Conecte-se conosco

Geral

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

Vai comprar um smartphone no exterior? Conheça as frequências 2G, 3G e 4G das operadoras brasileiras de telefonia móvel

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

Embora muitos smartphones já tenham a capacidade de operar em quaisquer cantos do mundo, recomenda-se que, antes de adquirir um aparelho no exterior, o usuário verifique se há compatibilidade nas redes do Brasil e aquelas suportadas pelo aparelho – do contrário, corre-se o risco de o smartphone não captar rede alguma, ou apenas em determinadas operadoras.

Hoje, no Brasil, as principais operadoras de telefonia móvel são as empresas: Oi, Claro, Sercomtel, TIM e VIVO. Existem várias outras, principalmente fora das regiões metropolitanas e de grandes capitais. Porém, é válido lembrar que estas operam sob a rede das cinco primeiras.

Cada uma trabalha com uma frequência diferente, mas isso não significa que, em determinadas regiões, elas não poderão utilizar a mesma faixa de banda. É por isso que, antes de adquirir um celular novo, é muito importante observar suas frequências de trabalho, elas indicarão em quais operadoras o aparelho funciona – ele pode ser dual-band, tri-band ou quad-band, sendo que este último é o mais completo de todos.

CONEXÕES GSM/GPRS/EDGE

A tabela a seguir especifica as frequências das operadoras brasileiras para as redes GSM/GPRS/EDGE, mais conhecidas como o 2G:

OPERADORA FREQUÊNCIA GSM/GPRS/EDGE
Oi 1800Mhz
Claro 1800Mhz
CTBC 900/1800Mhz
Oi 1800Mhz
Sercomtel 900/1800Mhz
Telemig (Vivo) 900/1800Mhz
TIM 1800Mhz
Vivo 1900Mhz fora de MG

CONEXÕES 3G

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

A tecnologia 3G já existe no Brasil há alguns anos através do padrão HSDPA 3G. Este padrão não utiliza a infra-estrutura da rede GSM/GPRS/EDGE e necessita de aparelhos específicos para o seu funcionamento.

Assim como ocorre com o GSM/GPRS/EDGE, os aparelhos com suporte ao HSDPA operam em faixas de frequência específicas (determinadas pelas suas configurações e componentes), que devem ser compatíveis com as faixas de frequência da operadora.

Operadoras como Claro e TIM que migraram seus clientes da antiga tecnologia analógica TDMA (850Mhz) para a GSM (900Mhz e 1800Mhz), estão implantando suas redes HSDPA 3G nesta frequência (850Mhz). À exemplo da operadora norte-americana Cingular, a atual AT&T.

Veja abaixo a lista de frequências para as Operadoras em cada região do Brasil:

Oi 2100Mhz Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. Consulte
Claro 850Mhz Brasília, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro (inclui Macaé), Florianópolis
CTBC 850Mhz Uberaba, Uberlândia e Franca.
Oi 2100Mhz Consulte
Telemig (Vivo) 2100Mhz Belo Horizonte
TIM 850Mhz e 2100Mhz – Consulte Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
Vivo 850Mhz

Conexões 4G

Saiba quais são as frequências das operadoras Brasileiras de telefonia móvel (GSM/GPRS/EDGE e HSDPA 3G)

O 4G é o mais recente dos padrões de comunicação a chegar no Brasil. Com o fim da TV analógica em várias regiões do país, as operadoras TIM, Claro e Vivo compraram os direitos de operar nas frequências que anteriormente eram utilizadas pelas transmissoras de TV.

Endividada, a Oi preferiu investir nos atuais 2500Mhz, uma rede já explorada todas as outras concorrentes em grande parte do Brasil.

Oi 2500Mhz Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte
Claro 2500Mhz Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte
Claro 700Mhz (4.5G) Brasília, Anápolis, Rio Verde,
TIM 2500Mhz Norte, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste
TIM 700Mhz Brasília
Vivo 700Mhz e 1800Mhz Brasília
Vivo 2500Mhz  Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte

Em caso de dúvidas, consulte os sites das operadoras para informações atualizadas, ou consulte mais detalhes no site da TELECO.

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários

Mais de Geral

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir