  4K MicroLED (The Wall ) de 146 polegadas para Berlim, já que os consumidores poderão comprá-lo em breve.

Durante a CES 2018, a Samsung apresentou uma TV 8K  de 85 polegadas, chamada Q9S, e ela deve ser vista novamente em Berlim no final do mês. Pelo menos é o que a própria empresa sul-coreana confirmou por meio de um outdoor que foi erguido na Alemanha, fotografado por um usuário do Twitter, veja:

É difícil dizer qual pela imagem qual a TV está sendo exibida, pode ser a Q9S, uma The Wall, ou até um outro modelo. A Samsung disse durante o Advanced Display Summit que planeja lançar mais de uma televisão 8K esse ano, nos tamanhos padrão de 65, 75 e 82 polegadas. Se a divulgação dos modelos com a nova resolução já começou, é provável que especificações, data de lançamento e preço sejam anunciados durante a passagem da empresa durante a feira alemã, portanto em pouco tempo saberemos tudo sobre o novo modelo.

LG prepara algo ainda maior, literalmente

Rumores indicam que a LG  exiba um painel maior que sua grande concorrente, e apresente um painel Micro LED de 175 polegadas. Nada está confirmado mas sabe-se que a empresa está trabalhando para se firmar no mercado de televisões 8K.

LGTVTopo - Saiba o que esperar da IFA 2018
Devemos saber mais sobre a tela 8K (mostrada na foto), além de uma provável novidade.

Durante a CES 2018 a empresa sul-coreana conseguiu impressionar a todos que estavam em seu estande e mostrou a OLED de 88 polegadas e outros lançamentos que estão perto de chegar ao consumidor final. Assim como o setor de smartphones,  não há confirmações sobre o que a LG possa mostrar, isso só atiça a curiosidade de todos.

O mercado de áudio está crescendo

Um dos setores de mercado que mais estão em alta atualmente, o mercado de áudio foi bastante representado pelos fones de ouvido bluetooth no ano passado, e por isso será interessante ver o quanto ele se modificou entre um ano e outro.

RHA promete apresentar o primeiro par de fones planar-magnéticos sem fios do mundo. Ainda não se sabe como ele funcionará na prática, mas o preço não deve ser tão acessível: deve custar em torno de US$ 900,00 ( R$ 4.105,89 em conversão direta).

ifa2018 5 - Saiba o que esperar da IFA 2018
RHA pode apresentar novidade nunca vista no mundo.

Alto-falantes também são tradição na IFA 2018, e a Samsung pode dar mais detalhes sobre a recém anunciada Galaxy Home, vista pela primeira vez nas primeiras semanas de agosto. Mais alto-falantes voltados ao uso doméstico devem ser mostrados, e para esse tipo de produto é necessário uma boa IA, portanto vamos ver uma disputa entre Alexa e Google Assistente, e saber qual das duas se populariza mais entre as fabricantes desses produtos.

Algumas empresas vão apresentar mais do mesmo, mas podem haver surpresas

Acer, Lenovo e Asus também irão aparecer durante a feira em Berlim, e alguns modelos de notebooks e híbridos devem ser anunciados, mas não espere muitas novidades nesse setor. Essa categoria da tecnologia não é conhecida pela inovação (pelo menos ultimamente), mas vamos conseguir ver quais dos hardwares mais potentes estarão disponíveis em breve no mercado.

E como as feiras de tecnologia costumam sempre ter uma surpresa, algo pode nos surpreender. A NVIDIA anunciou recentemente sua nova geração de placas de vídeo (entre elas a GeForce RTX 2080i), mas deve demorar pra conseguirmos vê-las rodando em notebooks  laptops.

virtuallink aberta - Saiba o que esperar da IFA 2018
Também saberemos como funciona o novo padrão de realidade virtual.

Recentemente um anúncio foi feito pelo conglomerado de empresas formado por Nvidia, Microsoft, Valve, AMD e Oculus: o VirtualLink, apresentado como um novo padrão de conexão voltado para óculos de realidade virtual. Essa nova conexão é  uma versão modificada do USB-C, modelo que é reversível e possui uma trânsferencia de dados mais alta, permitindo que menos cabos sejam utilizados nos dispositivos VR. Essa novidade tem como propósito unificar todos os dispositivos que possuem compatibilidade com realidade virtual, independente da categoria (topo de linha ou não) ou produto. Não seria nenhum espanto se vermos uma demonstrações do VirtualLink na IFA 2018.

Produtos que com certeza que serão apresentados

No ano passado os óculos com a plataforma Windows Mixed Reality marcaram presença com Lenovo e ASUS exibindo seus modelos, mas por enquanto nada se sabe o quanto eles irão aparecer na feira alemã. Vamos ter que esperar para saber se essa tecnologia será tão relevante quanto no ano passado, mas algumas empresas já deixaram pistas do que podem apresentar.

Aparelhos IoT com certeza irão marcar presença na IFA 2018 , e a LG  já disse isso ao confirmar que sua plataforma ThiQ AI vai ganhar mais aparelhos. A Samsung deve mostrar suas novas TVs, mas também  deixar mais claro que está disposta a investir no mercado de produtos inteligentes, então se prepare para ver muitos eletrodomésticos conectados.

Lg exoesqueleto CLOiSuitBot - Saiba o que esperar da IFA 2018
LG deve apresentar novo exoesqueleto que ajuda em funções pesadas.

Algumas esquisitices também devem aparecer durante a feira em Berlim, como o scanner de manchas presentes em roupas, apresentado ano passado pela Bosch. A LG vai apresentar o “CLOi SuitBot”,  vestível robótico que ajuda pessoas  que praticam trabalhos pesados ou que operam ferramentas pesadas, permitindo maior força e mobilidade.

Qual empresa não deve aparecer

Apresentado há menos de um mês, o O Moto Z3 Play foi lançado há pouco tempo, portanto a Motorola não deve ser um dos destaques da feira na Alemanha. Apesar de a empresa ter apresentado o Moto X4 na IFA 2017, não teria muito sentido apresentar um novo aparelho se um outro foi anunciado há menos de um mês. Levando em conta a empresa não lança mais wearables, não há rumores que levantam suspeitas sobre lançamentos, e a Lenovo deve fazer apenas uma passagem simbólica.

DL Foto 121039 RGB - Saiba o que esperar da IFA 2018
A IFA 2018 irá acontecer no Messe Berlin, na Alemanha.

Outra marca que também não deve aparecer  é a Sphero, conhecida por lançar brinquedos tecnológicos da saga Star Wars  como o Sphero BB-8  e o RD-D2. Até agora a empresa não deu sinais de novos lançamentos, portanto nos resta aguardar para saber se um novo robô irá chegar.

Muitas novidades serão apresentadas

Durante os seis dias de feira, muitas inovações tecnológicas devem ser mostradas ao mundo. A Samsung deve mostrar mais de suas televisões e recentes lançamentos, e a LG está guardando a sete chave suas novidades. Como as gigantes de mercado não devem anunciar novos smartphones na IFA 2018, as outras marcas terão espaço para anunciar seus modelos, sejam eles releituras de celulares já lançados ou novos lançamentos.

AndroidPIT IFA 2018 hero - Saiba o que esperar da IFA 2018
A feira promete muitas novidades para o mundo da tecnologia.

Todas as informações acima são rumores vazados, e  por isso não devem ser considerados informações verdadeiras até as apresentações acontecerem. Vale lembrar que boa parte desses boatos acabam se confirmando, pois uma boa parte deles vêm de fontes internas das empresas.

Fonte: Engadget

Para qual das novidades citadas acima você está mais animado? Diga pra gente nos comentários!

ifa messe 2017 - Saiba o que esperar da IFA 2018

Receba Notícias por E-mail:

Share via