Samsung inicia produção de SSD de 4TB com QLC mais acessíveis

Samsung inicia produção de SSD de 4TB com QLC mais acessíveis
Nova família de SSD's da Samsung traz variantes de 1TB, 2TB e 4TB, com memória QLC sem sacrifício de velocidade

Um SSD de 4TB não é exatamente uma novidade para a Samsung. Há alguns anos, a empresa lançou a sua primeira tentativa, mas devido ao preço exorbitante, o drive acabou se tornando apenas um peso nas prateleiras. Não obstante, a Samsung já prometeu que iniciou uma nova produção em massa de novos SSDs com memória QLC de 4TB para os consumidores e que esse serão mais acessíveis e baratos, mesmo que não tenha revelado quão mais barato.

Samsung SSD
Samsung SSD

SSD com mais densidade, mesma velocidade

Uma das preocupações a respeito do armazenamento QLC NAND, de 4 bits por célula, é que ele geralmente sacrifica a velocidade para aumentar sua densidade, porém a empresa afirmou que os novos drivers terão a mesma velocidade de 540MBps de leitura sequencial e 520MBps de escrita sequencial já vista nos drivers existentes.

Samsung inicia produção de SSD de 4TB com QLC mais acessíveis

Ele fará parte de uma nova família de drives de armazenamento, que também terão opção de 1TB e 2TB. Todos também contarão com uma garantia de 3 anos prometida pela Samsung e o lançamento dos primeiros acontecerá apenas no ano que vem.

Segundo Jaesoo Han, vice-presidente executivo de vendas de memórias da Samsung:

O novo SSD SATA de 4-bit da Samsung vai representar uma massiva mudança para os consumidores de SSDs com 1TB ou mais. Conforme nós expandimos nossa linha através de segmentos de consumidores para o empresarial, os produtos de SSDs de 4-bits de 1TB ou mais irão se espalhar rapidamente por todo o mercado.

Cartões de memória

A empresa também comunicou, em sua nota para a imprensa, que irá utilizar a mesma tecnologia dos drivers para produzir cartões de memória de 128GB mais eficientes, e que pretende liderar o mercado nesse segmento. Atualmente a maioria dos smartphones já estão vindo com memórias internas bastante satisfatórias e inclusive alguns rumores sugerem que o próprio Galaxy Note 9 da empresa que será lançado no dia 09 de agosto, virá com 512GB. Porém, não parece que isso vai significar, ao menos por agora, o fim do uso dos cartões de memória.

Assine nossa Newsletter