Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa

Thermal Lab 2018 10056 990x660 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Neste capítulo de nossa viagem às instalações da Samsung, descobrimos como a empresa pensa na hora de projetar seus principais produtos: os smartphones

Como visto neste artigo, o Showmetech viajou para a Coreia do Sul para conhecer as instalações da Samsung em sua terra natal. Hoje, contaremos um pouco sobre o processo de desenvolvimento de telas sensíveis ao toque para smartphones e de tecnologias de câmera para dispositivos móveis. Confira:

As telas dos smartphones da linha Galaxy

samsung galaxy s8 historia cnet garzon - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Todos os Galaxy S lançados até 2017.

É inegável a importância de um display em um smartphone. Afinal, a telas de dispositivos móveis atuais garantem não somente a capacidade de leitura de dados, como também a capacidade de interagir com estes.

Por isso, o objetivo da Samsung é proporcionar a melhor experiência para o usuário, melhorando a resolução, experimentando formatos e designs diferentes e desenvolvendo novas tecnologias.

samsung i7500 1 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Galaxy GT-i7500, o primeiro smartphone da empresa com tela AMOLED.

Desde 2009, por exemplo, a empresa tem utilizado painéis AMOLED em seus dispositivos. Esta tecnologia fez sua primeira aparição no modelo Galaxy GT-i7500 e se provou uma verdadeira evolução em relação ao painel LCD, já que no AMOLED vemos: cores mais expressivas, menor consumo de energia e melhores níveis de brilho e contraste.

Outro aspecto importante ao se falar de tela é o número de pixels. A resolução de um display se provou uma característica que sofre melhorias constantes, observadas anualmente. Os painéis encontrados em smartphones antigos como o Galaxy S, por exemplo, possuíam cerca de apenas 223 pixels por polegada (ppi). Hoje, no entanto, este número subiu para absurdos 577 ppi com o Galaxy S6, sendo possível consumir conteúdo de maneira mais digna e confortável.

20180926 130905 01 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Galaxy Note 9 e sua tela de 6,4 polegadas.

Quanto a tamanho de tela, os smartphones da Samsung também mudaram bastante no decorrer dos anos. O Galaxy S2 – lançado em 2011 – tinha display de apenas 4,3 polegadas. Atualmente, porém, a empresa tem disponibilizado aparelhos com tela superior a 6,0 polegadas, tais como o Galaxy S9+ ou o próprio Galaxy Note 9, que possuem telas de 6,2 e 6,4 polegadas, respectivamente.

Em contrapartida, a sul-coreana diz não esquecer dos usuários com mãos pequenas. Visando agradar a mulheres e crianças, a empresa tem pensado em diminuir o tamanho de alguns aparelhos, seja em versões especiais ou até definitivas.

As telas da Samsung não param por aí, já que, com o uso de painéis OLED flexíveis, a empresa conseguiu reduzir a quantidade de bordas, garantindo um display maior numa superfície de mesmo tamanho. Além disso, a sul-coreana tem produzido aparelhos com bordas laterais curvadas, tais como o Galaxy Note Edge – lançado em 2014 – e o Galaxy S8 – lançado em 2017.

Pdpkeyfeature sm n915azkeatt 600x600 C1 062016 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Galaxy Note Edge, lançado em 2014.

Para maximizar a qualidade visual nos mais variados cenários, os novos displays estão sendo aprimorados para apresentar melhores resultados mesmo em ambientes externos (sob a luz do Sol).

Outro ponto a ser aprimorado neste setor é a espessura da tela em si, já que a indústria está caminhando para o lançamento de smartphones com sensores de impressões digitais presentes abaixo desses displays. A respeito disso, a empresa afirma ter duas tecnologias proprietárias, as quais devemos ver em ação nos próximos lançamentos da marca.

Por fim, temos a chegada do curioso smartphone dobrável da Samsung. Com 7,3 polegadas, ele cumpre com a informação nos dada pela empresa, que dizia que estes aparelhos proporcionariam telas ainda maiores aos usuários. Já que estamos no começo de uma era, é possível imaginar que este número só tende a crescer.

Samsung e sua busca por câmeras perfeitas

Thermal Lab 2018 10055 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Laboratório da empresa mede temperatura de smartphone ao utilizar câmeras.

No mercado mobile atual é possível observar, dentre outras coisas, uma grande busca por câmeras capazes de capturar belas imagens em quaisquer cenários. Inicialmente, esta busca envolvia o aumento da resolução destas imagens.

Em seguida, as empresas começaram a focar em imagens de qualidade profissional e similares a câmeras profissionais e DSLRs. Alguns exemplos disto são os efeitos bokeh ou até mesmo a capacidade de adaptação da câmera traseira do Galaxy S9, que consegue aumentar e diminuir sua abertura de maneira a “enxergar” melhor os cenários noturnos e diurnos. Até mesmo zoom óptico de 2x é possível ter nos novos smartphones da sul-coreana.

20180926 124947 01 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa
Conjunto de câmeras traseiras do Galaxy Note 9.

Atualmente, a nova onda de inovações foca em tornar o uso das câmeras mais inteligentes. Inclusive, o novo Galaxy Note 9, o aparelho topo de linha mais recente da Samsung, chegou ao Brasil com novos recursos referentes a inteligência artificial: detecção de erros nas fotos (piscar de olhos ou imagem borrada) e identificação de cenas.

Para futuro, esperamos a combinação de tecnologias de aprendizado de máquina com novos hardwares. Tornando, assim, ainda mais profissionais as imagens tiradas por usuários sem experiência em fotografia.

A Samsung afirmou estar interessada em capturar ainda mais a essência das câmeras DSLRs, tornando o efeito bokeh – que só agora está começando a funcionar bem -, a abertura variável e o zoom óptico de 2x ainda mais perfeitos.

Ainda assim, a empresa afirma que daqui a cerca de dois anos o segmento de hardware para a câmeras se estabilizará, com o restante do desenvolvimento sendo direcionado a otimizações de software.

Focada em inovação, a Samsung se diferencia em meio a tantas fabricantes chinesas por investir massivamente em pesquisa e desenvolvimento. E nós, do Showmetech, fizemos parte do primeiro grupo a visitar as instalações da empresa nos Estados Unidos e na Coreia do Sul.

Leia também

Samsung: conheça as estruturas norte-americanas da empresa em nosso tour

Thermal Lab 2018 10056 - Samsung City: por dentro das tecnologias usadas nos smartphones da empresa

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via