Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras

Samsung Galaxy A9 2018 header 990x520 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
Na Samsung City, situada na Coreia do Sul, descobrimos o que fez o Galaxy A9, o Galaxy Watch e outros produtos da empresa serem o que são hoje

O Showmetech viajou para as instalações da Samsung nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Neste último capítulo de nossa jornada, falaremos a respeito do desenvolvimento dos dispositivos Galaxy A9 (2018) e Galaxy Watch. Além disso, revelamos a importância que a empresa dá ao design de som de seus produtos.

A importância do design de som na Samsung

2018 100532 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
Galaxy Note 9 sendo testado em laboratório de som.

Depois de passar pelos laboratórios da Samsung City, vimos como se dá o processo de Sound Design (Design de som, em português) no desenvolvimento dos produtos da empresa.

Após um vídeo esclarecedor sobre como três tipos diferentes de sons influenciam em uma cena, Myoungwoo Nam, o apresentador de nosso tour, fala que “o design de som deveria ser compreensível para todo o mundo”. Segundo ele, os sons, quando corretamente utilizados, podem ultrapassar a barreira da linguagem.

Mas e o que isso tudo tem a ver com os eletrônicos que você consome diariamente? Em suma, tais conceitos podem ser aplicados, por exemplo, para que ações como “ligar” e “desligar” sejam naturalmente reconhecidas pelos usuários. Assim, independentemente de onde você mora, será desnecessário qualquer tipo de tradução verbal.

Uma curiosidade: na Samsung City, aprendemos que o início de ações ou atividades é marcado por sons que representam a ascensão de notas em uma escala musical. Em contrapartida, quando estamos nos deparando com o encerramento ou desligamento de um produto, por exemplo, notamos o declínio destas notas, que agora fazem o caminho reverso.

Passando para a parte da criação dos dispositivos eletrônicos que emitem som, vimos que tanto o design externo dos aparelhos da Samsung quanto os seus tipos de sons e tons estão sendo aprimorados no decorrer dos anos.

Samsung Galaxy S3 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
Galaxy S3 na cor branca.

Até o Galaxy S3, smartphone lançado em 2012, por exemplo, o toque da tela era representado pelo som de bolhas de água estourando. Este tipo de decisão de design foi tomado pelo simples fato de que o dispositivo se assemelhava a uma pedra arredondada, comum em rios.

Entretanto, desde o Galaxy S6, que foi lançado em 2015, este som foi substituído por um discreto “knock”, como se fosse um toque leve a uma superfície forte. Desta vez, o motivo era bem simples: a partir do Galaxy S6, os smartphones topo de linha da Samsung passaram a ter uma carcaça rígida e que não permitia a remoção da bateria.

De acordo com a empresa, 10 funcionários se dedicam exclusivamente à criação de sons que circulam por todos os aparelhos eletrônicos da Samsung. Este processo, apesar de bastante pessoal – já que herda as referências da equipe -, também leva em consideração a ideia que um produto quer passar.

Outro grande exemplo disso são os toques do Galaxy Note 9, lançado este ano no Brasil. Aqui, a ideia da Samsung foi destacar a forte presença da canetinha S-Pen, fiel companheira do smartphone, através de sons que remetem aos produzidos por canetas comuns.

O design do Galaxy A9

a9 2018 t3 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
Traseira do Galaxy A9 revela suas quatro câmeras e posicionamento de sensor biométrico.

Lançado no exterior este mês, o Galaxy A9 e suas quatro câmeras traseiras certamente geraram muitas dúvidas. Por isso, conversamos com Sang Il Park, Designer de Produto responsável pela criação da linha A da Samsung.

Segundo Park, que já passou por várias divisões da empresa desde o ano de 2001, o Galaxy A9 é o resultado de uma pesquisa por tendências globais atuais, feita com foco especialmente direcionado à geração Millennial – os principais usuários deste smartphone. De acordo com o designer, essa geração é menos tímida e, consequentemente, se utiliza de muitos meios para compartilhar informações.

181011 galaxya9 w1280 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
As três cores do Galaxy A9.

E foi aí que nasceu a ideia da câmera quádrupla. A primeira câmera, por exemplo, consegue capturar fotos tradicionais em resolução máxima de 24 MP e abertura f/1.7.

As outras três câmeras traseiras, no entanto, servem para todos os outros tipos de cenários possíveis, com a segunda sendo voltada para fotografias em zoom óptico 2x sem perder qualidade, a terceira para fotos em ângulos de 120º e a quarta para capturas com efeito bokeh –  o famoso modo retrato.

Acompanhando toda essa vibe da Geração Y, as cores divertidas utilizadas no smartphone também fazem a sua parte, sendo o vidro curvo utilizado para amplificar a beleza do processo de laminação e evidenciá-las.

Ao falarmos de tons de cor, é preciso destacar o quão desafiador foi desenvolver os três tipos presentes no lançamento: Preto Caviar, Rosa Chiclete e Azul Limonada. Neste caso, o designer buscou a variação de tons escuros e claros ao longo do aparelho.

O design do Galaxy Watch

samsung galaxy watch 1 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
Galaxy Watch nas cores “dourado”, “prata” e “preto”.

Lançado esta semana no Brasil, o Galaxy Watch foi outro dispositivo destrinchado pela equipe da Samsung. A respeito do smartwatch, Sang Il Park conta que este também é um produto voltado para os Millennials.

No relógio foi usado o aço 316, que aprimorou o design e do dispositivo e garantiu um acabamento circular repleto de detalhes. Quanto ao tamanho do Galaxy Watch, vimos que a ideia é a de se adaptar a diferentes tipos de pulsos e estilos com a presença das versões de 42 mm e 46 mm.

Essencial para um relógio de pulso, a resistência à água e pressão nos padrões 5 ATM e MIL-STD-810G também está presente. E, aliado a isso, está a bateria de maior capacidade. Agora com 472 mAh, será necessário recarregar o smartwatch um menor número de vezes.

Na área traseira, estão os sensores para detecção da pulsação do usuário – que é medida constantemente. Embora menores, eles são mais precisos e são mais confortáveis do que os encontrados na geração anterior.

1 1 - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras
É possível utilizar pulseiras de outros fornecedores.

A famosa coroa giratória presente no Galaxy Watch e também no Gear S3 nasceu, segundo Jaehyung Hong, designer sênior da Samsung Electronics, na sede dos Estados Unidos. Hong esteve envolvido na criação de múltiplos produtos da linha Gear S e na criação do Galaxy Watch.

Enquanto isso, as diversas pulseiras disponíveis e que fazem parte do design, foram pensadas para representar diferentes estilos – clássico, delicado ou esportivo – sem deixar de lado o conforto. Também é possível usar pulseiras de outros fornecedores, já que os conectores das laterais são padronizados.

É possível adaptar o Galaxy Watch ao seu estilo com o uso de faces de relógio

Além da personalização externa, também é possível adaptar o Galaxy Watch ao seu estilo com o uso de faces de relógio (watchfaces, em inglês) disponíveis no app da loja Galaxy Store.

Por fim, assim como em relógios convencionais, é possível ouvir o som das engrenagens funcionando quando se coloca o Galaxy Watch próximo dos ouvidos. Este detalhe, mesmo sendo uma reprodução digital, mostra a atenção dos designers no desenvolvimento do produto e até casa bem com o tópico de Sound Design mostrado anteriormente.

Focada em inovação, a Samsung se diferencia em meio a tantas fabricantes chinesas por investir amplamente em pesquisa e desenvolvimento. E nós, do Showmetech, fizemos parte do primeiro grupo a visitar as instalações da empresa nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Leia também

Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa

Samsung Galaxy A9 2018 header - Samsung City: entenda por que o Galaxy A9 tem quatro câmeras traseiras

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via