Conecte-se conosco

MOBILE

Samsung está trabalhando em seu primeiro top de linha com Tizen 3.0. O que isso significa?

A promessa de um terceiro sistema operacional não é de hoje, já que temos um duopólio de Android e iOS. Temos, então, o Tizen.

O Android é, de longe, o principal sistema móvel do planeta em quantidade de aparelhos em uso. Divide a preferência do usuário com o iOS, mas certamente reina inquestionável em números. A promessa de um terceiro sistema operacional não é de hoje, já que temos um duopólio de Android e iOS. Tanto Windows Phone quanto Blackberry tentaram questionar essa dominância de ambos, mas não obtiveram sucesso. Temos, então, o Tizen, a aposta da Samsung para diminuir a sua dependência do Google, mas ainda com uma participação de mercado quase inexistente.

Samsung Z2

Em 2016, a empresa anunciou o Z2, um smartphone de entrada com o Tizen 2.4. Ele não trazia nada de especial, oferecendo configurações bastante simples, com 8 GB de memória interna e tela de 480×800. Mas mostrou que o potencial do Tizen, capaz de trabalhar com configurações básicas sem engasgar. Desde então, o Tizen 3.0 foi oficializado, e parece que a Samsung está pronta para anunciar um smartphone avançado, atendendo apenas pela nome SM-Z250F, para mostrar ao mundo que ele está pronto para concorrer com o Android.

Samsung Z2

Pouco se sabe sobre o SM-Z250F, apenas que se trata de um top de linha previsto para chegar ao mundo nos próximos meses. O que é interessante, já que o Galaxy S8 está quase chegando. Ainda que seja improvável que o Galaxy S8 traga o Tizen, o fato de a Samsung focar em um modelo avançado com seu próprio sistema traz algumas implicações. Não podemos esquecer que o Google passou a produzir seus próprios smartphones, o que certamente influenciou no planejamento dos principais players do mercado.

Um terceiro player à vista?

Lembramos também que a Samsung é a maior representante do Android. Como vimos em nossa visita à empresa na Califórnia, são 44.000 smartphones vendidos a cada hora. A decisão de tentar emplacar o Tizen ganha uma atenção especial aqui, com uma chance real de que um terceiro player ameace o duopólio de Android e iOS. Em especial quando levamos em consideração o fato de a Samsung controlar cada etapa do desenvolvimento de seus produtos. Tela, chip, memória RAM, memória interna: tudo é fabricado pela própria empresa. Em outras palavras, ela controla tanto o hardware quanto o software ao utilizar o Tizen, aumentando as chances de sucesso da plataforma.

Com o Tizen, a Samsung passa a controlar tanto o software quanto o hardware.

Mas, como qualquer novo player, o Tizen ainda tem um longo caminho pela frente. Teremos que esperar o anúncio oficial do SM-Z250F para vermos do que ele é capaz. Considerando as informações até agora, porém, parece que teremos um forte terceiro player nos próximos anos.

Fonte: Sammobile

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários

Mais de MOBILE

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir