CES 2020: Samsung anuncia TV 8K sem bordas e novas TVs MicroLED

dims
Após desmentir imagem revelando TV 8K sem bordas, a Samsung Korea confirmou que modelo estará presente na CES 2020; confira os detalhes

A Samsung parece estar pronta para anunciar um novo padrão de TVs durante a CES 2020, que acontece entre os dias 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas. Confirmando uma imagem que vazou há alguns dias, e que foi desmentida logo em seguida, a Samsung Korea anunciou que sua nova TV 8K com visual Infinity Design (entende-se design infinito como “sem bordas”) estará presente durante a feira.

TV 8K sem nenhuma borda – de verdade!

TV 8K da Samsung terá design completamente infinito, ou seja, sem bordas (Reprodução: Samsung)
TV 8K da Samsung terá design completamente infinito, ou seja, sem bordas (Reprodução: Samsung)

Até o momento, só foi divulgada uma imagem da TV 8K, modelo Q950TS, da Samsung sem bordas, mas a empresa afirma que realmente não traz nenhuma moldura, com exceção de uma pequena borda inferior. Sua espessura é de apenas 15mm, diz a fabricante.

TV terá apenas 15mm de espessura, segundo a Samsung (Reprodução: Samsung)
TV terá apenas 15mm de espessura, segundo a Samsung (Reprodução: Samsung)

Processamento quântico com upscaling 8K

Muito além do seu design impressionante, diga-se de passagem, o interior da TV não vai ser nada modesto. Segundo a Samsung, será equipado um novo processador quântico baseado em inteligência artificial que providenciará uma experiência completamente renovada para o usuário, ideal para realizar um upscaling de conteúdos para o 8K com muita qualidade.

Novo processador quântico usará IA para melhorar conteúdos 8K e som da TV (Reprodução: Samsung)
Novo processador quântico usará IA para melhorar conteúdos 8K e som da TV (Reprodução: Samsung)

Em relação aos recursos de imagem, a Samsung vai apresentar um recurso chamado ‘Imagem Adaptativa’, que fornece brilho e contraste otimizados em qualquer ambiente de visualização. Aliado à tecnologia QLED, os consumidores não precisarão fechar as cortinas ou desligar as luzes por completo, mesmo sob luz solar forte, porque a TV reconhece o ambiente automaticamente e ajusta o brilho da tela automaticamente.

A empresa adiciona que a nova smart TV poderá se tornar um verdadeiro mordomo – ou assistente – digital, que vai permitir a conexão e o controle com outros dispositivos inteligentes por meio das conexões Wi-Fi ou Bluetooth. A novidade é que será possível comandar tais aparelhos até mesmo sem conexão à internet. Além disso, há suporte para as tradicionais assistentes virtuais do mercado, como Google Assistente, Alexa e Bixby.

A TV 8K também terá suporte ao recurso Tap View, onde será possível parear a imagem de smartphones com a TV com apenas um toque, além da possibilidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo com o dispositivo. Ou seja, o usuário poderá assistir YouTube em um lado e acessar sua agenda ou o Maps do outro. A Samsung não deu mais informações sobre a multitarefas da TV.

Streaming de vídeos em 8K

TV 8K da Samsung teria apenas 15mm de espessura (Reprodução: Samsung)
TV 8K da Samsung teria apenas 15mm de espessura (Reprodução: Samsung)

A Samsung confirmou que a TV 8K sem bordas terá o recurso AI ScaleNet, própria da empresa. O AI ScaleNet é um codec que permite a entrega de conteúdo 8K em redes que normalmente suportam apenas velocidades de 4K – sem a necessidade de infraestrutura adicional.

Como o nome próprio já diz, o codec usa o processo de Deep Learning (“Aprendizado profundo”, em tradução livre) para minimizar a perda de dados durante a compactação e permitir que o conteúdo 8K seja transmitido em redes com recursos de menor largura de banda.

Kwangpyo Choi e Youngo Park, pesquisadores da equipe de Tecnologia Visual da Samsung Research, explicam como esse processo funciona:

“O conteúdo 8K é compactado para a qualidade 4K usando um downscaler de IA e transmitido para a TV do usuário, que utiliza a AI para melhorar o conteúdo de volta para a qualidade de 8K”.

Kwangpyo Choi e Youngo Park, pesquisadores da equipe de Tecnologia Visual da Samsung Research

O AI ScaleNet será aplicada, pelo menos em um primeiro momento, no aplicativo Amazon Prime Video, em colaboração com a Amazon. Separadamente, a TV suporta AV1 para 8K vídeos do YouTube.

Som ainda mais imersivo

Processador usará IA para otimizar áudio da TV 8K
Processador usará IA para otimizar áudio da TV 8K (Reprodução: Samsung)

O novo processador quântico da Samsung também utilizará inteligência artificial para atuar no som da TV 8K. Um dos recursos mais inovadores será a a OTS + (Object Tracking Sound Plus), uma tecnologia que reconhece objetos em movimento no vídeo, fornecendo um efeito surround 5.1 com apenas os alto-falantes da TV.

A Samsung também apresentará o novo recurso Q-Symphony, que encontrará o melhor som usando a TV e os alto-falantes da barra de som. Esse recurso ganhou o prêmio de melhor inovação da CES e oferece 9.1.4 canais de som de alta qualidade, mais rico em toda a casa.

Além disso, o recurso AVA (Amplificador de voz ativo) permite que a TV reconheça o ruído ambiente e ajuste o volume da voz do alto-falante. Com isso, os consumidores não precisarão se preocupar com a falta de linhas dramáticas, mesmo quando o ambiente for barulhento.

Inteligência artificial melhora a experiência do usuário

A Samsung afirma que redesenhou a interface do usuário do Universal Guide, que ajuda os consumidores a encontrar facilmente o conteúdo que desejam. Agora, ao recomendar rapidamente o conteúdo de streaming em vários aplicativos, será mais fácil escolher o conteúdo que você deseja ver.

Além disso, o ‘TV Plus’, que os usuários da TV 8K ou outras smarts da Samsung podem assistir gratuitamente, fornecerá mais de 120 canais globais este ano em vários campos, como notícias e filmes.

Programa de Certificação 8KA

No último dia 3 de janeiro, a Samsung anunciou uma parceria inédita com a 8K Association (8KA) para estabelecer um programa de certificação que visa diferenciar televisores e outros dispositivos com suporte para 8K. As TVs QLED 8K 2020 da Samsung serão as primeiras a serem certificadas e comercializadas pela 8KA com o novo logo da nova certificação.

“Estamos orgulhosos por sermos um dos membros fundadores da 8K Association e por termos nossa nova linha de TVs QLED 8K certificadas pelo programa. Nosso objetivo é ajudar os consumidores a distinguir facilmente os displays 8K premium de outros dispositivos na hora de tomar decisões de compra. O entretenimento doméstico e as TVs são investimentos importantes para muitos de nossos consumidores, e esperamos que o logotipo da certificação 8KA ajude a orientá-los.”

Hyogun Lee, vice-presidente executivo da Divisão de Exibição Visual da Samsung Electronics.

O Programa de Certificação 8KA tem como objetivo distinguir televisores com quatro vezes mais pixels que os modelos 4K padrão, oferecendo nitidez, contraste, cores e desempenho de alta faixa dinâmica (HDR). Ente os recursos testados estão resolução de tela de 7680 x 4320, brilho de pico superior a 600 nits, transmissão de imagem em HDMI2.1 e codec de vídeo de alta eficiência (HVEC).

TVs com tecnologia MicroLED

A tecnologia MicroLED da Samsung está chegando para o consumidor comum. Disponível já há alguns anos na forma da grande TV The Wall, a empresa anunciou uma nova linha de TVs 4K com tecnologia MicroLED e diversas opções de tamanho.

A Samsung disponibilizará este ano os modelos de 75”, 88” e 93” (4K) e 150” e 292” (8K). Alguns desses modelos são completamente sem bordas, o que possibilita a junção de uma ou mais e criar uma só tela com vários painéis. Os televisores de até 100 polegadas serão entregues pré-montados como uma televisão normal, enquanto os tamanhos maiores precisarão de instalação.

Fizemos um artigo completo explicando como a MicroLED é o futuro da tecnologia display; confira abaixo:

Mais informações na CES 2020

CES 2020 acontecerá entre os dias 7 e 10 de janeiro
CES 2020 acontecerá entre os dias 7 e 10 de janeiro

Ainda não há demonstrações de como todas essas novas funcionalidades funcionarão na prática, como o AI ScaleNet e o Tap View. Entretanto, a Samsung está mais do que confirmada na CES 2020 e trará mais informações da sua nova TV 8K sem bordas.

A empresa tem um First Look marcado para o dia 6, às 15:00 no horário de Brasília, onde promete muitas novidades. O Showmetech estará presente durante o encontro e trará tudo em primeira mão.

Animado para a CES 2020? Deixe nos comentários!

Fonte: Newsroom Samsung Korea, Engadget;

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter