Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018

Celular dobrável Royole Flexpai, colocado horizontalmente e verticalmente
Entre as novidades lançadas esse ano, qual delas mais se destacou no quesito inovação?

Muitos produtos foram lançados esse ano, mas boa parte deles se resume a releituras de tecnologias existentes, e poucas foram as novidades. Você sabe quais foram os produtos mais inovadores de 2018?

Reunimos nesse artigo quais foram as tecnologias que realmente impressionaram em 2018. Confira a lista:

Oculus: a independência do VR

A credibilidade da rede social criada por Mark Zuckerberg está baixa e as pessoas estão receosas em usar algo desenvolvido pelo Facebook. Mas a recente aquisição de uma empresa, a Oculus (empresa fabricante de óculos VR), promete ajudar a mudar a sua opinião sobre o Facebook.

oculus quest vr headset 1.0.0 720x480 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
óculos renovou indústria de VR

A empresa lançou um headset VR que é surpreendentemente acessível e funcional. O ponto que mais chama atenção é que ele é não necessita de um computador ou smartphone para funcionar, além de ser extremamente compacto.

Isso indica que a indústria de VR está começando a se transformar e que não precisa mais de cabos para entregar uma ótima experiência. O Oculus Quest, chega no início do ano que vem, e a empresa garantiu que possui uma biblioteca de mais de 50 jogos próprios para esse produto.

Este não é o primeiro a deixar os cabos e sensores de lado, e o headset Mirage Solo, desenvolvidos por Lenovo e Google, já conta com essa independência, e o HTC Vive Focus é mais um que deixou os cabos de lado.

Drones já podem ser controlados por relógios inteligentes

Quando os drones chegaram ao mercado, eles eram controlados por um controle remoto, mas isso já é passado. Se você assistir uma demonstração do drone Skydio R1 em ação, vai parecer uma cena de perseguição policial. Esse drone voa sozinho e consegue seguir pessoas (sempre atrás delas), passando por florestas e até mesmo conseguindo fazer curvas.

images 4 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Drone que voz sozinho? Já existe

Para ficar um pouco mais “assustador”, esse drone pode ser controlado via Apple Watch. O mini avião possui 13 câmeras que o permitem seguir não apenas pessoas, mas também carros de passeio, carrinhos de golfe ou caminhonetes 4×4. Este é apenas o começo de uma indústria autônoma.

Apple Watch Series 4 conta certificação de instituição de saúde

Existem muitos relógios inteligentes que ajudam os usuários a terem uma vida fitness, mas poucos se qualificam como um produto que pode ter seu registro de atividades usados para acompanhamento médico.

O Apple Watch Series 4 dá um passo adiante e já pode ser chamado de um smartwacth que cuida da saúde de seu usuário.

images 5 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Relógio inteligente possui certificação muito importante

O relógio inteligente lançado esse ano consegue fazer eletrocardiogramas que podem ser usados para consultas médicas, já que o Apple Watch Series 4 foi aprovado pelo FDA (entidade que regula todos os produtos de saúde, incluindo medicamentos, postos no mercado nos Estados Unidos).  Isso qualifica o produto para ser vendido como um dispositivo de saúde.

Magic Leap One: o próximo passo para a realidade aumentada

Depois de muitas notícias saírem sobre os novos óculos da Magic Leap, a empresa finalmente lançou seu produto: Magic Leap One. Ele representa uma melhoria em relação ao Hololens, da Microsoft.

O foco da startup, por enquanto, está sendo levar experiências criativas e lúdicas aos usuários, e os desenvolvedores já conseguiram colocar em prática diversas simulações.

images 6 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Óculos permite experiências lúdicas

Entre elas, estão disponíveis de práticas de jardinagem à experiências alienígenas e até mesmo assustadores assistentes holográficos. Não podemos negar que o mercado de realidade aumentada está se expandindo e o entretenimento imersivo está começando a fazer sucesso.

Esses passos da Magic Leap podem ser um marco, especialmente quando a Microsoft pode estar preparando uma nova geração das Hololens, e há rumores de que a Apple estaria trabalhando em um headset VR, mas tudo isso estaria sendo feito secretamente.

Inovações nos smartphones de 2019

De acordo com rumores, é muito provável que o Galaxy S10 possua a tecnologia ultrassônica de leitura de impressões digitais (onde digital é lida diretamente na tela, sem a necessidade de ter um sensor), desenvolvida pela Qualcomm.

19115729228022 720x405 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Mercado de celulares deve se transformar ano que vem

A Xiaomi já lançou o Mi 8 Pro com essa tecnologia, também um dos produtos mais inovadores de 2018, saindo na frente das principais fabricantes mundiais.

Displays infinitos e ausência de botões ou sensores de impressão digital também devem ser um padrão de mercado em 2019. Os sensores de digitais localizados próximos da câmera traseira devem ser a “norma” em celulares Android no ano que vem.

A Apple está investindo muito no desbloqueio de iPhones por meio do Face ID e é provável que essa tecnologia esteja presente em dispositivos vestíveis, mas isso ainda são rumores.

Óculos da Bose unifica AR e áudio

Quando falamos sobre AR, pensamos em hologramas e a primeira coisa que vem em nossa cabeça ainda é Pokemon Go. Mas a Bose inovou e mesclou áudio e AR em um produto que estará disponível já em 2019.

images 7 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Óculos da Bose surpreendeu a todos pela usuabilidade

Conectando-se ao seu smartphone, o óculos da empresa possui sensores de movimento que trocam informações com o GPS do seu celular via Bluetooth.

Se por exemplo você estiver andando na rua com ele, e passar por um estabelecimento, vai receber informações descritas por áudio, graças a um alto falante também presente nos óculos.

Smartphones e TVs dobráveis

A Royole lançou o primeiro celular dobrável em novembro, mesmo mês que a Samsung mostrou ao mundo seu protótipo de smartphone flexível, mas a empresa coreana não anunciou uma data de lançamento.

Enquanto isso, a Corning, fabricante dos vidros Gorilla Glass, está desenvolvendo um vidro que também se dobra, para os futuros smartphones dobráveis. 

WhatsApp Image 2018 11 07 at 17.22.47 720x406 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Será que os smartphones dobráveis serão vendidos já em 2019?

A LG também está investindo no mercado de produtos flexíveis, mas colocou essa tecnologia em suas televisões. Durante a CES 2018, a empresa apresentou uma TV de 65 polegadas que pode ser enrolada como um pôster. A venda desse produto deve começar em 2019.

Google Night Sight: a maior inovação de fotografia mobile do ano

Fotos noturnas são o grande terror de muitas pessoas, mas podemos dizer que os donos dos aclamados Google Pixel 3 ou Pixel 3 XL não temem isso. Isso porque, esses smartphones possuem a melhor câmera que podia estar em um celular.

images 8 720x271 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Veja um exemplo de recuso de câmera do celular do Google

As câmeras desses celulares contam com o Night Sight, que usa recursos de fotografia computacional para deixar as imagens noturnas mais claras, detalhadas e dinâmicas. 

Google Duplex: seu assistente pessoal já faz ligações

Todos que estavam na apresentação feita na conferência de desenvolvedores do Google desse ano ficaram surpresos com a próxima geração do assistente pessoal da empresa: ele faz ligações, e até mesmo consegue fazer reservas em restaurantes. Confira o momento:

Essa novidade já deve estar presente no Android 9.0, sistema operacional que já roda nos smartphones da linha Google Pixel. Sem sombra de dúvidas, essa novidade é um dos recursos que balançaram o mundo da tecnologia, e provou que o mundo dos assistentes pessoais também está em constante transformação.

Identificando bots de telemarketing

Ligações de telemarketing são uma das coisas que mais irritam em nosso dia a dia, mas o Google conseguiu desenvolver um engenhoso recurso que consegue identificar quando um bot programado por empresas está te ligando. 

screenshot www.cnet .com 2018.12.21 14 46 46 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Quer se livrar de chamadas indesejadas? Com a ajuda do Google Pixel você pode fazer isso

Além de identificar, esse recurso que por enquanto só está presente em celulares da linha Pixel consegue atender, transcrever a ligação, ou até mesmo bloquear o número que o bot está usando. 

Chip A12 Bionic da Apple: um dos produtos mais inovadores de 2018

Muito provável que o novo iPad não seja um substituto para os computadores por uma mera questão de software, e não mais pelo hardware.

Os mais recentes processadores extremamente pequenos lançados pela Apple, A12 e A12X, são chips que possuem 7 nanômetros em sua arquitetura, e conseguem deixar alguns processadores da Intel para trás.

images 9 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Chip da Apple vai revolucionar indústria de computação

Isso significa um futuro em que os computadores podem ser muito menores e com recursos impressionantes. A Apple conseguiu mais uma vez, entregar um dos produtos mais inovadores do ano.

Inovações da CES 2019

Com mais um ano se finalizando, resta a dúvida para saber o que irá nos impressionar em 2019. Será que alguma empresa desconhecida vai roubar a cena e fazer algo que nenhuma marca famosa fez? Ou o mercado continuará a ser dominado pelas líderes de mercado? Qual setor de tecnologia vai ter mais destaque na mídia? Serão os celulares dobráveis, recente categoria que possui por enquanto apenas um modelo no mercado?

images 10 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018
Feira de tecnologia deve antecipar novidades

Muitas dúvidas rodam o mundo da tecnologia, mas é provável que elas sejam respondidas já em janeiro do ano que vem, mês em que acontece a CES 2019, um das maiores feiras de tecnologia do mundo. O Showmetech estará presente nessa feira, e trará todas as novidades direto de Las Vegas.

Fonte: CNET

Quais produtos você acha que vão fazer sucesso no ano que vem? Conte pra gente nos comentários!

Os melhores produtos do ano de 2018

Royole Flexpai Featured 1 - Saiba quais foram os produtos mais inovadores de 2018

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via