Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

melhores piores operadoras celular 1024x576
Vai comprar um smartphone no exterior? Conheça as frequências 2G, 3G e 4G das operadoras brasileiras de telefonia móvel
Anúncio
Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

Embora muitos smartphones já tenham a capacidade de operar em quaisquer cantos do mundo, recomenda-se que, antes de adquirir um aparelho no exterior, o usuário verifique se há compatibilidade nas redes do Brasil e aquelas suportadas pelo aparelho – do contrário, corre-se o risco de o smartphone não captar rede alguma, ou apenas em determinadas operadoras.

Hoje, no Brasil, as principais operadoras de telefonia móvel são as empresas: Oi, Claro, Sercomtel, TIM e VIVO. Existem várias outras, principalmente fora das regiões metropolitanas e de grandes capitais. Porém, é válido lembrar que estas operam sob a rede das cinco primeiras.

Cada uma trabalha com uma frequência diferente, mas isso não significa que, em determinadas regiões, elas não poderão utilizar a mesma faixa de banda. É por isso que, antes de adquirir um celular novo, é muito importante observar suas frequências de trabalho, elas indicarão em quais operadoras o aparelho funciona – ele pode ser dual-band, tri-band ou quad-band, sendo que este último é o mais completo de todos.

Frequências das operadoras: conexões GSM/GPRS/EDGE

A tabela a seguir especifica as frequências das operadoras brasileiras para as redes GSM/GPRS/EDGE, mais conhecidas como o 2G:

OPERADORA FREQUÊNCIA GSM/GPRS/EDGE
Oi 1800Mhz
Claro 1800Mhz
CTBC 900/1800Mhz
Oi 1800Mhz
Sercomtel 900/1800Mhz
Telemig (Vivo) 900/1800Mhz
TIM 1800Mhz
Vivo 1900Mhz fora de MG

Conexões 3G

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

A tecnologia 3G já existe no Brasil há alguns anos através do padrão HSDPA 3G. Este padrão não utiliza a infra-estrutura da rede GSM/GPRS/EDGE e necessita de aparelhos específicos para o seu funcionamento.

Assim como ocorre com o GSM/GPRS/EDGE, os aparelhos com suporte ao HSDPA operam em faixas de frequência específicas (determinadas pelas suas configurações e componentes), que devem ser compatíveis com as faixas de frequência da operadora.

Operadoras como Claro e TIM que migraram seus clientes da antiga tecnologia analógica TDMA (850Mhz) para a GSM (900Mhz e 1800Mhz), estão implantando suas redes HSDPA 3G nesta frequência (850Mhz). À exemplo da operadora norte-americana Cingular, a atual AT&T.

Veja abaixo a lista de frequências das operadoras em cada região do Brasil:

Oi 2100Mhz Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. Consulte
Claro 850Mhz Brasília, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro (inclui Macaé), Florianópolis
CTBC 850Mhz Uberaba, Uberlândia e Franca.
Oi 2100Mhz Consulte
Telemig (Vivo) 2100Mhz Belo Horizonte
TIM 850Mhz e 2100Mhz – Consulte Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vivo 850Mhz

Conexões 4G

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

O 4G é o mais recente dos padrões de comunicação a chegar no Brasil. Com o fim da TV analógica em várias regiões do país, as operadoras TIM, Claro e Vivo compraram os direitos de operar nas frequências que anteriormente eram utilizadas pelas transmissoras de TV.

Endividada, a Oi preferiu investir nos atuais 2500Mhz, uma rede já explorada todas as outras concorrentes em grande parte do Brasil.

Oi 2500Mhz Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte
Claro 2500Mhz Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte
Claro 700Mhz (4.5G) Brasília, Anápolis, Rio Verde,
TIM 2500Mhz Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste
TIM 700Mhz Brasília
Vivo 700Mhz e 1800Mhz Brasília
Vivo 2500Mhz  Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte

Em caso de dúvidas a respeito das frequências das operadoras ou assuntos relacionados, consulte o site da TELECO.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

19 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • vc quis dizer q a vivo opera em 1900 mhz no gsm no brasil todo , fora mg , é isso ??? preciso dessa informaçao , pois preciso comprar um repetidor de sinal para meus celulares vivo gsm poderem funcionar corretamente

  • Como faço para saber a freqüência que a Vivo opera na cidade de Domingos Martins -ES ? Tenho uma prorpiedade rural próximo a cidade, e quero comprar um amplicicador de sinal.

  • Eu tinha um aparelho da sandung Galaxy Ace Plus 7500 3G HSDPA Tri Band e comprei outro pela internet em um site. recebi o cel em minha residência e percebi que o modelo é Sansung Galaxy Ace Plus 750 porem é HSDPA 7.2 Mbps Dual Band.
    Gostaria de saber se te diferença entre eles e se fui lesado, pois comprei no site como 3G e recebi este.
    Por favor, preciso que me ajudem de uma resposta rápida, pois terei que entrar em contato c/ a loja urgente.
    Grato!

  • olá amigos, gostaria de saber se uma antena de celular que opera na frequencia de 1800 a 1900 mhz consegue funcionar onde a frequencia é de 900 mhz. agradeço desde já quem responder.

  • bem pra vc saber se seu celular aceita vivo, oi, tim ou claro! vc tem que ir em cofiguração – rede – manual a rede que aparece ela são as frequecia air elas pega

  • Vou comprar um aparelho com as frequencias: 3G WCDMA (900MHz, 2100MHz) 2G GSM (850MHz, GSM 900MHz, GSM 1800MHz, GSM 1900MHz). Ou seja, não tem 3G 850mhz, mas tem 2g 850mhz. Mas eu consigo pegar sinal do 3G em 850mhz?

  • Desejo colocar um repetidor de sinal de celular da vivo em minha Fazenda. Lá pega de maneira precária o sinal da VIVO, que possui na cidade de Diamantina/MG uma antena bem próxima. Pergunta: Qual a frequência da operadora?

  • adquiri um celular que era meu sonho, (importado ne) ao chegar aqui em Goiânia, não funcionou com a CLARO, aparece opção de envio de msg, mas sem opções de ligação, reconhece o chip ja com o nome da Claro, mas sem possibilidades de ligação, (parece não reconhecer a operadora) coloquei um chip da oi, funcionou. Alguém sabe o porque disso. Ele menciona GSM/WCDMA

Assine nossa Newsletter