Conecte-se conosco
samsung monitorless

Samsung

Samsung demonstra Óculos AR para PCs e mais outras inovações

Novidades são fruto do C-Lab, uma incubadora de startups de funcionários da Samsung, e visam popularizar RA e RV no mundo.

A Samsung aproveitou a MWC 2017 para lançar novos tablets e uma versão renovada do Gear VR, óculos de realidade virtual da empresa que deve chegar ao mercado em breve. Mas, em outro pavilhão dedicado para empresas e startups que querem apresentar ao mundo conceitos inovadores para serviços e produtos, a sul-coreana garantiu um espaço especial para falar do C-LAB.

A sigla, um encurtamento de Creative Lab (Laboratório Criativo, em tradução livre), denomina o programa interno da empresa focado em fomentar idéias e projetos inovadores, sugeridos por seus próprios funcionários.

Quatro destes projetos inovadores foram selecionados para serem apresentados durante a  Mobile World Congress. Entre eles, os mais interessantes eram o óculos que une realidade virtual e aumentada para substituir monitores de computador e telas de smartphones;  um software para o Gear VR que ajuda pessoas com deficiência visual a enxergar e um navegador turístico com vídeos e informações locais para quem quiser “experimentar” uma visita à qualquer cidade. Confira:

Monitorless

samsung monitorless - Samsung demonstra Óculos AR para PCs e mais outras inovações

O Monitorless se parece com um par de óculos de sol comum, mas é equipado com pequenos projetores que enviam imagens às lentes. Para quem os está vestindo, a impressão é de que imagens são projetadas à frente do campo de visão e, com isso, é possível simular a existência de uma ou mais telas de computador nesse campo. “Parece que as telas estão flutuando na frente do usuário” comentou o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Óculos Monitorless.

Além de telas de computador, também é possível espelhar o conteúdo de smartphones, algo que pode ser ainda mais interessante para quem busca mobilidade. Imagine utilizar seu smartphone, sem precisar abaixar o rosto para a tela do aparelho e sem deixar de prestar atenção ao seu redor. Os comandos ainda precisam ser feitos com as mãos e com o telefone, mas você vê tudo em projeções no óculos, que ocupam apenas uma pequena área do seu campo de visão. Interessante, não?

 

TraVRer

Outra novidade é a traVRer, uma plataforma de vídeos em 360 graus que promete experiências realísticas de viagens virtuais. Por meio de vídeos imersivos, com sons característicos do ambiente e pontos de vista escolhidos pelo usuário, é possível “passear” por cidades e pontos turísticos sem sair de casa.

samsung travrer 720x524 - Samsung demonstra Óculos AR para PCs e mais outras inovações

TraVRer oferece viagens virtuais super imersivas

A inovação está também na interface, que dispensa menus para mudar de câmeras e cria uma “central de informações” com telas e mapas dentro do vídeo, tornando tudo mais intuitivo e natural. Já pensou programar a sua próxima viagem, já pré-visualizando e confirmando se as suas escolhas serão interessantes?

Relúmino

Talvez um dos conceitos mais interessantes, por usar a tecnologia para resolver a vida de pessoas com deficiências visuais, a proposta do Relúmino é usar o óculos Gear VR como sistema de “aprimoramento visual”.

samsung relumino gear vr clab glasses óculos - Samsung demonstra Óculos AR para PCs e mais outras inovações

O Relúmino pode melhorar a vida de deficientes visuais.

Segundo os engenheiros do projeto, aproximadamente 86% dos chamados “cegos”, na verdade, são pessoas com deficiência visual parcial, variando entre pessoas que enxergam apenas vultos e silhuetas, percebem determinadas cores, ou diferenciam condições de luz. Levando isso em consideração, um software em desenvolvimento no C-Lab para o Gear VR consegue interpretar as imagens da câmera do smartphone (que fica à frente do óculos) e evidenciar estes detalhes.

Fizemos um teste durante a demonstração, com o uso de um óculos que simula a visão de um cego, e o resultado é mesmo impressionante. Letras impossíveis de se interpretar em um cardápio se tornam legíveis. E vultos embaçados no ambiente se tornam pessoas com contornos bem definidos. Claro, não é uma mudança perfeita, mas pode ser o suficiente para mudar a vida de uma pessoa com esse tipo de incapacidade.

VuildUs

Por fim, nos foi apresentado o VuildUs. Ele é uma solução típica de realidade aumentada com foco em decoração. Usando um scanner de mão e um app no celular, o usuário cria um modelo 3D dos ambientes da casa e pode começar a “testar” o posicionamento de móveis virtuais, para ver exatamente como ficariam. Com uma visão mais clara do cômodo decorado, fica mais fácil comprar a mobília da casa sem arrependimentos.

samsung vuildus - Samsung demonstra Óculos AR para PCs e mais outras inovações

VuildUs permite ver mobília dentro de casa virtualmente

Esta aplicação pode ajudar tanto a usuários comuns, como arquitetos e decoradores a montar ambientes com muito mais praticidade. Não duvide que o conceito seja utilizado por lojas de departamento e decoração num futuro bem próximo.

Samsung C-Lab

As novidades são fruto do C-Lab, a incubadora de startups de funcionários da Samsung. A empresa ajuda a alavancar os projetos, criando um ambiente onde idéias diferentes são incentivadas e fazendo a conexão entre engenheiros e possíveis investidores. Por isso, como se tratam de “conceitos em estágio inicial de desenvolvimento”, os produtos comentados neste posta ainda não possuem data de lançamento, nem confirmação de que serão efetivamente lançados. De qualquer forma, ficamos na torcida!

E você? Tem uma idéia inovadora? Conte pra gente no campo de comentários abaixo.

Continue lendo
Advertisement

Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

Comentários
Subir